Dicas Resenhas Sinceras

Câmeras Fotográficas e Lentes que uso no Coisas de Diva

06/05/2015

lentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usar

Nunca entendi muito de câmeras fotográficas e lentes, mas sempre soube que precisava de imagens decentes aqui no blog para mostrar os produtos como eles são de verdade. Conversei com amigos, pesquisei muito e algum tempo atrás resolvi investir na câmera semi profissional T2i da Canon.

Durante alguns anos fui felizona com a câmera e até fiz um curso de fotografia para me libertar do modo automático dela. Hoje já entendo um pouquinho mais sobre lentes e câmeras, mas claramente que não chego nem aos pés de um profissional. Uso as que tenho para as fotos aqui do blog, mas também gosto de me aventurar por ai fazendo imagens bonitas. Mas tudo sem grandes pretensões!

Câmeras fotográficas: diferenças entre a T2i e a T5i da Canon

Quando viajei para o Japão, acabei comprando uma câmera mais atual que a T2i. Arrematei a Canon Kiss X7i que é compatível com a T5i e a EOS 700D. É só lá no Japão que ela tem essa nomanclatura, vai entender!

A grande diferença da T5i para minha T2i é que o visor dela vira. O visor fixo era a grande chatice que encontrava na versão mais antiga. Como uso o modelo para tirar auto-fotos e até para gravar vídeos, achava uma chatice ter que fazer uma gambiarra com espelhos para ver se estava enquadrada no visor. A câmera mais nova tem funcionalidades diferentes, mas para quem não manja muito de câmera, essa é a principal diferença.

Marina já comentou por aqui sobre outra câmera que ela usa bastante, a Samsung NX Mini, veja mais sobre ela aqui.

lentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usar

Lente 10-22mm, 18-135mm e 50mm.

Outra diferença é que a T5i é mais amigável para vídeos e permite alterar o ISO e o obturador na hora de gravar. Assim dá para deixar a imagem mais ou menos escura, o que não é possível com a T2i.

Se você não se importa tanto com um visor móvel, pode procurar por modelos mais antigos, pois em modo câmera, ela funciona que é uma maravilha. Não tenho nenhuma reclamação das imagens que faço usando a T2i. Inclusive nem penso em me desfazer dela.

Já existem modelos de câmeras fotográficas até mais avançados que a T5i, inclusive, muito mais caros. Mas achei que essa escolha cabia no meu tipo de trabalho e no que espero de uma câmera aqui para o blog.

lentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usar

Lente 10-22mm, 18-135mm e 50mm.

Câmeras fotográficas: qual tipo de lente escolher

Depois de escolher sua câmera, vem a vez de escolher a lente. Tenho 3 lentes diferentes aqui e tentarei explicar rapidinho e sem grandes termos técnicos as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Combinado?

Lente 50mm

É uma lente fixa, pequena e uma das mais em conta que você encontrará para comprar. Ela é ótima para fotos de objetos e faz um desfoque super lindão no fundo. A desvantagem é que ela não tem zoom, então para aproximar ou afastar algo, você que precisa se mexer. Outro ponto sobre ela é que tem um enquadramento bem fechado, por assim dizer. Por exemplo, eu só consigo tirar uma foto minha aparecendo meu rosto e meu ombro, colocando a câmera a uns 2 metros de distância de mim. Se colocar a câmera mais perto, só enquadro pedaços do meu rosto, entende? Para fotos de viagem e paisagem, ela já não funciona tão bem.

lentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usar

Foto tirada com a lente 50mm.

Lente 18-135mm

É uma das lentes mais comuns e que até vem junto com alguns modelos de câmera. O bacana dela é que tem zoom e funciona como se fosse várias lentes em uma só. Por exemplo, nela tem a distância focal de 50mm como da lente acima, veja só. É uma lente ótima para fotografar objetos, pessoas ou paisagens. A desvantagem é que é uma lente um pouco escura e bem pesada. Confesso que deixei ela em casa quando sai de férias da última vez, não quis ficar carregando o trambolhão! Para quem está se animando com a fotografia, é uma boa aliada na hora de começar.

Abaixo tem várias fotos com a câmera no mesmo lugar e com as mesmas configurações, só mudei a lente para mostrar o resultado de cada uma. Acho que assim fica mais fácil de perceber as diferenças.

lentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usarlentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usarlentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usarlentes-cameras-fotograficas-entenda-como-usar

Lente 10-22mm

Esta é a lente mais recente que comprei. Sentia uma baita necessidade de um modelo que fosse mais fácil para tirar fotos de mim mesma e gravar vídeos. Como o espaço que tenho em casa é pequeno, achava uma complicação colocar a câmera a metros de distância para enquadrar o cenário e eu mesma. Minha ideia era comprar o modelo 10-18mm – que é bem mais em conta, mas não encontrei enquanto estava viajando.

De qualquer forma, tanto o modelo que eu queria como o que comprei tem ângulo amplo, quase como uma lente grande angular. O resultado é que a lente enquadra bem mais o cenário do que as outras duas lentes que comentei ali no começo do texto. Veja nas imagens acima, é quase inacreditável que a câmera continuou parada no mesmo lugar que estava da foto com a 50mm ali em cima. Percebe a diferença?

Ah, com a lente 10-22mm consigo tirar fotos de mim mesma segurando a câmera na minha mão. Posso colocar ela bem próxima do meu rosto que continuo tendo o “retrato” que preciso aqui para o blog. Ela é bem bacana para fotografar pessoas e paisagens, mas para objetos, já não é tão legal.

Foto tirada com a lente 18-135mm.

Foto tirada com a lente 50mm.

No site da Canon tem todas as especificações de modelos de câmeras fotográficas e lentes com seus devidos valores.

Como um adendo, quando estava fazendo meu curso de fotografia, me batia com todas as informações e achava que nunca ia aprender os números de ISO, diafragma e obturador. Usei pra caramba essa tabelinha abaixo, que hoje disponibilizo para o pessoal que está começando no mundo da fotografia manual. Depois de um tempo a gente pega o jeito e nem pensa nos números, mas para começar, a tabela é uma baita ajuda.

tabela ISO obturador diafragma câmeras fotográficas

Publique esse infográfico no seu blog

Quer publicar esse infográfico no seu blog?
É só copiar o código abaixo e colar dentro do seu post.

[xyz-ihs snippet=”Infografico-Lentes-Fotograficas”]

 

A tabela ambém está disponível em versão para imprimir em arquivo de tamanho A4.

Para deixar a coisa toda mais exemplificada, fiz um vídeo meio na gambiarra para te mostrar tudo isso em movimento. Talvez fique mais fácil de entender e escolher o tipo de lente ou ver os modelos de câmeras fotográficas em ação. Já aviso que estou com uma alergia no rosto, então nem apareci na filmagem. 🙂

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube!

Se seu negócio é tirar fotos com o celular mesmo, aqui tem um post com sugestões muito legais de apps para deixar as imagens mais bonitas.

Espero ter ajudado!

você pode gostar também destes posts

57 comentários

  • responder Ana 06/05/2015 às 14:05

    Ótimo post! Hoje em dia todos querem ser meio fotógrafos profissionais kkkkkk Ótimas dicas!! Cada dia melhor o blog =**

  • responder Mônica 06/05/2015 às 14:11

    Eu não entendo naaada de câmeras e lentes,mas seu post deu uma aula,Sá! Melhor explicado,impossível!
    Bjs.

  • responder Michele Bdz 06/05/2015 às 14:13

    Concordo com a Mônica!
    Eu sou uma negação e pra mim é tudo grego..
    mas vc deu uma aula e tanto.. e quem gosta ou já entende um pouco teve ótimas dicas e referências!

  • responder Luciana 06/05/2015 às 14:26

    Sá,
    Também adoro fotografia e já fiz alguns cursos. Uso equipamento da Nikon. Suas explicações foram excelentes, ótimas dicas para quem está iniciando ou pretende se aventurar. Lembro que quando comecei minhas dúvidas sobre equipamento eram enormes.
    Sua tabelinha então, perfeita!

    Agora, complementando seu post, deixo aqui uma dica que meu professor sempre dava e serve principalmente para àqueles que prentendem se dedicar a àrea, por hobby ou trabalho: “invista em conhecimento. Estude, pesquise, faça os cursos que puder, não adianta ter dinheiro para comprar o último e melhor equipamendo do mercado, mas não saber extrair dele tudo o que ele pode oferecer!”

    Adorei o post.

    • responder Julia Kubrusly 06/05/2015 às 20:15

      Perfeito o que vc disse, o que mais vejo é gente investindo em equipamento sem saber usar, aí gasta um dinheirão pra usar a câmera no automático. Nada contra o automático, mas precisa comprar uma câmera de 2mil pra isso?

    • responder Paula Moreira 07/05/2015 às 00:50

      Comprar uma DSLR cara e cheia de opções que não serão usadas não faz muito sentido.

    • responder Sabrina Olivetti 07/05/2015 às 11:12

      Ótima dica!

  • responder Marina G. 06/05/2015 às 15:07

    Eu tenho uma Nikon P520 (que nem se compara a sua, claro) e comprei justamente porque o visor virava. É ótimo para aparecermos em nossas próprias fotos em viagens sem ter que pedir favor para ninguém.
    Só que só uso no automático, ela tem todos esses ISOs e aberturas que eu nem sabia para o que servia. Vou aproveitar as dicas do post e brincar um pouco com ela!

    • responder Marina G. 06/05/2015 às 17:06

      Não podia deixar de acrescentar: fiquei impressionada ao ver como o uso da lente correta faz diferença nas fotos!

    • responder Sabrina Olivetti 07/05/2015 às 11:11

      Vai brincando, Marina. Uma hora você pega o jeito e vai mexer na câmera sem nem pensar antes.

  • responder Ana 06/05/2015 às 15:08

    DEUS OUVIU AS MINHAS PRECES!!! kkkk Era tudo o que eu queria agora! Vocês são demais!!! Deus lhes pague!!!! 😉

  • responder Mah 06/05/2015 às 15:10

    Minhas habilidades com câmeras se resume a apertar o botão 🙁 rs
    Mas salvei a tabelinha aqui e quem sabe eu treine um pouco e consiga entender mais como funciona essa arte de fotografar.

  • responder kammy 06/05/2015 às 15:24

    amei esse post
    tenho a canon t5i e cada dia aprendo algo novo, ela é ótima !

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

  • responder Monique 06/05/2015 às 15:40

    Oi, Sá.

    Adoro do CDD!! O post ficou excelente!

    Estou indo para o Japão em julho e gostaria de dicas de onde compra câmera fotográfica e lentes por lá. São realmente mais baratas do que aqui? Minha ideia é comprar exatamente a T5i.

    Beijos

  • responder Helaine 06/05/2015 às 15:40

    Tenho uma barnabézinha semi (da semi da semi da semi) profissional da GE e não sei mexer nela por motivos de: preguiça de aprender.
    Pode isso? Sou muito monga mesmo =(
    Mas vou fazer um esforço pra tentar entender depois dessa super aula! o/

  • responder Heloisa Carvalho 06/05/2015 às 15:41

    Vou listar meus conhecimentos técnicos sobre fotografia:

    …. cri cri cri

    Rsrs. Muito bom o post, vou ler de novo mais tarde, com mais atenção e tentar aprender um pouquinho.

  • responder Priscila 06/05/2015 às 15:46

    Bacana o post para quem quer começar a entender o que comprar!
    Sempre digo, 80% de uma foto boa é o cenário (ou paisagem) e os outros 20% é a estética.

  • responder Vanessa 06/05/2015 às 16:06

    Sá,

    amo os seus posts super explicativos, começei o meu canal ontem e postei um vídeo bem ruim daqueles que quando eu tiver mais vídeos e mais seguidores vou querer deletar e fingir que nunca existiu. Vou testar luz e tudo mais, achei ótimas as dicas de lentes principalmente essa com angulo mais aberto que hoje ninguém tem muito espaço né. Eu gravo com meu celular e não tenho iluminação mas com fé vai melhorar beijoss!!

    Passa lá no meu blog, hoje tem 3 bases 3 preços para pele mista http://www.temnaminhapenteadeira.com

  • responder Márcia Daniella 06/05/2015 às 16:23

    Sabrina, vc é um amor por compartilhar as informações! Até meu marido ficou interessado no post hoje! :*

  • responder Vanessa 06/05/2015 às 16:50

    Realmente, meus conhecimentos sobre o assunto são nulos! Sou daquelas que tiram foto com maquinazinha simples, sem nem enquadrar direito e acha que tá ótimo kkkkkk
    Mas agora entendi um pouco mais com esse post 🙂

  • responder Carol Rossetto 06/05/2015 às 17:01

    Adorei o post sobre fotografia! Fale mais vezes sobre o assunto, por favor, Sá!!
    Bjos

  • responder Carolina 06/05/2015 às 17:19

    Que texto maravilhoso, Sa!!! Parabéns pela explicação (e obrigada!) =)

  • responder Alice F. B. 06/05/2015 às 20:18

    Sá, que post SUPER didático. Parabéns! Gosto muito de fotografia e pretendo tirar um tempo futuramente para entender melhor as técnicas. Beijão.

  • responder Julia Kubrusly 06/05/2015 às 20:19

    Amo essas lentes super grande angulares, meu namorado tem uma 11-16mm e eu sempre roubo hahaah, essa 10-20 deve ser o máximo tbm. Os visores começaram a virar na t3i (acho, meu irmão tem e tenho quase certeza que vira).
    https://issoaquiloetal.wordpress.com

    • responder Paula Moreira 07/05/2015 às 00:53

      Sim, começou a partir da T3i, que é a que eu tenho. Mas selfie com ela nem curto.

    • responder Priscila 07/05/2015 às 10:52

      Na verdade isso não é regra. A T3i tem o visor articulado, enquanto a T5 (sem o i) não tem, e é mais recente. Algumas câmeras melhores (com o sensor maior, por exemplo) como a SL1 também não tem o visor articulado…mas eu particularmente só vejo isso como negativo se for utilizar a câmera para gravar. Se for apenas fotografar, tranquilo.

    • responder Sabrina Olivetti 07/05/2015 às 11:08

      Acho que foi na T3i mesmo!

  • responder Patthy 06/05/2015 às 20:31

    Olha, eu não tenho uma câmera top de linha (sou usuária ~casual~, não trabalho com fotos nem nada, então na maioria das vezes tiro com celular), mas acho que aprendi bastante com esse post! Bem interessante essa relação dda lente com o enquadramento.

  • responder Dany Dyva 06/05/2015 às 21:35

    Outro post Sá que cê faz a Globeleza, e SAMBAA!!!!! ótimo saber disso tudo. Já tinha vontade de saber dessas coisas e você como sempre faz a vidente e é mais rápida do que a espada de samurai, já adianta tudo.

    Uma dúvida Sá, eu saio mais feia numa câmera profissional, isso é verdade ou mito? HAHAHHAHAH

  • responder Nanda Rabello 06/05/2015 às 21:46

    Achei a materia otima. Fiz curso de fotografia. Faço alguns ensaios de amigas e tals. Pra ganhar conhecimento. Pretendo estudar mais, investir em melhor equipamento.

    Tenho uma Canon T3i e as lentes 18-55mm e 50mm.

  • responder Miriã Andrade 06/05/2015 às 22:22

    Post super interessante e completinho, eu não entendo muito desse mundo, mas vou mostrar para um amigo que tenho certeza que vai adorar! 😉

  • responder Gabrielle 06/05/2015 às 23:39

    Caramba Sá, q post de qualidade! Muito bem especificado, fácil de entender, ficou muito bom mesmo… Parabéns pelo trabalho!

  • responder Lady Cat 06/05/2015 às 23:41

    Guria, quero uma camera desses.

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  • responder Renata 07/05/2015 às 00:26

    Uma aula!! Mas eu vivo em modo automático lkkkk bjs

  • responder Paula Moreira 07/05/2015 às 00:45

    Acesso o blog de vocês faz anos! Algumas épocas um pouco mais, outras pouco menos.
    E nem tempão, foram raríssimas as vezes que comentei aqui, mas dessa vez deixo um elogio.
    Sabrina, encontrar um post sobre fotografia, lentes, abertura, iso, velocidade e tal, me surpreendeu bastante, pelo lado positivo. Amo muito tudo isso! Parabéns!

    Meninas, posso deixar uma sugestão?
    Esses textos que vão além de make e comprinhas dão um ‘tcham’

    • responder Sabrina Olivetti 07/05/2015 às 10:55

      Oi Paula, estamos fazendo muitos posts que vão além de makes e comprinhas, pode deixar!
      bjs

  • responder Anne 07/05/2015 às 08:38

    Sá, suas dicas foram ótimas!!!! Eu não sei muito sobre câmeras, mas aprendi bastante e vai ser de muita ajuda pra mim, porque comecei com o blog há pouco tempo e tinha muitas dúvidas sobre qual câmera seria melhor! Obrigada 🙂 http://www.simplesbela.com

  • responder Fernanda Gabriela 07/05/2015 às 08:50

    Mais uma bola dentro do CDD. Nunca vi um post tão completo sobre equipamento e fotografia para blogs. Arrasoooou!
    Bjs

  • responder Mariana Penna 07/05/2015 às 09:13

    Sáaaaaa me ajude pelo amor de Deus. Tenho em casa uma Samsung WB35OF, é amadora mas dá pra brincar e tem foco automático. To com mania de tirar fotos da lua cheia, mas andei fuçando nas configurações e agora não sei voltar. Qual configuração eu deixo do obturador e do diafragma? Bjusssssss!!!!

    • responder Sabrina Olivetti 07/05/2015 às 10:50

      Ih Mariana, depende de como você quer tirar a foto. Eu costumo deixar o obturador em 1/100, mas mudo conforme a claridade do lugar. Também mudo o diafragma conforme o desfoque que quero dar no fundo.

  • responder Mariana Penna 07/05/2015 às 09:13

    Opsss, tem foco manual, não automático, rs!

  • responder Polyana 07/05/2015 às 09:42

    Minha próxima grande aquisição será uma boa câmera. Viajei com uma amiga e ela levou uma semi profissional .Salvou a viagem. Tirei fotos dela com a câmera e vi o quanto é bom, e faz diferença, ter uma câmera de qualidade 🙂

    • responder Sabrina Olivetti 07/05/2015 às 10:48

      Ajuda sim, Polyana. Mas o olhar do fotógrafo também é um diferencial. 🙂

  • responder Gabi 07/05/2015 às 10:42

    Sá, esse post foi uma mão na roda. hahaha. Agora que estou me aventurando pelo universo bloguístico tenho sentido necessidade de investir em uma câmera mais profissa… gostei muito da explicação das lentes.

    Obrigada!! Bjos

    http://gabivasconcellos.com.br

  • responder Mirian 07/05/2015 às 13:14

    Nossa Sá, ótimo post, amei!! Ganhei uma câmera semi-profissional e não sei usar ela no manual, com o seu post já deu pra ter uma boa noção, essa tabelinha vai ajudar muito rsrsrs. Estava muito afim de fazer o curso “Fotografia Arte e Técnica” do Senac, mas estava na dúvida pois não tem aula na prática pelo que vi, você fez e gostou?

    Beijão

  • responder Patricia 08/05/2015 às 08:39

    Excelente post! Tudo bem explicadinho. Obrigada Sá!!!

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 09/05/2015 às 17:30

    Acesso muitos blogs, mas o de vocês ganha muito pelo fato de compartilharem informações além de beleza, moda e etc, como foi essa matéria. Entendo é nada sobre câmeras, sorry 🙁 mas o post ficou ótimo (como sempre!)

  • responder Sandrinha 10/05/2015 às 18:50

    Estava precisando de um post como esse. Estou querendo investir em uma máquina e não sabia qual modelo. Agora tenho uma ideia. Vou colocar essa dica nos meus favoritos. Obrigada. 🙂

  • responder Izabel 03/06/2015 às 14:57

    Sabrina, tenho uma Canon T3, adoro de paixão! Comprei numa viagem fora, valeu muito à pena.
    Não sou profissional, mas procuro aprender sempre e há bastante tempo já carrego essa colinha, ela ajuda muito!
    Quando estou com tempo para fotografar (geralmente quando não estou viajando!) eu consulto e tento aperfeiçoar as técnicas. Depois de um tempo, a gente acostuma e é automático. Aí o resultado é garantido! 🙂

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB