3 em 1 Dicas culturais e gastronômicas

Dicas gastronômicas e culturais de Junho

01/07/2013

Cada uma d enós reuniu aqui algumas dicas de livros, séries, filmes, música e também de comidinhas. Vem com a gente!

Série Les Revenants – minhas dicas desse mês estão bem francesas, espero que vocês não se importem ;). Não sei se já citei por aqui, mas eu estudo francês há anos, ou seja, sempre estou em busca de séries/filmes/livros legais para praticar (não é tão fácil como inglês, né? Que a gente liga a TV e pronto!). Há um tempinho, vi alguém falando sobre essa série francesa, Les Revenants, e fui atrás – é sobre mortos-vivos, pessoas que morreram e depois de alguns anos voltam como se nada tivesse acontecido (mas não é terror, não, viu, gente? Não tem sangue nem nada, é mais suspense mesmo). Ainda não terminei de ver mas a série é ótima, recomendo!

Série de livros Merde, Stephen Clarke – conheci esses livros há alguns anos (se não me engano, são quatro) e li em inglês justamente para treinar o idioma. Agora comprei o primeiro da série em francês para fazer o mesmo. É sobre um inglês que vai morar em Paris e precisa se adaptar aos costumes dos franceses. É bem engraçado e fácil de ler, inclusive ele já foi traduzido para o português também.

CD Batukfreak, Karol Conka – a Karol Conka é uma rapper curitibana que eu gosto muito. Recentemente ela lançou o CD Batukfreak que é ótimo, recomendo! Adoro essa música.

Blog I Could Kill For Dessert – A Daniele mantém um espaço super legal com muitas receitas deliciosas e videozinhos super instrutivos e engraçados. Ela, assim como a gente, é parceira da Gloss! Fico sempre babando nos doces e tentando aprender os coquetéis que ela ensina. Vale o clique!

Padaria e Confeitaria Karoá – Continuando no clima comilança, essa dica é para quem mora em Curitiba. Minha mãe sempre trazia pra casa o pão de girassol da Karoá (foto), que fica no Capão da Imbuia, e eu adorava. Aí fui lá conhecer e me apaixonei. O lugar é uma graça e tem mil e uma delícias! O único ponto negativo é o bairro, meio fora de mão pra gente.

Filme Minha Mãe É Uma Peça – Assisti à pré-estreia há algumas semanas e sério, chorei de rir. O Paulo Gustavo é ator e se inspirou na mãe dele para o personagem, uma mulher que faz de tudo pelos filhos, mas tem um jeitinho todo particular de lidar com as coisas do dia a dia. Aqui vai o trailer!

Livro Suave é a Noite de F. S. Fitzgerald: Ganhei o livro de Natal mas estava meio sem tempo para ler. Se deixar o blog consome todo meu dia! Mas agora que estou me policiando para voltar a ter um tempo de lazer, peguei o livro que estava esquecido na prateleira. Ele conta a história do psiquiatra Dick Diver e do relacionamento que tem com sua mulher e paciente, Nicole Warren. A coisa toda é complicada pela instabilidade e dependência de Nicole, mas tem muitas outras coisas acontecendo no meio do casal. Estou nas páginas finais e até o momento curtindo bastante.

Quadrinhos de Ricardo Liniers: O argentino tem vários personagens e uma série de livrinhos chamados Macanudo. Curto as histórinhas porque é tudo muito ingênuo, delicado e poético. As tirinhas são sempre fofas e queridas, tudo muito bonito mesmo. De todos os personagens dele, gosto mais da Olga, uma monstra imaginária que só fala “olga” [quem lembrou do Hodor de Game of Thrones?]. Acho muito amoroso! Dá para acompanhar as tirinhas pelo Facebook e pelos livros que são publicados em espanhol e português.

Receita de risoto de camarão: Muito tempo atrás fiz um curso de culinária para aprender a fazer risotos. Com a base de arroz arbóreo dá para fazer risoto de praticamente qualquer coisa. Só precisa ver qual ingrediente quer usar e saber mais ou menos quando colocar ele no meio do arroz. Eu como sou fina (só que não) faço com o que tem na geladeira, ou nesse caso, com um tantinho de camarão que tinha no freezer. Como coloquei a foto dele no Instagram e algumas meninas pediram receita, lá vai!

Faço assim, esquento um litro de água com caldo de alguma coisa para temperar e numa outra panela frito alho cebola e o arroz arbóreo. Dessa vez coloquei também dois tomates picadinhos. Daí coloco uma concha do caldo quente no arroz e mexo, mexo, mexo. Dai coloca mais uma concha e mexo, e assim vai. Isso tudo dura 15 minutos e dói o braço de tanto ficar mexendo. Quando faltava 5 minutos para ficar pronto (e completar os 15 minutos), coloquei os camarões limpos e temperados com um pouco de sal. Deixei cozinhar mexendo sempre. Desliguei a panela e coloquei 2 colheres de requeijão. Fim. Ficou MUIIIIIITO bom. Palmirinha Onofre que se cuide!

você pode gostar também destes posts

29 comentários

  • responder Jady 01/07/2013 às 18:49

    Gente!!! Amei as dicas e fiquei babando pelo risoto da Sá! Deu uma fome!!!

  • responder Raíssa 01/07/2013 às 19:01

    Gostei das dicas, estou há um semestre estudando francês e tinha ouvido falar nessa série. Acho que vale a pena assistir.
    Sou fã do Liniers desde que ele começou a ter as tirinhas publicadas na Folha de São Paulo, há aaaanos atrás. Gosto muito do trabalho dele.
    Esse blog ICKFD e o programa na TV são muito bons também.

  • responder Gi Henning 01/07/2013 às 19:03

    Thais eu moro na rua da Karoá, eu iria amar encontrar vc lá e achei o máximo vc citar o bairro, pena que fica distante. Nesta mesma rua tem a lojinha onde vende a caneta de cuticula que a Dani da Unha Bonita menciona em seu Blog e a Sá fez um video.
    Bjsss

    • responder Thais Marques 01/07/2013 às 21:10

      É uma esmalteria, não é? Sempre fico de entrar lá, mas acabo não indo. Guria, se você me encontrasse na pani me veria zero diva: sem maquiagem, de moletom e comprando delícias cheias de creme, hahahahaha

    • responder Gi Henning 02/07/2013 às 19:28

      Hahaha, mas acho que ser Diva está no sorriso, na feminilidade de vcs, todas são muito simpáticas no Blog, imagine pessoalmente. E tbm fico mais tranquila, pq lá eu vou beeemmmm a vontade.
      A esmalteria não entrei Ainda. Mas a loja que mencionei eh a Belissima.
      Bjs Diva

  • responder Rita Bello 01/07/2013 às 19:04

    Adoro a Karoa!!!! É bem pertinho da minha casa porém ao contrario de você Thais, gostaria que fosse bem longe. Muito engordativa. Rsrsrs

    • responder Thais Marques 01/07/2013 às 21:11

      hahahaha

      Tem dias em que até penso em desviar o caminho pra ir lá, mas resisto bravamente (por causa do trânsito)!

  • responder Cristhine 01/07/2013 às 19:21

    Adoro a Karoá! Minha sorte (ou azar, já que vivo de dieta) é que é no caminho para a escola do meu filho. Experimente o doce de abóbora com coco em pedaços (acho que só agora nessa época do ano). Uma delícia!

  • responder Sheilla Lovato 01/07/2013 às 19:44

    A receita do risoto já foi pro caderninho de receitas!!

  • responder Kami 01/07/2013 às 20:08

    A karoa eh otima mesmo! Melhor que a requinte!

  • responder Helo Inoue 01/07/2013 às 20:30

    Marina!!!!!!
    Estudo francês há anos tb, e como é difícil encontrar coisas pra assistir!!!!!Já me falaram bem dessa série, acho que agora eu assisto ahahahahaha Sobre o livro acho que já vi algum comentário, mas não lembro pq não arrumei um pra ler.

    bjos

  • responder Karoline Moraes Costa 01/07/2013 às 20:34

    Oi Marina, que legal as dicas sobre a série e o livro em francês. Também estudo a um ano e meio e acho meio difícil praticar fora da escola ou ter contato. Você poderia me indicar mais alguma série boa na língua? (: Obrigada!

  • responder Vivianny 01/07/2013 às 20:55

    Dicas legais!!

  • responder Mayara Cordeiro 01/07/2013 às 22:46

    Les Revenants é ótima! Pena que a próxima temporada só estreia no ano que vem 🙁 Também estudo Francês e não conhecia a série de livros, vou procurar para ler!

  • responder Tassia 01/07/2013 às 22:57

    Marina, dê mais dicas de Francês! Também estudo a língua e não tinha encontrado séries ainda, só muitos filmes 🙂 E não conhecia essa série de livros, mas já quero comprar!

    Beijo

  • responder Tassia 01/07/2013 às 23:50

    p.s.: marina, onde achou o livro em francês? encontro em português e inglês, mas não em francês :/

  • responder Paula 02/07/2013 às 09:45

    Ótimas dicas, Marina! Desde que concluí o curso na Aliança Francesa busco estímulos pra praticar a língua. Assisto a vários filmes, mas essa série parece ser uma boa alternativa. Esses livros eu não conhecia, mas falando em dicas, eu li o Les jeux sont fait do Sartre e gostei bastante! =)

    Bjos!

  • responder Mari 02/07/2013 às 11:21

    Nossa, amoooo Les Revenants!!! Sempre indico para os meus amigos mas todos torcem o nariz por ser em francês e talz.. A série é mara!! Será que vai ter continuação?

  • responder Estela 02/07/2013 às 17:02

    Obrigada, Marina! Sou prof de francês e to sempre atrás de material…se depender de mim e de algumas meninas acima, as dicas francesas serão muito bem-vindas!
    Meninas, tem um site, com pag no face, que se chama les films français avec sous-titres français, uma boa pra aprender!Descobrindo o nome francês de filmes e desenhos( eu uso a wikipedia pra descobrir, hehehe) vcs os encontram no youtube!E no last fm vcs podem descobrir muitos cantores/grupos, é só ir escutando coisas francesas que vcs já conhecem e fuxicar no perfil de franceses=)

  • responder Deisi 03/07/2013 às 16:15

    Sabrina,o risto fica pronto em 15 minutos???Nossa que legal, vou tentar, eu já fiz risoto, mas fiquei quase uma hora mexendo…mexendo…rs

  • responder sarah 05/07/2013 às 14:10

    Sabrina, eu faço mais ou menos a mesma coisa que vc no risoto. Só que eu frito os camarões a parte, no fogo super alto, pq camarão qnd cozinha demais fica borrachudo, e sério, camarão é a comida mais difícil que tem pra deixar no ponto certo, macio sem ser borrachudo! E eu finalizo com parmesão, pq gosto de queijo mais salgadinho! Tô falando pra vc ter as opções de mudar na próxima, se quiser!! Bjss

  • responder Bel 10/07/2013 às 22:29

    Sabrina, e vinho, você não coloca antes de começar a colocar as conchas de caldo? até onde eu sei precisa de algum álcool antes do caldo pra o arroz liberar o amido! 🙂

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB