Dicas Pele

Tirando dúvidas sobre rosácea (+ produtos para quem tem!)

18/09/2014

No comecinho do mês, recebi um e-mail da Ju Oliveira, que é nossa leitora, pedindo dicas de produtos para quem tem rosácea. Como é um assunto bem pertinente, prometi para ela que faria um post sobre o assunto e consultei a Dra. Flávia Bolzani, que é minha dermatologista (ela atende aqui em Curitiba, no IDC!), para esclarecer dúvidas! Vejam na entrevista:

Coisas de Diva: O que é rosácea?

Dra. Flávia Bolzani: A rosácea é uma inflamação da pele da face, cuja característica mais frequente é a vermelhidão na região das bochechas. Podem ocorrer também vasinhos aparentes, ardência, sensação de calor no local e lesões semelhantes a espinhas.

CDD: Quais fatores predispõem seu aparecimento?

FB: Existe história familiar em até 30% dos casos. A vermelhidão e as sensações de calor e ardência pioram com o consumo de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, pimenta, cafeína, chocolate, nozes, queijo, algumas medicações, exposição solar, variações climáticas, vento, estresse, menstruação, gravidez e o uso de determinados cosméticos irritantes.

CDD: Como deve ser tratada?

FB: Antes de mais nada, tentar evitar os fatores de piora é bastante importante, pois eles geram maior dilatação dos vasos, agravando a inflamação e a crise. Assim, deve-se evitar tudo que possa irritar a pele. Dependendo do caso, podem ser indicados antibióticos via oral ou tópica, medicamentos tópicos com ação anti-inflamatória e para redução da vermelhidão e até luz intensa pulsada. Filtro solar é essencial.

CDD: Ela é reversível?

FB: A rosácea é crônica e os cuidados devem ser contínuos para evitar as crises.

CDD: É verdade que, dependendo da fórmula do produto, pode-se ativar ainda mais o vermelhidão no rosto? Quais são os componentes que devem ser evitados?

FB: Sem dúvida, a pele de quem tem rosácea é mais sensível. É indicado evitar adstringentes, tônicos, esfoliantes, cosméticos que contenham álcool, mentol, fragrâncias e antissépticos. Pode-se usar maquiagem, no entanto é melhor evitar as que são à prova d’água (inclusive rímel) e bases muito aderentes, pois são difíceis de remover sem agentes irritantes e sem esfregar. No caso de quem tem rosácea, quanto menor o número de cosméticos, melhor, pois isso diminui a chance de irritação. Qualquer produto que dê sensação de ardência deve ser suspenso. Também não são indicados peelings químicos ou físicos.

CDD: E, por outro lado, quais são os componentes que devem ser procurados nos produtos por quem tem o problema?

FB: Limpadores sem sabonete, com pH balanceado; filtros solares preferencialmente físicos com dióxido de titânio e/ou óxido de zinco (melhor tolerância); maquiagem mineral, com pigmentos verdes para disfarçar a vermelhidão (melhor em pó – inclusive sombra); hidratantes para recuperar a barreira da pele e protegê-la (glicerina, dimethicone).

Pedi para a Dra. Flávia indicar produtos específicos para quem tem rosácea. Vejam só a seleção dela:

Rosácea

A Avène possui uma linha bem completinha – se chama AntiRougeurs – para cuidados com quem tem rosáceas. Para ver todos os produtos (creme hidratante protetor, máscara calmante reparadora, concentrado intensivo calmante, emulsão hidratante protetora e fluido de limpeza facial calmante), é só clicar aqui.

A Aché tem o Eucerin Anti-Redness, que é um multiuso, com hidratante, calmante e pigmento verde para neutralizar a vermelhidão. Na Clinique, dá para encontrar a linha Redness Solutions, com gel-creme de limpeza facial, primer esverdeado com FPS 15, hidratante em creme oil-free e pó compacto.

Já a La Roche-Posay conta com a linha Rosaliac, que possui hidratante fortificante com FPS 15, hidratante fortificante rico com FPS 15 e CC Cream, estes todos disponíveis apenas no exterior (aqui). No Brasil, está disponível o AR Intense, um calmante intensivo para o rosto. Vale investir também em água termal para acalmar a pele (coloquei a da Vichy na montagem, que vem em vários tamanhos).

No quesito maquiagem, a linha da bareMinerals é indicada pela médica. Inseri a base original, com FPS 15. E, para a proteção da face, entram na lista os filtros da Skinceuticals (Sheer Physical UV Defense FPS 50, com versões com e sem cor), Sun Max Sensitive FPS 30Isdin Fusion Fluid Mineral FPS 50, que está à venda no Brasil, apesar do site em espanhol – que eles devem considerar ser nossa língua nativa, hahahaha!

Dra. Flávia, obrigada pelo help! Ju Oliveira, espero ter ajudado nas suas dúvidas! E, para quem também sofre com o problema, que as informações possam ser úteis! Se tiverem mais dicas, por favor, contem nos comentários!

você pode gostar também destes posts

122 comentários

  • responder Fernanda Penido 18/09/2014 às 13:50

    Excelente post, Thais! Não tenho rosácea, mas minha pele é sensível e muitas dicas da dermatologista eu posso aproveitar! 😉

  • responder Priscila 18/09/2014 às 13:51

    Que legal, tem muitas informações aí que eu não sabia! Com certeza vai ajudar muitas mulheres!

    • responder Marcelo Miranda 26/04/2022 às 23:25

      Ótima matéria, parabéns

  • responder Michele Bdz 18/09/2014 às 13:52

    Que bacana o post.
    Tenho uma amiga que deve ter, pq ela sempre está bem corada.. vou indicar o post para ela, e acredito que ela vá curtir, inclusive a indicação dos produtos.

    Parabéns!

    • responder Sandra Righi 15/08/2020 às 17:31

      Oi. Muito boa as indicações. A minha dúvida é que creme usar para pele acima de 60 anos sensível e com tendência a rosácea e que ajuda nas rugas e flacidez.

  • responder Gabi 18/09/2014 às 13:56

    Olá, nesse link há um relato interessante sobre controle de rosácea com produtos naturais: http://www.projetobelezasaudavel.com/2014/08/depoimento-da-leitora-controle-da.html

    =)

  • responder Mah 18/09/2014 às 14:02

    Não tenho rosácea mas tenho pele sensível e espinhas eventuais. Esses produtos verdes da clinique devem ser muito bom.

  • responder Nayana Freitas 18/09/2014 às 14:39

    Post completo, Amei!

  • responder Carla Karasawa 18/09/2014 às 14:45

    Aproveitando a idéia sobre problemas de pele… tenho virtiligo… gostaria de dicas de preparação de pele (principalmente produtos) uma vez que a base precisa ter uma cobertura mais pesada, mas queria que não ficasse com a aparência de máscara. .. Estou evitando os bb cream, pois apesar da coloração da minha pele não ter um contraste, sempre que testei, tive a sensação de aumento de contraste ao invés do efeito disfarce (também não tento igualar a pele, pois ai sim fica artificial demais) vcs divas poderiam me ajudar? Ahhh vcs são divas divinas!

  • responder Carla Karasawa 18/09/2014 às 14:47

    Quis dizer que a minha pele não tem um contraste tão acentuado em relação com a pele descolorida pelo virtiligo

  • responder Flavia bassi 18/09/2014 às 14:48

    Post maravilhoso! Não tenho rosácea, mas tenho a pele reativa e atópica, ou seja, vivo cheia das vermelhidões e coceiras. Uso um sabonete liquido sem sabão recomendado aqui pela Marina: o sebamed. Procurem! Ele é muito bom para quem tem rosácea, alergias, ressecamento, acne, dermatites. E é bom tb para quem tem pele normal, mas quer usar um sabonete que trate a pele com carinho e tenha um pH próximo ao da pele, além de ser enriquecido com vitaminas.
    O Cicaplast Baume B5 da La Roche tb é recomendado para rosácea, pois é altamente calmante, reparador e hidratante. Passar um bepantol liquido antes do hidratante ou filtro ajuda muito, tb.

    • responder fernanda 18/09/2014 às 17:20

      idem. e tb uso o cicaplast. ja tentei usar o anti redness, mas nao notei melhora, até me ardia e me aparecia ainda mais a dermatite.

    • responder cilene serpa 28/04/2016 às 21:33

      Oi adorei,tenho pele rosácea e a coceira acalma quando passo aveia que fica uns minutos de molho na agua fria ela fica molhinha e acalma a pela

  • responder Lilian 18/09/2014 às 14:59

    Já conheço a Dra. Flávia desde o início de ano e volto lá de 3 em 3 meses, #vinocoisadediva e ela atende pela UNIMED.
    Dra. como viver sem esfoliação???? kkkkk

    • responder Thais Marques 18/09/2014 às 15:18

      Eba, que bom que foi lá! 🙂

    • responder Flávia Bolzani 19/09/2014 às 21:36

      Lilian, tudo que pode irritar a pele piora a rosácea! Foge do esfoliante!! rsrs

    • responder Lilian 22/09/2014 às 08:18

      Verdade!!! eu estava bem louca por uma clarisonic e perdi completamente a vontade…depois dessa……só procedimentos com muita delicadeza. kkkk

  • responder Paola Alves 18/09/2014 às 15:03

    Nossa, não sabia que peles desse tipo tinham nome específico, muito interessante saber mais! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Camila Stringhini 18/09/2014 às 15:14

    Meninas, eu AMEI o post! Tenho rosácea e sofro demais com isso. No frio, no calor, tudo prejudica…
    Não tenho muita alergia, mas a vermelhidão é persistente e aparace através de qualquer base :/
    Eu não sei se você pode me responder Thais, ou se a dermato comentou alguma coisa sobre, mas o que me atrapalha BASTANTE, são as bolinhas de pus que aparecem na região das bochechas, elas são muito parecida com espinhas, e ficam muito aparentes. Eu queria saber quais os procedimentos pra cuidar quando elas aparecerem. Seria de muita ajuda…

    O CDD é o melhor blog, ever! <3
    Agradeço desde já,
    Beijos.

    • responder Thais Marques 18/09/2014 às 15:19

      Vou passar sua dúvida pra ela! 🙂

    • responder Karol Merlin 18/09/2014 às 18:44

      Camila,

      Sei exatamente o que você está passando. Também sofro com essas bolinhas e, recentemente, entrei em “crise”. Atacou geral minha pele, mesmo usando bloqueador solar diariamente.

      Como vou casar daqui uns dias, resolvi passar nos locais mais irritados Dexametasona em creme. Nooossa, funcionou suuuperrrr!!! As bolinhas, a vermelhidão, os vasinhos mais aparentes… tudo diminuiu muito. Pele renovada!

      Beijos

    • responder Lilian 19/09/2014 às 08:32

      Nossa Karol, quando comecei a ler seu comentário me deu um nervoso….ainda bem que deu certo!!!! Bom casamento!!!

    • responder Flávia Bolzani 19/09/2014 às 21:40

      Camila, estas bolinhas de pus às vezes são bem difíceis de controlar, e nestes casos normalmente indicamos medicamentos via oral, geralmente antibióticos e até isotretinoína. Seria legal visitar o seu dermatologista para tirar você desta crise!

    • responder Flávia Bolzani 19/09/2014 às 21:42

      Karol, não é indicado usar dexametasona para rosácea. Pode ter melhorado num primeiro momento, mas como é corticóide, o uso prolongado provoca mais vasinhos e lesões inflamatórias. E este “rebote” tende a ser mais difícil de controlar…

  • responder Arashi 18/09/2014 às 15:32

    Hum… Fiquei curiosa com esse protetor da ISDIN. Vou pesquisar umas resenhas. Daquela que já tem 300 protetores, mas sempre está testando. Será que ele é páreo contra os asiáticos?

  • responder Carolinna 18/09/2014 às 15:36

    Que post excelente! Minha eu e minha mãe sofremos com a rosácea e realmente é muito difícil encontrar informações sobre o assunto! Parabéns, com certeza irá nos ajudar bastante!

  • responder Alessandra 18/09/2014 às 15:55

    Eu tbm sofro muito com a rosácea, ultimamente parece que nada consegue acalmar minha pele. Quanto aos produtos, vivo sempre num dilema, pq mesmo os indicados podem causar reação… Da linha da Avene já usei e não senti melhora, pelo contrário. Atualmente uso o Rosaliac, descobri que existe essa linha completa a pouco tempo, muito triste não vender por aqui!! Tbm uso água termal e sabonete para pele sensível da Fisiogel. Queria muito testar os produtos da Clinique, mas ouch! como são caros 🙁 E da bareminerals existe um pó “redness remedy” que tbm fiquei muito curiosa, mas achar resenha em português que é bom nada. Pra finalizar, já fui em 3 dermatos e me indicaram tomar Roacutan, estou tomando coragem!

    • responder Fernanda 18/09/2014 às 16:31

      Alessandra, também tive uma crise crônica que me deu um trabalhão..Usei o Tetralysal e tive melhora, fala com a sua médica. Já tentou? também acontece comigo de acostumar com o produto(o Rosex por exemplo, já não faz mas tanto efeito), não tem muito jeito. O que faço agora e tentar maneirar na alimentação, com o sol e quando As “espinhas” aparecem no nariz, jogo muito soro fisiológico gelado…adianta para acalmar a vermelhidão.

  • responder Sylvia Aline 18/09/2014 às 16:17

    post muito útil para muita gente. o duro para quem tem rosácea é que a maioria dos produtos são bem caros

  • responder Fernanda 18/09/2014 às 16:25

    Obrigada pelo Post! Sofro de rosácea e tenho muita dificuldade em achar produtos que não causem irritação. Conheço o Rosaliac AR e o ISDIN. Adoro o Blog! bjs

  • responder Amanda 18/09/2014 às 16:29

    Não tenho esse tipo de rosácea que inflama e coça, mas minhas bochechas são beeeeem coradinhas (nunca usei blush! Sempre acho que fica demais) e fico um camarão no sol ou fazendo atividade física, mas no dia a dia não é tão terrível. O que faço pra dar uma apagada no rosto (bem de leve, não fico pálida) é colocar uma gotinha do corretivo yellow da mk dps da base e espalhar com batidinhas bem rápido com uma esponja estilo beauty blender, faço ha uns 3 anos isso e fica ótimo! Falando assim parece que fica reboco, mas garanto que não: sou a louca da maquiagem levinha! Hahaha. Bom, pra quem quiser experimentar, fikdik!
    Alias, aproveitando, alguma dica de blush pra quem JA É rosa? Hahaha
    Bjs meninas, amo o blog :*

    • responder Lilian 19/09/2014 às 08:35

      Pois é Amanda, eu descobri que tenho rosácea recentemente, nem imaginava que tinha porque apena sou um pouco rosada (talvez seja um nível baixo). Procuro anular o rosa com uma base ou protetor tonalizante e mando ver no meu blush amado que é rosa…kkkk

    • responder Thais Marques 19/09/2014 às 09:47

      Ótima ideia! Neutralizar para depois colorir!

    • responder Andrea 19/09/2014 às 13:22

      Oi Amanda! Um maquiador na Sephora me indicou blushes em tonalidades Mauve para nossa condição “rosada” rsrsr. A cor Sin da Nars é muito linda e dá muito certo. A The Balm tem uma versão da Sin num $ melhorzinho e tão bom qto. Sempre sem esquecer da base e/ou pó para anular o vermelhinho natural! Bjokas

  • responder Li 18/09/2014 às 16:29

    Excelente post!! Sofro desse mal, mas tenho controlado graças aos produtos manipulados receitados pelo dermatologista. Essa questão da alimentação ajuda muito e eu tento manter um controle, apesar de ser difícil. Compressas de chá de camomila gelado também ajuda. Foi uma dica do médico.
    Uso um protetor solar tonalizante e pouca maquiagem (tenho uma alergia terrível a vários produtos). Também tenho usado o pó da Clinique (o que aparece na imagem) algumas vezes, quando a pele realmente está vermelha. Ele dá uma boa disfarçada.

  • responder Daniele 18/09/2014 às 16:33

    Parabéns pelo post, demonstrou muita delicadeza ao atender o pedido da leitora com tanta atenção e capricho!! Por isso eu AMO o blog de vocês!!

  • responder Márcia Daniella 18/09/2014 às 16:44

    Como sempre, o CDD arrasando nos posts. Super completo e rico de informações!!! Meninas que tem rosácea mereciam essa leitura ótima!!!

  • responder Fabíola 18/09/2014 às 17:40

    Eu sofro com rosácea e achei o post maravilhosamente útil! Obrigada!!

  • responder Cintia Galdino 18/09/2014 às 20:24

    Que legal esse post, minha mãe tem esse probleminha na pele. Bom saber destes produtos, pois, assim posso ajuda-la a ter estas crises.
    Obrigada Thais! =)

  • responder Alessandra 18/09/2014 às 21:04

    Podia fazer um post sobre dermatite seborreica na face tb com dicas de produtos, ia me ajudar bastante . Obrigada desde já
    Ah adoro o blog 🙂

    • responder Thais Marques 19/09/2014 às 09:48

      Anotado!

    • responder Mah 19/09/2014 às 10:05

      Sou super a favor também.

    • responder Fernanda Gabriela 19/09/2014 às 12:31

      APOIADO POST SOBRE DERMATITE SEBORREICA! Mais comum que rosácea e ninguém fala sobre o assunto!

  • responder Laura 18/09/2014 às 21:19

    E quem tem rosácea e pele oleosa? Fica meio complicado conciliar produtos que ajudem nas duas coisas 🙁

    • responder Thais Marques 19/09/2014 às 09:49

      Realmente. Vou pedir uma ajuda pra Dra.!

    • responder Lilian 19/09/2014 às 12:20

      Laura..sou eu essa aí que vc perguntou….. uso o Rozex e o protetor tonalizante da Adcos que já é hidrante pela manhã, o restante dos produtos são para não estimular a oleosidade, como tenho sardas a indicação é o clarite da Dermage. Tudo sem violência como as pessoas de pele oleosa tem a mania de fazer (eu)…kkkkk

    • responder Flávia Bolzani 19/09/2014 às 21:50

      Laura, é um tipo difícil de pele mesmo! Mas bem como a Lilian falou, precisa equilibrar sem irritar. Mas aí vai depender do grau de oleosidade, que seria ideal que o seu dermato avaliasse, para ver qual com qual produto vc vai se adaptar. Como dá para ver nos outros comentários, cada menina tem resposta melhor com um produto. Mas tem saída sim.

    • responder Juliana Valverde 12/05/2016 às 14:47

      Pois é, Laura! Meu caso…tenho ignorado a rosácea e usado cremes para oleosidade.

    • responder Ana Flavia Constantino 04/07/2016 às 10:52

      Adorei o post!
      Recentemente descobri que tinha rosácea, e li que rosácea também CAUSA a oleosidade.
      Minha pele é EXTREMAMENTE oleosa e faço o tratamento com o roacutan para melhorar esse aspecto.

      Começarei a usar produtos para rosácea também, mais voltados para pele sensível e avermelhada…
      Sempre usei produtos para pele oleosa e não me importei com a rosácea…. Vamos ver!

  • responder Bárbara 18/09/2014 às 21:29

    Muito bom o post! Ideal para tirar dúvidas e a seleção de produtos foi ainda melhor; isso ajuda muito.

    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  • responder dany stace 18/09/2014 às 22:22

    POST BABADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • responder Maria G. 18/09/2014 às 23:26

    Este post está maravilhoso e foi feito para mim! Sempre tive pele oleosa mas depois que comecei a cuidar dela como sensível melhorou muito! Thais, muito obrigada!!!

  • responder Maria G. 18/09/2014 às 23:28

    Meu comentário sumiu… Buaaaaa! Só quero dizer que o post está espetacular e foi feito para mim!!! Depois que passei a cuidado da minha pele como sendo sensível ela melhorou muito! Obrigada, Thais!

  • responder Maria G. 18/09/2014 às 23:29

    Aff… Agora apareceram! Desculpa, gente…

  • responder Alba 19/09/2014 às 03:05

    Obrigada, Thaís, pelo post! Também tenho rosácea, mas a minha é da que reage ao calor/frio intenso e ao álcool, e não vivo sem vinho! O primeiro médico que visitei me prescreveu Azelan, mas me deu reação. A médica com quem me trato atualmente, disse que esse é o medicamento mais eficiente, mas como não deu certo comigo, me liberou o uso do redness solutions da Clinique, para hidratar e água termal para os momentos críticos.
    Como a minha é mais leve, junto com o filtro 50, tem dado certo!
    Abraços!

  • responder Thais Marques 19/09/2014 às 09:49

    Meninas, que bom que gostaram das dicas! Fiquei feliz! E podem deixar que pedidos e dúvidas estão anotadinhos por aqui!

  • responder Fernanda Gabriela 19/09/2014 às 12:35

    Não tenho rosácea, mas sofro de dermatite seborreica, o que é um problemão, mas que eu controlo e vou administrando pq nao tem cura… Mas ainda tenho algumas dúvidas. Valia um post que ia ajudar mta gente q acha que tem a pele apenas “oleosa”. Minha pele é sensível e com dermatite seborreica, o que faz ela ser bem parecida com uma pele oleosa pela obstrução dos poros e etc… mas se eu usar produtos para pele oleosa demais, meu rosto fica irritado. É uma coisa complicada!!!!!!!!!E tem tb a vermelhidão, umas coceiras… aff e sei q mta gente tem e ignora às vezes até por vergonha de dizer que está com “sebo” na pele. Besteira! Tem que tratar e encarar a batalha! bjs thais e parabeeens pelo post. Aguardo meu sonho desse post sobre a dermatite seborreica.

    • responder tathiane 25/07/2015 às 13:43

      Minha pele é como a sua Fernanda,igaull, comprei a clarisonic agora para ver se melhora os poros, o q tá usando? tenho dermatite seborreíca

  • responder Andrea 19/09/2014 às 13:13

    Oi Thaís, muito bom esse post! Eu tenho rosácea grau leve, mas qquer descuido ela se manifesta, trato minha pele com o maior amor e carinho (além de reza!rsrs). A seleção de produtos está excelente, Avène, La Roche e Clinique são meus companheiros há anos, td que lançam para Rosácea aqui e fora eu estou testando. Gostaria de deixar algumas dicas já que sou “rosaceamaníaca”: As bases da Clinique para mim acalmam a Rosácea, tvz algum componente, não sei dizer pq não entendo disso profissionalmente, mas na prática para mim funciona. Comecei a usar as bases dessa marca por serem hipoalergênicas e percebi que toda vez que me aventurava em outra base, no dia seguinte estava com o rosto quente e vermelho, bem reativa a pele. Voltava para a Clinique e 2-3 dias depois td sob controle. A mesma marca tem base na linha Redness Solutions (make up SPF15 with probiotic technology), mas não tem no Brasil. Meninas que viajarem para a Europa vão achar bem fáçil essa base, nos EUA só achei na Sephora e na Macy’s.
    By the way, a França é o paraíso para peles com Rosácea, tooodas as farmácias tem marcas com linhas específicas para essa condição, é de ficar benloka!!! (Uriage, Je t’aime). O pó da Bareminerals é tuuudo de bom e o melhor é o pincel antimicrobiano, sim meninas, todo cuidado com esponjas e pincéis é pouco para quem tem a “rosinha”.
    Por fim, gosto muito da linha Calmance da Roc, por aqui só achei a emulsão de limpeza e o hidratante, mas são muito bons!! Bjokas

    • responder Juliana Valverde 12/05/2016 às 14:49

      Olá, Andrea!
      Muito bom seu comentário. Várias dicas legais. Obrigada!!

  • responder Polyana 19/09/2014 às 16:29

    Parabéns pelo excelente post, Thais. Muito útil para quem tem rosácea. 🙂

  • responder Raíssa 19/09/2014 às 18:05

    Morro de medo de voltar a ter acne severa ou então ter rosácea um dia. Minha pele ficou muito sensível e eu usei muito esse Sun Max Sensitive, melhor protetor para essa fase.
    Para mim, o que funcionou mesmo nessa rotina de pele foi usar produtos que a dermatologista indicou, dando preferência para dermocosméticos, e ser fiel a eles, nada de ficar trocando um milhão de vezes para acompanhar as novidades, ainda que seja da La Roche, Vichy etc. (toda vez que eu troco algum item da rotina, minha pele se “rebela” contra mim).

  • responder Camila 19/09/2014 às 23:13

    Adorei o post!!! Muito obrigada mesmo pelas dicas e esclarecimentos! Descobri a pouquíssimo tempo q tenho rosácea e tem sido difícil modificar os hábitos e principalmente os produtos usados. A vida toda fui rosada, piorando quando faço esforço físico, quando tá muito quente, muito frio. Sempre fui daquelas q as pessoas perguntam se eu to com blush ou queimei no sol hahahahaha Mas só agora, depois dos 30 anos, apareceram bolinhas vermelhas, parecendo espinhas e aí q me incomodou. E eu q tenho pele mista, super difícil se acostumar com produtos sem adstringentes, ácido salicílico, enfim…E o tratamento ainda por cima q a dermato passou, além do medicamento manipulado, foi laser…ou seja, suuuuper caaaaaaro!!!! Por enquanto to levando com esses produtinhos indicados no post pq já conhecia alguns deles!!! E valeu mesmo pelo post!!! Bjos

  • responder Ninna 21/09/2014 às 14:17

    Não tenho rosácea mas minha pele é super sensível e vira e meche esta toda vermelha. Comecei a usar o sabonete liquido da La Roche (sem sabão) e o protetor também e me dei super bem!
    Uma coisa que piorou , e muito, minha vermelhidão foi o protetor solar com cor da Spectrabam, nunca mais vou comprar nada desta marca!

  • responder Graziela Santos 21/09/2014 às 19:13

    Minha pele tem essa vermelhidão no queixo e fica coçando muito quando saio no sol. será que isso também é rosácea ou alergia?

    • responder Thais Marques 22/09/2014 às 09:53

      Puxa, não sei dizer. O melhor seria você ir ao dermatologista verificar!

  • responder Camila 21/09/2014 às 19:26

    Que post maravilhoso! Sofro de rosácea e já testei mil produtos. Uso o sabonete Cleanance da Avene, o unico que deixou minha pele sem aquele aspecto de ressecada ao sair do banho. O RosLiac AR é meu BFF kkk Uso tds os dias pela manhã ea noite. Amei saber dessa linha completa que vende no exterior. Vou comprar na proxima viagem. E agua termal é outra coisa q acalma bastante minh pele. Muito obrigada mesmo! Vou salvar esse post!!! Bjs ????

  • responder Camila borges 22/09/2014 às 14:55

    Tenho rosácea e pele oleosa, algumas dicas eu já sabia, mas outras são uma baita mão na roda.
    Queria compartilhar uma descoberta que facilita muito a minha vida na horá de me maquiar. Como eu não gosto de base mais pesada, eu sempre passo um primer verde na pele, a Sá já falou de um aqui no blog, se eu não me engano era o QDB, mas esse eu não gosto, o melhor é da smashbox, porque neutraliza a vermelhidão e ainda não me deixa oleosa.
    Pra mim, faz uma super diferença!!
    Beijo, obrigada pleo post tão completo e parabéns por terem entrado na lista dos mais influentes!!
    (ps: na minha lista de mais influentes vocês sempre figuraram nas primeiras posições <3)

  • responder Miriã Andrade 25/09/2014 às 01:12

    Tudo muito bem explicadinho e detalhado, muito bom!

  • responder Maria 26/09/2014 às 16:34

    Maravilhoso post! Já recomendei lá no meu blog.
    Tenho rosácea e criei um blog para contar a minha experiência pessoal com produtos que funcionaram ou não para mim.
    Este é o blog:
    http://pelecomrosacea.blogspot.com.br/

  • responder Emilda de Almeida Galvão 25/10/2014 às 16:14

    Eu tenho rosácea e já usei inúmeros produtos porque gosto de testar coisas novas ,apesar do risto para meu tipo de pele.Leio sempre meu livro preferido da Leslie Baumann dos 16 tipos de pele porque ela explica muito bem os cuidados com a pele com rosácea.No momento uso esses produtos da avene ,skinceuticals serum 10,azelan(o que realmente fez efeito evitando as pápulas),maquiagem bareminerals e seu tratamento para rosácea e o pó noturno da bareminerals mesmo que acalma muito a minha pele.Já usei clinique e gostei muito.Mas sempre vou a minha dermato e fiz laser,o que melhorou a minha pele em 80% .

  • responder Ana Clara Morais 20/02/2015 às 17:19

    Emilda…qual laser vc fez?
    E como foi a recuperação? Dói ?

    Abraço…

  • responder feh 27/02/2015 às 05:29

    ja usei todos esses produtos sao bons mais oq deu uma amenizada na rosacea foi o roacutan ele deve ser tomado em ultimo caso

  • responder Fabiana Moura 11/03/2015 às 10:50

    Nossa adorei as dicas tenho rosácea e sofro bastante principalmente no verão que é quando o calor irrita mais a pele e as suas dicas junto com as dicas da minha dermatologista vão ajudar muito…. a quero aproveitar é dar uma dica também o protetor sun max não foi muito bom para mim pois aumentou a oleosidade da pele e as lesões tipo espinhas, então troquei por indicação da uma dermatologista para o da la roche – posay fator 60 antioleosidade toque seco.. ele ajudou muito a diminuir as lesões fica dica este protetor é ótimo… bjs

  • responder Michele 21/03/2015 às 16:17

    Estava procurando informações sobre o assunto, porque estou com a pele mais sensível ultimamente e achei bem bacana a iniciativa do CDD, valeu Thaís!

  • responder Camila 27/04/2015 às 02:00

    Meu Deus, a rosácea é uma doença terrível… Descobri tem um mês e estou desesperada.. Kkkkkkk e o pior q a minha principal causa é o estresse e a maquiagem que eu adoro! Estou experimento e tentando acertar a que eu sou menos alergica, mas ta dificil, comprei agora a bareminerals vamos ver! Pq até da clinique me deu irritação! Complicadíssima essa ”rosinha” viu!?!? Kkkkkkk beijinhos amei o post! 🙂

  • responder Ana 28/04/2015 às 02:35

    Eu vim do norte do Brasil. Lá minha pele era muito oleosa, nem hidratante passava, só filtro solar e um pó para disfarçar o brilho. E um hidratante oil free. Há 7 anos mudei pra Europa e minha pele passou de 8 pra 80. Ficou super seca e caritativa, cheia de 9 horas. Fui ao dermatologista e ele fez uma análise profunda e disse que minha pele é ultra sensível. Fiquei chocada pois falei que no clima tropical que vivia minha pele nunca apresentou qualquer reação alérgica.
    Bom, no fim das contas, sofro de dermatite atopica crônica principalmente no verão pelo corpo todo principalmente nos braços e no rosto sofro com os males da bendita rosácea que sempre piora tbm no verão tipicamente seco daqui.
    Odiava o frio, mas virou meu aliado contra esses problemas. Uso sempre clarelux nas zonas irritadas do corpo e cremes calmantes no rosto, e sabonete tem que ser aqueles bem neutros com bactericida e sem sabão pq se não for assim, começa a repuxar, arder, coçar, descamar
    Etc.
    Faço exfoliaçao caseira com mel e açúcar a cada 15 dias junto com argila Verde a seguir. Eu sei que é contra indicado mas não consigo passar sem isso.
    Aprendi a lidar com esse problema chato que obviamente está ligado ao clima tbm. Ainda bem que os produtos cosméticos para esse fim são mais baratos que no Brasil, senão minha pele já tava… sem comentários.
    Ótimo post.
    Ótimo blog!

    • responder Natalia 18/08/2023 às 16:52

      Oi Ana. Curioso que eu e minha mãe não tínhamos rosácea. No meu caso, eu tinha vermelhidão quando fazia exercício, mas passava. Quando viajamos para a França e Itália, nós duas passamos a ter crises de rosácea, mesmo anos depois.

      Minha mãe acalmou muito a dela com Azelan. Para mim ele ajuda na recuperação das crises, se passar uma camada extremamente fina à noite e retirar de manhã. Mas ainda tenho crises, as bochechas enchem de bolinhas.

      Para quase zerar mesmo, eu tenho que tirar glúten, leite e açúcar da dieta e evitar picos glicêmicos… Funciona maravilhosamente bem, dá mais disposição, o corpo desincha, a pele fica calminha… Agora meu desafio é manter por mais tempo essa nova dieta. Ela é bem desafiadora para mim porque a cultura alimentar da minha família é toda baseada em trigo, leite, açúcar… Rs!

      • responder Natalia 18/08/2023 às 17:58

        Ah, tenho usado o hidratante Epidrat Calm, é um dos poucos que não arde. Superconfortável. Só sinto que não hidrata profundamente, para isso vou testar os que a amiga falou aqui, cicaplast e bepantol derma.

        Para lavar o rosto, uso Effaclar Alta Tolerância, mas ainda assim acho ele meio forte, dá uma pequena queimação durante a lavagem e resseca bastante minha pele depois.

        • responder Natalia 22/08/2023 às 17:33

          Voltando para dizer que testei o Cicaplast e estou chocada! Ele é maravilhoso como hidratante intenso. E recuperou minha pele após uma baita crise de rosácea.

  • responder Lynn 19/08/2015 às 23:41

    Eu tenho pele super seca, alérgica e com rosácea. Tenho uma boa experiência em testar produtos, mas estou bem triste com os resultados. Já apelei para tudo, de soluções super baratas, remédios manipulados pelo dermatologista a produtos importados. A linha redness da Clinique (é uma fortuna e não funcionou para mim), tenho 2 primers especiais p/ rosácea da marca que deixam minha pele mais ressecada e impossível de espalhar a base. A linha da Avene citada no post diminui um pouquinho a vermelhidão, mas não hidrata minha pele. O Rosalic Air não valeu a pena. Fisiogel e Profuse refrescam e aliviam, mas não deixam a pele hidratada para maquiar. O Cicaplast, Bepantol Derma líquido e uma boa água termal ainda são os melhores aliados. Estou curiosa para testar o CC Cream da La Roche, pois nunca consigo sair de casa com uma pele apresentável!

    • responder Natalia 22/08/2023 às 17:34

      Muito obrigada pela dica do Cicaplast! Ele é maravilhoso. Amei, amei!

  • responder Andréia 16/09/2015 às 08:11

    Bom dia! Tenho rosácea no rosto gostaria de saber se posso usar o sabonete da adcos o nome e sabonete suavizante para pele delicadas com pH neutro sem fragrância sem conservantes ele tem sensicomplex+ calêndula

  • responder FABIANA 07/10/2015 às 14:23

    Boa tarde, meninas adorei a matéria, pois á muito tempo percebi minha pele muito corada e só agora descobri que tenho rosacea, usei muitos produtos que só complicava minha pele pois devido o problema que eu nao sabia, a Rosacea. Bjs….

  • responder samanta 29/11/2015 às 17:44

    eu tenho rosácea. uso protetor solar com base da ipsol. Ótimo! não irrita!e cobre as imperfeiçóes. Deixa a pele sequinha.

  • responder Joao 15/03/2016 às 15:51

    Olá gostaria de saber se quem tem rosácea pode fazer tatuagem ? vocês sabem me informar? obrigado desde já

  • responder Lu salvino 31/03/2016 às 12:21

    Amei o post, tenho rosácea 🙁
    é difícil lidar com a pele assim, sofri muito antes de saber que era rosácea, suas dicas super amei bjs

  • responder Helen 03/04/2016 às 00:01

    Tenho uma dúvida, o procedimento de limpeza e hidratação como faz??
    porque o comum seria tirar a maquiagem,lavar,tonificar e hidratar.
    Após lavar com sabonete para pele sensível posso passar água termal como hidratante??

  • responder Rebeka 24/04/2016 às 23:16

    Olá!!!! Estava procurando resenhas de produtos específicos e me informando mais sobre a rosácea, que fui diagnosticada recentemente… Acompanho o blog, e fiquei feliz de ver essa matéria!
    Como estava bem vermelho, bem inflamado, e antibiótico piorou, derrota indicou a pomada Topson, e indicou protetor sun max, que eu não conhecia, e por enquanto não usar mais nada alem disso e do sabonete.
    Pomada tem ajudado bastante, e protetor foi um achado dos Deuses! hehe
    Não gruda, não meleca. Passo ele junto com base mineral da mary kay, que ja usava em dias quentes, e tem segurado bem.
    Pra lavar o rosto to usando o actine e deu certo de cara! Mas to doida para testar o fisiogel, de tanta gente que tem elogiado ele.
    Fiquei feliz em saber que existem tantos produtos para isso, e que não precisarei abandonar os cuidados que tanto gosto com minha pele.
    Valeu pelas dicas!!!! =DD

  • responder Diego Vitor Souza cardoso 01/06/2016 às 16:59

    Tavo esquecendo quando estou vendo TV ela fica ainda mais vermelha

  • responder Ana Cristina Martins Dias 16/06/2016 às 12:26

    Será que existe algum produto anti-envelhecimento pra quem tem rosácea? Me descobri com esse mal no ano passado, tinha acabado de comprar a linha anti-idade da Natura e não pude usar! Estou com 48 anos e minha pele não é oleosa (é mista, com vários pontos mais secos) nem fica muito vermelha, mas fica cheia de pintinhas vermelhas, fico parecendo uma caipira de festa junina(!!)

  • responder Priscila 22/07/2016 às 04:59

    Ola´,

    Adorei o post, difícil encontrar informações sobre rosácea. Tenho rosácea e desde que descobri não posso usar nada que não seja indicado pela dermatologista , mas minha pele esta extremamente ressecada chega a descamar em alguns pontos e não sei mais o que fazer , tbm não possso usar anti idade, a dermato me indicou fazer luz pulsada que ja vai estimular a produção de colágeno, mas é tudo muito caro.
    Quem tiver alguma dica que ajudou , me ajudaaaaa!!!!
    😉

  • responder Jeane 15/03/2017 às 00:39

    Olá meninas ameiiiiiiiiiiiiiii o post e os comentários!

    Eu trabalho no ramo de Consultoria de beleza, tenho uma cliente que possue rosácea ela adiquiriu a base liquida e amou, porém o pó mineral fez ela sentir irritação como se estivesse pinicando.

    Será que alguma de vocês sabem o nome dos compostos que podem estimular a irritação da pele rosácea. Realmente quero facilitar a vida de minha cliente indicando os melhores produtos.
    Já sei que vitamina C, cafeína, epinefrina, acetilcolina,histamina só atrapalham.
    Desde já agradeço pelo que já aprendi e pelas informações que vão me passar!

    Iai!!! O que uma pele rosácea não deve usar!?

  • responder maria zuilamendesdanobrega 10/10/2017 às 11:36

    Bom dia!!

  • responder maria zuilamendesdanobrega 10/10/2017 às 11:37

    Bom dia!! eu gostaria de conhece estes produtos.

  • responder Fernanda Santiago 28/11/2017 às 20:03

    gostaria de saber se hidrante nutrel e bom estou usando ele bom tempo gosto muito e tb uso cicaplast baume B5 ESTÉ recomendado pra minha pele com rosácea ? gosto muito sabonete dermotivin soft agradeço se poder me responder obrigada

  • responder Paula 15/12/2017 às 23:47

    Eu tenho rosacea e com crise tenho ferida na cabeça e quando eu uso o shampoo normal irrita mais.qual e o shampoo indicado para o cabelo e qual e a melhor pomada pra acaba com a vermelhidao

  • responder LUCIANA 24/01/2018 às 23:50

    INFORMAÇÃO VALIOSÍSSIMA !!!!
    MUITO MUITO MUITO MAS MUITO OBRIGADA !!!!
    Thais post valiosíssimo tenho rosácea e sofro com isso, até ontem me perguntavam o que é isso affffff e eu não sabia nem o nome da doença ontem fui numa esteticista e ela me disse : rosácea !!!!

  • responder Kelly Silveira 10/03/2018 às 10:15

    Oi gostaria de saber se quem tem rosácea pode usar cicatricure?

  • responder Roseli Ravelli 07/04/2018 às 10:32

    Me envie o nome de algum medicamento para uso diário.

  • responder Roseli Ravelli 07/04/2018 às 10:33

    Espero uma sugestão de medicamento.

  • responder Roseli Ravelli 07/04/2018 às 10:33

    Obrigada

  • responder Rita de Cássia Carvalho Ferreira 15/05/2018 às 23:52

    Dexametasona pode ser usada para rosácea?

  • responder Mila 20/06/2018 às 06:26

    Olá meninas,
    Não falaram nada sobre a Clinique e agora estou na dúvida… quais das linhas devo investir, pois estou na Europa e elas são acessíveis aqui! No Brasil cuidava da minha rosácea com minha maravilhosa dermato, com antibióticos, mas aqui não tem como … eles são super resistentes a te oferecer qualquer tipo de remédio… enfim estou entrando numa fase crônica… adorei o post mas poderia conter mais detalhes… beijos

  • responder Flávia Maria Vilas Boas Rufino 04/09/2018 às 08:49

    Tenho rosácea não me adapitei com nenhum produto ainda , já fui na dermo , na esteticista , e nada só piorou, estou usando o protetor episol Color sera que ele é bom ?

  • responder Priscila 06/09/2018 às 09:34

    Bom dia,
    estou usando Epidrat calm para diminuir a vermelhidao, acha um bom creme?

  • responder A pedidos: 3 hidratantes faciais para quem tem acne e rosácea! 13/09/2018 às 18:30

    […] primeira coisa que vocês precisam ter em mente é que a pele com rosácea precisa de hidratantes que recuperem e protejam sua barreira natural. Além disso, nada que a […]

  • responder Resenha: Hidratante para Rosácea Azelac Sesderma 10/02/2019 às 09:30

    […] Como o título ali em cima diz (e o nome do produto, de certa maneira, também), estamos falando de um hidratante facial com ácido azelaico. O composto é comumente usado para o tratamento da rosácea. […]

  • responder Poly Wernik 14/02/2019 às 13:07

    Tenho rosacea e mora fora do Brasil e aqui não temos esse mimo de poder ir na dermatologista pra passar skincare.
    Gostaria muito de umà ajuda mesmo que a distância.
    Dra flavia vc me ajudaria?
    se

  • responder Kelly 02/05/2019 às 17:09

    Eu uso tônico da Simple, além de outros produtos da marca, que são próprios para pele sensível, sem álcool, perfume, dá super certo para minha pele (com rosácea). O único tônico da vida que conheço e não tem álcool. A marca é maravilhosa!

  • responder Núbia Portugal Lima Franco 20/07/2019 às 09:25

    Bom dia, eu quero saber se quem tem rosacea pode fazer o uso de primer?

  • responder Nathália Sanita 05/10/2019 às 00:03

    Olá estou com lesões vermelhas na pele que coçam, fui em 3 dermatos e ninguém conseguiu ao certo dizer se estou com rosácea ou acne não tem nenhum exame de sangue específico para diagnóstico de rosácea? Até agora não descobri o que tenho….

  • responder wanessa 28/01/2020 às 12:10

    Quem tem rosácea controlada pode usar henna?

  • responder Andressa Leite Henriques 19/02/2021 às 14:01

    Obrigada pelas dicas <3
    Descobri ontem que tenho rosácea, minha esteticista me indicou o rosalic, mas entrei em contato com a La Roch e ele foi descontinuado ;(

  • responder Rosácea: um compilado de toda a minha experiência com ela! 23/10/2021 às 16:28

    […] Algumas das informações a seguir são da dermatologista Flávia Bolzani, que atende em Curitiba, dadas numa entrevista para o CDD em 2014: […]

  • responder Natasha 20/09/2022 às 12:50

    Olá Pessoal!

    Vou deixar minha experiência aqui pois pode ajudar alguém.
    Produtos que minha pele aceitou bem: protetor solar isdin (depois de algum tempo, ele esfarela, mas se usar um hidratante primeiro, não), eucerin anti-redness (esse produto é tudo! diminui o vermelhidão que é o que mais me incomoda, tem protetor solar e hidrata bem, deixando um brilho na sele, ótimo para peles secas – se isso te incomoda, pode usar um pó por cima e pronto), epidrat calm (hidratante forte que acalma a pele), bioderma AR (hidratante para vermelhidão levinho – pra mim não tira o vermelhidão forte, apenas um vermelho fraquinho) e solantra (solantra só uso em cima da papula quando aparece alguma, não usaria todo dia pq noto que piora o vermelhidão).
    Produtos que deu ruim: rosalic e azelan. Tenho pouco pápula para usar eles e eles pioraram o vermelhidão.
    Gatilhos para cuidar: sol (boné, chapeu sempre), calor induzido (lareira e ar condicionado no quente são péssimos pra mim, piores que sol), frio muuito intenso (só um friozinho até melhora a sensação de calor da minha pele), coberta muito felpuda ou quente perto do rosto durante o sono, roupas de lã com gola, roupas quentes em geral, bebida alcoólica (é na hora que fica vermelho), temperos (fico no sal e orégano no máximo), estresse emocional (muito forte também), exercício físico (é um dos piores, qualquer coisa que aumenta a frequência cardíaca aumenta a vasodilatação e já fico vermelha com uma sensação de calor muito forte) e luz de computador/celular/tv SEM ter usado protetor solar. Tenho certeza que tem mais e na medida que vamos vivendo, vamos descobrindo. O correto é evitar gatilhos, mas eu excluo da minha vida, porque pioram muito a rosácea.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB