Maquiagem

Como se maquiar para o primeiro encontro?

19/04/2015

Antes de mais nada, lembro que por aqui a regra é sempre #useoquetefazfeliz, certo? Tem que usar o que der vontade, seguir o próprio estilo e não se preocupar com o que os outros vão pensar. Porém, volta e meia vejo meninas com a dúvida: como se maquiar para o primeiro encontro?

Ok, a pressão é forte, eu entendo. Ninguém quer ir desleixada, mas também tem medo de parecer outra pessoa. Para mim, o ideal é sempre aquela velha máxima quando se fala de maquiagem: ressalte seus pontos fortes e esconda os fracos. Também vale lembrar que precisamos ficar confortáveis – não tem como relaxar pensando no batom que pode estar borrado ou na pele que está derretendo.

A pele

como se maquiar para o primeiro encontro

Para mim, essa é a base da maquiagem, literalmente falando. Uma pele bem feita já é 70% do sucesso. Por isso, conhecer as características dela é fundamental. Peles secas pedem cobertura hidratante e iluminada e dispensam o uso de pó. Já peles oleosas ou com acne precisam de produtos oil free e matificantes. Para fixar, um pó com efeito matte também é super bem-vindo. O corretivo entra depois da base e antes do pó nas áreas com manchinhas, espinhas e escuridão. Se bem aplicado, abre o olhar!

Neste post a Sá indicou as melhores bases que ela já usou para pele oleosa.

As cores

como se maquiar para o primeiro encontro

Depois de conseguir uma tela em branco para trabalhar, é hora de colocar cores. Aí é que vem o ~estudo de quais e em que lugar serão aplicadas. Há quem prefira investir num super blush ou pó bronzeador – muito bem, dá para ir fundo e escolher um local extra (olhos ou boca) para outro ponto colorido. A história do olho tudo, boca nada – e vice-versa – é super válida nesse caso. Já que a ideia é ser mais natural, dá para deixar o excesso de informação para outro momento. Então, se os olhos são o destaque, batom neutro. Se o batom é colorido, olhos vão em tons mais próximos à pele, como marrom e afins.

Pode ou não pode?

como se maquiar para o primeiro encontro

Aí você ouve: ok, mas será que dá para passar batom colorido? Ué, claro que dá. Mas aí é preciso investir em versões matte, que borram com menor facilidade, e não se empolgar muito nos beijos com o rapaz (hahahaha). Não recomendo gloss e batom de efeito molhado porque esses saem muito rápido, com alto risco de borrar.

Outra dúvida é sobre a quantidade de blush e pó bronzeador. Acho esses dois produtos extremamente válidos, afinal, fazem parte da maquiagem por devolver a cor natural que a gente tem. Mas não dá para exagerar! Primeiro porque não fica bonito (na minha opinião) e vai dar pra perceber a ~falsidade, digamos assim.

Nos cílios, sou adepta sempre do combo curvex + muitas camadas de rímel. Vai ficar bem mais natural do que colocar postiços. Melhor deixá-los para uma ocasião bem especial, como uma festa, um casamento e por aí vai.

Neste post você encontra dicas de como deixar os cílios fortes e longos.

Quem sabe fazer contornos pode brincar à vontade com o efeito de luz e sombra conseguido com iluminador + bronzer. Aí vale o bom senso: é uma técnica maravilhosa, com efeito realmente transformador. Mas e aí, se você for ver o gatinho de novo (ou pior, no dia seguinte, de cara lavada, hahahaha), o que vai fazer? O nosso rosto é o nosso rosto, portanto, aceitá-lo é fundamental. E se o moço te vir mais próxima da realidade e gostar, vai ser muito melhor.

E depois?

Esse tópico tem muito a ver com a minha última frase. Já ouvi relatos de mulheres CASADAS que acordam antes dos maridos pra fazer a maquiagem – porque Deus as livre de serem pegas de cara lavada. Pelo amor de Deus, né? Se os caras gostam da gente, precisam gostar como a gente é, tipo vida real mesmo. O negócio é ser equilibrada e alternar momentos ao natural com outros em que a gente pode e quer se arrumar.

E aí, ajudei? Espero que as dicas tenham sido válidas! E bons encontros! 😉

você pode gostar também destes posts

69 comentários

  • responder Márcia Daniella 19/04/2015 às 13:40

    Antes de casar, no início de namoro ,eu sempre estava arrumada quando encontrava meu marido. Mas dai, ao longo do tempo, viagens juntos , a gente vai relaxando e percebe que não precisa estar sempre de batom, rs, rs, ou qualquer outro tipo de maquiagem. Depois de casar, sempre estou bem natural em casa e amo quando meu marido elogia nos dias que capricho mais na maquiagem para sair. Ele sempre repara 😀

  • responder Renata 19/04/2015 às 13:56

    Acordar antes?? Ahh pelo amor!! Na riqueza e na pobreza…na saúde e na doença…com e sem maquiagem!!

  • responder Mônica 19/04/2015 às 14:05

    Nossa! E essas mulheres que acordam antes do marido para se maquiarem,fazem como para dormir? Tem sempre que esperar ele dormir para tirar a make?Nada de acordar no meio da noite tb,né? Questão de auto aceitação!
    Bjs,Thais.

    • responder Thais Marques 20/04/2015 às 14:11

      Péssimo, né! Imagina ter que ficar se virando nos 30 assim a vida inteira… Credo!

  • responder Stella 19/04/2015 às 14:50

    Muito bom esse post. Thaís, escreve um sobre as roupas para primeiro encontro. Acho suas dicas de moda tão legais!

  • responder Julia Kubrusly 19/04/2015 às 15:22

    Meu namorado me conheceu de cara lavada na faculdade e, pior, quando eu tava aprendendo a me maquiar e saia de casa com a make terrível. Acho válido se arrumar pro primeiro encontro do jeito que vc achar mais confortável e usando aqueles produtos que vc já conhece e confia.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder debora 19/04/2015 às 15:30

    Eu amo batom.vermelho ou escuro… Mas no primeiro encontro não uso! Batom muito Matte/liquido tira a maciez da boca e/ou efeito do bepantol … E já eh preocupante todo o aspecto e neurose do encontro – não rola ficar me preocupando com a situação do batom

  • responder Maria 19/04/2015 às 16:34

    Tbm nao uso batom escuro/forte no primeiro encontro, n. Justamente p n ter essa preocupaçao a mais.

  • responder Jade 19/04/2015 às 16:43

    Gente, fiquei chocada com essa de acordar antes pra passar maquiagem O.O
    Eu fico muito feliz quando meu namorado elogia minhas makes mais elaboradas, mas confesso que fico ainda mais feliz quando eu tô de cara lavada e ele diz que tô linda <3
    Deus me livre ser escrava de make. Não faço isso por mim, quanto mais pelos outros.

  • responder Juliana Gama 19/04/2015 às 16:50

    Muito bom o post!

  • responder Fernanda Gabriela 19/04/2015 às 16:57

    Hahaha eu já conheci uma figura dessas que se maquia antes do namorado acordar. Sério: quem acorda linda, sem orelhas e sem nariz brilhoso? Fala sério!!

    No mais, primeiros encontros pedem algo mesmo natural… Para o cara te conhecer bem como você é. Outra coisa que acho bacana dar atenção é de evitar bases com cheiro forte. Tem umas que têm e se elas tem cheiro, têm gosto! Logo, pensem no pobre do rapaz com gosto de perfume na boca a cada beijinho. Argh!!

  • responder Fernanda Gabriela 19/04/2015 às 16:58

    Ops, sem OLHEIRAS! Aliás, espero que ngm acorde sem orelhas. Kkkk sorry!!!!!

    • responder nadia motta 20/04/2015 às 08:17

      HAHAHAHAHHAHHA ri alto aqui!

    • responder Marina G. 20/04/2015 às 13:07

      Eu também! Estou rindo sozinha até agora!! kkkk

  • responder jaq 19/04/2015 às 17:12

    Todos os dias eu e meu marido acordamos e olhamos para a cara inchada um do outro! Não tenho vergonha de quem sou e acho que ele reconhece isso! Gosto de me maquiar com capricho para uma ocasião especial! Fora isso é só o bb cream, o lápis e o batom (sempre)!

  • responder Larissa Rossi 19/04/2015 às 18:32

    Adoreiii esse post, ah, primeiro encontro pede aquele perfume que é a nossa cara e batom bapho. Amo.

    • responder Thais Marques 20/04/2015 às 14:13

      Verdade, aquele perfume que parece só teu é essencial pra deixar uma marca! 🙂

  • responder Erika/SP 19/04/2015 às 18:46

    Dicas incríveis, Thais! Os homens gostam qdo a gente se arruma melhor, mas sem exageros na maquiagem!! 😉 beijos!

  • responder Aline Prado 19/04/2015 às 21:14

    Gente, deixem quem quiser se maquiar antes do namorado acordar! O lema do blog é use (e acredito que “faça” tbm) o que te faz feliz! Se a mulher vai se sentir mais segura e bonit assim, legal. Nenhum cara vai ser ingênuo o bastante para achar que ela acordou daquele jeito, nem gostar mais ou menos por conta disso. Let it be!

    • responder Laís 20/04/2015 às 12:46

      Sinceramente, acho que uma mulher se forçar a acordar antes do marido todos os dias para que ele nunca a veja como realmente é está muito longe de ser uma manifestação de felicidade. Pelo contrário, dá até tristeza escutar uma história dessas.

    • responder Thais Marques 20/04/2015 às 14:15

      O tema é use o que te faz feliz, sim, mas será que não há algo de errado com alguém que não aceita que o próprio rosto seja visto como é por quem gosta? É algo a se pensar. Não condeno, apenas acho complicado, porque denota falta de autoaceitação, que é essencial.

  • responder Estela 19/04/2015 às 21:59

    Todos os homens com quem já conversei sobre preferem mulher sem maquiagem do que maquiada. Meu namorado adora me ver de cabelo molhado e nenhuma maquiagem, com minha cara toda rosada de quem já teve muita espinha…se fosse para considerar opinião de homem, estaríamos sempre naturais 🙂

    • responder Polyana 20/04/2015 às 14:21

      Os homens que conheço dizem a mesma coisa, Estela. Que a mulher é mais bonita ao natural 🙂

  • responder Camila Zivit Oficial 19/04/2015 às 23:31

    Primeira vez que conheço o blog, adorei o post e o estilo meninas….Parabéns!

  • responder Vanessa 20/04/2015 às 01:02

    Sempre boas essas dicas! Pegar leve eu acho o melhor: Já se mostra o mais próximo da realidade possível!

  • responder Fran 20/04/2015 às 02:49

    Sério isso? Acordar mais cedo pra se maquiar?! Devo ter problema pq nunca cogitei fazer isso ainda mais que meu sono é precioso, e só uso maquiagem qdo preciso, tenho acne mesmo depois de velha e piora com o uso de maquiagem, no dia a dia só uso filtro solar,batom,rímel e um corretivo isso qdo dá tempo, senão só filtro solar. Meu namo diz” é preciso conhecer a mulher sem maquiagem,sem progressiva, e etc”.

  • responder Carnet de Manipulador de Alimentos 20/04/2015 às 05:01

    Esas chicas son tan guapas que no les haría falta siquiera maquillarse!
    Que envidia!!!

  • responder nadia motta 20/04/2015 às 08:16

    Ai, gente. Acho o CÚMULO da ausência de auto estima acordar mais cedo para o cara não te ver sem maquiagem!
    É uma declaração “Ó, eu me acho super feia e não quero que você descubra isso, até porque eu não tenho mais o que oferecer”.
    Dá até angústia de pensar que a pessoa passa 24h/dia correndo para agradar alguém. Imagina: você trabalha o dia inteiro, chega em casa podre, ai toma um banho, faz maquiagem completa para ficar de objeto decorativo na sala, tira a maquiagem, dorme, acorda cedo, faz a maquiagem… affe!

  • responder Tatá 20/04/2015 às 08:53

    Ah, posso falar… Eu particularmente não usaria batom colorido tb não. Acho que batom colorido deixa os homens desconfortáveis. Já que se trata do 1 encontro e pressupõe que vcs não se conhecem muito bem, usaria algo mais suave. Aquele rosa marcante, fúcsia, roxo, vermelho, vinho, deixaria para encontros futuros. Agora, se esse é seu estilo, você vive de batom super colorido, essa é sua marca registrada, aí não sou a favor de usar um clarinho só pq é o 1 encontro, não. Na verdade acho que a gente tem que usar aquilo que nos deixa seguras, tentar impressionar com uma roupa ou maquiagem que não tem nada a ver com você , com certeza não dará certo.

  • responder Priscila 20/04/2015 às 09:30

    Eu sempre acho que menos é mais! A gente pensa que não, mas muitos amigos meus reparam quando a mulher está mega maquiada (no sentido ruim) e reclamam, assim como aquelas que usam sutiã com mega bojo fake…

  • responder Pollyana 20/04/2015 às 09:40

    Estou no mesmo relacionamento a 6 anos, então talvez não esteja muito por dentro disso de maquiagem do primeiro encontro, mas acho que devemos usar o que gostamos, tipo se você (como eu) ama um batom vermelho, vai assim, se o cara se assustar com isso é melhor mandar ele passear kkk, a única preocupação seria ir com um batom com boa fixação, pra no final do encontro se rolar uns beijinhos ambos não acabarem rebocados kkk

    • responder Thais Marques 20/04/2015 às 14:18

      Até porque depois do primeiro encontro, a gente espera que venha o segundo, o terceiro… E aí onde fica nosso amado batom vermelho, né? hahahaha

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 20/04/2015 às 11:24

    Comecei a me arrumar, do tipo, passar rímel (sim!), só depois que conheci meu namorado, isso há 6 anos. Quando nos encontramos pela primeira vez, usava nada na pele, nem protetor solar (que feio kkkkk).
    E ele ainda fala que fico mais bonita sem maquiagem, mas quando estou maquiada ele também me elogia hhehehehehe
    Muito legal o post, Thais (:

  • responder Juliana Gonçalves 20/04/2015 às 11:26

    adorei o post, e concordo 100% com o que foi dito: num primeiro encontro, a gente tem que usar algo que nos deixe segura e tranquilas! a situação toda já é meio tensa por si só, ficar se preocupando se o make vai desabar deve ser horrível! kkk!
    e sobre neuras femininas, infelizmente é vdd: meu amigo namorava uma menina há uns oito anos, e um dia ela nos contou que ele NUNCA viu ela com o cabelo ao natural: todos os dias ela fazia escova antes dele acordar! sério, anos e anos morando juntos e ela tinha medo de ele ver como era o cabelo dela de verdade… gente, isso não é escolha nem estilo, isso é neura da cabeça da pessoa! fiquei com mta dó dela, e jamais levaria essa vida, Deusulivre!

  • responder Pollyana 20/04/2015 às 11:55

    Ahh lembrei de uma amiga cacheada que está num relacionamento a 10 anos, casada a 3 e o marido não sabe que o cabelo dela não é liso rsrs, brinco que agora que ela está grávida o marido vai acabar descobrindo só pelo cabelo da nenê rsrs

    • responder Thais Marques 20/04/2015 às 14:19

      HAHAHAHAHAHA, tem que tomar cuidado pra ele não achar que a baby é filha do padeiro! hahahahaha, brincadeira!

  • responder Gabriela 20/04/2015 às 12:15

    Oi? ! Mulher casada que acorda antes do marido para fazer maquiagem?!?! Não devem ter filhos eu parecia im monstro depois do parto da minha filha por causa da anestesia e meu marido falou que eu tava linda isso sim é amor e casamento. Rs

  • responder Marina G. 20/04/2015 às 13:09

    Bah, conheci meu namorado na academia de polícia, descabelada, sem maquiagem e com olheiras porque não tinha tempo para dormir… hahahah Ele só foi me ver arrumada na formatura!

    • responder Thais Marques 23/04/2015 às 11:15

      Academia de polícia? Não me diga que você é policial! Com essa carinha de menina! Que bacana! 🙂

  • responder Polyana 20/04/2015 às 14:17

    Também não sei como alguém consegue viver maquiada. :O eu conheci meu marido na faculdade e cá entre nós, não sou de usar maquiagem todo dia, ainda mais pra faculdade 🙂 então se ele gostou do natural, posso dormir mais heheheheh

  • responder Raquel Sant' Anna 20/04/2015 às 16:04

    Preciso comentar. Depois de ler o lance das meninas que os maridos/ namorados nunca viram sem maquiagem vou compartilhar como sou com meu marido (2 anos casados, 6 de namoro): quando nos encontramos (nos conhecemos numa sala de bate-papo e depois MSN) fui do jeito que gostava de me vestir e maquiar. Meus cabelos são crespos e fui cliente do Beleza Natural por quase 7 anos (antes de conhecê-lo já era). Algumas vezes que fiz o relaxamento nos cabelos ele foi comigo pra cortar o dele. Para quem não sabe, o salão utiliza uma técnica de divisão dos cabelos para agilizar a aplicação da química. Agora imaginem uma mulher com cabelos crespos desembaraçados, secos (pro alto, aquela coisa sem forma) divididos em mechas, que coisa linda!!! Fala sério gente, a vida é assim, um dia a casa cai, a realidade aparece e, o amor, se for amor sem frescuras, não acaba por causa do cabelo ou da maquiagem etc…
    *OBS.: hoje em dia faço meu cabelo em casa sozinha e ele ainda me ajuda dando opinião se ficou bom e tal, quase um assistente kkkkkkk!!!!!

  • responder Heloisa Carvalho 20/04/2015 às 20:09

    Eu era bem nova quando conheci meu marido, naquela época nem usava maquiagem direito! Mas eu preferia não passar nenhum batom (no máximo um hidratante) e não usar nada que tivesse cheiro – e possivelmente gosto.

  • responder Miriã Andrade 20/04/2015 às 23:50

    Gente, mulher que dorme e acorda maquiada com o namorado ou marido só acontece em novela mesmo. Que neura é essa? Apesar de amar me maquiar e tudo mais, adoro também os meus momentos de cara lavada, e curto muito com o meu marido! 😉

  • responder Ivete 21/04/2015 às 07:40

    Otimo post !! E alias , se for pra ler todos os comentarios a gente passa o dia aq kkkk , eita . Parabens viu Thais

    • responder Thais Marques 23/04/2015 às 11:13

      Verdade! E essas lindas dão ótimas dicas por aqui, então vale a pena ler!

  • responder Tatiane Lima 21/04/2015 às 13:18

    Ai, que luta né?
    Ter que ficar se preocupando em estar sempre boneca…
    Confesso que quando comecei meu relacionamento com meu namorido nem usava muito maquiagem. Era mega básica de rímel e blush.
    Hoje em dia tem muitos produtos práticos que ajudam, como o bb cream, o que me anima a caprichar mais, fazer pele, olhão, boca, serviço completo.
    Mas às vezes eu fico horas do dia sem nem pentear o cabelo, tipo feriadão, tipo hoje, que só passei a mão e prendi num coque alto até dar aquela lavagem + hidratação.
    E homem bão é daqueles que te acha linda dormindo, acordando, despojada. Porque é o que a gente é, na real. Ninguém nasce maquiada.
    E essa de acordar antes do homem pra se maquiar é uó. Que sono é esse que não tá valendo nada?! Faz make definitiva e dorme, pelamordedeus!

  • responder Bruna 21/04/2015 às 17:30

    Achei surreal isso da mulher acordar antes e ir se maquiar! ????
    Pelo amor né, como assim?!

    Engraçado é que eu estava mesmo pensando sobre esse assunto essa semana, já q sairei com um boy q conheço a um tempinho já… A primeira vez q nos vimos eu estava de cabelo molhado e sem NADA na cara, nem um lipbalm! Hahahaha
    Vou no básico pra não assustar muito o moço, já que, apesar de gostar de make colorida, me sinto mais confortável com cara “de bonita” hahahaha

    Adoro o blog! Beijinhos!

    • responder Thais Marques 23/04/2015 às 11:12

      Boa sorte no encontro! Se ele já te viu de cara amassada e gostou, pode crer que é sucesso na certa!

  • responder Claudia 21/04/2015 às 21:39

    Abordagem leve, equilibrada e saudável sobre o assunto. Conseguiu falar de uma questão que é sim importante pra nós mas levando em conta a nossa perspectiva, a nossa vontade e não nos encorajando a aderir a uma cartilha de obrigações. Bravo!

  • responder Michele Bdz 22/04/2015 às 08:01

    Amei o post!!!
    Vc voltou com tudo hein!! Estou amando seus posts Thais!!!

    E não boto fé que tem gente q acorda antes do love pra se maquiar!!
    Mas cada um com seu cada um neah!

    Ainda bem que o meu gosta de mim ao natural ou de make..
    Ele sempre elogia ambos! 😀

  • responder Geórgia Cabral 22/04/2015 às 11:47

    Gente… eu era dessas kkk acordava mais cedo, escovava os dentes, passava uma base e uma camadinha de rímel pra dar uma “nivelada” na coisa porque não me admitia sem maquiagem. E é complicado criticar e tal porque não é questão de aceitação de um terceiro, e sim de AUTO aceitação. É uma insegurança tremenda que vive dentro da gente que nos leva a essas coisas doidas, o primeiro encontro, namorado, marido, são só uma das situações 🙂

    Hoje eu saio de cara limpa, aceito meus poros, aceito minha HUMANIDADE, mas demorou, viu?

    De qualquer forma, parabéns pelo post de extremo bom senso! Amei muito!
    A minha dica é: deixe o batonzão pra quando já estiver mais confortável com o moço… Nunca se sabe o que um primeiro encontro nos reserva, e ficar encanada com batom borrado ou com o retoque não é legal. Experiência própria! Fora isso, vá como se sente bem e arrase 🙂

  • responder Karina Ayres 22/04/2015 às 15:19

    Adoro maquiagens leves para esse compromisso, sempre o mais natural possível.

  • responder Danyelle 22/04/2015 às 15:55

    Ai Thais, choquei com gente que acorda antes p se maquiar… Cruzes! Se eu posso ver ele descabelado e com cara amassada, pq ele n pode? hahahaha! E vou te dizer mais, adoro me maquiar, mas meu namorado diz que fico mais bonita sem hehehe. Chegou ao ponto de eu virar pra ele e dizer “ai amor, vou assim sem make msm pq hj to sem saco” e ele responder “Ahhh assim como? Linda? Já te disse que vc n precisa de nada disso se não quiser pq é linda naturalmente!” <33333 Tem como não amar?! hehehehe

    • responder Thais Marques 23/04/2015 às 11:09

      Impossível não amar. Agarra esse bofe, menina! hahahaha Ah, e você parece lindíssima pela foto aqui do ladinho. 🙂

  • responder Bruna Farias 29/04/2015 às 15:55

    Boas dicas Thais, to igual a amiga aqui de cima “na riqueza, na pobreza, com ou sem maquiagem” adorei!!!

  • responder Débora Faria 29/09/2019 às 21:10

    Excelente conteúdo!!!
    Eu sou muito vaidosa e acredito que a maquiagem é uma arte e se feita corretamente pode mudar a vida de uma mulher!!!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB