Testei: óleo seco para corpo, cabelo e rosto!

Sabrina Olivetti POR Sabrina Olivetti
Gostou?
| Este post está dentro das categorias: CosméticosResenha
Curte aqui:

Que tal um único produto que promete deixar a pele do corpo macia e hidratada, cabelos brilhantes e rosto bem cuidado? É isso que o óleo seco promete. Segundo as marcas, estes óleos multiuso são rapidamente absorvidos pela pele ou tem substâncias bastante voláteis que evaporam rapidamente, deixando a pele com toque aveludado e sem textura oleosa. Por isso o “seco” do nome. Eles servem para hidratar e dar brilho para pele e cabelos. Soa interessante, não acha?

Sou meio cética nesse negócio de óleo SECO, então resolvi testar não apenas um, mas três marcas diferentes da modalidade. Vem comigo conhecer o óleo Huille Prodigieus da Nuxe, o Beautifying Oil da Body Shop e o Nutriextra da Vichy.

Huille Prodigieus da Nuxe: Este é famosão e o queridinho master das europeias. Como estava ressabiada com o esquema, comprei um kit onde vinha o óleo em tamanho miniatura. Se gostasse, eu compraria o grande.

Oficialmente ele é composto, em 30%, por 6 óleos vegetais  entre amêndoas doces, camélia, avelã e macadâmia, e tem função hidratante, nutritiva e reparadora.

Ainda bem que não fui direto no grandão! O cheiro dele é bem gostoso, meio de amêndoas, mas isso é tudo que gostei nele. No corpo o óleo sumiu, não ficou oleoso e tal, mas também não hidratou nada a pele. Depois do uso ainda senti aquele toque ressecado principalmente nas pernas. Já no cabelo, que desgraça! Meus fios ficaram pesados, grudados e melequentos. Um horror só! Tentei usar ele mais vezes, mas não teve jeito. Nem apliquei no rosto porque TIVE MEDO.  Eu e o Nuxe acabamos nosso relacionamento.

Beautifying Oil da Body Shop: Como adoro a marca, achei que seria uma boa testar uma das novidades deles.

Diz que ele é feito com uma mistura de óleos leves, incluindo a marula e pode ser usado no corpo, rosto e cabelo. Promete hidratar e deixar a pele macia e iluminada.

A Body Shop tem mais de 10 aromas disponíveis deste óleo seco, mas fui de limão. O cheirinho é bem cítrico, bem limão mesmo, mas ele é tão oleoso e pesado quanto os outros amigos que testei para esta resenha. No corpo ele ficou pegajoso e no cabelo, também não deu certo. Tá certo que moro em Curitiba, mas não sou o Oil Man, né gente!

Nutriextra Extraordinary Oil da Vichy: Na França a Vichy tem muitos produtos diferentes e me interessei pelo óleo deles que não existe nas prateleiras brasileiras.

Ele tem 9 óleos vegetais na fórmula e é indicado para peles secas e sensíveis. A promessa é de um tratamento profundo sem resíduos gordurosos.

Tudo bem, ele é indicado para pele seca e a minha do corpo está mais para normal, mas rapaz, esse óleo não merecia o SECO no nome. Apliquei no corpo e passei o dia todo besuntada e sambando feito a moça Globeleza. Que é isso, Vichy? Deve ser por isso que a marca não traz ele pra cá, nunca daria certo na pele das brasileiras e no nosso clima tropical. Mas o aroma dele é super gostoso, uma coisa meio baunilha bem delicinha.

Resumindo, dos três óleos que testei, não gostei de nenhum. Praticamente todos deixaram alguma área melequenta. Acho que o melhor mesmo é ficar com o óleo específico para o cabelo, o creminho pro corpo e outro hidratante para o rosto. Tudo bem mais seguro e menos besuntado.

Todos eles eu comprei quando estava de férias. Os valores foram: Nuxe (12 euros o travel kit), Body Shop (14 euros) e Vichy (14 euros).

Ingredientes do óleo da Nuxe: Isopropyl Isostearate, Macadamia Ternifolia Seed Oil*, Coco-Caprylate/Caprate, Dicaprylyl Ether, Prunus Amygdalus Dulcis (Sweet Almond) Oil, Corylus Avellana Nut Oil/Corylus Avellana (Hazel) Seed Oil, Camellia Oleifera Seed Oil, Parfum/Fragrance, Tocopherol, Borago Officinale Seed Oil, Olea Europaea (Olive) Fruit Oil, Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil, Rosmarinus Officinale (Rosemary) Leaf Extract, Hypericum Perforatum Flower/Leaf/Stem Extract, Solanum Lycopersicum (Tomato) Fruit/Leaf/Stem Extract, Caprylic/Capric Triglyceride, Benzyl Salicylate, Butylphenyl Methylpropional, Citronellol, Geraniol, Hydroxycitronellal, Limonene, Linalool [N1005/D]

Ingredientes do óleo Body Shop: Caprylic/Capric Triglyceride (Emollient), Dicaprylyl Carbonate (Skin-Conditioning Agent), Sclerocarya Birrea Seed Oil (Skin Conditioning Agent), Limonene (Fragrance Ingredient), Parfum/Fragrance (Fragrance), Citrus Medica Limonum Seed Oil/Citrus Medica Limonum (Lemon) Seed Oil (Skin Conditioning Agent – Emollient), Prunus Amygdalus Dulcis Oil/Prunus Amygdalus Dulcis (Sweet Almond) Oil (Skin-Conditioning Agent), Aleurites Moluccana Seed Oil (Emollient), Tocopherol (Antioxidant), Citral (Fragrance Ingredient), Pentaerythrityl Tetra-Di-t-Butyl Hydroxyhydrocinnamate (Antioxidant), Helianthus Annuus Seed Oil/Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil (Emollient), Linalool (Fragrance Ingredient), Ascorbyl Palmitate (Antioxidant).

Ingredientes do óleo da Vichy: Caprylic/Capric triglyceride, Dicaprylyl Carbonate, Zea Mays Oil, Macadamia Ternifolia Seed Oil, Rosa Canina Fruit Oil, Coriandrum Sativum Oil, Simmondsia Chinensis Oil, Prunus Armeniaca Kernel oil, Tocopherol, Passiflora Edulis Oil, Capiscum Annuum Extract.

  1. Pollyana 29/11/2013 | 17:30

    Sabrina em versão Oil Man hahaha, falando sério agora, isso me parece uma porcaria, não tem milagre que faça um óleo ser bom para rosto, cabelos e corpo, são muitas diferenças, muitos detalhes, é aquela história de querer ser excelente em tudo e acabar não sendo bom em nada!

  2. Lívia 29/11/2013 | 17:52

    Sabrina testa o bio-oil!

    • Daniela Santos 30/11/2013 | 22:42

      Tenho o Nuxe e o Bio Oil, realmente o Nuxe não deu certo, comprei na frança e usei por lá também, como uma leitora disse mais abaixo, muda um pouco a textura na pele, mas não muito, essa sensação da pele ficar ainda ressecada, sem o toque macio é fato, fiquei feliz que vc teve a mesma experiência que eu =D

      Já com o Bio Oil é outraaa vida! Adoro, uso no corpo e no rosto, alterno com hidratantes. Não sei se faz o milagre de reduzir manchas como diz na propaganda, mas para hidratar naqueles dias que a pele está escamando pelo vento frio pra mim valeu.

      Bjss meninas!!

  3. marcela 29/11/2013 | 17:58

    vc deu azar! usa o óleo Josie Maran…. vc vai amar… de dia uso hidrante normal da clinique e uso ese óleo a noite…. na primeira semana já notei diferença na pele…. não me deu espinha nem nada… MARAVILHOSO!

    Realmente demora um tempinho pro óleo assentar, mas no dia seguinte sua pele ta maravilhosa!

    Duas gotinhas já bastam! bjossssssssss

  4. Gabelita 29/11/2013 | 20:05

    Bom saber.
    Simplesmente AMO as resenhas sérias e sinceras de vocês.
    =)

  5. Valeria 29/11/2013 | 20:07

    Eu tenho vários da The Body Shop. Uso no cabelo somente das orelhas para as pontas e no corpo. Para mim não fica melecado e sim hidratado e com um brilho excelente nos cabelos.

  6. Carol Barros 29/11/2013 | 20:58

    Passar óleo no rosto? Morro de medo! E olha que tenho a pele seca!

  7. marcia 29/11/2013 | 20:59

    Para o rosto faço massagem facial com óleo de rosa mosqueta, compra em casas de produtos naturais (aqui chamamos de celeiros), faço a massagem a noite, até o óleo desaparecer, usa umas três gotinhas para o rosto todo, é excelente, clareia a pele, seca espinhas, dá um glow natural e pelo menos na minha pele não deixa oleosa mesmo ela sendo do “tipo oleosa”. Claro, uso com moderação, uma vez ao mês.

    • Marcia 30/11/2013 | 09:55

      Xará, também uso o de rosa mosqueta, acho ótimo para as olheiras, mas usar óleo no rosto exige pele bem limpa e paciência para a massagem. Senão fica ‘tudo grudando’ mesmo.

      Para o corpo, uso no banho. Com a pele molhada, passo, massageio e enxáguo rapidamente. Aí a pele fica ótima. Gosto dos óleos da Granado, que tem mais ingredientes naturais.

  8. Ju 29/11/2013 | 23:29

    Sa,
    Pra não deixar oleosidade aparente, só se for óleo essencial, que é a essência pura da planta/folha/flor. Eles são tão leves que se você pingar uma gota de papel, seca na hora.

    Só que como são muito concentrados, precisam ser diluídos em “óleos carregadores”, que são os óleos vegetais, que mesmo passando por processos de refinamento, são grossos e pesam…

    Um dos poucos que eu confiaria pra isso seria o de pracaxi extra-virgem, que é bem leve, embora não seja muito fluído (acho que o mais fluído é o de pequi), e é um dos poucos óleos que têm ação hidratante de verdade. Ah, e ele, se for mesmo puro, extra-virgem e tal, não pesa nos fios, mesmo nos fios fininhos como os seus.

    Beijo ;)

    • fernanda 02/12/2013 | 07:35

      que dicas bacanas ;)
      eu AMEI esse post sobre óleos, uso o tempo todo no corpo e nos cabelos, mas no rosto tenho muuuito medo, apesar de ser mais seco tb.
      sempre fiquei com o pé atras com o bio-oil, nao sei por que funciona (nao vejo nada em sua formulacao que justifique), mas funciona pra tantas meninas, um lance assim meio HOMEOPATIA!! haha! tentada a comprar!

    • Sabrina Olivetti 02/12/2013 | 11:05

      Obrigada pelas informações!

  9. rafael cordeiro 30/11/2013 | 00:08

    ameiiiiiiiii

  10. Ana Paula 30/11/2013 | 00:59

    Para vc não perder seus óleos Sabrina, como o cheiro é bom misturo eles no hidratante vasenol novo (uso o clinical, que realmente não tem cheiro nenhum, mas acho um ótimo hidratante) que não tem cheiro de nada. Para os cabelos a dica é usar logo ANTES de lavar, com ele seco e já entrar no chuveiro e seguir seu ritual normal de lavagem, ou use de noite antes de dormir e lave de manhã no dia seguinte. No rosto nunca usei…Ah o que tenho é o da Nuxe.

  11. debora 30/11/2013 | 08:32

    será q é porque tá sendo usado no br? atualmente moro na alemanha e até o sabonete que trouxe do brasil não funcionou com a água e clima daqui.

    às vezes esses produtos foram feitos pra outros tipos de clima pq aqui a pele resseca, repuxa com o frio e a água tem muito `kalk`.

  12. Ana Cristina 30/11/2013 | 16:24

    Eu uso o da Nuxe p/ umectação, como se faz com óleo de coco e azeite; deixo de um dia pro outro e lavo. Como finalizador ele pesa muito.
    Bjs!

  13. Andrea 30/11/2013 | 16:28

    No corpo o óleo da The Body Shop funciona suuuper bem!! Pelo menos no clima aqui da Europa. O toque não é exatamente seco mas é bem menos oleoso que um óleo normal.

  14. Babi Lopes 30/11/2013 | 17:54

    Menina, já fui nessa onda também e comprei um da The Body Shop, o Monoi Miracle Oil. Fiz resenha dele no comecinho do meu blog, mas nunca vou entender como esse povo tem a cara de pau de chamar de multiuso! E olha que eu comprei ele durante o inverno aqui da Europa, minha pele estava super seca e repuxando. Mas se o trem não prestou nem pra passar nas canelas, imagina no rosto e no cabelo? Casquei!

  15. Aline 01/12/2013 | 13:42

    Sabrina, também odiei o da Nuxe. Odiei mesmo. E eu me dei super mal porque comprei logo o grandão. :/

    Amo, no entanto, o da Caudalie pro cabelo (deixa meu cabelo liiiindo, mas só passo nas pontas porque minha raiz tende a ser oleosa). No corpo gosto também, mas uso bem pouco misturado com o hidratante (cetaphil), porque a pele não absorve tanto. Nunca me atrevi a passar no rosto, porque tenho um queridinho pra ele: o Clarins Lotus. A Clarins tem três óleos específicos pro rosto, um para cada tipo de pele. Esse é para as oleosas, e, com alguns bons meses de uso, acho que minha pele ficou bem melhor. A aparência dos meus poros diminuiu bem.

    E não acredito que você tem algo da linha Sweet Lemon. É a minha favorita, mas me disseram que ela tinha saído de linha. :(

    • Sabrina Olivetti 02/12/2013 | 10:22

      Oi Aline, achei a Sweet Lemon em todas as lojas que passei. Talvez tenha saído de linha nos EUA.
      :)

  16. Lilian Wiczneski 01/12/2013 | 13:59

    Sá, eu adoro o da The Body Shop! Acho que pela minha pele ser mais seca, talvez… Haha!
    Beijo! Tou curiosa com o da nuxe agora.

  17. Fernanda Coelho 01/12/2013 | 20:09

    Comprei o da Body Shop de oliva e AMEI! Para o corpo funciona super bem. No cabelo eu gosto, mas tem que usar só um tiquinho de nada (meu cabelo é seco, crespo e com luzes).

    Para o rosto, um que eu amo é o Bio-Oil. Passo antes de dormir e acordo com a pele super sequinha e muito hidratada. Minha pele é mista, mas o Bio-oil funciona super bem.

  18. Thereza 02/12/2013 | 01:47

    Sá, eu comprei esse da vicky… o cheiro é até gostosinho quando passa ( meio enjoativo) mas depois de um tempo se transforma num cheiro HORROROSO na pele, tipo de coisa mofada!! aconteceu com vc tb? passei no cabelo e ficou uma desgraça pura!

    • Sabrina Olivetti 02/12/2013 | 10:19

      Oi Thereza, não notei essa diferença de aromas. :)

  19. Tata 02/12/2013 | 22:42

    Acho que nosso clima úmido nao permite esse tipo de produto, né? Eu particularmente tenho horror a óleo!

    beijo!

  20. Juliana 03/12/2013 | 17:42

    Assim que li que estes óleos serviam para o corpo, rosto e cabelo, já percebi que não ia prestar! E nem precisa ser muito gênia né meninas??? Tem que ter a pele MUITO seca, e o cabelo MUITO seco pra um óleo desse servir à ambos! Óleo pra cabelo tem uma textura e óleo pra pele tem outra! Como eu sou viciada em cosméticos, com toda certeza eu tb compraria esse da Vichy e o da Body Shop pq amo as duas marcas. Mas com certeza usaria só no corpo, e uma quantidade bem pequena!

  21. camila 16/12/2013 | 11:43

    poxa, que pena que nao gostou.. eu sou adepta dos oleos e uso mais que creme hidratante. passo depois do banho, ainda molhada, e espalho bem. quando vou usar a toalha, a pele meio que ja absorveu tudo..

  22. Ana 14/01/2014 | 14:15

    Comprei o da Nuxe estou usando no rosto antes de dormir, por baixo de algum hidratante. Não notei grandes resultados, mas também nada que tenha me feito odiar. Não nasceram espinhas! Já no cabelo, usei como finalizador e amei muito (meu cabelo é extremamente seco). Sei lá, vejo muita gente dizendo que deve ser péssimo usar óleo no rosto, mas acho acho que de pele normal pra baixo não custa nada tentar. Podem vir boas surpresas.

  23. Juliana 09/02/2014 | 07:47

    Eu uso muito e adoro o Huile prodigieuse da Nuxe. Compro sempre na glamssecret.com, muito confiável. Eu amo esse produto. Beijos.

  24. […] meio amadeirado. Fora isso, recomendo muito para quem tem pele mais seca (se você tem pele oleosa, aqui tem um post da Sá com opiniões sobre alguns outros produtos do tipo) ou gosta de óleos […]

  25. Karina 06/10/2014 | 02:17

    O segredo do óleo Nuxe é passar pouco, bem pouco mesmo. Não se usa como um hidrante. O vidro pequeno dura muito tempo, para se ter uma ideia. Para passar no cabelo, por exemplo, bastam três gotas na palma da mão. Esfrega-se as mãos e então passa nos cabelos. Tira o frizz e dá brilho.

    Da mesma forma se passa no rosto: duas ou três gotas aquecidas na palma da mão, e depois vai encostando a palma da mão no rosto, lentamente.

    No corpo é melhor passar como um coadjuvante do creme hidrante, ou após o banho, com a pele úmida, sempre em pouca quantidade.

    Apenas em algum caso de ressecamento mais específico é que se usa uma quantidade um pouco maior.

    É um dos meus produtos preferidos e indispensáveis.

  26. […] usar no rosto, até porque moro em um lugar quente, minha pele sempre foi oleosa e a Sá, lá do Coisas de Diva, já tinha falado que ele não funcionou na pele dela. Mas, como teimosia pouca é bobagem, comprei […]

Deixe o seu comentário...