Eis que esfriou de vez em Curitiba e eu, com uma pontinha de dor no coração, fui buscar no apartamento da minha avó (que mora no andar de cima do meu) todos os meus casacos de inverno, deixando por lá os vestidinhos leves de verão. Infelizmente, não tenho muito espaço para guardar minhas roupas e, duas vezes por ano, sou obrigada a fazer essa troca. A parte boa é que não enjoo de ver as peças e sempre acabo reavaliando se vou usar mesmo uma coisa ou outra!

Agora, os casacos estão todos no meu quarto, junto com as blusas de lã, as calças, as botas… Mas é tudo – tudo mesmo – do ano passado ou mais antigo. Não comprei nada novo para enfrentar o frio porque tinha feito uma promessa pra mim mesma: não adquirir nada até terminar de emagrecer o quanto eu gostaria. E não tem nada a ver com uma auto-premiação (mas poderia ser, né!), o motivo é mais prático! As roupas mais recentes que comprei, de meia estação, estão ficando folgadas, então acho bobeira comprar novas agora para acaber perdendo todas daqui a pouco.

O que estou usando, então, basicamente, são as mais antigas de inverno e as de meia-estação, algumas delas meio soltas mesmo (aquelas menos perceptíveis, tipo camisas folgadinhas) e outras que eu mandei ajustar (dependendo da peça, vale a pena!). Bom, tô me virando nos 30 pra manter a criatividade e sair bonitinha por aí, confesso. Por isso, pensei que o que eu tenho feito pra me resolver em frente ao armário possa inspirar mais gente também! Vamos às dicas?

Crie camadas

Essa serve muito para quem mora em Curitiba. Ok, é frio, mas dá meio dia, você sai pra almoçar caminhando e… Quase morre de calor. Por isso, é importante sempre pensar nos looks por camadas – nada da blusa do pijama por baixo do casaco, então! Com a minha escassez de roupas, tenho feito combinações assim, especialmente na parte de cima. Exemplos: blusa justinha de manga longa + camisa + casaco, blusa justinha de manga curta + casaquinho de tricô + casaco pesado, blusa justinha de manga curta + tricô (alterno entre os finos e grossos) + casaco. Nos outros tópicos, dou algumas dicas para a parte de baixo!

Legging é a sua melhor amiga

Se as calças e saias ficam grandes quando se está emagrecendo, é melhor usar algo que se molde ao corpo e não seja tão facilmente perdido! Ando viciada nas leggings, especialmente as mais grossinhas e as de montaria. Gosto das pretas, porque não marcam nada! Por serem justinhas, ficam boas com botas de cano alto e até com botinhas curtinhas – tenho usado muito assim.

Perna de fora pode, sim!

Eu aproveito algumas das minhas saias e shorts do verão no inverno também. Escolho, claro, aqueles modelos de cores lisas e mais sóbrias, combinando com meia calça pra não congelar. Tenho várias, especialmente pretas, fio 40, 80 e até 150, opção extrema, mas muito quentinha e perfeita para os dias mais frios! Não tenho muitos vestidos adaptáveis para o inverno, mas usá-los com meia calça é uma dica também – basta colocar uma segunda pele da mesma cor por baixo e um casacão em cima de tudo!

Acessórios são essenciais

Para dar aquela tapeada por causa da repetição de roupas, bons acessórios fazem toda a diferença. Vale pensar com carinho em cachecóis, bolsas, brincos, colares, anéis, óculos e – por que não? – até chapéus. Um exemplo: a mesma camisa pode ser usada inteira fechada, com um maxicolar arrematando a gola, ou mais abertinha, com uma blusa básica de manga longa por baixo, e um brinco legal. São os detalhes que fazem toda a diferença!

 Tira foto no espelho…

…Mas não precisa postar no Facebook, não! hahaha Eu peguei essa mania desde a viagem pra Campos do Jordão, ano passado. Tem me facilitado muito a vida registrar looks legais que eu monto para ter de referência nos dias de preguiça. Às vezes, uma mesma ideia pode ser replicada com peças semelhantes do guarda-roupa. Ou então, com uns bons dias de distância, uso a mesma combinação pra enfrentar compromissos diferentes! #malandra

Para ilustrar o post, aí vão dois registros meus colocando algumas coisas em prática:

As fotos não estão uma beleza porque eram pra ser só para ACERVO PESSOAL mesmo! Então, please, desconsiderem o espelho sujo (hahaha, ai, que vergonha) e a bagunça no fundo das imagens. A lista das roupas está a seguir.

Look 1

Tricô: Canal (inverno 2012)

Bolsa: Zara (comprei faz uns dois meses já)

Legging montaria: Mixty (inverno 2012)

Slipper: Santa Lolla para C&A (da primeira vez que fizeram parceria, ano passado!)

Look 2

Casaco: Zara (comprei faz alguns meses)

Camisa: Anne Fontaine para C&A (vou mostrar melhor nas Comprinhas do Mês!)

Legging: Renner (comprei ano passado)

Bota: Terrace (comprei em Campos ano passado, durante a viagem)

Anel: Silvia Doring (é o famoso Bubble)

E aí, gostaram das ideias? Não é nada de outro mundo, mas quem sabe possa ajudar!

Compartilhe

×