Dicas Marina na França

Férias no frio [1/2] – O que levar?

20/11/2014

Acho que definitivamente o tema que mais recebo perguntas/emails/comentários por aqui é sobre como se vestir no frio europeu. Por isso, resolvi aproveitar que o clima está começando a esfriar por aqui (atualmente as temperaturas estão bastante amenas para essa época do ano em Paris, variando entre 10 e 15 graus, ou seja, super tranquilo – já vim para cá nesse mesmo período em outros anos e peguei muito mais frio) e dar dicas sobre o assunto – obviamente elas valem para qualquer país com clima gelado, só usei como exemplo a França porque é aqui que eu moro.

Bom, dividi o tema em dois posts que entram no ar hoje (no caso é esse, der!), amanhã. Vou falar do que levar na mala e do que comprar no seu destino. Se vocês acharem que faltou algo, posso voltar a abordar o assunto novamente também. Bora?

1) Invista sempre em camadas!
Bom, enquanto no inverno curitibano a gente congela em todo lugar, aqui todos os ambientes internos são aquecidos. Ou seja, não adianta nada por uma blusa de lã pesadona, depois um casacão, 15 calças e andar rolando. Use camadas finas e tecidos quentinhos (tipo lã e cashmere) e depois complemente com um casacão para dar conta do frio em ambientes abertos. Ou então você vai sofrer com calor cada vez que entrar numa loja ou parar para almoçar, por exemplo.

2) Meia-calça, essa linda.
Muita gente me pergunta se dá para usar vestido e saia no inverno e olha, vou confessar que não entendo muito essa pergunta – já comentei antes aqui no blog e repito: meia-calça é MUITO mais quentinha que calça jeans. Obviamente não estou falando das fininhas, e sim das com trama bem fechada, mais grossas, de lã e/ou forradinhas (esse é um tópico ao qual vou voltar nos próximos posts ainda!). Elas são super quentinhas e ficam coladas na pele, ou seja, sem espaço para o vento entrar – além de que são molinhas e gostosas, não um tecido frio e duro tipo jeans (ok, eu não curto calça jeans, mas meu ponto é válido mesmo assim).

Além disso, vou dar o conselho que sempre dou para as amigas que me perguntam o que trazer – enquanto três calças ocupam um espação na mala, uns cinco vestidos enroladinhos ocupam tipo 1/3 do espaço. E não estou falando de vestidos específicos para inverno, eu uso qualquer um, incluindo meus vestidos de verão mesmo.

3) Não esqueça dos acessórios
Luvas, cachecol e gorro são praticamente indispensáveis no invernão porque as mãos e orelha gelam mesmo – e cachecol para não deixar entrar vento pelo pescoço. Fora isso, voltando à dica 1, é mais fácil você entrar num lugar e tirar o cachecol se sentir calor do que ficar suando numa blusa grossa de gola alta.

4) Casacão e bota: um de cada!
Numa mala de inverno, esses dois itens ocupam muito espaço – além disso, como na Europa e Estados Unidos (que acho que são os destinos mais comuns) esse tipo de roupa é mais barato que no Brasil, muita gente acaba comprando durante a viagem. Ou seja, não encha a mala com mil casacos volumosos. O mesmo vale para o sapato – eu já passei uma viagem curta, de uns 12 dias, com uma bota só. Nesse caso, é bom escolher uma que você tenha certeza que é confortável e que seja fácil de por e tirar (especialmente se você for passar por muitos aeroportos). Eu evito tênis – os tipo All Star tem sola muito fina e deixam os pés frios e os de academia além de serem feios (risos, desculpa) ainda podem molhar na chuva ou neve.

Bom, espero ter ajudado um pouquinho quem vai tirar férias no frio – amanhã estarei de volta para falar de itens que vale a pena você comprar no destino mesmo.

você pode gostar também destes posts

39 comentários

  • responder Bárbara 20/11/2014 às 10:42

    Marina, o post ficou muito bom. Deu até vontade de viajar para um lugar frio.
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  • responder Fernanda Gabriela 20/11/2014 às 10:49

    Excelentes dicas. Já fui daquelas que se enchem de calças jeans e que levam 3 all stars para o frio. Hj sou tão traumatizada que tento viajar sempre em épocas de tempo mais ameno para sofrer menos.

  • responder Fernanda Penido 20/11/2014 às 11:02

    Hahahaha… Adorei o post e suas opiniões! #marinasincera

  • responder Caroline Andrade 20/11/2014 às 11:20

    Fiquei muito feliz em ter a minha solicitação atendida.
    Amei as dicas.
    Conte sempre com a leitora aqui.

    bjs

  • responder Andrea 20/11/2014 às 11:31

    Oi Marina, sou adepta das meias tb! Eu incluiria na minha mala as leggings. Mas não qquer uma, essas mais estilo montaria e arrumadinha, em um tecido mais encorpado ou que são forradinhas por dentro. Principalmente para o avião. 😉

  • responder Andrea 20/11/2014 às 11:33

    Se são forradinhas só pode ser por dentro. Sorry pela redundância. #leitoradesligada

  • responder karla 20/11/2014 às 11:35

    Bem bacanas essas dicas e é por ai mesmo a coisa!!! Camadas e mais camadas!!!! Uma coisa que fazia quando morei ai e levo pra vida, era sempre usar uma blusinha de algodão, mas ajeitada (tipo aquelas de neném, acho que se chama mijão?!!?), como primeira camada. bjs

    • responder Lilian 21/11/2014 às 10:48

      pega-loco

  • responder nathalia 20/11/2014 às 11:44

    Ótimas dicas!!!! Também adoro meias e as acho mais quentes que calça jeans… no invernão de curitiba uso as meias E as calças jeans por cima… hahahaha…

  • responder mani 20/11/2014 às 11:50

    Muito boas tuas dicas Marina!! Percebe-se que vc tem conhecimento de causa. bj

  • responder Jade 20/11/2014 às 11:58

    Quando vou para um lugar frio e digo que só vou com meia-calça e uma calça jeans (no máximo, pois também não gosto) só faltam me crucificar. Além de ficar mais bonito com sobretudo e casacos mais arrumados, é muito mais quentinha.
    Já quando alguém diz que vai com tênis de academia, eu que crucifico hahaha. Também acho muito feio.

  • responder Luciana 20/11/2014 às 12:54

    E botas de couro para frio, chuva e neve? Moro em lugar quente e nunca viajei nessas condições. Já li que botas assim não protegem, além da maioria não ter o solado apropriado. Enfim, pretendo fazer uma viagem no inverno e o sapato é o que mais me neura.

  • responder Danielle 20/11/2014 às 13:27

    Oteeeemas essas dicas Mari… Se der vc poderia falar de botas no inverno. Tb sou adepta a vestidos com meia calca no inverno mas nunca sei se estou acertando na bota. Sou baixinha, adoro usar saia com meia no inverno mas acho que fico um horror quando coloco botas sem salto e muitas vezes desisto pq não da para andar de salto alto o dia todo ne. Xoxo Dany

  • responder Marina 20/11/2014 às 13:29

    Olá chará, haha
    Achei muito válidas suas dicas!
    Estou indo pra Europa início de dezembro e estava super na dúvida sobre levar saias, vestido e principalmente se daria de usar meia-calça! Simplesmente amo e estava ficando triste com a ideia de não poder usar uns looks mais estilosos e ter que andar só no estilo “pinguim”, mas agora vi que será possível ousar um pouco mais!

    Obrigada e estou ansiosa para as próximas dicas!
    Beijinhos

  • responder Gili 20/11/2014 às 13:52

    Muito bom esse post, amigue!

  • responder Márcia Daniella 20/11/2014 às 14:15

    Amei as dicas,Marina. Um Eurotour está na minha lista de planejamento futuro e vou favoritar esse post!

  • responder Michele Bdz 20/11/2014 às 14:38

    Amei as dicas!

    Deu uma saudade danada do frio…rs

  • responder Priscila 20/11/2014 às 14:50

    Amo frio…ai que saudades!
    Gostei muito da luva de poá

  • responder Caroline Maciel 20/11/2014 às 15:57

    Amei o post. Marina fala mais de sapatos, sobretudo botas com solado apropriado pra neve, tenho muitas dúvidas sobre o assunto, se pode usar bota de couro ou não..

    • responder Marina Fabri 21/11/2014 às 06:09

      Pode usar de couro, sim – é o que eu uso, já que água/neve estraga as de camurça. Se tiver a sola mais grossinha ou de borracha, melhor!

  • responder tania 20/11/2014 às 16:09

    Ai que post otimo! E olha que nem vou viajar…mas aqui pra Ctba,gostaria que voce falasse mais ,ou mais dicas sobre vestidos com meias calças e botinhas,que combinam com o “calor/verão” curitibano! 😀

  • responder Letícia Lumi 20/11/2014 às 19:27

    “Muita gente me pergunta se dá para usar vestido e saia no inverno e olha, vou confessar que não entendo muito essa pergunta” UAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHA AMEEI!
    É bem isso mesmo Marina!
    Também não uso jeans, é duro demais, que coisa horrível…
    Uma dica: aquela segunda pele fica ótimo, além de esquentar pra caramba, te mantém “sequinha”, sem precisar usar mil camadas de blusas 😉

  • responder Marina 20/11/2014 às 20:34

    Infelizmente essas dicas não servem para os EUA, aqui em Michigan onde moro, está fazendo -14 graus esta semana. Portanto, não tem muito como querer ficar bonitinha… o negocio é colocar uma legging mais uma calça flanelada e um jeans por cima. o casaco tem que ser daqueles de gominhos (que lembram o boneco da Michelin), gorro, protetor de orelhas e cachecol são indispensáveis. Mas o pior são as botas de neve, ô coisa feia, mas sem elas a neve entra no calçado e os pés congelam!

    • responder Marina Fabri 22/11/2014 às 09:12

      Já peguei -8 e sobrevivi muito bem com minhas próprias dicas 😉

  • responder Polyana 20/11/2014 às 22:15

    ótimas dicas, Marina. 🙂 Muito útil para quem mora no calor, que quando viaja para uma cidade fria, não faz ideia do que levar 😉

  • responder Dany Stacy 20/11/2014 às 23:41

    Dicas magnânimas Marina. Ótimo post!E to esperando pelo o de amanhã
    Bjssssssss

  • responder Tatá 21/11/2014 às 08:19

    Obrigada pelas dicas, Marina !! Eu moro no calor do interior de SP e não estou acostumada com muito frio, Sabe que eu até evito viajar para lugares em épocas frias por conta da mala !

  • responder Paola Alves 21/11/2014 às 08:30

    Amei as dicas! Ser inteligente ao fazer as camadas é essencial e muita gente acaba não sendo e só pensa em ficar quentinha colocando mil blusas ASHUAHSUHASUASH http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Lilian 21/11/2014 às 11:01

    Nos últimos anos, aqui em Curitiba, o papai noel tem vindo na última moda…com geada, frio, chuva…..acho que muita coisa pode ser aproveitada para o verão curitibano…kkkkk….

  • responder Lays Miranda 21/11/2014 às 12:49

    Marina, seu post veio NA H-O-R-A! hahahaha!
    Quarta-feira embarco para Aix-en-Provence, na França. Depois, passo por Barcelona também. E, pelo que vi, eu tô bem espertinha na minha mala hahahaha.
    Tô levando basicamente camadas de roupas, do jeitinho que vc tá ensinando! Minha mala tá recheadinha de cachecol, gorro, luva, meia-calça…
    E já fiquei ansiosa pelo post de amanhã, porque pretendo comprar algum casaco mais quentinho por aí mesmo.
    Beijo!

  • responder Roberta Martins 21/11/2014 às 15:35

    Olá.Sugestões incríveis.Adorei.
    Abraços,
    Roberta.

  • responder Sylvia Aline 21/11/2014 às 16:01

    ótimas dicas, até para quem mora em lugar quente como eu e vai viajar para Gramado/RS ou outra cidade bem fria

  • responder Larissa 22/11/2014 às 20:09

    Dá até um minitreco pensar em usar essas roupas aqui pelo Brasil, agora! hahahahah

  • responder Carol Magnani 24/11/2014 às 10:44

    Marina, mandou muito bem nas dicas. Eu viajei pra Europa no fim do ano passado e levei um allstar e uma bota. Usei o tênis uma vez e quase congelei. Foram quase 20 dias de bota, por isso recomendo levar talco pro sapato..hehehe.
    E, como moro numa cidade muito quente, usava meia-calça e calça por cima…mto friorenta…hehe
    Mas agora quero voltar na primavera e ver td q vi cinza, agora colorido…bjs!!!

  • responder Talita 24/11/2014 às 10:52

    Oie, Marina!!
    Amei a dica, estou tentando organizar uma mala para Patagônia, na Argentina. Estamos no verão, entretanto, a máxima por lá é 18C e a minima é 5C. Gostei muito das dicas, Moro em Uberaba/MG, não conheço o frio… rsrsr, media aqui é 30C, chega a 36C, fácil.
    Caso tiver alguma dica, pra me ajudar arrumar a mala. rsrsrs
    Obrigada.
    Bjs.

  • responder Miriã Andrade 24/11/2014 às 17:55

    Ótimas dicas, Marina, gostei de todas! 😉

  • responder Paloma 25/11/2014 às 23:27

    Ainda não tenho essas meias felpudas, mas vou encomendar na Uniqlo pra entregar na casa do meu tio, que é pra onde eu vou nas férias e lá faz bastaaaante frio! Também não suporto calça jeans e uso vestidos de verão no inverno.

  • responder Larissa 28/11/2014 às 17:53

    Marina, que dicas maravilhosas! veio na hora certa! pensei na mala exatamente como você explicou: camadas, investir mais em meia calça do que jeans. mas ainda tenho uma dúvida… BALADAS na Europa, como sobreviver? vou passar o ano novo em amsterdam e não sei MESMO como programar a roupa. Meia calça quente, sapatilha, vestido sem manga e o que por cima? só um casaco de lã, como saímos aqui no paraná quando está frio? ou algo diferente disso? se puder dar uns palpites, agradeço! beijos 🙂

  • responder Marcas de cosméticos para comprar na França » Coisas de Diva 30/11/2014 às 13:30

    […] da questão do frio (que já abordei aqui e aqui), outra coisa que me perguntam muito é sobre o que vale a pena comprar na França quando o […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB