Cosméticos Maquiagem

Inchaço nos olhos: como combater?

30/05/2015

Tem umas noites em que eu durmo tão mal que no dia seguinte acordo com uma cara que apelidei carinhosamente de peixe boi, hahahaha! Os olhos ficam pequenininhos porque as pálpebras estão super inchadas. Mas o inchaço nos olhos pode ter outros fatores também, como retenção de líquidos e – por que não? – choro excessivo.

O que acontece é um excesso de líquido no tecido conjuntivo, que fica ao redor dos olhos. Os médicos chamam o fenômeno de edema. Para amenizar a situação, hoje dou algumas dicas que funcionam bem comigo! Vale lembrar também que, se o problema persistir, é importante procurar um especialista para saber o que está acontecendo – pode ser desde má função renal até alergia, passando por conjuntivite ou viúva! Isso sem falar em fatores genéticos.

Resfriamento

Essa é uma das técnicas mais eficazes quando falamos de inchaço nos olhos. Quando o edema está presente, existem muitos líquidos acumulados na região. Qualquer espécie de resfriamento tem poder vasoconstritor, ou seja, diminui o tamanho dos vasos, fazendo com que os líquidos circulem.

Um truque da vovó que eu adoro é ter duas colheres colocadas no freezer – uma para cada olho! Com a parte côncava, pressiono levemente sobre as partes que estão inchadas. O geladinho vai diminuindo as bolsas. Também dá para fazer compressas com saquinhos de chá – os mais usados são os de camomila, que tem aquele efeito calmante que já conhecemos. Basta preparar com água fria para então colocar sobre os olhos.

Ah, e nada de usar gelo, hein? A temperatura tão baixa pode gerar queimaduras, o que é perigoso. Soro fisiológico frio ou mesmo água gelada com gazes ajudam no processo sem causar algum tipo de perigo.

Cremes para a área dos olhos

It’s Potent! Eye Cream Benefit | Epidrat Olhos Mantecorp | Despigmentante de Olheiras e Redutor de Bolsas Oculares Bioderm | Hydra Calme Contorno dos Olhos L’BEL | All About Eyes Serum De-Puffing Eye Massage

Existem muitas opções de cremes para a sensível região dos olhos – por isso, não dá para passar qualquer um! Eles são formulados de maneira a minimizar irritações e tratar da pele da forma como é necessário. Alguns, inclusive, podem ser mantidos na geladeira para aliar o resfriamento aos componentes da fórmula e têm a ponta metálica, em roll-on, para uma massagem certeira no foco do problema.

Maquiagem

Ah, não tem como não ignorar essa nossa amiga! A maquiagem pode ser usada mesmo depois dos passos que eu já descrevi aqui em cima ou então para disfarçar o problema em dias de pressa. Quando há inchaço nos olhos, existe volume também, certo? E isso é, infelizmente, uma coisa 3D, hahahaha! Porém, com o make-up certo, faz-se um jogo de luz que vai amenizar a aparência cansada.

O corretivo é o principal aliado. Vale escolher as versões líquidas, que não pesam com sua textura fluida, mas sempre com o tom idêntico ao da pele – nem mais escuro, nem mais claro. Primeiro, vem a base e depois, o corretivo. Não adianta usar somente logo abaixo dos olhos, é melhor passar na pálpebra superior, cantinho do osso do nariz e também espalhar em triângulo na área inferior, como mostra a maquiadora Suelen Johann.

Abrir o olhar pode ser uma boa também. Por isso, minha dica é caprichar no combo curvex + rímel (nos cílios de cima e de baixo!). E, se a situação ainda não estiver 100%, taco logo um batom bem colorido para tirar o foco dos olhos e colocar num lugar que esteja mais ok! hahahaha

Ufa! Não é fácil se livrar do inchaço dos olhos e bolsas. Mas há meios, sim! Mais alguma dica?

você pode gostar também destes posts

40 comentários

  • responder Priscila 30/05/2015 às 15:13

    Opto sempre pelo batom mega colorido hahaha…ele também é um aliado quando aparece uma espinha horrorosa!

  • responder Flavia 30/05/2015 às 15:56

    ?

  • responder Julia Kubrusly 30/05/2015 às 16:00

    Quando acordo com os olhos inchados já pego um copo de água gelada e coloco um algodão dentro. Enquanto me visto, como e escovo os dentes vou colocando o algodão gelado nos olhos (sempre voltando pro copo assim que ele esquenta) e em geral, na hora de passar maquiagem ou sair (quando deixo a maquiagem de lado, bem comum de manhã cedo), os olhos já estão ótimos.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Erika/SP 30/05/2015 às 16:21

    Olha eu sei que não tem nada a ver com o assunto mas não pude deixar de admirar os olhos da Suelen!! Que cor linda!! 🙂 Gostei muito da ideia do post, vivo com os olhos inchadinhos depois de uma noite mal dormida!! Peguei umas dicas agora, quem sabe melhora! 😉 Beijos e bom finde!!!

  • responder gleika bernardo 30/05/2015 às 17:07

    amei as icas..sempre tenho esse problema e pior o meu vem acompanhado com olheiras…por isso mesmo amo aquele post para tirar a cara de sono para ir ao trabalho..que a sa fez..bj

  • responder Juliana 30/05/2015 às 17:10

    Chá de camomila gelado é um santo remédio! Funciona mesmo..

  • responder Sandrinha 30/05/2015 às 17:17

    Uso sempre o corretivo e um bom banho gelado, né 🙂

  • responder Izabel 30/05/2015 às 17:20

    Adorei a dica da aplicação do corretivo! Funciona muito bem!
    Sabe o que fez muita diferença para diminuir o inchaço dos meus olhos? Alimentação! Não faço nenhuma dieta hoje, fiz uma reeducação há algum tempo, melhorei a qualidade do que como e hoje noto que é difícil acordar com a cara mais fofinha.
    Beber muito líquido, pouco sal na comida… Aquelas indicações básicas de nutricionistas ajudam muito!

  • responder Renata 30/05/2015 às 18:04

    eu amo colocar coisas geladas rs ajuda muito!! 🙂

  • responder Nádia Caldas 30/05/2015 às 20:02

    Thaís, você já experimentou o gel para olheiras da Mary Kay? Como diz a Sá, um milagre em um potinho!!!! Para mim funciona , até nos dias de ?????…..

  • responder Márcia Daniella 30/05/2015 às 21:13

    Esse produto da Clinique é muitooooo bom! Já usei e super fez efeito em mim. Adorei

  • responder Beatriz Martins 30/05/2015 às 21:22

    Thais, quando choro (o que é muito comum, pois sou uma manteiga derretida), nao importa quanto tempo passe, SEMPRE acordo com os olhos MEGA inchados.
    E já testei todas essas dicas e nada deu certo em mim, em uma experiencia passei aquele Nivea de latinha e deixei.
    Quando olhei no espelho, já tinha dado uma grande aliviada!
    Creio que Bepantol também sirva.

    • responder Thais Marques 01/06/2015 às 17:37

      Que interessante! E bate aqui, sou manteiga derretida também! hahahaha

  • responder Michele Bdz 30/05/2015 às 21:59

    Sempre uso o saquinho de chá!
    Santa saída!

  • responder gil 30/05/2015 às 22:11

    oi tha, post maravilhoso e util demais, sofro com olheiras mas as minhas sao escuras, inchadas nao, graças à Deus, não existe a pior ou melhor, melhor é nao ter olheiras, a minha tia tem os dois, vou indicar os produtinhos para ela <3
    thaaa, me visite também:
    http://www.gilvaniaevans.com

  • responder Fernanda Gabriela 30/05/2015 às 23:23

    Tb tenho isso. Fico com olho de japonesa qd choro ou qd durmo mto mto mal. Tenho uma outra dica: fazer uma massagenzinha que drena os líquidos. Com o dedo anelar vc faz movimentos circulares no sentido de dentro para fora. Faço a massagem com um creminho de olhos e acho que diminui uns 20%… Resolver mesmo só no outro dia. :/

    • responder Thais Marques 01/06/2015 às 17:35

      Essa da massagem é boa! E me matei de rir com os “olhos de japonesa”, bem pequenininhos! hahahahaha

  • responder Fernanda Gabriela 30/05/2015 às 23:25

    Ps: olho de japonesa = meu olho já é meio escondidinho e fica menor ainda pelas bolsas. Não é belamente natural como o das orientais. Rsrs

  • responder Samy 31/05/2015 às 00:20

    Ninguém merece esses inchassos e hoje com a nossa correria do dia a dia elas tendem a sempre aparecer… sorte nossa né? RS… as dicas são ótimas!!

    http://blogfikesperta.blogspot.com

  • responder Jade 31/05/2015 às 09:00

    Também fico assim depois de chorar ou quando durmo mal. Uma dica que deixa os olhos mais descansados é lápis bege na linha d’água. O Q10 anti-sinais da nivea com roll-on de metal geladinho também ajuda.

  • responder Carine 31/05/2015 às 11:11

    O inchaço, com todas essas dicas, conseguimos disfarçar. Mas, o oposto, as danadas das olheiras profundas – daquelas com depressão da pele abaixo dos olhos – é dureza!!! Para mim são as piores!!!

  • responder Polyana 31/05/2015 às 14:20

    Costumava usar chá de camomila bem geladinho 🙂

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 31/05/2015 às 20:06

    Nunca usei nenhuma dessas técnicas (não porque nunca tive, mas por preguiça kkk). Mas meu problema maior na região dos olhos são as olheiras :'(

  • responder Vanessa 31/05/2015 às 23:07

    Não tenho mto esse problema, até acordo as vezes com o olho um pouco inchado se dormi mal/pouco, mas passa mto rapido. É uma vantagem que tenho mas, em compensação, tenho outros problemas…é sempre assim, hahahaha

  • responder Heloisa Carvalho 01/06/2015 às 08:50

    Já faz tempo desde a última vez que acordei com os olhos inchados de chorar (adolescente de coração partido é fogo… Rs). Além da técnica dos gelados,fazer uma mini-drenagem com os dedos ajuda também. Meu problema com olheira é a cor (são vermelhas e roxas ao mesmo tempo!), o sulco e a dificuldade de achar um corretivo que não me envelheça marcando as linhas 🙁 Mas pelo menos eles não incham – tinha que ter uma vantagem, né? Hahaha. Ah, a do batom colorido é a melhor 😉

  • responder Paola Alves 01/06/2015 às 11:18

    Colocar algo geladinho é vida, dá super certo comigo! <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Links da Semana | Não Nasci Diva 01/06/2015 às 12:00

    […] Começando com um post sobre inchaço nos olhos. Você sofre com essa condição? […]

  • responder Mari 01/06/2015 às 14:24

    Muito boa dica estarei fazendo o teste bjsss.
    http://www.tribos.org

  • responder Sylvia Aline 01/06/2015 às 16:17

    ótima dica essa da colher

  • responder Marina G. 01/06/2015 às 17:16

    Não costumo ter inchaço nos olhos, mas já usei gelo no desespero após acordar com os olhos inchados de chorar… Eu sei, não se faz, mas estava desesperada para sumir com os “vestígios”…
    Dos produtos indicados, gosto muito do All About Eyes Serum De-Puffing Eye Massage da Clinique principalmente para viagens de avião ou após uma noite mal dormida.

  • responder Caroline Viana 01/06/2015 às 22:47

    realmente as colheres e o saquinho de chá funcionam. Quando estou com muita pressa apelo para o ar frio do freezer rs, só abro a porta e recebo o ar frio no rosto e capricho no corretivo 🙂

  • responder Miriã Andrade 01/06/2015 às 23:57

    Eu sofro com esse inchaço as vezes, adorei as dicas, vou usar bastante! 😉

  • responder Mônica 03/06/2015 às 21:09

    Meus olhos dificilmente incham,mesmo se eu chorar muito…sofro mesmo é com as olheiras,mas enfim,acredita que até pouco tempo usava o corretivo nas olheiras de forma errada?Usava somente abaixo dos olhos!
    Vou passar essas diquinhas para minha irmã,pq quando ela chora,mal consegue abrir os olhos,de tão inchados!
    Bjs.

  • responder Auta Mendonça 14/12/2016 às 15:59

    Meninas que dicas boas em? Faz uma baita diferença, ainda mais para quem está começando a aprender a arte de se maquiar assim como eu, amei. Obrigadaa…Beijos

  • responder Área dos olhos: 5 produtos refrescantes — Thais Marques – Dicas de Mulher Moderna 04/03/2022 às 11:12

    […] que existem algumas formas de ir além da hidratação e do tratamento do contorno. Por exemplo: nesse post antiguinho, conto alguns truques para amenizar o inchaço, que volta e meia resolve aparecer por aqui! Mas já […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB