Publieditorial

*Busão sem Abuso: we can do it!

27/11/2014

Pouco tempo atrás, dependia diariamente do transporte público para ir e voltar do trabalho. Lembro bem que, na hora do rush, era bem comum ficar em pé e com pouquinho espaço entre as demais pessoas que estavam no ônibus. Tinha que ter paciência e me distraía ouvindo música, mexendo no celular e observando a cidade passar pelas janelas.

O que me tirava do sério mesmo era quando algum espertinho se aproveitava da situação e se encostava em mim de um jeito bem pouco agradável. Tentava ao máximo me movimentar para sair de perto, dava umas cotoveladas e até cheguei a parar de usar saia no verão por causa disso. Por acaso tá certo a gente se sentir tão acuada nesse tipo de situação? NÃO!

É por isso que a Prefeitura Municipal de Curitiba está lançando a campanha Busão sem Abuso, com o intuito de empoderar as mulheres para enfrentar de cabeça erguida todo e qualquer agressor que esteja utilizando o transporte público da cidade. Mulher não é objeto e merece, sim, todo o respeito, sem vergonha, medo ou submissão.

Usando como inspiração o mote “we can do it”, criado para o público feminino nos Estados Unidos que passou a ganhar espaço na sociedade durante a Segunda Guerra Mundial, a campanha traz duas mulheres mostrando que têm força para combater o abuso dentro dos ônibus. Eu também fui convidada a participar e assino embaixo da proposta!

É preciso pensar que, infelizmente, os agressores estão cada dia mais organizados e o que fazem configura crime. Portanto, se você passar ou vir alguém passando por qualquer tipo de situação constrangedora dentro do transporte público, acione imediatamente a Guarda Municipal pelo telefone 153. É possível também ligar para o 190, número da Polícia Militar. Uma viatura vai interceptar o ônibus e você, o agressor e possíveis testemunhas serão encaminhados a prestar queixa.

Não dá para deixar isso acontecer mais e a prefeitura está fazendo o possível para que toda mulher seja respeitada como merece. Participe! Eu já tirei minha foto para o Instagram e coloquei a hashtag #busaosemabuso. Você pode fazer o mesmo e desafiar suas amigas também!

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site. Lá, tem mais informações para direcionar todo mundo a ser agente de mudança em relação ao abuso contra a mulher! We can do it!

você pode gostar também destes posts

33 comentários

  • responder Priscila 27/11/2014 às 19:00

    Gostei! Não tenho instagram mas apoio a causa e achei bacana saber esse telefone para denunciar!

  • responder Ana Carolina 27/11/2014 às 20:17

    Thais,
    também já dependi muito do transporte público em Curitiba e passei por várias situações desagradáveis. Acho que a campanha é ótima, já que encoraja a mulher a denunciar e possivelmente gerar a punição do agressor, coisa que eu nunca tive coragem de fazer.
    Beijos

  • responder Adriana 27/11/2014 às 20:22

    Oi, Thais, essa campanha deveria ser estendida para o metrô e o trem aqui em São Paulo. O que tem de engraçadinho…

  • responder Beatriz Martins 27/11/2014 às 21:27

    Apoio demais essa campanha, e só acho que deveria acontecer em Sao Paulo tambem.
    A coisa é bem grave mesmo, teve uma vez que quase desci do onibus por causa dessa situaçao.
    Me sinto muito mau quando ocorre isso e nao entendo o porque de fazerem isso.

  • responder Márcia Daniella 27/11/2014 às 22:17

    Ótima iniciativa!!! Todos os Estados deveriam adotar. Infelizmente esse tipo de homem ordinário existe em todas as cidades.

  • responder Izabel 27/11/2014 às 22:18

    Acho um absurdo a gente ainda nos tempos de hoje ter que fazer uma campanha pra combater esse tipo de abuso. Tanta evolução tecnológica e científica, mas moralmente somos tão pobres ainda que temos que conviver com esse tipo de coisa, falta de respeito, falta de limites…

  • responder Dany Stacy 27/11/2014 às 22:33

    Apoio muito essa campanha, esses pau no cool tem que aprender a respeitar, não somos obrigadas a isso. As vezes da vontade de apertar aqueles ovos de codornas até estourar kkkkk Não tenho instagram mas apoio muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito

  • responder Vanessa 27/11/2014 às 22:42

    Ótima campanha, deveria se estender para o Brasil inteiro!
    Chega a ser ridículo o tanto de gente mal intencionada e inútil que existe em todos os cantos.

  • responder Sara 28/11/2014 às 00:19

    Muito bacana mesmo a campanha, infelizmente historias de abusos, principalmente no transporte publico, fazem parte da vida de praticamente todas as mulheres. Lembro a primeira vez que aconteceu comigo, aos 14 anos em um onibus lotado na volta do carnaval em minha cidade “menina no carnaval voltando de madrugada? TAVA PEDINDO!” troquei olhares exasperados com minha amigas e elas se espremeram mais ainda para que eu pudesse fugir do abusador. Os anos passaram, minha consciência feminista foi aumentando, e eis então que a poucos meses, já com 26 anos, passo pela mesma situação. Tudo que eu imaginava que faria hoje numa situação dessas, um escandado, barraco, etc. não ocorreu, fiquei totalmente acuada, levando um bom tempo para acreditar no que estava ocorrendo, me sentindo totalmente incapaz de reagir, com medo de dizer algo e ser taxada de louca, etc. Ou seja, é muito importante campanhas desse tipo, não só para criar consciência nas mulheres de que elas não devem tolerar isso, mas também para conscientizar a população em geral, os funcionários das empresas de ônibus, pra como eles devem reagir em tal situação, para que nenhuma mulher além de ser abusada tenha também de ouvir que estava pedindo, que está imaginando coisas, deve ser louca mesmo…
    Mas vou te dizer, achei estranho esse ser um post patrocinado. Entendo que é disso que se vive uma blogueira, mas na minha concepção politica se faz por ideal, porque realmente se acredita em algo. Mas enfim, mesmo assim agradeço por me fazer conhecer essa campanha e tomara que ela inspire outras cidades a fazerem o mesmo.
    beijos

    • responder Thais Marques 01/12/2014 às 14:22

      Oi, Sara!

      O conhecimento da campanha chegou até a gente por meio da agência que está cuidando da conta da prefeitura – a ideia nem tinha sido lançada ainda! Aceitamos a proposta da forma como ela veio até nós. Sabemos da importância da causa e, independente de qualquer coisa, ela veio de encontro a nossos ideais, senão não estaria aqui! 🙂

      Um beijo e obrigada por compartilhar seu pensamento!

  • responder Geórgia Cabral 28/11/2014 às 01:26

    Não sou de Curitiba, mas acompanho o perfil da prefeitura no Facebook porque a conexão que eles criam com o público é simplesmente incrível… da vontade de mudar de cidade!

    E agora, não da pra deixar de sentir ainda mais admiração, pois TODAS as mulheres que já usaram transporte público, tenho certeza, já se sentiram invadidas, desrespeitadas e diminuídas, como se fossem objeto de posse, a exposição. E digo isso pois eu faço parte disso. Eu já me senti assim. Eu também já senti culpa por ter saído de saia e pego o ônibus… já senti nojo de mim, inclusive. Mas eu só tava ali, sendo uma vítima, mas pior do que isso: uma vítima amedrontada e calada! Não era eu quem devia sentir vergonha!

    Eu APLAUDO e engrosso o coro e saio na rua por essa causa. Eu posso estar de saia ou de burca, na rua ou na igreja, eu mereço o MESMO respeito. Todas merecemos!

    MUITO feliz com a campanha. Torço pra que todas as cidades possam e queiram aderir a campanha… seria um viral do bem, seria incrível! 😀

  • responder Assédio sexual, feminismo e uma luz no fim do túnel... - Tropicalidades 28/11/2014 às 01:30

    […] sobre isso, li hoje no Coisas de Diva que a prefeitura de Curitiba lançou a campanha Busão Sem Abuso, incentivando as mulheres a […]

  • responder Mari 28/11/2014 às 01:49

    Thaís dando uma banana pra esses folgados! Hehehe
    Lembrei do “chega de fiu fiu”: http://chegadefiufiu.com.br
    O mais revoltante é a gt mudar de hábitos e perder até a liberdade de usar a roupa que nos dá na telha por conta desses homens nojentos que se acham no direito de mexer conosco.
    Achei interessante pq em vez de isolar as mulheres em vagões especiais (como acontece em metrôs) a ideia é punir os culpados.
    Essa história só me lembra o caso da escola que proibiu as meninas de irem de saia pq os meninos ficavam levantando e constrangendo as colegas. Em vez de educar os moleques é mais fácil restringir nossa liberdade.
    Desculpa o desabafo! É que isso me irrita demais!!

    • responder Thais Marques 01/12/2014 às 14:23

      Exato, Mari! Concordo com você. O ideal é a gente ser respeitada, apenas isso! E eu admiro muito o Chega de Fiu Fiu. É sensacional, assim como a ideia da prefeitura.

  • responder Camila telcontar 28/11/2014 às 08:35

    Achei muito boa a campanha, está no lugar certo para atingir as mulheres. E nós ônibus para tentar educar um pouco este tipo de homem.

    Não nos vestimos pra eles nem queremos nada por vestir uma saia, só ficar boa ensaio passar valor.

    Mas a grande maioria muda os hábitos por medo. É isso que eles não entendem, essa “aproximação” causa medo na gente, é uma agressão.

    Este tipo de campanha tinha que ser no Brasil todo.

    Parabéns por colocarem um assunto desse no Blog.. Espero que os homens da cidade aprendam.

  • responder Lilian 28/11/2014 às 08:35

    Se todos se respeitassem o mundo seria bem melhor!!! só digo isso!!!

  • responder Karoline 28/11/2014 às 08:50

    Espero que a campanha se estenda pelo Brasil todo, muito bom exemplo de Curitiba!!!
    Adorei 🙂

  • responder Luiza 28/11/2014 às 10:16

    Adorei a campanha! Curitiba mais uma vez dando ótimo exemplo, como disse a Karoline. Tomara que essa iniciativa se espalhe por todos os estados!

  • responder Paola Alves 28/11/2014 às 10:37

    Ameeeeeeei a campanha! Parabéns à prefeitura de Curitiba, que sirva de exemplo e que essa campanha se espalhe pelo país todo! Todo mundo tem que saber que as mulheres estão se unindo pra combater isso =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Fernanda Penido 28/11/2014 às 11:03

    Muito legal a campanha!

  • responder Paula 28/11/2014 às 15:18

    Muito legal, apoiadíssimo, apesar de eu não ter Instagram.
    Tem outro projeto muito legal, do Documentário Chega de Fiu-fiu, estou colaborando:
    http://catarse.me/pt/videochegadefiufiu?ref=explore
    Isso tem que acabar!

    • responder Thais Marques 01/12/2014 às 14:24

      Adoro o Chega de Fiu Fiu! É outra iniciativa super importante nesse sentido.

  • responder Letícia Lumi 28/11/2014 às 15:40

    Muito legal Thaís! Super apoio!
    Nunca aconteceu esses atos comigo graças a Deus, mas é muito chato né?
    Quando morei no Japão, fiquei assustada na quantidade de homens abusados que tem por lá! Ainda por cima, lá as colegiais precisam usar uniformes, e a maioria sendo saias, aí os taradões tiravam fotos das calcinhas! Horrível né? Lá as câmeras dos celulares não silenciam, faz barulho do clique exatamente pra evitar essas coisas…
    E o Brasil pode mudar isso, começando a mudar com essas campanhas! Adorei!

    • responder Thais Marques 01/12/2014 às 14:25

      Infelizmente, esse machismo está em todo o lugar e precisa ser coagido! Em qualquer lugar que seja, precisamos dar um basta e mostrar que merecemos respeito.

  • responder Polyana 28/11/2014 às 23:16

    Absurdo mesmo! Além de ter que sair horas antes de casa, para chegar ao destino na hora, você vai no desconforto e ainda por cima, ser desrespeitada?!?!? Espero que nossos representantes políticos, tomem cada dia mais providências para que esse tipo de situação não ocorra. Boa iniciativa!

  • responder Sylvia Aline 29/11/2014 às 12:20

    essa campanha é muito importante

  • responder Miriã Andrade 29/11/2014 às 16:51

    Essa campanha é show! Tenho super orgulho da prefeitura de Curitiba, que é tão engajada em causas nobres e está sempre antenada em tudo! 😀

  • responder Bárbara 29/11/2014 às 23:27

    Parabéns a Curitiba, e o Brasil todo devia seguir essa ideia, afinal cada dia fica mais comum esse tipo de situação em transportes públicos.
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  • responder Thanii 30/11/2014 às 20:36

    LOGICO que a culpa é da falta de respeito desses imbecis, mas sabe pq não param? Pq a mulher não reage! Vide os comentários acima! Gente, tem q reagir! Faz a louca! Eu mando tomar naquele lugar quando falam gracinha, se me encostar vou partir pra cima! REAJAM MULHERES!

  • responder Fernanda Gabriela 01/12/2014 às 12:18

    Tem que reagir e fazer ALOKA quando se passa por isso. Tem que passar por cima da humilhação e fazer os caras se tocarem que não somos tão indefesas assim. Polícia neles!

  • responder thamires 03/12/2014 às 10:09

    falar sobre um episódio que não é a sua realidade é facil né Tais,
    acredito na sua boa vontade em abraçar a causa quando você postar uma foto dentro do BUSÂO em horario de pico!!! #FICADICA

  • responder Michele Bdz 03/12/2014 às 10:33

    Adorei essa campanha…
    e soube q pelo menos 3 pessoas foram presas, graças as denúncias feitas..
    Por isso q amo Curitiba..
    Espero q isso se espalhe por todo o país.

  • responder flavia 11/12/2014 às 02:34

    Feliz por essa campanha. Só acho que falta um pouco de seriedade e profundidade nela. Quero dizer: é preciso deixar claro que abuso sexual é crime! Um homem que encosta em você no metrô e no ônibus está sendo criminoso. É importante deixar isso claro em todas as peças da campanha.
    Mesmo sendo um publi, gostei do post. E que vocês tenham disposição para abordar questões de gênero também sem serem pagas para isso, pois tem sido uma demanda importantíssima. Um beijo!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB