Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Uma amiga do trabalho me mandou um link curioso na segunda-feira: celebridades no Golden Globes 2013 em close-up! Cliquei pra ver e a coisa que mais me chamou a atenção (além da galera que esqueceu de passar fio dental) foram as maquiagens das atrizes com peles mais maduras.

Pensando nisso, resolvi mostrar por aqui algumas imagens super aproximadas para servirem de exemplo a quem está na faixa dos 45+ e tem dúvidas sobre o que fica bacana usar em eventos mais formais (recebemos esse tipo de pedido na nossa pesquisa anual do blog!). Olhem só o que elas escolheram:

Delineador pode, sim! Ele fica bacana como um complemento ao restante da maquiagem, e não como a estrela principal. Reparem que aí tem sombra iluminadora no cantinho interno e uma sombra bronze fazendo o acabamento. Os cílios postiços são comedidos, nada de gigantes!

Cílios postiços leves para quem tem os olhos pequenos. A sombra é básica e a pele, natural.

Sombras acinzentadas ficam bonitas em quem tem os olhos azuis. O restante do destaque fica por conta dos cílios postiços, em tufos cruzados entre si, o que garante efeito menos artificial. O batom poderia ter sido melhor estudado, quem sabe um gloss nude como nas atrizes anteriores caísse melhor.

Contornar os olhos com lápis preto pode ser perigoso, mas nesse caso funcionou. Basta esfumar bem, tanto em cima quanto na linha d’água e um pouquinho abaixo dela.

Idem aqui: o lápis preto foi basicamente o único elemento do make, esfumadinho por toda a pálpebra móvel.

Eu costumo maquiar minha mãe e, por experiência própria, tenho algumas dicas que talvez possam ajudar – sempre lembrando que 1) eu não sou maquiadora profissional; 2) a regra é cada uma se sentir bonita consigo mesma, sem ficar se encanando com o que é “certo” ou “errado”:

– Peles maduras precisam de base leve, com acabamento saudável. Bases pesadas e, principalmente, camadas grossas de pó acumulam nas dobrinhas e envelhecem;

– Vale investir num primer bacana para alisar o rosto, mas não se pode esquecer que ele não faz as ruguinhas sumirem como mágica;

– Os corretivos líquidos costumam conferir melhor acabamento para a região dos olhos do que os cremosos;

– Eu costumo evitar tonalidades muito escuras nas sombras, preferindo sempre os tons neutros e terrosos, como dourado, verde, marrom… Na minha opinião, fica mais fácil acertar com eles;

– Procuro não sair muito além do côncavo com elas, concentrando sempre na pálpebra móvel;

– Em vez de delineador marcado, uso lápis preto ou marrom esfumadinho. Nas pálpebras mais molinhas, dá um efeito natural, em vez de uma tentativa de linha reta;

– Nunca exagero no blush, vou sempre para a linha “coradinha de saúde”;

– Brigo para minha mãe não usar batom cobre, porque, para mim, envelhece;

– E, finalmente, insisto para que tente usar curvex e camadas de rímel – isso abre o olhar como pouca coisa!

Espero que tenham gostado das dicas!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
84 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Lilian F

    gostei muito do post, Thais, pois assim como vc, eu sou a maquiadora oficial da minha mãe! é difícil ver por aí dicas de maquiagem para pele mais madura, e na hora de maquiar um rosto assim tem que ter todo um cuidado pra não pesar demais. Na próxima maquiagem da minha mãe quero tentar “copiar” alguma dessas deste post!

  2. Olá Thaís!!!
    As suas dicas são fantásticas. Concordo com todas elas!! E quando maquio a minha mãe procuro seguir basicamente as mesmas diquinhas. Esses mega closes que os paparazzis fazem é muito cruel….caramba!!! dão até medo!! Ninguém fica bem neles….nem as jovens. Acho tao exagerado e invasivo. Para vc ter uma ideia nem olhei direito as fotos. Fui direto para o seu texto.
    Beijos
    Andrea

    • Ah, acabei deixando para a gente ver o make em detalhes! 😉

  3. Luciana

    Adorei as dicas!

  4. Edna Yumi

    Divas, todas, amei principalmente as duas primeiras (Helen Hunt, assistia Mad About You, saudades, acho que ainda reprisa) é bom mesmo conhecer os truques e dicas porque a idade vem prá todas, espero chegar aos 60,70 assim poderosa, ótimo post e ótimas dicas Thais.

    • Ai, eu também! Dá-lhe protetor solar agora… 🙂

  5. Claudia Magalhaes

    Muito lindas!!!!
    Natuarais, belas e elegantes. Adorei.

  6. Raíssa

    Adorei o post e as dicas. Me interesso pelo assunto também.
    Eu também maquio bastante minha mãe. Acho que iluminador e sombras clarinhas são os melhores aliados. Também nunca uso pó compacto ou qualquer coisa pesada na região dos olhos. 🙂

  7. Gabrielle

    Eu também maquio a minha mãe, mas só pra festas e eventos… No dia a dia, ela só usa batom e rímel, pq é bem clara e os cílios não aparecem sem rímel! Ultimamente, ela tem usado muito rímel azul, muito moderna!

  8. Lizia

    finalmente democracia na maquiagem, raramente vemos esses tipos de post.Continue assim!!Maqueio minha mãe e isso vai ajudar.Faça uma parte dois desse post, tem mais mulheres lindas e maduras famosas que abusam da maquiagem e podem nos ensinar algo.
    Abraço

  9. luana

    Eu já ouvi de duas maquiadoras profissionais (uma delas que maquiou minha mãe para o meu casamento) que essa história de que pele madura deve usar sombra clara é bobagem. Ao contrário, a sombra escura é que disfarça as imperfeições, as claras e iluminadoras só evidenciam. Na prática, faz todo sentido. Minha mãe, aos 60 e tantos anos, ficou linda de sombra escura no meu casamento. Façam o teste, sombra escura X clara em pálpebras de pessoas de mais idade e fiquem chocadas com o resultado.

    • É mesmo? Eu tenho a impressão de que as escuras pesam e envelhecem… Não é muito o estilo da minha mãe, mas vou tentar nela um dia!

    • Raíssa

      Eu já tentei com os dois na minha mãe e amigas da mesma idade e acho que usar sombra clara ainda é mais seguro, pelo menos se for aplicada em pontos estratégicos, para dar uma levantada no olhar (marcando o canto interno e subindo, contornando um pouco a pálpebra móvel). Foi o que a minha professora de maquiagem aconselhou.
      Eu uso sombra escura nela, sim, mas só para marcar características que ela já tem nos olhos, como o côncavo ou próximo aos cílios superiores/inferiores e dificilmente saio disso. Nesse caso funciona super bem, mas se for muito longe da pálpebra móvel, para criar aqueles looks super alongados, por exemplo, as coisas desengrenam, porque as pálpebras tendem a ser caídas e o desenho se perde…

  10. Simone

    Adorei as dicas, tenho 40, mas tenho marcas de espinha, posso usar o primer para disfarçá-las? Beijos, Simone.

    • Claro! Sempre lembrando que ele alivia de forma branda as marquinhas.

  11. Michele Bdz

    Uau… q belo post!
    Adorei as dicas…

    Afinal a gente chega lá!

  12. Vanessa

    Amei o post!

    Vou mostrar para minha vó! Ela tem 77 anos e é vaidosa! Quando há algum evento (tipo as apresentações de dança dela, casamento, etc), ela sempre deixa que eu a maquie!

    Uma fofa! 🙂

    Bjoo

    • AI, QUE AMOR! <3 Minha vozinha passou dos 80 e eu maquio ela de vez em quando também!

  13. Raquel

    Adorei! Sempre me perguntei porque o corretivo ficava tao horrível nas olheiras da minha mãe e nunca pensei em usar corretivo liquido! Muito obrigada pelo post, minha mãe vai adorar as dicas 😀

  14. Helô Braga

    Ameiii as dicas, pq minha mãe sempre pede pra eu maquiá-la e eu nunca saio do básico do básico, nunca fica uma maquiagem q destaque, fique bonita e sutil, aí acaba saindo chochinha e qse nem aparece!

    Adoreii =] bjoo

  15. Adorei o tópico do post! Eu ainda mal sei me maquiar, mas sempre que posso dou um help pra minha mãe e acho que essas dicas podem ser muito úteis! Acho que na próxima vez vou me aventurar a passar um delineador nos olhos pequetitos dela pra ver se fica bom! 😉

    (Pára tudo: a Helen Hunt tem quase 50 anos JÁÁÁ? =P )

  16. Janice Silva

    Adorei o Post, minha mãe vai adorar as dicas.

  17. Fernanda

    Amei muito este post! Sigo meio que o mesmo processo que vc, Thais. É realmente um desafio maquiar minha mãe principalmente nas pálpebras que ficam enrugadinhas. Gosto de usar sombras cremosas pq acho que elas espalham melhor sem deixar aquelas falhinhas, sabe? E ainda dão uma aparencia de pele mais preenchida. Ai gente vamos aproveitar pra marcar bastante côncavo, usar moooointo delineador, sombra coloridona e ah o tal batom cobre, hehe. Bjks

    • Nossa, bem lembrado! Sombras cremosas são boas de aplicar nesse tipo de pálpebra.

  18. moema

    thais, que primer vc usa na sua mãe?
    só tenho o porefessional e aquele que vem num ovinho dourado. vc acha que algum deles dá certo? queria maquiar minha mãe tbm ^^
    =*

    • Na minha mãe eu uso o Lisse Minute, da Clarins. Ele é daqueles que prometem linhas finas atenuadas, sabe? Mas acho que não custa você tentar com os que tem em casa!

  19. Francine B.

    Thais, adorei as inspirações para peles maduras!
    Até pouco tempo era maquiadora oficial da minha mãe… até que resolvi levá-la para fazer um curso de auto-maquiagem e agora ela já sabe o que fica melhor para a pele dela, olhos e etc.
    Era muito difícil maquiar minha mãe, pois sou bem branquela e tenho pálpebras grandes, enquanto minha mãe tem pele mais morena e pálpebras pequenas. Então, a maioria das maquiagens que combinam com meu olho e eu estava acostumada a fazer, não ficavam bem nela…
    Enfim, agora só sou consultora dela =) hahahaha

  20. Adorei o post, acho que as dicas foram maravilhosas. Também faço parte do clube de maquiadoras oficiais das mães, muitas das suas dicas eu também costumo seguir. Outra coisa, geralmente peles mais maduras tendem a serem mais secas né?! Eu brigo sempre com a minha mãe para usar hidratante, ajuda muito a pele estar bem hidratada. As cores tem que ser neutras mesmo, até elas preferem, também gosto desse truque do lápis esfumado, ajuda a destacar os cílios. E pq será que mãe (mulheres nessa idade) adoram batom cobres em?? rsrs… Mas devo confessar que vendo essas foto (sem querer ser grosseira), a minha mãe está muito bem nos seus 52 anos! Beijos

    • Pois ééé, não entendo a fixação com batons cobre! hahaha E hidratar a pele é essencial, boa dica!

  21. Luciana

    Eu achei bonito o batom da Frances Fisher. Um batom ou gloss claro deixariam o rosto dela apagado que nem das outras, ainda mais porque os olhos já são claros.
    No mais, muito boas suas dicas!

    • É, talvez! Mas não gostei muito do tom acobreado. Podia ser um cor de boca mais simples, sabe?

  22. renata albuquerque

    Muuuuito bom o post, parabéns!

  23. Van

    Q post bacana Thais, por isso q gosto do CDD, sempre me surpreendo com dicas bacanas de A à Z!

  24. Mayara Barbosa

    Também maquio minha mãe! E ela também não curti curvex. hahahhha
    Ela tem a pele bem boa, mas acho que realmente o que conta mais para uma maquiagem bem executada é a pele bem feita, seja pra quem for.
    =D

  25. Mayara Barbosa

    Mais uma coisa: Helen Mirren diva e maravilhosa aos 67 anos! Eike bom exemplo! hahahah
    bjs

  26. Danielle

    tem um produto que estou louca pra comprar pra usar na minha mãe: o Line Filler Base Lissante da MAC! Dizem que é ótimo e pras linhas mais finas, funciona como uma mágica pra disfarçá-las. Com o uso contínuo funciona como um tratamento rejuvenescedor. Quero muito testar.

  27. Minha mãe tem um casamento no sábado e eu estava mesmo atrás de ideias para a maquiagem dela, o post caiu como uma luva!

  28. ludmila

    ameeeeei! ja maquiei minha mae pra um casamento. no começo ela ficou reclamando que tava forte. que eu tava passando coisa demais e bla bla bla… so pq passei primer no rosto e primer de sombra. resultado: td mundo derretendo no meio da festa e ela intacta até o final!

  29. Mayara

    Thaís, fui aluna da sua mãe semestre passado e posso assinar embaixo do post! Hahaha as maquiagens dela ficavam muito leves e bonitas!

    Adoro o blog de vocês… o qual me foi apresentado pela minha mãe! Hahahaha sei que ela vai gostar deste post também 😉
    :**

    • hahahaha Que legal, Mayara! Mas você sabe que, no dia a dia, ela usa pouco maquiagem? Maquio ela pras formaturas e casamentos…

  30. Em peles bem maduras é melhor não usar base, para não aparecer mais as rugas… um ´po já o suficiente com corretivo.

    Aprendi no meu curso de maquiagem…

    • Eu uso bases bem levinhas, com transparência quase!

  31. Gili

    Thais, adorei o post! As suas dicas são exatamente as mesmas que eu uso quando maquio a minha mãe! Nossa, como é difícil maquiar os olhos com as ruguinhas, né? Mas é exatamente isso que vc falou no post! Não dá pra querer fazer milagre, o negócio é fazer uma maquiagem mais natural mesmo… Ah, e eu também evito usar sombras muito cintilantes na minha mãe. Acho que não fica muito bacana nas pálpebras caidinhas…

  32. thuani

    Que bacana teu post Thaís… Faz um tutorial em foto com a tua mãe acho que vai ser bacana… beijos

    • VISH! Minha mãe pra aparecer é mais tímida que eu, hahaha! Mas quem sabe… 🙂

    • thuani

      Faz sim!! Vai ser super bacana….

  33. Pele madura requer um cuidado maior na hora de maquiar, principalmente para não acentuar as ruguinhas. Acho que um dos maiores “erros” que vemos por aí é o excesso de pó, né?
    Enfim, adorei o post! Também sou a maquiadora e personal make up stylist da minha mãe… ehuiehieuh

    Beijinhos, continuem assim, abordando assuntos diversos e tão interessantes!

  34. Que post inspirador!!
    Todas podem se maquiar, é só ter bom senso!
    xD
    Amei!!

  35. Mari

    Adorei esta matéria!!! Dificilmente os blogs publicam assuntos sobre maquiagem em peles maduras. Eu também maquio a minha mãe e fico cheia de duvidas. É sempre bom ter algumas dicas. Beijos

  36. Miriã Andrade

    Adorei o post e as dicas, com certeza vou passar tudo pra mamãe, apesar de ela ser linda e jovem! Espero amadurecer como essas mulheres, lindas demais! 😉

  37. Meninas, fico super feliz que o post tenha sido aprovado! Muitas dicas pra nossas mães e quem mais formos maquiar!

  38. Maristela (mãe da blogueira Thais)

    Olá meninas. Tenho 50 anos e realmente as marcas de expressão e do tempo não tem prime que resolva. Mas confio nas dicas e bom gosto da Thais – já me deixou em ocasiões especiais com uns 5 anos a menos. Me gostei!Infelizmente filhota adoro o batom da Frances Fisher, mas vou tentar o gloss, mas pode ser com um pouqinho de cor?
    Beijos e sucesso!

    • hahahahaha

      Pô, mãe, só 5 anos a menos? Achei que estivesse te aliviando uns 10 aí!

      E pode usar o gloss com cor sim, vamos trabalhar nesse caso.

      Beijo, te amo!

    • Blog Pras Meninas

      Ahhhh, que bonitinha!!!!

    • Edna Yumi

      Olá D. Matristela mãe da Thais, acho que seu caso com o batom entra naquele “uso o que me faz feliz” né é isso aí, Thais, alivia ai, hehe e parabéns prá senhora que tem uma filha super atenciosa e educada 😀

    • Miriã Andrade

      Adorei essa interação mãe e filha aqui no blog, muito amor! 😉

  39. Debi Gomes

    Eu também maquio a mamãe, e sempre aposto no dourado, como ela é morena também acho que aviva o olhar. E vou substituir pelo lápis marrom, andei evitando usar o preto na marca d’água pq acho que escorre muito fácil, e a ideia de esfumar com sombra marrom embaixo fica muito carregado. Uma dica boa pros lábios é usar um rosinha claro no interior e um nude na parte mais externa dos lábios, fica lindo.

  40. Biana

    Amei as dicas, minha mãe tem 63 anos e amava maquiagem, mas agora tem preguiça, rsrsrs, só usa base, blush e batom, mas vou seguir as dicas para ver se ela se anima.

  41. Carolina

    Sabe o que é engraçado? Quando a gente é mais nova, falam pra não carregar na pele, que não precisamos fazer uma pele pesada… E aí quando mais velhas, o conselho é o mesmo! Então, minha dúvida: com que idade podemos fazer uma pele mais preparada, mais pesada? Dos 30 aos 40? Ou nunca mesmo? Hahhaahaha beijos!

    • Eu acho que nunca mesmo! Pele precisa respirar e parecer natural, sabe? Não tem motivo pra fazer a argamassa! hahaha

  42. Mais uma dica bacana é nunca usar sombra metálica ou com brilho pois acentua as rugas. cores mate sempre

  43. Vera Leitão

    Parabéns Thais! Um dos melhores e mais originais posts que eu já li! Bjs

  44. luciane

    Thaís, as dicas para peles maduras foram bem boas e até valem mais posts com mulheres mais velhas maquiadas (é sempre útil em mães, tias).
    Mas a parte das fotos ficaram meio vagas quando vc falou “pele natural”, “lápis preto foi basicamente o único elemento do make” sem colocar que a mulherada / maquiadoras escolheram bem o primer, base, corretivo, pó; já que nenhuma delas está com a cara lavada; é bom colocar isso, vai que alguém acha que elas estão só de make em olhos e boca he he

    • Tô dando os highlights mesmo! Embaixo coloco dicas para a pele e tal. 😉

  45. Meninas, vocês arrasaram, como sempre! Tenho 50 anos e um blog sobre a Moda e afins, voltado para essa faixa etária. Destaquei seu post nele (com todos os créditos, claro), pois ele está perfeito! Obrigada pelas dicas. Beijos!

    • Ah, que amor! <3 Qual é o nome/endereço do blog?

  46. Jéssika Caxeta

    Outra dica boa que já vi em outros lugares é sobre evitar usar sombras cintilantes (ou tudo que é cintilante), pois evidencia mais ainda as linhas de expressão! Então, sombras foscas são ótimas para esse caso!

    *percebi que a Julianne Moore e a Maryl Streep sempre seguem essa dica 🙂

  47. Vera Lúcia F. Moreira

    Valeu Thais! Gosto muito do blog, e fiquei super contente com as dicas para pele madura, tenho 54 anos e gosto de dicas de cuidados e maquiagem, só não tenho uma filhota para me maquiar como a maioria nos comentários que fazem a maquiagem das mães, mas tenho dois filhos lindos!!
    Aguardo mais dicas, que tal um post de moda!
    Beijos
    Vera

    • Fico feliz que tenha gostado e espero que coloque em prática!

  48. Franci Pacheco

    Amei super as dicas!

  49. Acabei de ganhar o dia, a tarde, a noite, o ano… enfim… Estou chocada com as rugas da Connie Britton. Eu tenho 1 ano a menos que ela e minha pele está anos luz melhor que a dela. E olha que a vida inteira torrei minha pele no sol e nunca tive cuidados. De uns 3 anos pra cá é que comecei a usar apectraban e foi uma luta pra minha dermatologista me convencer. Definitivamente nós de pele clara temos que cuidar muito do envelhecimento precoce. Amo o blog de vcs e as dicas! Bjoks ;*

  50. Camila Melo

    Ótimas dicas, Thais!!
    Como faço pra mandar um e-mail pra vcs? Não encontrei aqui 🙁

    • Camila
      Ali na barra lateral tem o email de cada uma de nós.
      bjs

  51. […] nos blogs. Fiz algo meio adaptado em mammys para o casamento da minha amiga e ficou lindo! Veja AQUI as […]

  52. Que lindo este post, Thaís! Amei, amei, amei. Minha mãe de-tes-ta maquiagem, e é uma morena clara de olhos esverdeados muito linda! Acho super importante lembrar que existe beleza em todas as mulheres, independente da idade, cor, peso.
    E por falar em diversidade, o que tu acha que escrever sobre maquiagem masculina? Tem uns guris aí que não saem de casa sem o pó compacto…

  53. Ana

    Até que enfim algo para mulheres de pele madura. Insisto quando faço maquiagem para festa que não quero olho preto, mas os maquiadores só sabem fazer isso e cabelo moicano. TOda vez preciso retocar antes de chegar na festa. TIro uns 5g de maquiagem. Amo batom claro