Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Lá em agosto, contei no nosso Instagram sobre o curso de cores que fiz com a consultora de imagem Cris Bemvenutti, estão lembradas? Pois chegou a hora de falar um pouquinho mais a esse respeito. Por isso, nós duas preparamos um post especial sobre como usá-las a nosso favor!

Vocês já devem ter percebido que, às vezes, usamos uma cor que faz todo mundo nos elogiar e, em outros momentos, quando escolhemos uma diferente, as pessoas ficam perguntando o tempo todo se estamos doentes ou se não dormimos direito. Sabem por que isso acontece? Porque cada uma de nós tem cores que iluminam e cores que nos fazem parecer abatidas. A paleta de cores certa é capaz de nos iluminar!

Ok, mas como a gente faz para achar nossa paleta de cor?

As cores que usamos nas roupas têm pigmento, que, por sua vez, têm uma temperatura e um tom. Em cada rosto, também existem pigmentos – na pele, nos olhos e no cabelo. Assim como nas roupas, eles têm uma temperatura e um tom. O que nós temos que fazer é achar o tom e a temperatura da nossa pele, dos nossos olhos e do nosso cabelo e fazer a mesma coisa com as cores que vamos usar.

Quando usamos nas roupas a mesma informação do nosso rosto, vamos parecer bem e, no caso contrário, as pessoas podem dizer que estamos apagadas, sem vida. O que explica tudo isso é a color wheel, ou círculo cromático, que divide as cores em temperaturas (quente/fria) e tons (do mais escuro para o mais claro). Vejam aqui embaixo como é:

Color Wheel

Na divisão convencionada, a parte da direita fica com as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo. Já na da esquerda estão as cores frias, como verde, azul e roxo. Essas são, portanto, as temperaturas das cores! Na color wheel, também tem os tons, que podem ser mais claros ou mais escuros!

Muito bem, agora vamos pensar no nosso rosto. A primeira coisa que a gente vai ver é a temperatura e o tom da pele.

Para fazer o teste da temperatura, é preciso tirar a maquiagem, colocar o cabelo todo para trás e se posicionar na frente do espelho, preferencialmente sob a luz natural. Primeiro, aproximem um tecido pink e outro laranja embaixo do rosto (na região do colo). Depois, experimentem com preto e marrom e, em seguida, com prata e dourado. Observem qual dessas cores deixa a pele mais harmoniosa, o olho mais brilhante – é perceptível aquilo que agrada mais ao olhar!

Se a resposta for:

Se a resposta for:

Quem ainda tiver dúvidas, pode responder mentalmente à pergunta: “quando eu tomo sol, minha pele bronzeia ou costuma ficar vermelha e descascar? As que se bronzeiam com facilidade têm pele quente – caso contrário, ela é fria.

Depois que decidimos a temperatura, vamos para o tom. Via de regra, existem três: claro, médio e escuro, exemplificados pela montagem acima. Se vocês tivessem que decidir em qual desses pontos estão, qual seria o seu tom? O meu, por exemplo, é claro, porque sou bem branquinha.

Acharam? Ok, vamos para os olhos! Olhos azuis, azuis acinzentados, violeta e pretos têm cor fria. Olhos castanhos, verdes, verdes amarelados ou mel são quentes.

E, para finalizar a descoberta, agora vamos para o cabelo. Cabelos loiros amarelados, loiros naturais, vermelhos, castanhos e castanhos avermelhados são quentes. Cabelos loiros acinzentados e pretos são frios. Também é preciso verificar o tom dos cabelos: claro, médio ou escuro.

Para tornar isso tudo mais claro, vamos usar como exemplo a atriz Courteney Cox. Vejam só suas características:

Pele: fria e clara
Olho: frio
Cabelo: frio e escuro

A paleta de cores dela é, portanto, fria e clara (por causa da pele e dos olhos) e, ao mesmo tempo, fria e escura (por causa do cabelo). Podemos usá-las juntas porque existe contraste entre a pele e o cabelo, o que permite a repetição desse padrão nas cores das roupas. E a Courteney sabe bem disso, tanto que usa muito preto, branco, azul e cores frias no geral!

E é assim que vai, meninas! O importante é saber identificar as características do conjunto de cada uma (pele, olhos e cabelos), para então decidir a temperatura e o tom da paleta de cores a ser usada. Vale dizer que nada nesse mundo é regra e que cada uma usa aquilo que quer, mas podem ter certeza de que, seguindo esse guia, o visual vai ficar mais harmonioso!

Eu, por exemplo, intuitivamente sempre escolhi as cores mais frias, junto com preto e branco. A explicação é óbvia: pele fria e clara com cabelo frio e escuro só podia dar nisso!

A Cris é uma verdadeira especialista em imagem e, além do trabalho de consultoria personalizada, também faz cursos para nos ajudar a entender sobre nossas cores e formas, usando roupas e acessórios sempre a nosso favor! Para ficar de olho nas novidades dela, vale curtir a fanpage da profissional no Facebook!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
49 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. vereidiana

    Amei essa postagem adoro tá por dentro das modas e principalmente quando fala sobre corres.

  2. Estela

    Acho isso tudo meio relativo…meu olho é meio verde meio azul…e eu sou toda clara,fico horrível com cores claras…em compensação, aparentemente tenho pele fria, mas fico bem com cores quentes escuras e cores frias escuras

  3. Priscila

    Gostei muito da ideia do post, mas também achei meio relativo.
    Tenho pele bem clara (mas quando tomo sol bronzeio com facilidade, mas não gosto de ficar morena), meu cabelo é castanho médio e olhos castanhos…e me sinto muito melhor com tons de pink, preto, branco..

  4. Carol

    Thais, mudando de assunto, e a sua bolsa personalizada do mims? Não vai mostrar pra gente como ficou (aquela verde menta)?

  5. Márcia Daniella

    Post super instrutivo!!! Bacana mesmo!!! Ah, e vou fazer coro com a Carol: mostra a bolsa personalizada da MIMs!!! Eu já comprei uma também e amei!!! Qualidade impecável!!

    • Eu coloquei num comprinhas do mês ela prontinha! Você chegou a ver? 🙂

  6. Adelina

    O meu de certinho:
    Pele quente e média
    Olho quente
    Cabelo quente e médio

  7. Dany Stacy

    Ameeeeeeeeeeeeeeei o post. E eu acho que todas essas cores combina comigo, sou uma pavoa misturada com um ”Quê” de arara, todas essas cores me amam menos a bitch da beje, ela me odeia cegamente…

  8. Carolina

    Oi thais. Há uma convenção de chamar vermelhos e afins de cores quentes. Mas, se de fato estamos falando da temperatura das cores, medida em Kelvin, o azul é a cor mais quente (como já dizia o nome do filme…). Mas isso é apenas uma observação nerd que não faz diferença! 🙂

    • Uau, que física essa menina! hahahaha É, mas no caso dessa convenção, azul é frio e vermelho é quente mesmo! Mas tô ligada no que você tá falando – a chama azul do fogão é sempre a mais perigosa, né?

  9. Tamiris

    E quando a pele é fria e clara,cabelo frio e escuro e olho quente? ahahaha bjoos!

    • Karina

      Pois é, fiquei nessa tb. Sigo usando o que acho que fica bem em mim. =)

    • Essa sou eu! hahahaha Meus olhos são quentes também. Mas o cabelo e a pele chamam mais a atenção – e é por isso que faço mais ou menos como o exemplo da Courteney Cox, apesar de ela ter olho frio também!

  10. Caroline Johner

    Eu fiquei confusa!
    Minha pele é fria e clara, mas meus olhos são verdes, ou seja, quente e claros. Meu cabelo é castanho médio: quente e médio.
    Isso significa que posso usar qualquer cor e tom?

    • Olha só a dica que dei ali embaixo pras meninas! 🙂

      O importante é que você pense na harmonização. Por exemplo: suas roupas podem seguir o padrão da sua pele, e os acessórios, dos seus olhos e cabelo (especialmente os brincos e as sombras/lápis/delineadores)!

  11. Soraya

    Thais, por que o pink resulta em pele “fria” se esta cor está no lado “quente” do círculo cromático?

    • Natália

      Acho que é pq a pele se divide em dois tons: rosados e amarelados. O rosado representa os tons frios pq quem tem a pele assim possui veias mais azuis e o amarelado os tons quentes. Lembro que li sobre isto uma vez, mas não lembro ao certo! rsrs

    • É exatamente o que a Natália explicou! No entanto, estou meio cabreira com esse círculo cromático que coloquei aí, porque o rosa é, sim, frio! Vou verificar e mudar para ficar mais claro. Desculpe a confusão!

  12. Paloma

    Gostei do post! Tenho pele fria, cabelos e olhos quentes e acho que as cores que mais valorizam são preto, vinho e principalmente vermelho, que é a minha cor favorita e sempre comentam que fico bem com ela 🙂

  13. Oi, Thaís! Adorei o post, é bem divertido pensar nisso! Eu só fiquei um pouco confusa porque tenho pele muito branqunha (fria e clara), olhos castanhos/verdes (quentes) e cabelo castanho escuro (quente). Mas acho que entendi o funcionamento da coisa!
    Beijos!

    • É, pelo visto temos bastante meninas de pele fria e cabelos/olhos quentes. Vou repetir a dica que dei ali embaixo pra você:

      Siga a temperatura da sua pele, que é fria, pras roupas que estão mais próximas ao colo e pernas (caso as mostre!) e aposte nas cores quentes pra maquiagem dos olhos e acessórios, como os brincos. 🙂

  14. […] de Diva – Como usar as cores a seu […]

  15. Ariane

    Tenho olhos e cabelos quentes. Pele fria, porém me bronzeio e não fico vermelha. Fico bem de pink, preto, azul e laranja. Não sei o que sou, acho que um ET.

  16. Minha cartela é quente,mas adoro preto e azul!rsrsrsrsrs

  17. Flávia

    Thais, fiquei com uma dúvida.
    Minha pele é fria e branquinha, portanto fria e clara.
    Meu olho é verde, portanto quente.
    Meu cabelo é castanho claro, portanto quente e claro.
    E ai, minha paleta de cores é fria e quente?

    • Flávia, aqui vale a mesma dica que eu dei pra Fernanda ali embaixo:

      É super difícil dar tudo igual, de um jeito só! O importante é que você pense na harmonização. Por exemplo: suas roupas podem seguir o padrão da sua pele, e os acessórios, dos seus olhos e cabelo (especialmente os brincos e as sombras/lápis/delineadores)! Sacou? 🙂

  18. Polyana

    Post bem interessante. Nem sabia que tinha tudo isso para ver qual cor combina mais com a gente. Tenho todo tipo de cor 😛

  19. Fernanda Gabriela

    Devo confessar que esse assunto é mto polêmico e confuso. Acho que tudo depende mais de como você harmoniza as cores com o visual como um todo. Eu, por exemplo, seria uma clássica fria, mas adoro cores quentes e me sinto muito bem com elas. Lógico que não vou sair com um look todo amarelo e laranja. Mas harmonizo uma peça amarela com um acessório preto, azul e fica ótimo!

    • Sim, não tem regra! Esse é mais um guia para as pessoas se conhecerem e experimentarem coisas novas, sabe?

  20. Lilian

    #ficaadica

  21. Fernanda Penido

    Achei esse post super útil, mas fiquei confusa na minha auto análise:
    Pele: fria e clara
    Olho: quente
    Cabelo: quente e médio
    Queria que o meu desse tudo frio ou tudo quente… no meu caso, faço o que?
    Fiquei preocupada agora: eu sou naturalmente descombinante, tenho a pele rosada, os olhos castanhos e o cabelo loiro escuro! kkk…

    • É super difícil dar tudo igual, de um jeito só, Fernanda! O importante é que você pense na harmonização. Por exemplo: suas roupas podem seguir o padrão da sua pele, e os acessórios, dos seus olhos e cabelo (especialmente os brincos e as sombras/lápis/delineadores)! Sacou? 🙂

    • Fernanda Penido

      Entendi, Thais! Muito obrigada pela dica! 😉

  22. nathalia

    Eu acho esse teste super útil!!! Mas é dificil alguém ser 100% algum deles…

  23. Bárbara

    Thais, amei o post! Sabe que eu sempre tenho dúvida na hora de escolher a cor da roupa, acho que agora vai facilitar bastante.

  24. Miriã Andrade

    Que super interessante isso, adorei! 😀

  25. Fernanda

    Ótimo post! Claro que ninguém precisa ser tão radical e sempre devemos levar em consideração o nosso (bom) humor do dia 🙂
    Thais, será que rola um post sobre tipos de corpo e modelos que caem melhor pra cada um?

  26. Michele Bdz

    Nossa… super interessante o post..
    Salvei aqui nos favoritos.

    E salvei o círculo cromático pra dar uma colada…rs…
    adorei!

  27. Viviane Oliveira

    Thiás você poderia me ajudar quais são as minhas cores, pois não consegui chegar a nenhuma resultado.
    Me bronzeio com facilidade e não descamo, sou morena clara quase branca mas tenho pigmento, tenho cabelos e olhos castanhos. as cores que mais ficaram bem em mim foram preto pink e prata

  28. […] Toda roupa tem seu pigmento, temperatura e tom. E nós também somos assim! Temos pigmento, temperatura e tom na pele, nos olhos e no cabelo. Por isso, alguns tons não ficam bem na gente, mas ficam ótimos em outra pessoa. Quanto à temperatura, as cores dividem-se em quentes ou frias; cor quente combina mais com pele quente e cor fria fica melhor com pele fria. Para saber qual sua temperatura, faça o teste aqui. […]

  29. […] favoritas. Quem quiser mais dicas de como encontrar sua paleta de cores, dá uma olhadinha nesse link.Tá bem explicadinho pela Thais Marques do Blog Coisas de […]

  30. […] Para quem quer entender melhor sobre a relação entre a cor dos olhos, da pele e dos cabelos e a cor das roupas, sugiro a leitura desse post! […]

  31. Ariane Santos

    Então…
    a minha pele é fria. Mas eu não sou tão branquinha como a Mariana Ximenes.. Mas não sou tão morena quanto a Ju Paes.

    Meus olhos são castanho médio.. Ou seja quente..

    Meu cabelo é castanho escuro.. Mas pinto de loiro amarelado ( ou dourado).. cor quente.

    Quais cores combina comigo???

  32. Stella

    Minha pele é clara e fria mas meus olhos e cabelos são quentes, qual o melhor tom para pintar meu cabelo??