Como dar volume ao cabelo liso e fino

Sabrina Olivetti POR Sabrina Olivetti
Gostou?
| Este post está dentro das categorias: CabelosCosméticosResenha
Curte aqui:

Sempre que fico sabendo de algum produto novo que promete dar volume fico bem de olho nele, e se possível, compro para testar. Já usei uma infinidade de coisas mas infelizmente não consigo eleger um que funcione super bem e seja meu queridinho, e é por isso minhas respostas são sempre mornas quando alguma leitora me pergunta se tenho alguma dica nesse sentido. Na verdade eu até tenho, mas elas não são perfeitas.

O que a gente, que tem o cabelo murchinho, precisa é de algo que encorpe os fios. Só que com isso vem um porém, os produtos que dão este efeito acabam pesando depois de um tempo e o resultado ao longo de algumas horas é: cabelo murcho e com aparência de sujo. Nhé!

Das muitas coisas que já testei, duas delas funcionam um pouco melhor que as outras, mesmo não sendo milagres em frasquinhos.

A primeira é o spray de sal. Existem várias marcas que possuem produtos assim, mas o que tenho ali no meu banheiro é o Tigi Catwalk Salt Spray Session Series. Faço assim: borrifo um tanto nas raízes com o cabelo seco mesmo, dou uma bagunçada com os dedos e  deixo ele secar ao natural. O spray encorpa os fios e deixando-os um pouco duros – por isso passo só nas raizes – mas isso ajuda a dar um voluminho extra. Toda vez que ajeito os fios com os dedos ele ganha um volume, mas ao longo do tempo vai baixando. Dai ajeito de novo, depois ele murcha e assim vai o dia todo. Veja, ele funciona, mas tem o lado ruim de deixar o cabelo meio duro e não ter efeito duradouro.

Passo-a-passo da coisa toda.

Cabelo sem nada e depois de usar o spray de sal nas raízes.

Outra coisa que já usei foi o Full Root Lifting Spray da Living Proof que funciona mais ou menos como o spray de sal, mas com o benefício de não deixar os fios tão duros.  Ele deixa o cabelo maleável e desgrudado da cabeça, mas também vai perdendo o efeito ao longo das horas. Para usar basta borrifar um tanto nas raízes ainda úmidas e depois secar normalmente com o secador. Este que tenho veio em um kit de viagem, mas pretendo comprar a versão grandona dele.

Duas fotos de depois de secar o cabelo usando o spray da Living Proof só nas raízes.

Mais um truque que uso desde pequena é secar o cabelo com secador e com a cabeça virada para baixo. Sinto que assim eles ficam menos escorridos. Entre as muitas pomadas, cremes, sprays e fixadores que usei, estes foram os que funcionaram melhor, mas com as ressalvas que citei. Também já usei aquele pó Dust It Osis, mas ele deixa o meu cabelo pesado e meio pastoso depois de duas horas.

O lado ruim é sempre aquele: os dois são caros e a Living Proof não é vendida no Brasil. O spray de sal eu comprei no Beauty Bay, que é um site internacional e tem o produto mais em conta que no Brasil, paguei R$30. Já o Full Root eu pedi para uma amiga trazer de viagem. A versão grande dele é vendida por US$26 nos Estados Unidos.

Marina já testou um produto John Frieda que também parece legal, a resenha está aqui.

Ingredientes do spray de sal: Water (Aqua/Eau), Sodium Chloride, PVP, Magnesium Sulfate, Glycerin, Sea Salt (Maris Sal/Sel Marin), PEG-17 Dimethicone, Phenoxyethanol, Oleth-20, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Polysorbate 20, Methylparaben, Disodium EDTA, Aminomethyl Propanol, Methylisothiazolinone, Butylphenyl Methylpropional, Coumarin, Hydroxycitronellal, Limonene.

Ingredientes do Full Root: Alcohol Denat, Water/Eau/Aqua, Polyvinylcaprolactam, Polyimide-1, Octafluoropentyl Methacrylate (PolyfluoroEster), Polyurethane-1, Fragrance/Parfum, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, PPG-5-Ceteth-20, Aminomethyl Propanol, Citronellol, Limonene, Butylphenyl Methylpropional, Citral, Geraniol, Linalool.

  1. Pollyana 04/04/2013 | 13:29

    Meu cabelo também é liso e fino, o que ajuda a dar um voluminho é dormir com ele úmido, não molhado, só úmido, aí no dia seguinte ele fica com um voluminho =).

  2. Vanessa 04/04/2013 | 13:43

    O meu também é bem assim e ainda tenho queda de cabelo o que me deixa desesperada…. o jeito é aceitar as nossas cabeleiras….rsss e quando queremos bem armados vamos no salão e desfiamos um monte ai olhamos no espelho e nem acreditamos que aquele cabelo é nosso mesmo….rss

  3. Juliane[email protected] 04/04/2013 | 13:44

    Eu não consigo me acostumar com produtos pra adicionar volume, acho tudo melado e duro. Mas tenho uma dica de produto que pelo menos não deixa o cabelo ainda mais escorrido: o leave in Ego Boost da Tigi. Ele é o leave in mais leve que ja usei, ele parece uma aguinha colentinha, não pesa e ainda dá uma segurada, um dia eu passei ele no cabelolevemente umido e fiz um coque, fui dormir e no outro dia ele segurou a textura o dia todo! Foi um dia glorioso, porque meu cabelo é daqueles que quando voce termina a ultima mecha no babyliss, a primeira ja esta lisa novamente.

    • Sabrina Olivetti 04/04/2013 | 21:12

      Hahahahaha, sei como é essa batalha com o baby liss. :)

  4. Lise 04/04/2013 | 14:03

    adorei o produtinho!!!
    o meu cabelo é liso e ja tem volume mas qnd se qer ir pra uma festa com o cabelo todo baphonico esse produto cairia bem!!

  5. Raíssa 04/04/2013 | 14:03

    Gostei do resultado, mas na verdade queria perguntar sobre outra coisa…
    Uns meses atrás você comentou que comprou o Satinelle e que estava tentando se adaptar a ele, por causa dor. Estou querendo muito comprar um depilador elétrico e queria saber o que aconteceu no final. Você se acostumou ou devolveu?

    • Estela 04/04/2013 | 17:22

      Raíssa, não sei o que aconteceu com a Sabrina, mas sei o que aconteceu comigo. Nas pernas, nunca senti dor. Nas axilas, primeiro é horrível e depois acostuma. Nas virilhas tb( depois não acostuma tanto assim hahah…mas dá pra suportar). Isso tudo depende da pessoa e tem algumas dicas..esticar a pele ajuda bastante. Há quem use talco e pomadas anestésicas. Não deixe crescer muito!Quando tem pouco pelo é supertranquilo…eu acho que vale a pena.

    • Sabrina Olivetti 04/04/2013 | 21:10

      Minha mãe pegou ele. Eu NUM GUENTEI a dorzinha, mas ela está se dando bem. :)

    • Raíssa 05/04/2013 | 01:54

      Bom saber. Muito obrigada pelas respostas. :)

  6. Fernanda 04/04/2013 | 14:14

    Já testou o Ecru volum mist? minha mãe tem pouco cabelo e liso, e com ele consigo fazer escova com volume e fica muito bom!

  7. Mah 04/04/2013 | 14:24

    O meu problema é totalmente o oposto, tenho cabelo super volumoso. Queria que ele fosse escorrido que nem o seu Sá.

    • Fran 04/04/2013 | 23:42

      O meu tbém é bastante volumoso e queria menos volume, nunca estamos contente com o que temos!!!

  8. Ana Emilia 04/04/2013 | 14:52

    Estou um pouco inconformada… quem tem volume quer tirar, quem não tem que colocar…. aonde nós vamos parar como essa busca louca pela perfeição? Viva a diferença de cabelos lisos, cacheados, crespos e tudo mais!

  9. Carol 04/04/2013 | 14:56

    E tanta gente ainda cai na besteira do shampoo sem sal…..

  10. Marcieli 04/04/2013 | 15:46

    Sabrina sua louca.. teu cabelo é lindo assim!!! Pra que volume?? kkkkk
    O meu é grosso e com volume.. quase morro na escova todo dia. Agradeça à Deus pelo seu liso escorrido!!! eheheheheh

  11. Kika 04/04/2013 | 15:47

    Eu também sofro com cabelo sem volume e já testei tudo que é produto. Pra mim o único que realmente faz diferença é o creme dessa linha da living proof.

  12. Izabela 04/04/2013 | 16:24

    Da mesma linha do John Frieda existe um produto em gel. Passo na raiz do cabelo ainda molhado e seco com o secador, a primeira vez que usei assustei com o resultado! O cabelo fica com um volume lindo e dura por bastante tempo. Vale o teste!!

  13. Vanessa Bohn 04/04/2013 | 16:39

    Pra mim o cabelo ta so despenteado, bagunçado…

  14. Patricia 04/04/2013 | 16:46

    Vc é doida… teu cabelo é liso e lindo! Pra que volume?? Não mudou quase nada, só ficou despenteado! rsrs

    • Deborah 04/04/2013 | 17:11

      também não vi diferença nenhuma… só ficou despenteado²
      mulheres!!! kkkkkkk
      Sa, teu cabelo é lindo! quem me dera ter um cabelo mais ralo…tenho umas 3 perucas na cabeça!

  15. Marilia 04/04/2013 | 17:02

    Meu cabelo também é assim. descobri com a musa Petisco uma dica fácil e que funciona. eu borrifo um pouco de gel em spray no cabelo antes de secar.
    O superstar blowdry da tgi é um dos meu queridos pra isso também, mas ele pesa um pouco mais ao longo dos dias de uso, então pro dia a dia acabo preferindo o gel em spray.

  16. Tayani Carvalho 04/04/2013 | 17:09

    O meu cabelo é baixinho, porém cheio de frizz. É fácil conseguir com que ele fique volumoso, mas fica no máximo uns 10 minutos e depois escorre de novo :(
    Comentei isso num post da Marina…

  17. Cristina 04/04/2013 | 17:19

    Sabrina,vc já usou o Small Talk?
    Eu também tenho cabelo lambidinho e já usei muitos produtos pra volume e o que mais me agradou foi esse.
    Mas ele tem um truque pra funcionar(pelo menos pra mim,pro meu gosto,pois quero cabelo cheio,mas também quero cabelo bonito,com brilho,maleável…)
    Eu lavo o cabelo normal,seco com a toalha,penteio e tals.Depois quando ele está quase seco(ou seja depois de 10 minutinhos,rs) eu aplico uma quantidade de umas duas ervilhas(meu cabelo está na altura do ombro),penteio e já deixo a raíze mais levantadinha e deixo secar.
    Fica parecendo que o boi lambeu,meio úmido-meio durinho.DEPOIS DE COMPLETAMENTE SECO,eu escovo com uma escova macia,daquelas que parecem uma raquete e pronto.O cabelo fica mais cheio,cheiroso,com brilho,macio e com uma cara de super bem tratado.
    Ele não é barato,mas vai durar muito e quando eu digo muito é muito mesmo!!
    E até no dia seguinte o cabelo ainda está bonito!!

    Outra coisa…vc viu minha dica pra não ter aftas??Ai..não gosto de ver ninguém sofrendo com isso!!

  18. Fernanda Gabriela 04/04/2013 | 17:19

    PRECISO DESSE FULL ROOT!!!
    Eu me viro com o Dust it… Já gostei mto, ele é bom mesmo, mas, de uns tempos pra cá, ele anda deixando meu picumã duro demais, acumula na raiz e qd vou lavar fico com a sensaçao que os fios quebram e aaaargh ! Preciso de um produto de doar vida as minhas raizes lambidas! AH e Preciso mudar desse país é isso!!

  19. Aline 04/04/2013 | 17:28

    Eu uso o condicionador Luxurious Volume – Johnn Frieda e antes de secar uso o Leave in Tigi Bed Head Superstar e dá super certo!!! Tambem tenho o cabelo liso, oleoso e fino e nao pesa nada!!!
    Usando só o condicionador já da para perceber que o fio encorpa! Amoo

  20. Luana Piovani só que não! 04/04/2013 | 17:52

    para mim teu cabelo não criou volume..só bagunçou…nada a ver

  21. Andréa 04/04/2013 | 18:35

    Lendo esse comentário da Luana Piovani só que não! eu pensei que quando eu uso esses produtos, ou mesmo desfio o cabelo pra dar volume, a impressão que eu tenho é exatamente essa: ele só fica bagunçado!!! kkkkk mas mesmo assim eu faço porque a gente tenta né…dá um voluminho vai…

  22. Mah 04/04/2013 | 19:05

    Enquanto isso, eu fico com meu cabelo BANDIDO.
    Ou tá preso, ou tá armado.

    Tenho toneladas de cabeleira, e ele vive basicamente preso ou semi-preso, porque o volume me irrita demais!
    (fora o calor na nuca! odeio cabelo grudando pescoço)

    Realmente, quando o assunto é cabelo, nenhuma mulher é 100% contente! :P

    Acho que um jeito natural de “armar” o cabelo é com um corte bem repicadão.
    Você já tentou Sabrina?!

    Beijos!

  23. Angelina 04/04/2013 | 20:53

    A melhor coisa que eu comprei para dar volume aos meus fios finos, que não deixa o cabelo duro nem pesado, é cheiroso e funciona foi o spray 24 hour Body Tressemè! É ótimo e super baratinho… paguei coisa de 1 euro num frasquinho pequeno. Recomendo! Certeza que tem no ebay!

    • [email protected] 04/04/2013 | 20:56

      Aqui o link do frasco grande na Boots: http://www.boots.com/en/Tresemme-24-Hour-Body-Dramatic-Volume-Blow-Dry-Lotion_1106543/

      Eu comprei um pequenininho, tamanho viagem, não encontrei imagem, mas é o mesmo produto.

    • Sabrina Olivetti 05/04/2013 | 21:44

      Obrigada pela dica!

  24. Vivianny 04/04/2013 | 21:01

    Eu adoro meu cabelo liso e pouquinho..as vezes irrita, mas ja me conformei. Nao vi quase diferença nenhuma nessas fotos no seu cabelo, além de ter que suportar o cabelo duro e dia todo!! Dou conta nao!!

  25. Van 04/04/2013 | 21:49

    Sabrina, vou finalmente pra miami/orlando ieeeeei! Então precisava de dicas de maquiagem, cremes e essas coisinhas. Pesquisei aqui, mas não encontrei. Se vocês já tiverem feito um kit básico, mas nem tanto, de maquiagem, me manda o link? Queria indicações de marcas e tipos certos. Minha pele é oleosa e sempre tive espinhas até conhecer a coisalindideus do roacutan, hoje não tenho mais espinhas, mas ela continua oleosa. Fui no dermatologista pra ele me indicar uns produtos e ele indicou: o clássico minesol de todos os dias, cleanance da avene, redermic + e redermic + yeux para prevenção de rugas, cetaphil e kerium mascara. Achei tão pouco, mas ele falou pra eu parar de ser neurótica. O que você acha? Nunca ouvi falar dessa kerium, procurei na internet e vi que era da la roche. Você já usou?

  26. talita 05/04/2013 | 00:58

    sabrinaa….nunca comentai , mas vale a dica nesse momento de união entre portadoras de cabelos lambinos e xoxos !!!rs
    descobri a linha de finalizadores OSIS …não sei se vcs já falaram deles aqui no blog, mas não lembro de ter visto !!!!
    A pomada em pó é um absurdo de ótima…na verdade fica meio durinho , mas faz aquele cabelo de salão e segura uma franja como nunca vi!!!
    Agora estou usanso um sérum anti frizz pq estou com o cabelo mais curto e bem repicado e tbm é inc´rivel !!!! Bom , é bem caro em comparação com outros produtos que encontramos com mais facilidade, mas dura muitooooo ….a pomada em pó teve uma época que eu usava umas três vezes na semana direto e a danada ainda persiste comigo após 2 anos (ahhh ….meu namorado tbm pega para dar um ar modernete !!hahah)

    http://www.mercadodabeleza.com.br/linha-schwarzkopf-finalizadores-osis-c-69-1

  27. Silvana 05/04/2013 | 01:20

    Também sofria com o cabelinho desencorpado…. Até que conheci o Inneóv Massa Capilar. São dois comprimidos por dia e parece milagre… A sensação é de fios mais encorpados…Meu cabelo é super escorrido, mas agora tem um aspecto de liso encorpado, liso com volume. Não fico mais sem ele. No primeiro mês, já dá pra sentir muuuita diferença.
    Mas é o Innéov vendido fora do Brasil. O brasileiro tem outra fórmula. Eu compro no site de uma farmácia portuguesa. Custa metade do preço do Innéov aqui.

  28. Miriã Andrade 05/04/2013 | 01:26

    Sá, seu cabelo é tão lindo, que nem precisa ficar inventando moda, hehe. Mas eu entendo, a gente sempre quer tentar melhorar! ;)

  29. Julia 05/04/2013 | 01:36

    Sabrina, eu tenho o mesmo problema do cabelo liso e sem volume.
    O que mais funionou até agora foi o thickening condicioner da bumble and bumble. Quando o vendedor me mostrou, eu não botei muita fé e comprei o potinho menor. E me arrependi porque faz diferença mesmo! Ai comprei o maior ;).
    Deveria ter comprado o shampoo tambem, mas tive que voltar ao Brasil :(. Mas se só o condicionador funciona, imagina a ação conjunta com o shampoo?
    Não achei que o meu cabelo ficou oleoso. O unico problema é que começou a dar um pouco mais de nó no cabelo, mas até ai, sem problemas. O condicionador não chega a ser milagroso, mas faz uma boa diferença!
    Nos Eua custa $22, e por aqui uns R$ 80, por ai. Por isso, como a maioria, vale bem mais a pena comprar lá fora :(

  30. Silvia 05/04/2013 | 04:30

    Vocês são umas fofas de colocar sempre a lista dos ingredientes, amo muito! Sério, não sabem como facilita a vida da alérgica aqui! Obrigada!

    Olha eu gosto do Spray Dry Shampoo da John Frieda mas acho q ele saiu de linha. Tentei algumas mousses mas meu cabelo fica duro ou sujo ou pesado ou oleoso ou não faz efeito…. Como estou com muita queda de cabelo tive que parar tudo, até o shampoo seco :/ E lá continuo eu com cabelo de “Maria Madalena Arrependida” boi labeu , crescendo – toda cabelo sempre fica “pior” qdo tá crescendo! E eu sou um zero a esquerda em fazer qq coisa além de secar, nem chapinha, nem escova, nem baby liss e quase nenhum penteado mais complexo q um rabo de cavalo… Mas um dia a gente consegue um cabelo com volume sem ficar pesado e oleoso! Não vamos desistir!!!

    Beijos!

  31. cinthia 05/04/2013 | 08:18

    desculpa. não deu volume, ficou despenteado!!!
    tá tenso isso, ai!!!

  32. tania 05/04/2013 | 08:42

    Com esse par de olhos verdes que voce tem,não sei se iria dar tanta bola pro cabelo assim não ;)

  33. Mari 05/04/2013 | 11:19

    Produto mágico: Body Luxe, volumizing shampoo da Joico. Esse sim faz milagres!!! É o meu shampoo de festa hehehe

  34. Mari 05/04/2013 | 12:25

    Sobre quem tá falando que o cabelo dela ficou é despenteado: quem tem o cabelo liso tbm acha isso bom (com um certo limite, claro rs).

    Eu tbm sou uma grande testadora de produtos pra volume. Com o cabelo comprido, eu nem encanava tanto (quer dizer, encanava sim, mas usar shampoo certo e pouco condicionador, leave in de aguinha, secar de ponta cabeça ou ir jogando de um lado pro outro qdo seca naturalmente, ter o corte desfiado/repicado/com camadas/whatever funcionava).
    Agora eu tô usando acima do ombro (no momento está perto do queixo) e eu não tinha noção como o cabelo se apoiar no ombro ajuda com volume. O impressionante agora é, com o cabelo mais leve por estar curto, muitos produtos que antes funcionavam mais ou menos agora realmente dão volume. Só que, com o cabelo muito liso, fica um capacetão e eu queria mais bagunçadinho.
    Meu cabelo de hoje tem o creminho da Living Proof qdo estava úmido, baby liss mal feito depois que secou, pomada Osis Mess up agora cedo, e ainda achei q estava meio certinho demais no topo da cabeça e espirrei spray de sal antes de sair.
    Mas o que eu tenho usado e que dá o maior resultado mesmo é passar algum volumizing maluco no cabelo úmido e pomada antes de sair.
    Os volumizings eu vario entre esse creme da Living Proof, o Small talk (ele é bom pra deixar as pontas pra fora, pq seca durinho do jeito q arrumei com ele úmido) e o Texture Undressing Cream da Bumble & Bumble. Ruim é q 2 desses só vendem fora. O da Living Proof eu já arranjei um estoque, mas o Bumble e Bumble estou gastando c medo de não saber qdo é a proxima vez q vou poder comprar.

    Tenta o B&B alguma vez, eu gostei dele, ficou até melhor qdo meu cabelo estava mais comprido.

    Eu tenho um spray de sal nacional, da K-Pro, ñ acho grande coisa… Ultimamente eu só tenho usado pra dar textura na franja qdo ela escorre mto na cara, mas nada de cara de praia. Eu quase comprei o da B&B q é famoso, mas espirrei o tester no meu cabelo e meu namorado disse q parecia cabelo de boneca no mal sentido, aí já tava em dúvida msm e desanimei. Será q se eu comprar um melhor faz diferença? Eu quero um cabelo bagunçadinho!

    • Sabrina Olivetti 05/04/2013 | 20:51

      Mari
      Agora fiquei super curiosa para ver seu corte de cabelo!!! :)

  35. Lise 05/04/2013 | 17:08

    Também é meu desejo de vida isso. Tem outra, eu quero um volume, mas não quero cabelo vassoura, os que fazem durar o volume resultam nisso às vezes por conta dos nossos fios finos serem leves

  36. Déia 05/04/2013 | 17:15

    Meu cabelo tb é escorrido. E o que notei é que toda vez que uso aqueles shampoos secos (pra esconder a oleosidade de um dia corrido que não deu tempo de lava-lo)sempre recebo elogios, e comecei a reparar que ele fica com um volume bonito, nem vou dizer a marca que uso, pq pego a mais barata que encontro. Ultimamente tenho usado até com o cabelo limpo! rsrsr Posso dizer que pra mim funciona! bjs

  37. Van 05/04/2013 | 18:19

    Hum eu gostei do resultado. Acho bacana esses sprays de sal, não experimentei esses dois do post, mas fiquei bem curiosa com esse Living Proof. Tenho bastante cabelo, mas nem tanto volume…mas já me conformei, tanto trabalho em secar de cabeça pra baixo, cabelo repicado, 27 bobs, spray da Bumble & Bumble e na primeira “suada” o cabelo volta ao normal! kkkk mas estamos aí né, na luta!

  38. Marcela Nascimento 05/04/2013 | 23:21

    Oi Sá! Olha uma coisa que funciona legal também é você espalhar esse spray com a cabeça pra baixo (tipo Joelma do Calipso) hehehe. Aí quando você sentir ele mais murchinho, dá uma sacudida na cabeleira desse jeito e uma amassada nos fios. Ajuda bastante! beijos!

  39. Mariana 06/04/2013 | 01:17

    Beauty Bay não ta aceitando Paypal??

    • Sabrina Olivetti 06/04/2013 | 16:00

      Mariana
      Segundo a página deles:
      “To pay with Paypal, your order must be over £35 and all the items in your basket must be in stock. If your order does not meet these two conditions, the option to pay with Paypal will not be available. ”
      bjs

  40. Amanda 07/04/2013 | 01:07

    Sá, honestamente, vc é linda e seu cabelo tbm ;)

  41. Roberta França 07/04/2013 | 22:35

    hahahaha e eu aqui com meu cabelo super cacheado lutando contra o volume vai entender…
    Ficou lindo o resultado mas eu sinceramente prefiro cabelo liso e fino acho elegante !

    divas vcs são demais ! s2

Deixe o seu comentário...