Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

A gente sabe que não é só a pele que precisa de cuidados mais intensos no verão, não é? Os cabelos também – e sei que tem muita gente indo para praia agora depois do Natal para passar o ano novo, então mandei algumas dúvidas sobre o assunto para o Guilherme Cassolari, cabeleireiro da Natura, responder. O que ele me mandou virou esse post aqui – espero que seja útil para vocês e vamos lá:

1) Mesmo quem não vai para a praia ou piscina, por exemplo, precisa ter cuidados específicos com os cabelos no verão? Quais?
Sim, mesmo quem não terá contato com a areia ou o mar do litoral, precisa de cuidados, devido às altas temperaturas do verão. O fortalecimento dos fios é o principal aliado das mulheres contra os danos provocados pelo sol e pelo vento. Outro cuidado que faz diferença é proteger os cabelos antes da exposição direta ao sol com produtos específicos, como um creme que contenha proteção aos raios solares, mesmo para um passeio no parque, por exemplo.

2) Que outros cuidados simples dá pra tomar?
Evitar o uso excessivo do secador é ótimo para a saúde dos fios, não prender os cabelos ainda molhados e usar chapéus ou bonés também ajudam a aproveitar o verão sem que os fios passem pelo ressecamento.

3) E para quem vai à praia, quais os cuidados? Hidratação com maior frequência e proteção solar?
O uso de máscaras e protetores solares específicos para os cabelos fazem muita diferença – e cada tipo de cabelos deve ter seus cuidados característicos.

4) Quais, por exemplo?
No verão deve-se levar em consideração que os cabelos com reflexos clareiam quando expostos ao sol. Aquelas pessoas que fazem reflexos para clarear devem saber que seus cabelos ficarão ainda mais claros. Além disso, os cabelos que foram clareados ou descoloridos apresentam maior tendência de ressecamento, exigindo mais hidratação.

Já para os cabelos tingidos, um dos principais “inimigos” é o sol, que ajuda a desbotar a cor obtida. Nesse caso a recomendação é aplicar diariamente um creme sem enxágue que contenha filtro solar. O produto ajudará a reter a cor por mais tempo, além de dar mais brilho e luminosidade aos cabelos. Uma vez por semana ou quinzenalmente, é preciso fazer uma hidratação nos fios, que pode ser realizada em casa. Para cabelos extremamente danificados, procure técnicas de reestruturação em salão de beleza, como a queratinização ou a cauterização dos fios. Mas não é necessário suspender a química.

Os cabelos encaracolados ou crespos sofrem mais danos que os lisos pois são mais frágeis. Com a ampliação de um fio de cabelo crespo no microscópio verificamos que sua espessura não é constante por todo o comprimento do fio e que as cutículas que o recobrem muitas vezes já estão quebradas. Então, além de uma linha de cuidados específicos para os cachos, deve-se ter muita atenção com a hidratação e a proteção dos fios.

As pessoas com cabelos oleosos normalmente evitam o uso de condicionadores, cremes para pentear e máscaras para evitar que os fios fiquem mais pesados. No verão, apesar de oleosos, os fios também se ressecam e o ideal é a aplicação de produtos específicos para este tipo de cabelo.

5) E os cabelos (especificamente os loiros) que ficam verdes com exposição ao cloro? Como agir?
Muitas pessoas relatam o esverdeamento dos cabelos após exposição prolongada ao cloro. Na verdade, o que acontece é que para a manutenção da qualidade da água, além do cloro (que elimina os microrganismos) também são adicionados agentes algicidas (eliminam as algas) que contém cobre. Este metal se liga ao fio, sofre oxidação com o cloro, deixando a cor esverdeada. Para evitar, use uma linha de produtos com atividade anti-cloro.

*E sempre que sair do mar ou piscina, passar uma ducha para retirar excessos de resíduos. Para potencializar os cuidados com o cabelo, substitua, de 1 a 3 vezes por semana, o condicionador pela máscara de tratamento. Aplique mecha por mecha, do meio para as pontas, e deixe agir por três minutos. Em seguida, enxágue bem. Um creme noturno também pode ajudar, assim como reparador de pontas.

Espero que tenha sido útil (vai ter mais um post com dicas do Guilherme mais para frente, sobre lavagem!) e dia de Natal bem feliz, relax e divertido para todo mundo!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
5 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Raísa

    Tenso isso de cabeo verde né? haha Valeu pelo post, Marina!

  2. Francieli Medeiros

    Adorei a dica do que usar para evitar o esverdeamento do cabelo. Por ser loira natural e sofrer com isso, muitas vezes deixei de entrar no mar/piscina e quando o fazia evitava molhar o cabelo. Obrigada Marina! 😀

  3. Michele Bdz

    Obrigada pelas dicas…
    Cabelos são os que mais sofrem no verão!!

    Tenham um ótimo 2014.

  4. Larissa

    Cabelo e pele merecem cuidados redobrados nessa época…
    Queria que vcs dessem algumas dicas de cuidados pra quem fez tratamento químico nos cabelos, como progressiva e selagem…

  5. Karina Mendes

    Adorei as dicas! Beijinhos????????