Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Quem lê sempre o blog sabe que já falei algumas vezes da umectação, que é a hidratação dos cabelos com óleo. Só que quando comecei a fazer, eu nem sabia que tinha esse nome (fiz porque li no rótulo do Óleo Extraordinário, da L’Oréal) e só depois fui pesquisar mais sobre o assunto. O que eu fazia (e continuo fazendo, aliás) era aplicar óleo capilar no comprimento dos fios secos (da metade para as pontas) e deixar um tempo, tipo meia hora/uma hora antes de lavar.

Mas aí, pesquisando no grupo Cronograma Capilar, no Facebook (aliás, quem gosta do assunto vai curtir esse grupo, tem muita informação legal – mas confesso que ultimamente não tenho tido tempo para ler tudo com calma), descobri uma forma mais completa, digamos assim, de se fazer a umectação. Eu já fiz algumas vezes quando ainda estava no Brasil e gostei bastante (aqui ainda não fiz porque ainda não me organizei com todos esses produtos, também não pude trazer tudo que eu tinha do Brasil, #fuén), achei que o cabelo ficou bem hidratado e macio.

Para fazer umectação, você precisa do seguinte:

umectação capilar

1) Shampoo Antirresíduos e máscara de hidratação: primeiro, você lava bem os fios com shampoo de limpeza profunda (meus preferidos são os da Natura, Farmaervas e Phytoervas), que vai deixar os fios livres de sujeita e resíduos de outros produtos. Depois, você aplica uma máscara de hidratação (aqui tem um post da Sá com as diferenças entre as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução), que vai repor a água dos fios.

2) Óleo capilar para umectação: com os fios já secos, você vai aplicar o óleo – essa etapa pode ser feita de um dia para o outro ou mesmo no dia seguinte, o importante é deixar o óleo nos fios por umas boas horas. Eu costumo usar óleos feitos para cabelo mesmo (gosto dos da L’Oréal, Garnier, Phytoervas, mas também tem da Tresemmé, Dove…) e confesso que só fiz com esses, mas diz a lenda que o melhor mesmo é fazer com óleos puros, tipo óleo de coco. Não tem uma quantidade certa, vai passando até os fios ficarem um pouco melequentos. Não precisa deixá-los pingando, mas tem que sentir que passou algo. O óleo vai ajudar a segurar a água que foi reposta nos fios com a hidratação.

3) Máscara reconstrutora: depois de um tempo com o óleo agindo nos cabelos, você lava novamente (com shampoo normal de sua preferência, não antirresíduos), para retirá-lo dos fios, e aí aplica uma máscara reconstrutora que, como o próprio nome indica, vai reconstruir e reparar danos nos fios. E pronto! Todas as etapas feitas :).

Os produtos, claro, podem ser substituídos pelos que cada um preferir – eu coloquei na montagem e citei os que eu mais gosto, mas o procedimento pode ser totalmente adaptado. E aí, quem já fez?

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
78 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Mônica

    Ficou ótimo o post!
    Já havia feito,mas não desse jeito,vou tentar todas as etapas!
    Bjs.

  2. Priscila

    Muito completo o post! Adorei!
    Preciso tirar um final de semana para fazer isso, pois exige tempo (coisa que não existe durante a semana hahaha)

  3. Grasi

    Outra dica importante que aprendi com a minha dermato e fazer a umectação preferencialmente com óleos naturais como os de babosa, coco ou o de castanha do pará que encontramos em lojas de produtos naturais, eles transferem os lipídios e minerais com mais facilidade para o cabelo por serem naturais, não oxidam o cabelos loiros e também podem ser usados para uma hidratação na pele.

  4. Clézia

    O ideal é realmente fazer com óleos vegetais puros, pois esses “óleos” capilares contém pouco óleo vegetal e são um amontoado de silicones, que apenas maquiam o cabelo, porém ñ tratam a fibra capilar, tenho os cabelos cacheados e a umectação é uma mão na roda para deixar os cachos bonitos e comportados, sempre uso óleo de coco, rícino, óleo de argan (100% puro) e manteigas vegetais como karité e cacau, esses óleos puros geralmente vendem em casas de produtos naturais, mas as vz em drogarias tb encontramos é só dar uma olhada na composição e se certificar q somente existe óleo puro sem silicone.

  5. Pra quem quiser uma dica de onde achar óleos naturais online,já comprei na Sabão E Glicerina.
    Atualmente faço com óleo de rícino comprado em farmácia mesmo e o resultado é muito bom.Deixo os óleos “cosméticos” pra finalização,antes do leave in.

  6. Fernanda Gabriela

    Estava esperando esse post há meses!! Eu fazia só passando o oleozinho mesmo antes de lavar. Agora me liguei nessas outras etapas. Valeu, marina! Super animada para fazer na semana. Tenho um oleo 100% natural de abacate, será que é legal? Alguem ja usou??

  7. Carol

    Trampo. Mas muito legal…

  8. Umectação é ótima para as cacheadas! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  9. Marcela Bini

    Tava aguardando esse post faz tempo também!
    Desde que li aqui sobre o uso do óleo um tempinho antes se lavar, eu, quando lembro, faço. E curti o resultado.
    Não sabia que o processo de umectação fosse mais longo dessa forma! Deve valer a pena.
    Fico na dúvida somente no antirresíduos pros cabelos com química! Eu diminui bastante o uso deles. Vamos ver se não fica muito pesado o processo todo com shampoo normal.. 🙂
    Ótimo post!

  10. Paloma Souza

    Excelente texto Marina! Adorei a dica!
    Vou testar…

  11. Lisandra

    Sempre soube que cada tipo de tratamento capilar deve ser feito separado, em cada lavagem, de acordo com o cronograma capilar.
    Por exemplo, no primeiro dia que você lava você hidrata. No segundo nutre e no terceiro restaura. Nunca ouvi falar de fazer as três etapas de uma vez só e acredito que nem funcione porque sobrecarrega o fio e não permite que o cabelo absorva bem o que cada etapa proporciona.
    Pro meu cabelo a umectação, feita na etapa de nutrição, é o que melhor dá resultados. Deixa meu cabelo muito macio e brilhoso. Aconselho que sigam o cronograma capilar, façam cada etapa em um dia de lavagem, e usem óleos vegetais puros (livres de parabenos, óleo mineral, glicerina, etc) porque o resultado é muito melhor e REALMENTE nutre os fios, e não “camufla” sem tratar. 😀

  12. Boa dica! Uso o Óleo Extraordinário da L’Oreal e gosto bastante; vou experimentar essa umectação 🙂

  13. Ligia

    Óleo de azeite extra virgem é mais eficiente e barato, meninas. E nao fica o cheiro

    • Dany Stacy

      Verdadeeeeee

    • Pollyana

      Eu gosto de azeite extra virgem orgânico prensado a frio, acho que faz uma baita diferença!!!

    • Sylvia Aline

      eu nunca usei porque achava que o cheiro ficava no cabelo

  14. Alinne reis

    Nunca fiz antes. Vou testar.

  15. Bárbara

    Estava ansiosa esperando por este post…hehe. Muito bom!!! Vou fazer!
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  16. Paula Vitorio

    Marina lindona, excelente post!! Umectação é ótimo para os cabelos, principalmente para quem faz o cronograma capilar!

    É verdade mesmo que é melhor utilizarmos óleos puros, como de coco, por exemplo. Mas as vezes é difícil de encontrar, ou então é caro. Entao eu uso óleos mais acessíveis como azeite de oliva extra virgem e óleo de rícino, que é encontrado nas farmácias, e custa cerca de 3 reais.

    E viva a saúde dos nossos cabelinhos!!

    • Raíssa

      Não acho difícil de encontrar, não. Em farmácia é muito fácil achar óleo puro de amêndoas ou de rícino. De coco, cártamo etc. tem em qualquer loja de produto natural, fora que qualquer óleo ~do mundo~ dá para ser comprado fácil na internet. Acho óleo finalizador específico para cabelo bem mais caro de um modo geral.

  17. Simone Vedder

    Ameei ?? vou fazer ???? não imaginava que era fácil !
    Mudando de assunto… Eu vou espera ansiosamente pelo post sobre 1 paleta nova da Natura com 8 cores!!! Achei liiiiinda… Tá meninas (coisas de diva) bjusss

  18. Fernanda Penido

    Excelente post, Marina! Fico com vontade de testar em casa, maaaas, primeiro, tenho que adquirir o kit completo, um de cada, pq no momento só tenho o óleo! 😉

  19. Dany Stacy

    Maraivihosooooooooooooo o post, eu estava fazendo de outras maneiras. Mais concertezaaaaaa tentarei essa dica deusa.

  20. Leika

    Eu faço umectacao da seguinte maneira:

    -passo oleo 100% vegetal( coco, abacate, semente de uva) nos fios sujos e vou dormir, na manhã seguinte lavo com um shampoo normal ( de preferência transparente), uso uma mascara nutritiva e enxáguo. No cronograma esse processo faz parte da nutrição. O importante e que seja oleo 100% vegetal livre d e silicones.

    • Sylvia Aline

      eu faço assim também

  21. Raíssa

    Marina, gostei da dica de passar máscara de hidratação antes e de finalizar com uma reconstrutora, mas achei bem diferente do que o grupo indica, eu mesma nunca fiz assim.
    Não estou querendo ser cricri a toa, mas eu sinceramente não acho uma boa ideia fazer com qualquer óleo capilar, principalmente esse da TrèsSemmé, que você mencionou. Até pode dar uma emoliência/brilho no cabelo porque, como disseram, é uma maquiagem, mas eu tenho certeza que usar assim ia deixar MUITO resíduo no cabelo. Usar óleo 100% vegetal nesse caso ia sair mais barato e ser muito mais eficiente. Para mim, a parte mais interessante da umectação não é só selar as pontas e enluvar os fios, é a massagem no couro cabeludo, o que estimula os bulbos, ajuda o cabelo a ficar mais saudável e auxilia no crescimento – e jamais daria para fazer isso com um negócio cheio de parafina e silicone, que só ia entupir tudo.
    Tenta fazer um dia como fala lá no grupo, você vai ver que é muito diferente. Eu faço assim: lavo com shampoo (não precisa condicionar/passar máscara depois), seco o cabelo pelo menos uns 90%, passo o óleo no couro cabeludo massageando por uns 5 minutos (o de amêndoas doces puro é meu preferido), enluvo as hastes do cabelo como se fosse uma máscara e deixo pelo menos 3h. Tiro com yamasterol e shampoo e finalizo com uma máscara ou condicionador. Quando estou sem tempo, aproveito para fazer na noite anterior à natação: uso no cabelo sujo mesmo, durmo com ele e tiro depois da aula.

    • Paloma

      Gostei muito da dica, Raíssa! Não sabia disso de passar o óleo no couro cabeludo, e faz um super sentido. Ah, você notou que seu cabelo passou a crescer mais rápido após começar a fazer umectação assim? Cortei meu cabelo recentemente e tô louca pra que cresça logo 🙁

    • Raíssa

      Paloma, eu caí na besteira de cortar meu cabelo na TPM, tirei mais de 20 cm e me arrependi amargamente, saí caçando tudo que estimulava o couro cabeludo (até passei Minoxidil uma época, mas já parei). Essa umectação com massagem ajuda a crescer, sim, mas tem que fazer com uma certa regularidade e é bem discreto, não é nenhum shampoo bomba, mas o mais importante é que ajuda a manter a raiz saudável e a crescer com força … 🙂
      Eu tô doidinha para testar do jeito que a Marina ensinou no post, com hidratação antes e reconstrução depois, só vou substituir por óleo vegetal porque eu sou paranoica com as coisas que eu comentei.

    • Ana

      Super de acordo. Usar o óleo misturado vai deixar muito resíduo no cabelo e as meninas vão acabar falando “umectação não é pra mim, deixou o cabelo pesado”. Só o óleo 100% puro sai com condicionador e deixa o cabelo nutrido na medida certa. Desaconselho fortemente umectação com óleo que não for puro!

    • Polyana

      Essa da massagem no couro cabeludo eu já sabia. Especialistas dizem que faz toda a diferença na nutrição dos fios 😉

    • Essa forma de fazer quem ensinou foi o próprío Yuri, moderador do grupo, é só buscar por umectação.

    • Raíssa

      Marina, eu não quero ofender, mesmo porque acho esse tratamento muito legal e tanto melhor se mais gente o fizer graças ao blog, mas você está equivocada: o Yuri não é o dono do grupo, ele é um dos moderadores, e o que ele ensinou foi o passo a passo AR + H + Umectação + R, mas ele sempre usa óleo vegetal puro e recomenda não fazer com óleo mineral – e foi só a escolha do óleo que eu questionei. O passo-a-passo que eu comentei é o que está nos arquivos do grupo (https://www.facebook.com/notes/cronograma-capilar/umecta%C3%A7%C3%A3o/382503555165193).

  22. Márcia Daniella

    Parece ótimo, mas eu não tenho tanta disciplina pra seguir as etapas. Acabo fazendo só hidratação uma vez por semana. Mas achei que a humectação é um tratamento muito bom.

  23. moniq

    Eu participava desse grupo, era muito útil, as pessoas realmente tentam ajudar e repassar experiências

    MASSSSS Infelizmente a moderação atrapalha MUITO! Digo isso porque a maioria dos posts são banidos. Daí fui reclamar disso, educadamente, só fazendo uma critica construtiva e resultado: fui expulsa do grupo sem nem resposta. Achei sem noção demais.

  24. Paloma

    Não sabia dessa de finalizar com a máscara reconstrutora, mas gostei muito da dica! Eu só faço umectação no dia anterior ao que lavo o cabelo, vou tentar fazer dos jeitos que vi no post e comentários.

  25. Um, vale a tentativa! Tb só havia feito do outro jeito que vc tinha ensinado. :*

  26. Pollyana

    Oi Marina,
    Também frequento o grupo do Cronograma Capilar e amo as dicas, ainda não fiz esse passo a passo, mas já uso óleos vegetais como umectação e amo!!!

  27. Ana

    Oi meninas, vim contar como eu faço a umectação! Com o cabelo ~sujo, passo o óleo de coco 100% vegetal no couro cabeludo (pode passar mesmo, a intenção é estimular o crescimento. não vai ficar oleoso depois) e vou puxando para o comprimento. deixo agir por umas duas horas, mas se eu conseguir dormir com o óleo na cabeça, melhor. lavo duas vezes com shampoo (só uso sem sulfatos) e finalizo com um condicionador levíssimo, sem silicone, como o yamasterol. o cabelo fica muito divino. se vc passou por processos químicos, ajuda bastante a combater a porosidade.

  28. Sylvia Aline

    um dos posts mais esperados do blog. vou comprar esses produtos e fazer em casa.

  29. Tatá

    Adorei o post e os comentários das meninas !! Apesar de adorar produtos para cabelos, sou bem indisciplinada com os cuidados dos meus. Como são lisos, normais, sem química,acabo não fazendo nada, só hidrato no banho!! E qdo lembro, passo o Oleo Extraordinário antes de lavar, como a Marina ensinou. Acho que vou em empenhar um pouco mais e cuidar certinho.

  30. Isabel

    Faço umectação somente com óleos naturais, e finalizo com produtos sem petrolato. Com tantas etapas, esses produtos com oleo mineral deixam o cabeço oleoso e pesado. E olha que meu cabelo eh seco!

  31. tatá

    o link pro post da sá não tá funcionando.

  32. Nathalia

    Eu faço com azeite de oliva extra virgem e dá super certo. Esses óleos próprios pra cabelo tem silicone o que não ajuda no processo, isso quando não tem parafina ou óleo mineral o que vai estragar totalmente seu trabalho de todas as outras etapas.

  33. Isabel

    *cabelo

  34. Andreia R.

    Eu faço com óleo de amêndoas, comprei um por R$4,50 na farmácia, ele é próprio para cabelo e corpo(tem uns que são somente para o corpo), o resultado é muito bom!!!

  35. Keilla Teixeira

    óleo de coco é ótimo. Pra quem não acha, olhem as prateleiras de produtos diet e light do supermercado que frequentam. Eu sempre acho. Óleo de cártamo tb é bom. Pode ser o de cápsulas, que tem na farmácia. É só estourar a cápsula e usar.

  36. Carol

    Meninas, obrigada pela dica do óleo natural! tava pensando em fazer com esses de farmácia, mas não tava muito animada porque não vejo graça nenhuma neles, nem no cabelo seco..

  37. amanda

    Sempre faço, mas não desse jeito que vc ensinou, vou testar um dia 🙂
    Só acho que essa mascara da seda é muito fraquinha e nem conta com recosntrução, acho que deveria aplicar uma mais ~potente, ou batizar com queratina.

  38. Malu

    Amei a dica, pq comprei esse creme de hidratação da Boticário ontém! Bjokas

  39. Michele Bdz

    Muito bacana o post MArina…
    Vou fazer todo esse processo.. ainda mais pq o Verão vem aí..

  40. Vanessa P

    Amei a dica também, vou começar a fazer com óleo de coco. Só não comecei a fazer ainda porque acho que é um tratamento no cabelo, tem que ter uma certa frequencia se não os resultados não aparecem

  41. Miriã Andrade

    Eu nunca fiz umectação, mas agora com o post detalhado da Marina, eu vou fazer sim! 😉

  42. Beatriz Martins

    Eu já fiz, mas da sefuinte maneira :
    – Passo o oleo de amendoas ou azeite, nos cabelos ainda sujos, e deixo agir por algumas horas e depois lavo normalmente.
    Fica bem brilhante e macio, imagina com uma certa disciplina…

  43. Eita, essa máscara da Nativa Spa é muito boa!Eu faço cronograma capilar,mas confesso que pulei a umectação com óleo algumas vezes,pois usei só a mascara do Boticario.Meu cabelo é oleoso e ficou uma palha depois da progressiva.E as fases que noto ele melhor são a umectação e reconstrução.Com óleo de coco fica tão cheirosinho!!!Usei óleo de coco da COPRA e de Jojoba,desses de supermercado mesmo.Atualmente to usando Argan.Fica show!Faz bem pra todo mundo!

  44. Joyce

    Pode fazer escova e chapinha depois da umectação?

  45. […]  Como fazer Umectação. […]

  46. Ninna

    A umectação deu super certo para mim. Eu usei um shampoo anti-resíduos da PAYOT, um óleo de argan da Kaedo e para finalizar, uma máscara de tratamento da avon. Adorei o resultado, não é caro e o cabelo ganha vida!

  47. Polyana

    Vou testar o passo a passo e ver o resultado 🙂 Próxima lavagem será assim 🙂

  48. Blog Pras Meninas

    Curti bastante a idéia da umectação, achei legal a ideia de poder usar o óleo de azeite extra-virgem pq é uma coisa que normalmente temos em casa.

  49. Fernanda

    Adorei! Minha amiga faz com óleo de coco e o cabelo dela é maravilhoso, vou imitá-la seguindo suas dicas, Marina! E vou comprar essa máscara do Boticário tbm porque só li resenha boa sobre ela.

  50. […] daquela técnica de umectação que Marina comentou estes dias? Pois esta máscara é bem boa para a parte de hidratação dos fios. Isso porque como o nome dela […]

  51. vitória

    Eu não tinha shampo anti-resíduo, mas lavei com pós progressiva! Já fiz de outro jeito e gostei muito!

  52. Rosana silva

    fiz umectaçao em casa com azeite de oliva extra virgem,mais meu cabelo ficou com friz,onde eu errei???

  53. lurdes

    Amei… nunca fiz,vou experimentar.

  54. Jessica

    Nossa gente, como vocês são lindas e disciplinadas com seus cabelos
    Eu me sinto o relaxo em pessoa quando leio essas coisas! Se acontecer de acabar o shampoo em casa, eu lavo o cabelo com detergente!
    Queria ser igual vocês, vou até tentar fazer isso aí e ver qual é!

  55. karla

    O milagre que também pode ser usado como máscara de hidratação, pode ser usado nessa técnica?

  56. […] Aprenda a fazer humectação nos cabelos para deixá-los bonitos e sedosos sem gastar muito. […]

  57. Rosana

    Qual é o melhor óleo sem petrolatos, que não tenha cheiro de cozinha, que deixe o cabelo cheiroso? Óleo de gergelim, de castanha do pará e de uva tem cheiro muito ruim…
    Obrigada,

    • Óleos vegetais puros em geral não têm cheiro, óleos perfumados são os que têm adição de fragrâncias.

  58. […] muito que leia este post da Marina onde ela contou qual é a melhor forma de fazer umectação, e este aqui onde ela ensinou como fazer uma mistura caseira ótima de óleos para a […]

  59. Maria Carolina

    Parabéns, Raíssa! Seu comentário está perfeito.

  60. […] óleo de coco é excelente para o cabelo, deixando-o mais saudável, macio e brilhante. Você pode usar o óleo na técnica de umectação, como TURBINADOR de uma máscara capilar ou até como finalizador dos fios. Tem gente que aproveita […]

  61. […] para esse tipo de cabelo, né? Pois bem, recentemente eles lançaram também quatro óleos de umectação dentro dessa linha, a #ToDeCacho, mas esse é um tipo de produto que pode ser usado por quem tem […]

  62. […] você gosta de cuidar dos fios, vai gostar de saber mais sobre cronograma capilar e umectação dos fios! Aqui ainda tem dicas de qual tratamento é melhor para seu cabelo – hidratação, nutrição […]

  63. […] óleo de coco é excelente para o cabelo, deixando-o mais saudável, macio e brilhante. Você pode usar o óleo na técnica de umectação, como TURBINADOR de uma máscara capilar ou até como finalizador dos fios. Tem gente que aproveita […]

  64. […] da Avon – vou passar o Ano Novo na praia e sei que ele vai na nécessaire. Mas para fazer umectação, prefiro os óleos […]