Corpo Cosméticos Dicas Pele

Diário de uma branquela no verão (ou: como ficar bronzeada sem se queimar)

15/01/2015

Comentei no meu último post que mostraria com mais detalhes o esquema que criei para não ficar queimada na praia esse ano. Pois bem, agora vou contar como, FINALMENTE, estou mais bronzeada, sem ter virado um camarão e descascar (aleluia!).

Tomar sol nos horários adequados é fundamental, mas a gente sabe que nem sempre isso é uma realidade – especialmente nas férias, quando dormimos e acordamos mais tarde. Por isso, se estava na praia entre 10h e 16h, quando os raios ultravioleta são mais intensos, procurava ficar na sombra do guarda-sol – com um desvio aqui e ali para ir buscar uma batidinha de abacaxi dar um mergulho no mar.

No começo, não queria me arriscar e tasquei um protetor 50 – é chato de passar, esbranquiça a pele, faz meleca… Mas não tem jeito: protege como deveria. Depois de uns dias, comecei a passar o FPS 30. Isso tudo no corpo, porque no rosto passo sempre o 50 e, milagrosamente, fiquei bronzeada nessa área também (o que é ótimo, porque ninguém merece corpo moreno e cara branca).

Também levei água termal de LATÃO (300 ml) para ficar borrifando no corpo. É importante frisar que ela não protege do sol e pode até retirar o protetor, por isso me secava depois com uma toalha e repassava o fator 30 – dessa vez, em spray, porque odeio ficar me besuntando de creme quando estou suada e com areia por toda parte. Como a água termal é um produto caro, vejo muita gente colocar água mineral num borrifador, que funciona praticamente da mesma maneira – o intuito é refrescar, então serve!

No pós-praia, depois de tomar banho de água fria (ah, delícia!) e me secar, dava mais umas borrifadas de água termal para a pele se acalmar. Me secava novamente e aí passava hidratante no corpo e no rosto (dois diferentes). Isso é importantíssimo para manter a barreira hídrica da pele, que pode ficar esturricada com o sol – assim ela não descasca!

Como nem tudo é perfeito, me descuidei nos primeiros dias e levei uma tostada nas costas e na parte de trás dos braços. O motivo? Fiquei sentada embaixo do guarda-sol sem reaplicar o protetor, crente de que a sombra me protegeria nessa região, mas que nada: mormaço também queima! Aí apelei para o pós-sol (usei esse da Herbalife e o verdinho da Australian Gold, ambos com aloe vera) e ficou tudo certo. Não esqueci mais dessa parte dos nos dias seguintes!

Não é que exista um manual definitivo de como ficar bronzeada sem se queimar, até porque cada pele é uma, mas, para mim, as táticas funcionaram direitinho, depois de muitos anos me transformando de palmito a pimentão (hahahaha). Tem que ter paciência! O bronze perfeito não virá numa tarde de sol – eu precisei de uma semana para ver a pele escurecendo. E não dá para sair que nem louca passando óleo fator zero, porque é perigoso e pode envelhecer a pele.

Minha dica final é: tomem cuidado, saibam esperar e protejam-se. Mesmo com FPS 50 e 30 dá sim para ficar com a cor do pecado! Tô aqui pra provar pra branquelas de plantão que yes, we can!

você pode gostar também destes posts

73 comentários

  • responder May 15/01/2015 às 09:52

    Muito legal o post.
    Querem uma dica de bronzeado perfeito?? Passem parafina na pele ou tentem se bronzear dentro da água, pois ao mesmo tempo q ela te bronzeia te hidrata a pele. A gente aqui faz assim e sempre dá certo.
    Mas fiquem ligadas, dentro da agua bronzeia rapido… e logico nao esqueçam o protetor solar.
    Beijao.

  • responder Beatriz Nunes 15/01/2015 às 09:53

    Amo o Pós-Sol do herbalife!! Perfeito…

  • responder Fernanda Gabriela 15/01/2015 às 10:07

    Que cor lindaaaaaaa!!!!!!!! Parabéns, Thais!!! Acho lindo que o bronzeado é aquela lembrança das férias gostosas de verão que fica te acompanhando um tempo. 🙂

  • responder Débora Fernanda 15/01/2015 às 10:11

    Ótimas dicas!! o único produto que me ajuda a pegar um cor é o Australian Gold e depois muito hidratante para não descascar!!!

  • responder Amanda Kochmanski 15/01/2015 às 10:12

    hahaha só vc Thais, foi um posto um pouco engraçado vindo de uma “branquela”.. mas que bom que no final deu tudo certo e virou a musa do verão ;P

  • responder Stella 15/01/2015 às 10:33

    Precisa cuidar mesmo se não só ficam as lembranças da pele ardida e descascando kkkkkk. Thaís, seu bronze ficou lindo.

  • responder Renata 15/01/2015 às 10:38

    Esse Gel Suavizante da Herbalife é ótimo!! Tanto para pós sol quanto para picadas de pernilongos e cia, pós barba e pós depilação. Super recomendo!

  • responder Caciane 15/01/2015 às 10:39

    Thaís, gostei do bronze, eu sempre vou ao sol nos horários certos, por isso nunca me queimo, mas demora uma semana para pegar bronze, o importante tem que ir com calma, pegando sol aos pouquinhos.
    Bjussss.

  • responder Priscila 15/01/2015 às 10:44

    Arrasou no bronze, Thaís.
    PS: no blog da Marina Smith mostra uma pesquisa com os protetores (spoiler: sundown e nivea reprovados)

  • responder Raísa 15/01/2015 às 10:55

    ê adorei! Sou super branquela (super mesmo) e sempre acho que não vou conseguir mudar um pouquinho a cor sem deixar o protetor solar de lado. Entendi que com um pouquinho de paciência e tempo da certo sim. Valeu, Thais! 🙂

  • responder Karina Ayres 15/01/2015 às 11:08

    Musa do verão! Linda! Adorei a cor que ficou!

  • responder Roberta Martins 15/01/2015 às 11:11

    Oi Thais!Como vai??
    Dicas ótimas para aproveitar o verão,ficar com um bronzeado lindo!
    Abraços.
    Roberta.

  • responder Julia 15/01/2015 às 11:15

    Infelizmente a maioria dos protetores vendidos no Br foram reprovados no teste, com exceção do da Loreal.

    • responder Erika/SP 15/01/2015 às 11:29

      Chocada com o resultado do teste! Por sorte só tenho usado L’oreal…..

    • responder Priscila 15/01/2015 às 13:33

      Cenoura e Bronze também foi aprovado (por incrível que possa parecer)

    • responder Laís 16/01/2015 às 15:58

      Gente, vamos aprender a ler as reportagens INTEIRAS antes de opinar. O teste foi realizado em 2009 (apenas há 6 anos atrás ¬¬) e a Anvisa descredibilizou em razão da ausência de qualquer rigor científico e de nenhum membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia haver participado da pesquisa.
      Se ainda assim escolher acreditar no teste, tudo bem, mas é sempre bom dar as informações completas.
      Aqui o link do teste para quem se interessar: http://www.mulherdigital.com/protetores-solares-reprovados/

  • responder Erika/SP 15/01/2015 às 11:34

    Thais, feliz em saber que curtiu a beça suas férias!!! Este post veio a calhar pq com esse verão…..só por Deus!

  • responder Fernanda 15/01/2015 às 11:35

    Há dois verões estou usando essa estratégia “gradual” de pegar uma cor, e funciona mesmo!!! O melhor é que a cor fica por um tempo a mais, pois a pele não descama tanto! O teste dos protetores assustou mesmo!

  • responder Fernanda Penido 15/01/2015 às 11:43

    Adorei as dicas, Thais! Super úteis para as branquelas como eu! Também sempre começo com o 50 no corpo todo (eike preguiça!) e só depois passo para o 30! E com bastante experiência na transformação palmito-pimentão, ainda deixo outra dica: não se esqueçam de passar protetor em lugares estratégicos, como: peito do pé, orelha e linha divisória do cabelo (se não fou usar chapéu corre risco de queimar/tostar ai também)! 😉

  • responder Cristina Gomes 15/01/2015 às 11:46

    Oi Thaís!!
    Gosto muito desse tipo de post porque sou do tipo palmito. Não consigo ficar bronzeada, só vermelha. E para piorar se tomo muito sol nas costas me dá uma alergia terrível (coceira demais). Antes de ir de viajar eu tomo um antialérgico e aplico Ducilamina nas costas após o banho para não coçar.
    Li uma vez num comentária que uma moça foi recomendada pelo dermatologista a usar soro fisiológico. Nunca testei mas agora que lembrei vou comprar um borrifador e levar à praia caso não compre a água termal.
    Bjss

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 11:00

      Tadinha! Se cuide mesmo, você me parece ser SUPER sensível, bem mais do que eu me considerava.

  • responder Fiama 15/01/2015 às 11:48

    Adorei o nome do post rs e as dicas!

  • responder Laura 15/01/2015 às 12:09

    Adorei o post! Mais uma dica para quem é bem branca e não pega cor fácil: eu começo a tomar licopeno pelo menos um mês antes das férias, foi minha dermato que receitou – mas acho que não precisa de prescrição, é só pedir na farmácia de manipulação.
    O betacaroteno pra mim até funcionava mais, mas parei de tomar há muitos anos porque suspeitavam que fosse cancerígeno (o de farmácia! não o da cenoura!). Parece que agora voltou a ser indicado…

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 12:11

      Ahhh, o licopeno é aquele que tem no tomate, né? Interessante!

  • responder Andrea 15/01/2015 às 12:11

    Hey Thaís, we can!!! rsrsrsrs Eu sempre começo com o 30, só no colo que uso o 50 pq é ali que geralmente me tosto, e depois vou com 30 nessa região até o fim. Como acho que meu corpo foi feito de retalhos de pele, já que cada parte do meu corpo queima e pega cor de maneiras diferentes, tenho FPS do 8 ao 50, mas nos primeiros dias o 30 é fundamental para garantir a duração do bronze depois que venho embora. Pelo menos, foi isso que observei nas últimas vezes. Bjão

  • responder Heloisa Carvalho 15/01/2015 às 12:29

    Acho que essa dica de ir aos poucos funciona pra todo mundo! Porque mesmo quem tem a pele morena ou negra, se não se expõe ao sol há muito tempo, precisa de moderação, não adianta fazer aloka e se besuntar de óleo logo de cara!

  • responder Marcela Bini 15/01/2015 às 12:33

    Sou branquela e esse verão estou determinada e ficar nega. E estou conseguindo! Yaaay
    Nenhum segredo, como em Minas não tem mar, vamos pro… Clube! E só não tô junto na #piscininhadaSá pq moro em apartamento! Tenho ido quase todo dia das férias, mas mudei de estratégia esse ano: fico so uma horinha, uma hora e meia no sol… Dou um mergulho e vou embora! Pra que. Tem onde tomar sol sempre, é o bronzeado que nao descasca e fica bonito.
    Comecei com filtro mais alto tb (mas 30) e hoje to no 15, e com uma cor legal 🙂

  • responder Patrícia Gomes 15/01/2015 às 13:16

    Adorei o post! De utilidade pública…

  • responder Keka 15/01/2015 às 13:28

    Eu uso o fator 60 da Natura, que rende muito e não precisa ficar reaplicando toda hora… Já estou ficando bronzeada também. Fui à raia uma vez em Dezembro e outra agora em Janeiro.
    O segredo é se hidratar muito e não ficar se torrando no sol o dia todo, isso estraga a pele, quem ainda é louca de fazer isso verá o resultado quando a “idade chegar”…

  • responder nathalia 15/01/2015 às 13:29

    Hahaha… adorei as dicas… como algumas outras meninas, tenho desde óleo fps 4 até o filtro fps 70… hahaha.. cada parte do corpo recebe um diferente.. mas isso é fato, devagar se vai longe… ficou com uma cor ótima!! Ah, e quanto à pesquisa que saiu no blog da marina smith, ela é um super alerta! Porém, vale dizer que foi feita em 2009!!!!! A maioria das marcas teve suas fórmulas alteradas, inclusive também por causa dessa pesquisa aí!

  • responder Márcia Daniella 15/01/2015 às 13:31

    Faço parte do time das que fogem do sol, mas entendo que quem deseja um bronzeado com segurança não pode vacilar e tem que ter muito cuidado. Eu mesma, que sou morena, quando era adolescente vacilei e fiquei toda descascada e manchada. Por isso, traumatizei, rs, rs

  • responder Fê R. de Souza 15/01/2015 às 13:34

    #DicadeBraquela Sempre passo o protetor em casa, tipo a hora que acordo, ou pelo menos antes de colocar toda a roupa, quando estou na praia ou vou para a piscina. Isso ajuda a não ficar vermelha, pois o protetor seca e meio que penetra na pele de verdade. Depois durante o dia é muito mais sossegado.

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 12:09

      Também faço assim! Me besunto pelada mesmo, espero absorver e só depois visto o biquíni!

  • responder Marina G. 15/01/2015 às 13:40

    Gostei das dicas! Sou bem branquinha e vou segui-las da próxima vez que for para a praia.
    O que eu gosto de fazer, quando dá tempo, é uma semana antes de ir para a praia, tentar pegar pelo menos 10 minutinhos de sol por dia no pátio de casa para já chegar com uma corzinha na praia. Aí a pele já chega na praia preparada para o solzão!
    Beijos.

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 12:08

      Boa! Pegar sol na laje é o que há! Ahhh, se eu tivesse uma… hahahahahaha

  • responder Rafaela Prado 15/01/2015 às 14:26

    Sou branquela também e desde o ano passado adotei esse esquema do bronzeado natural, não se pode ter pressa para adquiri-lo, mas depois ele dura que é uma beleza.

  • responder Paola Alves 15/01/2015 às 15:29

    Thais, eu nem fico no sol quando vou à praia, só debaixo do guarda sol mesmo cheia de protetor solar e mesmo assim queimo muuuuuuito! Mormaço queima e queima bastante! Queimo assim, porque minha pele é morena e dai tem maior probabilidade mesmo, mas enfim! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Danielle dos Anjos 15/01/2015 às 15:32

    Uma sacanagem nós branquinhas ficarmos vermelhas.

  • responder Carol Freitas 15/01/2015 às 17:07

    Thais, me identifiquei muito!

    Sou muito branquela e nunca fico bronzeada. Protetor filtro 1000 sempre!

    Beijos!
    http://asrendeiras.com/

  • responder Estela 15/01/2015 às 17:48

    Lembrando que bronzeado envelhece sempre,não precisa ficar vermelha…não sei pq aqui no Brasil criou-se essa cultura do ‘todo mundo da mesma cor,e essa cor é bronzeada’. Pura besteira. No Japão é o contrário. Eu sou da opinião q minha cor é assim mesmo (branquela) e foda-se se a sociedade n aceita.

    • responder Heloisa 16/01/2015 às 02:51

      Concordo totalmente! Sou bem clara e tenho a não tenho a menor intenção de me “bronzear”, fujo do sol como o diabo foge da cruz. Mania ocidental de achar que todo mundo tem que ter a mesma cor, como se todo pálido fosse doente e todo corado fosse saudável. Na real estou bem irritada com uma mancha de sol no meu decote e ombros. Tinha um compromisso e acabei indo à pé no sol, no início de novembro. Esqueci o protetor e… mancha vermelha ridícula com a marca do vestido. Não tou mais usando decote nem blusas de ombro cavado pra proteger a área do sol totalmente, e com protetor embaixo e sombrinha por cima quando vou trabalhar e tem sol… e a mancha ainda não saiu!

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 12:07

      Ah, gente. Isso é muito relativo. Há quem prefira ficar branca, há quem não prefira… Eu gosto de um bronzeadinho no verão, me sinto bonita. Mas também me sinto bem sendo branquinha! Então vai muito do que a pessoa curte, nada é obrigatório! 😉

  • responder Paula 15/01/2015 às 21:19

    Esse protetor da Nivea, Protect and Bronze, é bem bom (sinceramente, não sei se dá pra confiar nesses testes que apareceram por aí…): usei, não me queimei (sou super branca) e fiquei bronzeada. Dois detalhes: 1) tem um cheiro horrível; 2) mancha roupa branca. Minha saída de praia – nova – ficou marrom…

  • responder Renata 15/01/2015 às 21:37

    Thaís também estou nesse projeto!!! E, pela primeira vez em anos, eu (branquela!) peguei um bronze! Estou impressionada com o que uma corzinha pode fazer pela gente.. Dá aquele viço, uma cara de saúde, não só no visual, mas também no espírito!
    Estou usando o Sundown Gold fator 30 em spray e estou amando! Ele tem urucum e umas vitaminas na fórmula! Achei bem fácil de passar, o que é super necessário para nós, branquejas, não ficarmos cheias daquelas manchas inesperadas! E de pós sol costumo usar o da Nívea (que tem uma textura ótima, bem hidratante) e borrifando água termal – que guardo na geladeira para dar aquele up! na refrescância – nas áreas onde eu sinto a pele um pouco mais “esticada”.
    Bom, boa sorte no seu projeto e divirta-se! #branquelasunidas ????
    Beijos

  • responder Luana 15/01/2015 às 22:23

    Este da bioré não é resistente e água e suor
    pra praia seria melhor o perfect milk ^^

  • responder Bárbara 15/01/2015 às 23:05

    Adorei as dicas do post, mas o que me chamou atenção mesmo foi o pós sol da Herbalife, nem imaginava que existia.

  • responder Bruna Farias 16/01/2015 às 00:30

    Proteção nunca é demais pras branquinhas!! Apesar dos pesares sua cor ficou linda! Bjo

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 16/01/2015 às 10:02

    Proteção sempre! Se eu ficar sem usar protetor no corpo… já o resultado :p e até mesmo com protetor com fator baixo eu me queimo.
    Eu não gosto de me bronzear, mas preciso em apenas uma parte do braço para tirar o aspecto “braço de caminhoneiro” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • responder Renata 16/01/2015 às 10:25

    Acho bacana mas pra mim…preciso de muita proteção solar

  • responder Jade 16/01/2015 às 10:36

    Também sou das branquelas que ficam vermelhas mesmo embaixo da sombra o tempo todo. Não consigo ficar torrando no sol, já tentei e não aguento 5 minutos. Aprendi a não me incomodar mais com minha branquelice. Mas adorei a ideia da água mineral pra refrescar. Eu desenvolvi alguma alergia toda vez que entro no mar, minha pele (especialmente rosto e pescoço) fica cheia de placas vermelhas e coçando bastante. A única coisa que acalma é água termal ou soro fisiológico, que levo num frasquinho com spray. Mas é tão chato que agora quando vou à praia raramente entro no mar. Era minha parte favorita 🙁

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 12:03

      Ai, que saco! Mas você sabe que uma vez desenvolvi alergia ao sol? Ainda bem que passou e nunca mais!

  • responder Mylena Peres 16/01/2015 às 10:43

    Thaís tá super musa do verão mesmo 🙂
    Bronzeou super bonito!

  • responder Nana Bastos 16/01/2015 às 11:32

    Ah Thais, eu perco minhas esperanças!! Nada resolve a brancura dos meus palmitões!! Ja fiz um processo bem parecido com o seu, consigo até atingir um bronze nos braços e colo mas nas pernas de jeito nenhum!! Mas nunca deixo de me proteger…

    http://www.beautyterapia.com.br

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 12:02

      As minhas pernas também nunca bronzeiam! Sempre ficam diferentes do restante, snif, snif!

  • responder Polyana 16/01/2015 às 13:26

    diário de uma branquela, foi ótimo rsrsrsrs Ficou lindo teu bronzeado Thais. Aproveite enquanto ta moreninha para usar e abusar das saias e blusas de alcinha 🙂

  • responder Fernanda Pimentel 16/01/2015 às 14:53

    Oi Thais! Sem querer, fiz o mesmo que tu: nos primeiros dias FPS 50 no corpo e no rosto, depois que peguei uma cor diminui ofps do corpo pra 30. Deu super certo! Também sou branquela e não pego cor fácil. Dessa vez, fiquei com um bronze que td mundo elogiou! Não adianta! Pra nós branquelas, tem que ter cuidado e paciência pra pegar uma cor saudável!! Bjus

  • responder Mah 16/01/2015 às 18:44

    Eu sempre uso fator 50 ou +, mesmo não sendo branquela. Como qualquer bronzeado é uma agressão a pele sempre abuso do protetor solar, nas férias passada eu até peguei uma corzinha no corpo e é porque não reaplicava protetor o suficiente depois de se molhar, mas no rosto não descuidei nem um pouco, ficava com o rosto esbranquiçado mesmo.rsrs

  • responder Miriã Andrade 18/01/2015 às 01:26

    Que maravilha de cor, Thais! Quero ver se consigo pegar um bronzeadinho básico assim também no final de janeiro, vou para Porto Seguro, que ansiedade!! Não ficando um pimentão, como sempre, já está valendo! 😉

    • responder Thais Marques 21/01/2015 às 10:54

      Que delícia! Aproveite muito.

    • responder Miriã Andrade 17/02/2015 às 22:21

      Obrigada,Thais! Aproveitei bastante sim, foi a primeira viagem para o nordeste que fiz e amei! Já estou com saudades de lá, que lugar lindo! <3

  • responder Dany Dyva 18/01/2015 às 22:00

    Tá linda, tá lacrando tá pronta pra a vida dazinimigas mais difícil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • responder Mônica 19/01/2015 às 00:53

    Estou tentando seguir a dica de ir aos poucos. Não adianta querer colocar o bronzeado em dia,de uma só vez!
    Thaís,ficou com uma cor linda!
    Doida para conseguir um bronze tb,vamos ver no que dará.
    Bjs!

  • responder Michele Bdz 20/01/2015 às 11:52

    Dicas perfeitas… afinal não adianta se queimar, descascar e desbotar em 3 banhos..
    O ideal é ter paciência e sempre se proteger..

    Parabéns pelo post!

  • responder Ninna 20/01/2015 às 20:44

    Neste verão eu também estou seguindo um “manual” para me bronzear sem virar camarão rs
    Estou usando um protetor 30 para o corpo da La Roche, outro fator 50 da Vichy no rosto, protetor labial da avon, pós sol da cenoura e bronze e muuuito hidratante todos os dias depois do banho! Até agora está dando certo 😉

  • responder Marjhory 20/01/2016 às 23:08

    Fui pra praia esses dias, e queria pegar uma cor (porque sou branca, muito branca mesmo),me enchi de protetor, e fiquei exposta ao sol, fiquei toda vermelha!
    E dai no outro dia de praia tive que ficar no quarda-sol, e mesmo assim fiquei um pouco mais vermelha!
    Estou querendo ter um bronze daqueles e não sei o que fazer, mais obrigadas pelas dicas, na próxima vez vou usa-las

  • responder White 09/01/2019 às 22:41

    Vocês mulheres ainda é aceitável ser muito branca, agora no meu caso sou homen, sou extremamente branco mas digo branco tipo cor de folha de sulfite kkk… Meus pés e pernas são transparentes, apenas nos braços e pescoço tenho um cor mais normal, resultado disso é eu não poder usar bermudas, não pode ir a praia, único jeito viável para acabar com esse sofrimento é fazer a pigmentação de pele por meio de tatuagem, semelhante ao que fazem aquelas pessoas que tem vitilico. Já perdi umas 4 namoradas por causa disso, queiram ir pra praia e eu recusava ir por medo do sol e vergonha.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB