Coluna na Tribuna

Tudo sobre os produtos pré-maquiagem

25/09/2014

*Coluna publicada em 25/09/2014 no jornal Tribuna do Paraná.

Lembra que algumas semanas atrás falamos sobre os BB Creams? Pois outro produto relativamente novo que vem ganhando espaço nas prateleiras brasileiras é o primer ou pré-maquiagem.

A invenção é um produto que deve ser usado depois do hidratante e do protetor solar e serve para preparar a pele – ou os lábios, ou os cílios, para receber as cores da maquiagem.

Na teoria ele faz a maquiagem durar mais tempo no rosto e intensifica as cores dos produtos. Alguns primers ainda podem hidratar a pele, disfarçar sinais de expressão, tratar linhas finas ou controlar a oleosidade do rosto. Este produto deve ser usado antes da base e do corretivo e é indicado para todos os tipos de pele e para mulheres de todas as idades.

Existem várias modalidade de pré-maquiagem, os que são específicos para o rosto prometem deixar a pele lisinha, esconder imperfeições, disfarçar os poros e deixar o rosto com um efeito opaco, além de fazer a maquiagem durar mais tempo no lugar. A maioria deles tem uma textura lisa, um pouco siliconada e não adicionam cor na pele. Alguns exemplos assim são o da Quem disse berenice?, Contém 1g e Make B. do Boticário.

Porém, alguns primers são bege, mas não se assuste porque mesmo tendo uma leve corzinha, eles são translúcidos e funcionam da mesma forma que os transparentes. Um dos mais famosos dessa modalidade é o PoreFessional, da marca Benefit.

Além dos primers para a pele, também encontramos nas lojas os produtos pré-maquiagem para a área dos olhos. Os principais benefícios é que deixam a área mais lisa, disfarçam levemente as marcas de expressão e fazem a sombra ficar mais intensa e por bastante tempo no lugar. As leitoras do Coisas de Diva contam que gostam muito da versão do Boticário, da Mary Kay e da marca americana Urban Decay.

Nesta mesma linha de raciocínio existem os primers para os lábios, que fazem o batom fixar melhor na pele e os pré-maquiagem para os cílios, que fortificam os fios e “turbinam” o efeito do rímel. Para quem gosta de se maquiar, todos eles são aliados no resultado final do visual.

você pode gostar também destes posts

22 comentários

  • responder Roberta Martins 27/09/2014 às 19:10

    Oi Sabrina!Tudo bem?
    Nunca usei primer,tenho dúvida para escolher o mais apropriado…
    Transparente ou colorido para o rosto?
    Beijos,
    Roberta.

  • responder Bárbara 27/09/2014 às 19:49

    Acho primer uma coisa boa, mas a textura dos siliconadas não me agrada muito…=/.

    • responder Sylvia Aline 01/10/2014 às 16:51

      eu prefiro os tipo silicone

  • responder Lilian 27/09/2014 às 20:53

    Eu adoro primer!!! eles são a cereja do bolo na maquiagem, deixam a pele acetinada e com uma aparência mais saudável, nunca experimentei um primer para os cílios e fiquei bem curiosa.

    • responder Lilian 29/09/2014 às 09:37

      Vi num programa que a forma correta de usar é dando batidinhas e não arrastando o produto no rosto, assim ele preenche os poros e imperfeições….

  • responder dany stace 28/09/2014 às 21:52

    Adoro primers, acho que eles são um dos pontos altos da make.

  • responder Raíssa 29/09/2014 às 12:17

    Passei batida nesse post e nem vi!
    Eu uso esse do Boticário faz um tempão, acho levanta-defunto de sombra ruim.
    Acho muito legal as “parcerias” que vocês têm com jornal, revista etc., vejo vocês se esforçando tanto para produzir conteúdo de qualidade, todo sucesso que vocês têm hoje é mais do que merecido.

  • responder Fernanda Penido 29/09/2014 às 14:16

    Estou adorando os posts para a coluna do jornal! 🙂
    Sá, sabe o que andei reparando dias atrás? que a composição dos primers quase não varia… Por exemplo, tenho 2 que são têm textura bem parecida desta sua foto (siliconados e transparentes): o Prime Time da Bareminerals e o Lâncome La Base Pro. Os ingredientes dos dois são praticamente os mesmos, sendo que o da Bareminerals tem uns extratos a mais. Só que o da Lâncome custa R$255 e o da BareMinerals menos da metade, R$120. Nesse caso, eu sinto que estou pagando a mais apenas pela marca e não por uma vantagem adicional do produto! Por isso, acho muito importante que vcs coloquem os ingredientes nas resenhas não só por possíveis alergias, mas para auxiliar no consumo consciente, né?

    • responder Sabrina Olivetti 30/09/2014 às 10:56

      Verdade, Fernanda. Acredito que em muitos fabricantes a gente paga pela embalagem e pelo valor agregado da marca. Vc tem razão.
      bjs

  • responder Lidia 30/09/2014 às 08:16

    Eu adoro me maquiar, não uso primer pois minha pele é super oleosa. Pode me indicar um primer legal pra pele oleosa? E que dê uma disfarçada nas linhas de expressão? Bjs

  • responder Sylvia Aline 01/10/2014 às 16:52

    como assim eu não tinha visto este post antes? rsrs. eu nunca perco nenhum post de vocês

  • responder Julie Muniz 01/10/2014 às 18:34

    Também tem o da Payot. Dizem que é ótimo…estou doida pra comprar!

  • responder Miriã Andrade 03/10/2014 às 01:33

    O primer da Contém 1g é maravilhoso, mas meio carinho. Quero muito o primer da UD, que deve ser imbatível mesmo! 😉

  • responder Michele Bdz 08/10/2014 às 16:30

    uso esse do Boticário e amo de paixão.
    Um primer mto bom tb é o da NIX (White) pra sombra.

  • responder Carol Lins 16/10/2014 às 12:29

    Gostei muito do novo primer hd da Verídica It… olhem aqui… http://www.veridicait.com.br/primer-hd/

  • responder Nathaly Jimenez 27/10/2014 às 17:58

    Como escolher um primer? Como saber se ele vai ser o primer certo para a minha pele? O que devo procurar nos primers? (Os benefícios) Beijos

  • responder Blur Mágico Revitalift: resenha completa do primer da L'Oréal 10/06/2015 às 20:11

    […] Se você não sabe muito bem para que serve este tipo de produto, este post explica certinho a função do primer. […]

  • responder Hanna 15/01/2016 às 11:57

    Olá!
    Adorei o post, porém nunca usei nenhum desses, existe algum que deixe a pele boa mas também trata para que ela seja pelo menos melhor assim?

    Beijos

  • responder Função Dos Produtos De Maquiagem – El Acne 17/11/2017 às 16:01

    […] Tudo sobre os produtos pré-maquiagem – Coisas de Diva – 25 set. 2014. Tudo sobre os produtos pré-maquiagem. Na teoria ele faz a maquiagem durar mais tempo no rosto e. Se você não sabe muito bem para que serve este tipo de produto, este post explica certinho a função do primer. […]. […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB