Destaques Dicas Links Legais

Links legais da semana

20/03/2015

Quem tava esperando os links legais da semana? Fiquei feliz que tem bastante gente gostando das minhas indicações por aqui, então bora para as de hoje:

Esse é em inglês mas é fácil de entender – é uma mini entrevista da Leandra, do Man Repeller com a Inès de la Fressange. A Inès é uma modelo francesa e autora daquele livro A Parisiense, que fala um pouquinho do estilo da mulher francesa. Apesar de ser bastante famosa no mundo todo, aqui na França a Inès é um super-mega-uber ícone de estilo e, nesse post da Leandra, ela destaca cinco itens de vestuário que ela acha que toda mulher precisa ter. Não sou muito afeita a essas listas “tem que ter” (aqui, como vocês sabem, acreditamos que todo mundo deve vestir o que quiser), mas inclui o link aqui a título de curiosidade mesmo, porque resume muito bem o estilo das francesas, sempre muito básicas e mesmo assim chiques.

Aqui tem uma lista com 55 livros escritos por mulheres – já li alguns dessa lista, como O Pintassilgo, que curti bastante (gostei da história, mas achei um pouco enrolada, eu teria cortado umas 200 páginas, haha #opiniões) e estou louca para ler Americanah, vi várias críticas positivas e já estou com ele a postos no meu Kindle.

Adorei a reflexão da Carol sobre moda acessível e como é difícil produzir algo de qualidade com preços baixos/honestos no Brasil de hoje. É uma discussão que entra na esfera política e econômica do país atualmente e acho que é importante que a gente fale/leia/se preocupe com o assunto.

Outro dia precisei deixar meu celular para arrumar – o conserto durou tipo uma hora e meia, mas foi o suficiente para eu notar como sou dependente dele. A cada minuto queria tirar uma foto, olhar a temperatura, ver que horas eram, anotar alguma coisa e lembrava que o bichinho não estava comigo. Acho que por isso mesmo achei legal o projeto Not On App Store da sueca Linn Wexell e dos brasileiros Caio Andrade e Rafael Ochoa. O tumblr deles é cheio de fotos bonitas de momentos, lugares ou pessoas que nos fazem bem na vida real mesmo, fora da telinha do celular.

Esse post da Lia não é novo, já tem mais de um ano, inclusive, mas confesso que já tem algumas semanas que estou querendo colocar ele por aqui, especialmente porque já transformei esse post de links no meu espaço de desabafo da semana, haha. O texto da Lia fala sobre essa necessidade louca que as pessoas tem hoje, de dar opiniões sobre tudo envolvendo a aparência de outra pessoa, em geral usando a horrível justificativa de que “a opinião é minha, eu falo o que eu quiser”. De fato, você tem direito a ter opiniões sobre todos os assuntos do mundo, dos meus sapatos à física nuclear. Mas entenda: se eu não pedi sua opinião, você está sendo mal educado(a) em dizê-la.

Entrar no perfil de alguém no Instagram para dizer que ela é magra demais, gorda demais, tem pernas grossas, que a franja é feia (já ouvi muito essa), que o vestido é horrível, que ela não sorri direito (essa é nova, recebi outro dia) só faz de você uma pessoa incrivelmente deselegante – o que você tem a ver com as características e escolhas de outra pessoa? Por que isso incomoda tanto? E outra, como você se sentiria se um estranho te abordasse na rua com palavras como “nossa, como você é horrível e sua roupa é tenebrosa”? Vamos pensar um pouco mais antes de dar opiniões irrelevantes e não solicitadas sobre a aparência dos outros, por favor.

você pode gostar também destes posts

39 comentários

  • responder Roberta Martins 20/03/2015 às 18:12

    Oi Marina!Tudo bem?
    Tão complicado tudo,muitas pessoas não pensam antes de se expressar,isso é bem difícil
    de lidar porque(quase)sempre alguém acaba se magoando,quem falou nem liga e aquele que
    fica triste sabe muito bem como é desagradável.
    Beijos,
    Roberta.

  • responder Milla 20/03/2015 às 18:14

    Arrasssssssooooouu, compartilho do mesmo pensamento.????????????????????

  • responder joana 20/03/2015 às 18:28

    oi nunca comentei, mas me peguei pensando “por que as pessoas principalmente as blogueiras tem tanto problema com a opinião do público?” Provavelmente a maioria le ou escuta mais elogios, certo? obvio que vai ter um sem noçao ou uma pessoa maldosa ou até meso uma pessoa sincera que quer dar a opinião e “acaba ferindo os sentimentos”da pessoa que expos a foto ou algo do tipo…acredito que isso seja mais do que normal, e sinceramente não sei porque ainda batem na mesma tecla, se vc nao gostou do comentario, nao publica ou bloqueia, facil…

    enfim, acho engraçado! bjs

    • responder Marina 20/03/2015 às 21:22

      Ei Xará, td joia?
      Concordo plenamente que muitas pessoas são muito mais que deselegantes quando colocam suas opniões na internet mas também concordo com você Joana.
      Sinto uma onda das blogueiras de revolta contra o publico que critica mas super aceitam os elogios.
      Recentemente a Gabriela Pugliesi postou uma fotinha no insta dizendo através de um organograma que se sua opnião não acrescenta, é melhor não dar. Mas minha gente, quando a blogueira se expoe, está dando a oportunidade do público para dar um feedback, seja positivo seja negativo.
      Muitas vezes os seguidores pegam pesado? Sim. Muitas vezes as pessoas são cruéis? Sim.
      Porém isso é uma liberdade que a internet propõe.

    • responder Amanda 20/03/2015 às 21:25

      Joana, não é ter problema com a opinião do público, é ter problema com a falta de noção das pessoas que com a desculpa de dar uma opinião pessoal e sincera, acabam sim agredindo outras pessoas. Não precisa ter opinião formada sobre tudo, não precisa dizer tudo o que pensa, ninguém tem que ser sincero o tempo todo – o que não quer dizer que as pessoas têm que mentir. Às vezes ficar calado já está de bom tamanho. Sabe aquela frase que diz “se você não pode melhorar o silêncio, então fique quieto” (ou algo do tipo)? Pois então.

    • responder Thaís 20/03/2015 às 21:42

      Acho que se a internet dá essa liberdade, a vida real também dá, afinal de contas todo mundo tem boca. E tanto ela como o teclado te permitem dizer o que quiser. O que vai filtrar as palavras é sua consciência, que é onde moram, ou deveriam morar, o bom senso e a boa educação.

    • responder Aline 21/03/2015 às 12:09

      Acho que a questão é a grosseria, têm comentários que são completamente desnecessários. Se a menina posta uma foto com uma blusa e pergunta o que as pessoas acham, ok. Mas as pessoas sentem a necessidade de apontar o que consideram erros ou falhas em qualquer foto. Se ela posta uma foto pra mostrar um batom é mesmo necessário que alguém chegue e diga: “nossa, sua franja é feia” só pq essa é a opinião de quem está julgando?
      Sabemos que apontar e julgar as pessoas é desnecessário e a maioria de nós não faz isso pessoalmente, justamente por saber ser algo deselegante, então tb considero não haver motivos para se fazer isso pela internet. Claro que podemos ter opiniões sobre tudo, mas devemos pensar na necessidade que as pessoas têm em achar que só pq têm uma opinião, devem sair expressando não importa as consequências.

    • responder Ana 21/03/2015 às 13:30

      O ato de ferir a alteridade não é um exercício de opinião pública que deve ser defendido como uma liberdade ou um direito. É preciso saber também que o gozo da liberdade não deve alienar a responsabilidade que temos pelos nossos atos. Precisamos ser mais éticas. Apontar o que você sozinha, ou o seu grupo particular, acredita ser um defeito em outra pessoa não vai esconder ou eliminar os seus. Esse tipo de conduta inclusive denuncia um desvio de caráter de quem pratica a intolerância. Agredir a colega para massagear o próprio ego não é uma contribuição louvável para o mundo.

      As pessoas não têm absolutamente NENHUM DIREITO ou liberdade de designar sobre a aparência ou corpo alheio. Isso é preconceito e intolerância. Existem vários episódios lamentáveis na História em que grupos atentaram contra outros sob o argumento cretino e falacioso de aprimoramento e higienização da espécie. O resultado foi o mais desumano possível. E parece que esse legado insiste em sobreviver em pequenos atos de “é só a minha opinião”. Não é a sua opinião, é o seu preconceito e a sua intolerância. A sua pretensa liberdade de opinião/expressão não deve aprisionar a liberdade de ser, existir e estar no mundo do outro.

      Essa discussão é fundamental, é mais do que necessária. Enquanto houver esse tipo de violação não devemos nos calar. Fingir que o problema não existe não acaba com ele e nem torna ninguém mais tolerante com o outro. E isso não atinge apenas blogueiras da internet. Diz respeito a todos nós.

  • responder Ticiana 20/03/2015 às 19:12

    O anonimato nas redes sociais tem deixado as pessoas sem noção e muitas vezs beirando a falta de respeito. Esse discurso de “não ligue para a opinião alheia” é muito fácil quando não somos a “bola da vez”. Enfim, sempre sigo esse mandamento: se não tem algo bom a dizer, não diga nada. Mas, se pedirem minha opinião, podem contar com minha sinceridade.

  • responder Thaís 20/03/2015 às 21:37

    Marina, uso exatamente essa linha de pensamento. Muita gente acha que só porque a pessoa publicou na internet, ela não tem o que reclamar das críticas não-construtivas.
    Colocar na internet é a mesma coisa que sair na rua. A pessoa está se expondo, mas quem tá reparando, tá porque quer. Então, elogio pode? Pode, porque ainda que a pessoa não esteja pedindo, positividade e educação são sempre bem-vindos. Ofensas gratuitas ou o que chamam de “opinião contrária” pode? Não, porque a internet é vida real e a educação é mandamento para viver em sociedade. Se você não critica as pessoas sem ser chamado na rua, por favor, também não faça isso só porque está sendo intermediado por uma tela.
    Enquanto todo mundo não entende isso, espero que vcs que têm a vida tão exposta, consigam lidar bem com tudo isso, sem afetar a auto-estima de vcs, que são todas lindas e que são aquelas blogueiras que dá vontade de ser amiga! kkkkkk
    Ps: Queria ter notícias da minha xará, tô com saudade dos posts dela! Espero que a cada dia o sol esteja brilhando mais e mais e que ela volte logo pra gnt! Beijoos

  • responder Bruna Farias 20/03/2015 às 22:23

    Nossa, isso de sermos dependentes do celular é totalmente verdade, tudo que vc vai fazer, ou quase tudo, envolve ele! Kkkk adorei a reflexão e os links!

  • responder Ludmylla 20/03/2015 às 22:29

    Marina, geralmente tenho preguiça de comentar, mas queria falar que essa se tornou uma das minhas partes favoritas do blog. Gosto muito de como você se posiciona e concordo totalmente com a questão das opiniões. Parece que com as redes sociais todo mundo decidiu ser especialista de tudo: tem que ter uma opinião, tem que falar, tem que achar certo ou errado e brigar com quem ousar discordar de você. A Eliane Brum já escreveu umas colunas bem interessantes no El País sobre isso, recomendo a leitura!

  • responder Renata 20/03/2015 às 23:37

    Adorei as sugestões!! Bjs

  • responder Sylvia Aline 21/03/2015 às 09:53

    também sou super dependente do celular

  • responder Polyana 21/03/2015 às 10:43

    A bíblia já ensina em Provérbios “Nossa palavras têm poder para construir ou destruir…” Só nos resta escolher. Se sua opinião vai apenas magoar alguém, para que dizer?
    E Marina, tua franja é linda. Já me perguntei também pelo seu sorriso “:D”, mas pensei comigo mesma “Ela deve preferir sorrir assim 🙂 e fica linda do mesmo jeito” 🙂 Seja quem você é, e problema de quem não gostar :****

  • responder Aline 21/03/2015 às 12:17

    Marina! Dicas de livros nunca são demais! Estou tentando seguir aquele projeto de “x” livros em “x” tempo, o adaptei a minha rotina e por isso vou tentar algo mais leve como um livro a cada quinze dias e suas dicas com certeza serão utilizadas no meu projeto. Preciso me atualizar principalmente na leitura contemporânea, pois tenho o grande defeito de reler mil vezes alguns livros, principalmente os clássicos e deixar de lado livros mais novos. Adoro suas dicas! bjs

  • responder Márcia Daniella 21/03/2015 às 12:33

    Assino embaixo de tudo que vc falou sobre o tema do post da Lia. Já fui vítima desse tipo de comentário nada construtivo só porque sofri um acidente e fiquei com cicatriZes aparentes. Infelizmente, as pessoas estão cada vez mais sem filtro e perderam a noção nas redes sociais. Só o que não mudou é a dor que a gente sente quando é ofendida. Já fiquei muito triste, mas hoje estou mais forte

  • responder Julia Kubrusly 21/03/2015 às 14:58

    Acho que não é só na internet que as pessoas acham que podem dar sua opinião sobre as outras… É bem comum fulana dizendo que a outra devia emagrecer na vida real mesmo (e ainda dizem que é questão de saúde, mas ngm quer saber dos exames da magrinha). Vou olhar os links com certeza, me interessei principalmente por esse da Lia e o das 55 mulheres escritoras.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder juliana.julianacosta@gmail.com 21/03/2015 às 16:39

    Amei a seleção de links dessa semana, Marina!
    Li em algum lugar que vão fazer uma adaptação de Americanah pro cinema, com a Lupita no papel principal. Achei incrível, fiquei super curiosa pra ler! Tá no meu Kindle tb 😉
    Bjs!

  • responder Juliana Reis 21/03/2015 às 16:40

    O blog está cada vez melhor. Bem interessante a escolha dos links. É prova de que dá pra unir as frescurinhas que nós amamos (como maquiagens e creminhos) com vida inteligente! Parabéns, meninas, sucesso. E que a Tais esteja logo bem para para voltar ao time.
    Beijos

  • responder Fernanda 21/03/2015 às 21:42

    Sobre o post da Lia, também acho incrível essa mania de brasileiro querer caçoar e fazer chacota do que ele acha diferente. E são essas as pessoas do meu convívio que mais reclamam do Brasil e que acham que tudo lá fora é melhor. Até tolero pessoas mais idosas falarem: nossa, o cara todo tatuado ou credo, que cabelo vermelho e etc, mas vejo muitos coleguinhas de 20 anos fazendo os mesmos tipos de comentários.

  • responder Mônica 22/03/2015 às 11:40

    Ai ai,o mundo seria tão melhor se as pessoas se colocassem no lugar umas das outras,antes de abrirem a boca para julgar algo. Se esconder atrás de uma tela de computador e sair cuspindo “opiniões” sem serem vistas,é fácil! Difícil mesmo,é acreditar que existem pessoas tão pequenas e mesquinhas,que perdem seu tempo,para atacar,ofender ou julgar o outro. Por que uma franja,por ex,incomoda tanto,a ponto da pessoa parar o que está fazendo,para ir lá e expressar isso? Na minha opinião,são pessoas infelizes,que não estão satisfeitas consigo mesm sas e por isso a feliciidade alheia,acaba incomodando!
    Vamos olhar para nossos defeitos,antes de acharmos que temos o direito de julgar o outro!
    Marina,adoro os links que posta,sempre!
    Bjs.

  • responder Clarissa 22/03/2015 às 12:09

    Só vim aqui dizer que AMO essa sessão do site! É a minha preferida 🙂

  • responder Priscila 22/03/2015 às 15:01

    Posso dizer que não sou dependente do celular…acho muita falta de educação quando estamos com amigos, almoçando, em bares e todo mundo fica olhando pra tela!
    Comigo é assim: quem pegar o celular primeiro, paga a conta…hehehe

  • responder Alba 22/03/2015 às 16:44

    Concordo inteiramente com quem falou aqui que essa “língua ferina” está presente na vida ao vivo, tal qual aqui na internet. Por qu tas vezes já não vimos ou ouvimos alguém reparando em outro na rua? Irei mais longe: quantas vezes já não fomos um deles? Acho que isso é parte do “ser humano” em sua acepção mais lata, mas, por outro lado, também creio que podemos nos policiar e evitar ser ferina com alguém que sequer conhecemos. Eu já fiz isso, mais de uma vez, e tenho certeza de que muitas de vocês também, e não foi por ter chegado a verbalizar, mas só por ter pensado a esse respeito. É, gente, pensar mal e julgar por pensamento também conta!
    Duvido que alguém aqui seja realmente má, mas também tenho minhas dúvidas se também já não procederam assim, então, vamos sim nos modificar para melhor, mas sejamos realistas e assumamos que o erro e a maledicência estão em todas nós, não apenas nas outras.
    Abraços,

  • responder Ana 22/03/2015 às 17:19

    em relação ao link da Lia, fiquei surpresa. Não leio muito os comentários e é absurdo que pessoas falem isso sobre vcs. Não, o fato de ser blogueira e postar fotos ou vídeos não dá um direito sobrenatural para que façam críticas desse naipe! Falar que não concorda com alguma coisa, que não gosta da marca x, ótimo. Mas ofender as pessoas pela franja, sorriso ou qualquer outro atributo físico é patético e só mostra o quão covardes são as pessoas que fazem esses comentários. Espero que esse tipo de coisa nunca desanime vcs porque vcs são lindas e bem sucedidas! Beijos

  • responder Miriã Andrade 22/03/2015 às 20:39

    Sempre acompanho suas dicas, Marina, os links e as mensagens que você deixa pra gente são sempre muito boas e inspiradoras, obrigada! <3

  • responder Andrea 22/03/2015 às 21:00

    Marina, palmas! clap clap clap
    Ser educado é muito mais que dizer bom dia e obrigado.
    Não é pq é blogueira, figura pública e bloblobló que as pessoas podem falar/escrever suas opiniões medíocres…ops, minha opinião tá? Não se ofendam. kkkkkkkk

  • responder elisa. 23/03/2015 às 10:13

    melhor blog melhores links melhores amigas desse mundo <3
    tô bundona, que saudade bjs

  • responder Tatiane Lima 23/03/2015 às 12:49

    Isso prova mais uma vez que não é porque é um blog de beleza que as blogueiras tenham que se conter apenas no terreno da aparência.
    Gostei muito, Marina, e mega concordo com você. Afinal, educação e bom senso já existiam muito antes da internet e as pessoas realmente precisam parar pra pensar e respeitar mais o espaço e a liberdade do outro.
    Se cada um cuidasse do seu, grande parte dessa imundice que vem ganhando cada vez mais espaço na internet desapareceria.
    Mas você mandou muito bem!

    Coisas de Diva, multipliquem-se! Hahaha

  • responder Jaqueline Peres 23/03/2015 às 13:08

    Canso de ver comentários maldosos em postagens do IG.
    O problema maior não é a pessoa criticar, mas a forma como faz.
    Muitas não tem noção mesmo e ofendem, atacam, e se alguém rebate vira uma briga sem fim, violência gratuita desenfreada e desnecessária.
    Todos temos opinião sobre algo, maaas não é por isso que vc sairá esfregando na cara de todo mundo o que acha de tudo.
    Sei lá, só minha forma de pensar. Mais leveza na vida faz bem!

  • responder Marina G. 23/03/2015 às 13:19

    Adorei o post da Lia! Acho que já tinha lido na época que foi publicado, mas valei a releitura, continua super atual!
    Também gostei do link sobre o estilo das francesas!! Guardei várias fotos na minha pasta de inspirações.

  • responder Fernanda Penido 23/03/2015 às 15:02

    Adoro os links da semana, que bom que eles viraram post fixo no blog! 😉

  • responder Mah 23/03/2015 às 20:18

    Eu gosto do hd da contém 1g, teve uma época que estava saindo por menos de 40. Nunca usei esses mais caros, prefiro usar uma base mais potente se quiser cobrir muito o rosto.

  • responder tata 24/03/2015 às 09:57

    adorei a sugestão sobre o “direito de opinião”. as pessoas acham que podem falar tudo. não tiveram ngm em casa pra dizer: não, vc não pode falar o que quiser. outro dia vi uma dessa: uma guria falando pra blogueira que ela tinha o sorriso torto! morri! foi massacrada, lógico! as pessoas estão mal educadas e a internet só nos mostra isso em escala real!

  • responder Fernanda Gabriela 25/03/2015 às 13:27

    Mais novas sugestões bacanas. Gostei mto do post sobre “moda acessível”. Sou mto exigente com minhas roupas, mas, ultimamente, estou tendo que me forçar a aguentar mto poliéster e viscoses vagabundas (inclusive em marcas famosas!) pq como manter o preço, sem perder a clientela? Já comprei porcaria por não ter outra escolha nas lojas pq tb não tenho tempo de garimpar em 200 lojas tecidos de qualidade… A gente compra e confia que a marca “x” não vai usar tecido chinês de quinta categoria… Só que não: elas estão usando e vc lá pagando 180 numa blusinha. :/

  • responder Heloisa Carvalho 26/03/2015 às 14:18

    Adorei o texto da Lia. Não podemos confundir liberdade de expressão com falta de educação.

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 28/03/2015 às 20:50

    Simplesmente o post da Lia falou tudo! Sempre fico com vergonha de usar algo porque vão tirar sarro na rua :/ Nem liberdade para se vestir..
    Continue com os links legais, Marina 😀

  • responder Michele Bdz 02/04/2015 às 11:49

    Sempre adoro suas indicações…
    e o texto da Lia disse tudo! Amei!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB