Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Um pouco antes de vir para Paris, eu comprei um produto bem legal, que é a queratina líquida da Novex – tinha visto muita gente falando que era boa, e como nunca tinha usado nada do tipo, resolvi testar. E aí eu estava preparando o post sobre ela justamente para hoje, mas achei que o assunto era super interessante e que merecia um outro post antes para falar sobre (ou a resenha do produto ficaria gigantesca e cansativa). Então vamos lá!

Queratina líquida

queratina liquida

A queratina é uma proteína presente na composição dos cabelos (e em outras partes do corpo também, como unhas). Só que quando o cabelo sofre agressões como química, calor (sol, chapinha, secador, babyliss) ou mesmo a lavagem, as escamas dos fios se abrem. Com isso, o cabelo perde hidratação, nutrientes e queratina – as pontas vão ficando ressecadas e danificadas. Por conta disso, surgiram vários tratamentos à base de queratina – lembro que até fiz uma vez no salão mas tem tanto tempo que nem lembro mais direitinho o que era haha – e produtinhos para usar em casa, que são justamente o tema desse post.

queratina liquida

Queratina liquida: como usar

Ou seja, o que esses produtos fazem é repor a queratina perdida pelo fio, para que ele volte a ficar saudável. Uma coisa importante sobre o assunto é que se você tem os cabelos saudáveis, você não deve usar queratina – em excesso, ela pode deixar os fios meio duros.

Existem muitos modos de utilizar (nesse caso, estou falando da queratina líquida mesmo ou concentrado de queratina, não de produtos ou cremes que têm queratina entre os ingredientes, ok?), acho que dentre eles os mais comuns são:

1) Lavagem normal com shampoo; queratina por 15 minutos, enxágue e depois condicionador;

2) Lavagem normal com shampoo; queratina por 15 minutos, enxágue e depois máscara de hidratação;

3) Lavagem normal; máscara de hidratação; queratina e aí secagem, sem enxágue;

4) Lavagem normal com shampoo e condicionador; queratina + escova + chapinha (também sem enxágue da queratina).

Os dois últimos são para cabelos bem danificados – confesso que nunca usei assim porque não senti necessidade e porque preferi seguir o modo de utilização que veio indicado no produto que eu comprei (nesse caso, o 1 ou o 2 – mas vou falar melhor disso na resenha propriamente dita, que vem depois de amanhã!).

Aproveitando o assunto cabelos:

E aí, quem já usou? Se tiver mais dicas de como usar, me deixa aqui nos comentários!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
78 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Karina Ayres

    Já fiz uma reconstrução a base de queratina, é muito bom mesmo, não é tão barato, mas com certeza vale o resultado!

  2. Mah

    As minhas pontas são bem detonadas, vou tentar qualquer hora a opção 3 ou 4 e vê se dá uma melhoradinha.

  3. Isa

    Eu uso a keramax …e é muito boa e barata….uso 1 vez por semana….

  4. Elisa Maioqui

    Fim uma série de descolorações no meu cabelo, que é liso e fino, dizem que parece cabelo de criança, e uma das coisas que ajudou a “consertar” meu cabelo foi a queratina liquida da vizcaya! Usei entre o shampoo e o condicionador durante o banho e amei o resultado! Recomendo!

  5. Li em algum lugar que o excesso de queratina faz o reverso, seca e quebra o cabelo.. alguém sabe sobre isso?
    Recentemente comprei o CHI Kertain Mist, ainda não usei, fiquei com receio por conta do cheiro, rs, alguém usa este ou já usou?

    • Heloisa Carvalho

      Nunca usei essa que você está falando, mas queratina em excesso realmente pode ter efeito reverso! Segundo minha cabeleireira, se você usar demais ou seu cabelo não estiver danificado (precisando de queratina) os fios podem ficar muito rígidos e quebrarem com mais facilidade.

    • Raíssa

      Realmente existe excesso de queratina, mas é só usar o bom senso: geralmente o cabelo começa a dar sinais de que não precisa ficando duro. Quando ele começar a ficar assim, é só parar de usar produtos com queratina e usar outros mais emolientes. Vários fabricantes colocam na embalagem com que frequência deve ser usado também – se seu cabelo é virgem e sem muitos danos, por exemplo, uma vez por semana é o bastante.
      Tem muita gente que faz um montão de processo químico, descolore, faz escova progressiva etc. e depois bota a culpa na queratina também. Em cabelo que perdeu muita massa ou está muito danificado esse “excesso” vai um tanto para aparecer.

    • Raíssa

      Corrigindo porque a última parte ficou confusa: cabelos mais danificados demoram mais para ter excesso de queratina, porque geralmente o fio já perdeu muita massa. É mais provável que a quebra, nesses casos, seja culpa dos outros processos químicos que eu falei, não da queratina em si.

  6. juli

    Marina, já tem algum tempo que aqui no pc do trabalho (hihi) só conseguia ver as imagens que você postava no blog…Não conseguia ver as da Sá, nem da Thaís…
    Mas agora nem as suas estou conseguindo ver…
    Você sabe me dizer o motivo? algo mudou?
    Obrigada! Beijo!

    • Juli
      Nossas fotos ficam no wordpress e algumas empresas bloqueiam o acesso a estes tipos de site. Dai, não tem jeito. Só pedindo pro pessoal da TI liberar.
      bjs

    • Mônica

      Obrigada pela dica,Raíssa,vou procurá-la!
      Bjs.

  7. Mônica

    Tem cabelos que não se dão bem com queratina e o meu,é um deles!
    As pontas super secas por conta das luzes e a bendita,não serve,só piora!
    Se alguém tiver uma outra alternativa e quiser dar um help…
    Bjs.

    • Monique

      Olá, Monica! Existem várias máscaras reconstrutoras sem queratina, entra no grupo ‘cronograma capilar’ no face, lá tem tudo explicadinho.

    • Monique

      Você também pode tentar NUTRIR com óleo vegetal, eu uso o de coco e de semente de uva, compro em lojas de produtos naturais.

    • Mônica

      Oi Monique,não sei por que,mas minha resosta foi lá pra baixo,rss.
      Copiando:Monique,eu não tenho face,mas vou dar uma pesquisada sobre máscaras sem queratina na net!
      Já ouvi falar que o óleo de coco realmente é mt bom,vou testar!
      Obridada,bjs.

    • Raíssa

      A Amend tem uma máscara chamada Complete Repair que é maravilhosa. É reconstrutora e sem queratina, é minha preferida.

    • Mônica

      Obrigada Raíssa,vou atrás dela, e como sei,pelos seus comentários,que você também não usa produtos com petrolatos,vou sem medo!
      Bjs.

    • Raíssa

      Em relação aos petrolatos, pode ficar tranquila: a composição dessa máscara é tão limpa que até quem faz no-poo pode usar.

  8. Lara

    Oi, meninas! Olha a coincidência, esses dias mesmo comprei um vidrinho de queratina líquida pra usar no cabelo e até agora não consegui. O motivo? Desânimo, pois meu cabelo é liso e muito fino e simplesmente não consigo penteá-lo depois de lavar se não passar um pouco de condicionador ou máscara, pois ele embaraça demais! Na verdade, conseguir até consigo, depois de váaaaaarios minutos tentando penteá-lo e saindo com um tufo nas mãos depois, pois ele quebra todinho. Será que prejudica muito o efeito final se seu passar um pouco de condicionador antes da queratina, mas bem pouco mesmo? E será que alguém teria alguma dica de como pentear cabelos finos e embaraçados sem condicionador? O que me ajuda um pouco é uma escovinha no estilo “Tangle Teezer” que tenho, mas mesmo assim levo 500 anos pra pentear…

    Beijos!!!

    • Monique

      Oi Lara, também tenho seu problema de embaraço, batizo minha máscara com a queratina da bioextratus (uma ou duas colheres de sopa) e o cabelo fica bem bom.

    • Lara

      Oi, Monique! Muito boa a sua dica, vou tentar misturá-la na máscara então. Super obrigada! Bjs!

    • Monique

      Imagina querida, uma vez eu chorei (literalmente) ao desembaraçar meus cabelos. Pode ser tanto problema de cutículas abertas (tem que usar ceramidas), como problema de falta de hidratação (máscaras de hidratação e bepantol ajudam)

    • Lilian

      Eu ouvi o Rodrigo Cintra falar que não faz muito bem usar o condicionador e não enxaguar, para isso existem produtos sem enxágue. Eu me adaptei muito bem com óleos e com os leites para pentear (vende no mercado) e a escovinha milagrosa que vc tem também.

    • Lara

      Acho que é isso mesmo, Monique, pois percebi que meu cabelo ficou mais difícil de desembaraçar depois que fiz mechas Ombré. Deve ser por causa do ressecamento então, vou caprichar mais nas hidratações.

      Oi, Lilian! É verdade, tb acredito que não seja legal deixar o condicionador no cabelo, nunca faço isso. Vou procurar esses leites para pentear, muito tempo atrás eu usava os cremes para pentear normais, mas não me adaptei muito, sentia que o cabelo ficava meio pesado e com as pontas meio duras… mas o leite deve ser mais leve mesmo, vou tentar!

      Beijos, meninas, e obrigada pelas dicas!

    • Lilian

      Oi Lara, faça isso!!! eu já usei várias marcas e gostei de todas. Outra dica que te dou é de não tentar pentear o cabelo assim que lavar, deixa secar um pouco antes, eu deixo por um tempo a toalha na cabeça para tirar o excesso de água e depois passo o leite, penteio e seco. Beijos!!!

  9. Marcela

    Olá Marina, só uma coisa referente a queratina… Dependendo do produto ( na maioria deles) você só pode usar a queratina uma vez a cada 40 dias, pois como a queratina é reconstrutota pode endurecer o cabelo e quebrar

  10. Tive uma queratina liquida da Aquaflora que eu usava mto qd tinha tintura. Era realmente mtooo milagrosa. Hj que estoi “virgem de tinta” evito queratina. Uso só uma máscara de reconstrução 1x por mês. Outra dica para diminuir o efeito “duro” que a queratina deixa é antes de usar queratina ter certeza que os fios estão bem hidratados. 🙂 bjs e parabéns, marina, pelo post mara!!

  11. Lilian

    Já fiz uso sim!!! e realmente faz toda a diferença quando os fios estão ficando fraquinhos.

  12. Laís Ferracini

    Acho que devo fazer o 03 e o 04…fiz luzes e haja hidratação para manter os fios bonitos.

  13. Heloisa Carvalho

    Quando tingia os cabelos usava bastante queratina(Carga de queratina Keramax/Geléia real)! Fazia normalmente o modo 01 ou 02 e lá de vez em quando eu comprava o kit completo da marca e fazia o modo 04. Ajudou bastante a manter os fios mais saudáveis…

  14. Thaís

    Usei uma vez essa queratina da niely, do modo 1, e gostei do resultado. Mas depois li que o amarelo da queratina é muito difícil de sair dos cabelos. Então como fiz ombre, estou procurando uma transparente, com medo do amarelar as partes claras.

    • a da novex da montagem é transparente

    • Thaís

      Obrigada Julia!

  15. Tenho essa da novex e também a da bioextratus, a última da montagem. A da bioextratus gosto de usar pra batizar o creme de reconstrução, pego um creme que não é muito bom, ponho algumas gotas, misturo e vira um creme legal de hidratação. A da novex uso, às vezes antes da máscara, às vezes depois, mas não uso calor pra secar, tenho medo do calor danificar ainda mais meus fios e eles já estão bem danificados.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  16. Dany Dyva

    Vou ter que usar as quatros etapas, o meu cabelo tá uma DESGRAÇA kkkkkkkkkkk
    Eu vou esperar você fazer a proxima resenha pra me decidir comprar qual queratina vai salvar minha auto estima, que ultimamente tá mas rasa do o sistema cantareira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Márcia Daniella

    Também já usei umas ampolas de queratina e gostei muito. Não lembro agora de qual marca, porque já tem algum tempo. Agora sou viciada em máscaras e em pingar umas gotinhas de óleos específicos para potencializar, hehehehe

  18. Nossa esse post veio em boa hora, pq esse verão acabaaaaa com a cabeleira!!! Valeu pelas dicas meninas!

  19. Juliana Gama

    Depois do post tô louca pra ver a resenha e usar queratina nas minhas madeixas também!

  20. Priscila

    Nunca usei, o que gosto é de um spray pra pentear da tre semme que desembaraça, dá brilho e é cheiroso.

    • Mônica

      Monique,eu não tenho face,mas vou dar uma pesquisada sobre máscaras sem queratina na net!
      Já ouvi falar que o óleo de coco realmente é mt bom,vou testar!
      Obridada,bjs.

  21. Fernanda Penido

    Pode deixar o cabelo duro? Então, prefiro não arriscar em casa! Não tenho muitas habilidades capilares! hehehe…

  22. Renata

    Querendo muito!

  23. Renata Lemos

    Já usei e fez muita diferença. Mas usava na máscara de hidratação mesmo.

  24. Stella

    Estou adorando essa série de posts sobre cuidados capilares. O meu está horrendo! Meu cabelo não tem química, então acho que passo a queratina líquida. No entanto, estou mega curiosa para ver o próximo post sobre o assunto.

  25. Stella

    * não vou passar a queratina líquida.

  26. Bruna Farias

    To seguindo um cronograma mas só consigo fazer 02 vezes na semana, fiz ja duas semanas de hidratação + umectação e a próxima vai ser de nutrição com a queratina, vi uns vídeos bem legais no canal/blog Cabelos de Rainha. Bjo

  27. Ana

    A da salon é fantástica, mas mudou de embalagem: para quem quiser comprar, ela agora é preta!

  28. Tâmi

    Fiz mechas há uns 15 dias e meu cabelo ficou mega ressecado. Há uns 4 dias fiz o passo 4, morreeendo de medo de ficar com o cabelo duro. Logo depois da chapinha senti o cabelo melhor do que antes, mas menos maleável do que ele costuma ser. Ontem lavei e deixei secar naturalmente. Meus cabelos ficaram super macio, soltinhos e mais brilhantes! Adorei o resultado!
    Usei a queratina da Yamá.

  29. Raíssa

    Acho queratina tranquila de usar em casa e indispensável para cabelos danificados, não sei porque as pessoas têm tanto medo dela. Se o cabelo ficar duro, é só usar um condicionador ou uma máscara hidratante ou nutritiva.
    Eu uso essa queratina da Novex, a MaxKeratin, ela realmente é ótima! Faço do jeito que você falou (que é o indicado na embalagem, por sinal): lavo, passo a queratina enluvando de mecha em mecha, penteio, espero o tempo indicado e passo uma máscara mais emoliente depois. Na hora de enxaguar para passar a máscara eu já sinto meu cabelo mais grossinho e forte. Só tem que tomar cuidado porque nem toda queratina é usada do mesmo jeito, é bom sempre ler as instruções: essa da Novex mesmo tem o tratamento todo a frio e exige enxágue, não pode deixar no cabelo e passar chapinha/secador por cima porque fica o ó.

  30. Julia

    Estou adorando esses post sobre cabelos, eu comprei um shampoo sem sulfato meio desacreditada pq tenho caspa e cabelo oleoso, mas é otimo estou gostando muito…

  31. Gabriela Ronchi Salomon

    Até agora nunca usei produto a base de queratina. E ultimamente, para evitar o efeito de cabelo quebradiço, antes do shampoo passo o condicionador, e depois lavo normalmente com o shampoo, e depois passo uma máscara de hidratação.
    Como fiz química há pouco tempo no cabelo, tenho que ver se posso ou não usar algum produto deste tipo.

  32. Marina G.

    Também tenho a da Novex e achei que ajudou muito depois que descolori e o cabelo ficou com umas partes meio elásticas…
    Mas tem que ter atenção porque nem todas as queratinas podem ser deixadas no cabelo, essa da Novex é com enxágue. Tenho outra, da Charis, que é sem enxágue, então dá para usar os métodos 3 e 4.
    Beijos.

  33. Caciane

    Marina, vou fazer o método 1 e 2, estou precisando.
    Bjussss.

  34. Polyana

    Queratina mesmo só usei no salão. Mas fiquei na vontade de comprar uma para que usar em casa. Quanto ao cronograma capilar, tô fazendo direitinho 😉 entrei na segunda semana e tô gostando muito do resultado 😉

  35. Polyana

    Queratina mesmo só usei no salão. Mas fiquei na vontade de comprar uma para usar em casa. Quanto ao cronograma capilar, tô fazendo direitinho 😉 entrei na segunda semana e tô gostando muito do resultado 😉

  36. Karina Guimarães Ribeiro

    Tô animada pra entrar no cronograma capilar. Eu costumo usar queratina nos cabelos a cada 20 dias mais ou menos, acho que ajuda sim a manter o cabelo mais saudável, claro que só a queratina não adianta. É preciso hidratar o cabelo frequentemente.

  37. Heloísa Silva

    O post veio em boa hora, tenho pesquisado sobre cronograma e tentando aderir. Informações sempre são bem vindas! 😀

  38. Luiza

    Marina, há anos fiz no salão um tratamento chamado “cauterização”, que era igual ao método 4 que você falou ali em cima, com indicaçaõ de não lavar o cabelo por 3 dias. Foi excelente pra pontas duplas, “colou” todas e deixou o cabelo forte e saudável. O contra pra quem tem cabelo pouco cacheado como eu é que, como ele retristribui a queratina pelo comprimento, fiquei com cabelo ondulado! Os cachos só voltaram depois de um mês.

  39. Rute Gonzaga

    Tenho a queratina da novex e a uso no passo 1 e 2. Tambem faço o passo 4, mas com queratina da charis, que pode deixar no cabelo, e funciona bem em todas as formas de uso.

  40. Michele Bdz

    Não tinha ideia de como usar a queratina, e na verdade nunca li o rótulo para ver como funciona..
    Adorei o post e as indicações de produtos.
    Vou procurar me informar mais e começar a usar.. afinal o verão detona meu cabelo (que é loiro),.

  41. “Uma coisa importante sobre o assunto é que se você tem os cabelos saudáveis, você não deve usar queratina – em excesso, ela pode deixar os fios meio duros.”

    É MUIITO importante colocar que, ao usar essas queratinas da farmácia, você leia bem o modo de usar e atentar demais ao tempo de intervalo de uso. Por mais incrível que pareça (!!!), tem um engenheiro químico atrás desse produto, que o formulou, que o testou e que montou esse modo de usar. Coisa que todo mundo esquece e depois fica falando mal do pobre do produto. E a grande maioria deles não aceita calor! No salão, chamamos esse processo de cauterização a frio.

    E dizer que os fios ficam “meio duros” quando aplica-se queratina demais é tapar o sol com a peneira. Seu cabelo pode endurecer tanto, mas tanto que ele parte. Eu aprendi que isso é a “vitrificação do fio”: ele fica “tão duro quanto o vidro” que se parte em qualquer tração ou atrito.

    Dá pra fazer cauterização em casa? Claro que dá! Eu sou cabeleireira e indico sempre para minhas clientes cauterização em casa como parte da rotina de cuidado.
    Mas cuidem com isso.

  42. Miriã Andrade

    Antes eu seguia mais regradamente o cronograma capilar, mas confesso que dei uma relaxada. Estou adorando esses posts que citam o cronograma, que faz um bem danado para o cabelo! 😉

  43. Natalia

    eu sou Tereza Fidalgo, faço 27 anos DE MORTA. REPASSE ISSO PARA 20 COMENTARIOS OU SUA MÃE MORRERA NO DIA 20. SE NÃO ACREDITA PESQUISE NO GOOGLE E VEJA MIN. Se ama a sua mãe pesquise e repasse

  44. Gabryela

    É bom aplicar a queratina antes da hidratação e do condicionador
    Pq a queratina ela endurece os cabelos para poder restaurar os fios e fortalecer
    Por isso após a aplicação da queratina hidrate seu cabelo.

  45. Amanda

    Oi gente, estou precisando muuito de ajuda, rsrsr.
    Há 2 anos fui fazer uns cachos no salão e meu cabelo por ser fino e liso demais acabou queimando as pontas(chegando até a romper algumas mechas).
    O fato é que de lá pra cá meu cabelo tem caído muito e já tomei vários remédios que até ajudam, mas basta parar de toma-los que tudo volta.
    A pior parte é no banho, pois quando molhados os fios ficam elásticos e consequentemente quando penteados acabam rompendo. Daí algumas pessoas me indicaram o uso da queratina líquida e outras a máscara de reconstrução. Vale lembrar que meu cabelo é virgem!

  46. Olá meu cabelo é muito quebrado, e está caindo muito. Estou usando a máscara de hidratação da haskell “cavalo forte” comecei a usar no domingo.. Sera que posso usar a queratina liquida. Por favor mim ajudem, quero reconstruir meu cabelo, esta muito quebrado, tanto na frente quanto no meio.. Uma dúvida também a queratina alisa?

  47. Você já ouviu falar nessa hidratação? Nesse caso como eu uso? Pois a raiz só meu cabelo é muito alta, só as pontas que são lisas.

    • Não conheço, infelizmente não sei te informar.

  48. São lisas devido ao efeito do selante.. Mas quando chegas nas pontinhas são ressecadas..

  49. Rubens

    To fazendo a opção 2 resulta muito bom. Para homens com o cabelo sem brilho e fraco recomendo.

  50. […] Saiba o que é, para que serve a queratina para os cabelos e aprenda como usar. Confira o post completo explicando tudo sobre a queratina. […]

  51. Simone

    Quero saber se eu posso passar nos cabelos unidos

  52. Sou loira, meus cabelos estavam poroso e elástico, usei a queratina líquida da Gold onde vendo na minha lojinha de cosméticos 10, minutos com enxágüar dez minutos depois, passar o creme novex repositor de massa nossa meu cabelo ficou maravilhoso

  53. Giane Brum Turgante

    Alguém pode me passar a composição da queratina líquida da salon line, por favor!

  54. altaides

    Vou usar a queratina no cabelo de uma cliente q esta com o cabelo muito danificado pelo processo químico,usarei queratina liquida da MUTARI fazendo os dois últimos processos e comentarei depois o resultado

  55. […] meninas… Confiram aqui a resenha da carga de queratina que recuperou meu cabelo e aqui tem o post do Novex repositor de massa. Se tiverem alguma pergunta, […]

  56. Kátia Rosane De La torre Figueiredo

    Uma cabeleireira fez luzes no meu cabelo e colocou na mistura do pó descolorante e da água oxigenada queratina líquida ,demora mais tempo para descoloração reagir no cabelo mas não danifica tanto o cabelo