Cosméticos Dicas Maquiagem

Tudo válido!

04/10/2012

Dias atrás fiz um post falando sobre conservação de perfumes, estão lembradas? Pois hoje chegou a vez de tirar dúvidas a respeito de algo semelhante e que também gera dúvidas: os prazos de validade das maquiagens!

Consultei o gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Boticário Tiago Martinello para esclarecer de vez as dúvidas mais comuns sobre o tema. Querem ver?

– Como é feito o cálculo para determinar a validade de um produto?
O prazo de validade de um produto é calculado de acordo com estudos físico-químicos e microbiológicos  realizados  durante seu desenvolvimento. Eles garantem a segurança de uso durante o tempo indicado na embalagem.

– É possível continuar usando a maquiagem depois de vencida?
O recomendado é utilizar o produto durante o prazo de validade indicado pelo fabricante e, depois disso, descartá-lo. Após a data recomendada para utilização podem ocorrer alterações de odor, textura, contaminação microbiológica e outras reações que podem comprometer a utilização.

– Prestar atenção à cor e ao cheiro do produto é importante?
Alterações drásticas de cor e odor devem ser observadas e levadas em consideração. Nesses casos, o melhor é suspender o uso. No entanto, é possível que um produto sofra alterações leves de cor e odor sem ter sua performance alterada ou segurança de uso comprometida. É o caso de formulações que contêm em sua composição ingredientes naturais (extratos, pigmentos, óleos vegetais, etc). De qualquer forma, a orientação é sempre respeitar a data de validade para garantir a segurança.

– Que riscos podem oferecer as maquiagens usadas quando vencidas?
O seu produto deve ser utilizado dentro do prazo de validade. Se utilizado após o vencimento pode ocorrer irritação ou alergia.
– Como a dona deve guardar esse tipo de produto?
Guardar sempre  em local fresco e longe do calor excessivo.

– No exterior, costuma-se utilizar o sistema que estima a duração da maquiagem após aberta (6, 12, 24 meses…). Por que no Brasil é diferente?
A legislação vigente no Brasil considera o prazo de validade de um produto a partir da sua data de fabricação. Já na Europa o prazo de validade começa a ser contado após a abertura da embalagem, sendo utilizado o símbolo Period After Opening (PAO).
Viram só? Então please, não façam como a minha mãe e patrulhem constantemente a coleção de maquiagens!

você pode gostar também destes posts

69 comentários

  • responder Fabiana Silveira 04/10/2012 às 13:49

    Muito boa essas dicas Thais… super válido! Eu sempre jogo fora minhas makes vencidas… confesso que quando a embalagem é muuuuito bonitinha ou é um produto diferente eu guardo um pouco mais! hahahahahah…

    Mas MORRI DE RIR com esse post com as maquiagens da sua mãe… ela sabia as datas e onde comprou e tudo mais… hahahahahahahah… Muito bom os seus comentários também!

  • responder Sandra 04/10/2012 às 13:55

    Eu tenho maquiagens de 10 anos atrás, batons de cores fortes que uso muito pouco e não tenho coragem de jogar fora uma coisa que uso com pouca frequência. Sei que não é o certo, mas só jogo fora quando percebo que estragou.

  • responder Milla Leticia 04/10/2012 às 14:09

    Otimo post Thais.Eu sou super rígida com essas coisas, se ja secam ou sei que ta mais de dois anos na caixinha jodo tuuudo fora sem dó e piedade..rs. Até pq eu gosto sempre de inovar..:D

  • responder Bruh 04/10/2012 às 14:11

    Ops, vou admitir q nunca olho se o produto já venceu!
    Ficar mais atenta agora!

  • responder Mari 04/10/2012 às 14:13

    Adorei o post relacionado, das maquiagens da sua mãe. Eu fiz isso tb e fui patrulhar a gaveta da minha,mta coisa vencida que jogamos fora e compramos algumas coisas novas pra substituir rs deve ser mania de mãe rs

  • responder ana 04/10/2012 às 14:47

    Sempre fico de olho na validade de cosméticos e maquiagens e jogo fora sem dó e piedade!! Uma coisa que faço é colocar uma etiquetinha com a data de validade pra sempre saber, pq antigamente não tinha esse costume e minha dermato me deu um puxão de orelha e recomendou fazer isso. Hj jogo tudo fora mesmo, por isso não gosto de comprar um monte de maquiagem pq acabam indo pro lixo, pois não consigo usar tudo. Bjos, meninas

  • responder Claudia Magalhaes 04/10/2012 às 14:48

    Muito bom esse seu post.
    Sempre fico de olha na validade de minhas maquiagens e creminhos.
    Uma vez usei um batom que deixou meus lábios furmigando, procurei e não tinha a validade impressa na embalagem, joguei fora na hora.

    Tem produtos que a validade vem impressa na caixa e como sempre jogo fora, acabo sem saber o prazo de validade. É uma pena.

    • responder Talita Costa 04/10/2012 às 16:32

      Ia comentar sobre isso, Claudia, que raiva quando a data de validade vem na caixinha.

    • responder Edna 04/10/2012 às 16:53

      Verdade mesmo, um monte de coisas que comprei veio com o data de validade só na caixa que jogo fora, ai qdo vou ver cadê?

    • responder Jeh Manzim 04/10/2012 às 18:49

      Validade na caixa é unutil né?!

    • responder Rachel Boucher 04/10/2012 às 19:22

      Exatamente. A maioria dos produtos que a gente compra vem com validade na caixa, daí, comecei a anotar com caneta permanente nas embalagens de algumas coisas, tipo batom, base, cremes, esses cosméticos que podem estragar mais facilmente com o tempo.

    • responder Luciane 04/10/2012 às 20:57

      é verdade isso meninas, como tenho raiva de não saber quando vence as coisas he eh.
      Algo que sempre jogo fora bem antes da validade e sempre tem alterações é o gloss..é um tira e põe o aplicador que ele logo muda a cor e todo o mais

    • responder Miriã Andrade 05/10/2012 às 01:18

      Pois é, acho que deveriam rever isso aí!

    • responder Marcela Bini 05/10/2012 às 09:33

      Enqt não mudam esse método aí da validade da caixinha, vou adotar a ideia da Rachel!! =)

    • responder Mel 05/10/2012 às 10:58

      Acontece demais comigo… Eu vou ver a validade e cade? Nao se que ideia é essa de pensar que alguem vai ficar guardando caixa pra ver a validade… Agora antes de jogar eu tento lembrar de anotar, mais nem sempre lembro. Eu geralmente sei mais ou menos quando comprei algo…

  • responder Tatiane 04/10/2012 às 14:54

    Thaís, falando em data de validade de cosméticos, olha que legal esse site: http://checkcosmetic.net/
    Ele diz quando o produto foi produzido, vc coloca o fabricante e o número do lote, que normalmente vem impresso na embalagem! Eles avisam que as vezes pode ter algum erro, mas mesmo assim, achei bem bacana!
    Beijos!!!

  • responder Maíra 04/10/2012 às 14:56

    Pior que eu ainda tenho um estojinho de sombras, foi o primeiro! Guardo não sei pq! Afinal eu tenho conciência de não poder usar algo q já venceu a mais de 12 anos, masssss…. tá lá pra dar volume huahauhauah

    • responder Luciane 04/10/2012 às 21:02

      eu já lí em algumas sombras: prazo de validade: indeterminado… e aí, como ficamos? rs

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 22:01

      Só vendo possíveis alterações de aroma/textura/cor!

  • responder Paulete 04/10/2012 às 15:25

    Eu tenho várias coisas antigas, só jogo fora o que é para os olhos ou tem proteção solar (mau exemplo…). Mas eu acho esse sistema internacional péssimo, como é que a gente vai lembrar quando abriu a embalagem?

  • responder Sheilla Lovato 04/10/2012 às 15:25

    Quase tive um ataque de risos com as maquiagens da sua mãe!!! Minha mãe também tinha umas maquiagens antigonas, que também foram devidamente substituídas, hahaha! Eu acabo usando o parâmetro da data de abertura, principalmente para máscaras de cílio. Já para batons e sombras, presto atenção se houve alguma alteração de cor/textura/cheiro. Coisas muito antigas, mesmo sem alterações, são jogadas fora, sem dó nem piedade!

  • responder tania 04/10/2012 às 15:30

    Muito legal o post,li aquele da sobre a maquiagem da sua mãe,dei risada 🙂
    Informação pratica e simples,e ai que vejo como é melhor ter poucos,mas otimos produtos,a fim de usa-los até o fim,e não ficar estocando,correndo o risco de nem se aproveita-lo corretamente devido a validade(oi,que isso me sirva de alerta pra parar de comprar esmaltes compulsivamente!)
    Desapego já! 😉

  • responder Rachel Boucher 04/10/2012 às 15:32

    Hehehe! Gostei do post. Mas considero sempre o cheiro, a textura e cor dos produtos. Bases, em geral, não ficam na gaveta depois de vencidas, jogo fora mesmo. Mas outros itens, confesso que nem sempre descarto.

    • responder Van 04/10/2012 às 15:50

      Tb sou assim, considero cheiro, textura, cor e se irrita a minha pele… o resto ABAFA! rs

    • responder Talita Costa 04/10/2012 às 16:36

      Eu também, Rachel, se não noto nenhuma alteração no porduto, não jogo fora, até porque nem sembre a data de validade consta na embalagem.

    • responder Rachel Boucher 04/10/2012 às 21:14

      Né?! Eu joguei fora um blush d’O Boticário, o primeiro que eu tive, ele é daqueles que já vem o aplicador nele. Pasmem, o produto estava ainda em boas condições, mas a esponja simplesmente se desintegrou. o.O

    • responder Ninna 04/10/2012 às 23:07

      Tbm sou assim! Prefiro levar em consideração a textura, cheiro e cor. Claro que, em clientes, uso tudo dentro da validade. Em mim é que uso fora mesmo, se não apresentar nenhuma alteração.

    • responder Marcela Bini 05/10/2012 às 09:37

      Eu também admito, já usei coisa vencida de dó! hahaha
      Eu só descarto sem dó nem piedade produtos da área dos olhos: Lápis, sombra e cia. Acho que aí é arriscar demais!
      Mas um blush ainda vai né? rs

  • responder Kaa 04/10/2012 às 15:46

    Tbm preciso ficar em cima das makes da minha mãe pq se não….
    Moro longe e todo ano quando vou visitá-la lavo os pincéis que dei pra ela de blush e pó pq sei que ela não lava. nã nã nã

    Só queria entender como funciona a validade gringa… Quer dizer que se eu tirar o lacre de uma base que comprei agora, só em 2022 ela começará a vencer a partir da data de abertura… mesmo assim??

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 21:59

      Os meses começam a ser contados a partir da data de abertura. O primeiro contato com o ambiente externo começa a atingir o produto!

  • responder Van 04/10/2012 às 15:59

    Parabéns pelo post! Queria seguir sempre a risca….
    A última vez que joguei fora uma maquiagem eu quase vomitei com o cheiro ( eu sei não é chic rs), era uma máscara da Maybelline do período Paleolítico kkkkkk #terrordefine

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 21:58

      hahahahaha, MEDO!

    • responder Rachel Boucher 04/10/2012 às 22:54

      Mas as máscaras da Maybelline já não têm cheiro muito bom, né!? Imagina super vencidas?!

  • responder Camila L. 04/10/2012 às 16:06

    Excelentes dicas Thais!Vou checar minhas maquiagens hoje mesmo!

  • responder Edna 04/10/2012 às 16:56

    Eu assim como as meninas aí em cima já disseram presto mais atenção em alguma alteração no produto, porque como já disse lá em cima tem um monte de produtos que a data de venc. vem na caixa que jogo fora, então normalmente uso o método cheirometro/olhometro mesmo, apesar de não ser o correto.

  • responder Mari 04/10/2012 às 17:06

    Eu acho q vc poderia ter perguntado o q considerar se a validade gringa e a brasileira estiverem contraditórias. Acontece qdo a gente compra coisa importada aqui e tem q vir com a data tbm, pela lei.

    Tbm curti o post das maquiagens da sua mãe. hehe eu acho payot uma marca de me lembra mãe, assim como max factor. Mas a minha nem tem nada muito velho, ela joga as coisas fora. Tudo que ela tem ela usa, mas isso é só um batom e um lápis de olho, praticamente. Qdo precisa de coisa mais elaborada, eu e minha irmã maquiamos ela com nossas coisas. A gente só precisou de uma base nova pra combinar com a pele dela.

    E eu comecei a me maquiar de verdade com uns 15 anos e um estojo/paleta gigante veeelha de amostras de qdo minha mãe tinha sido revendedora de uma marca q eu nem sei se existe mais, lá pelo começo dos anos 90. Qdo eu comecei a usar aquilo já era velho e lembro de estar usando aquilo até uns 17 anos. Só parei de usar pq um dia encheu de bichinho (eca!).

    As coisas mais velhas q eu tenho devem ser umas do boticário q comprei no 3o colegial, em 2001 (velha!). Eu comprei tudo lá pra me maquiar em casa pra formatura (o batom tinha comprado uns meses antes). Quase tudo acabou/foi jogado fora, principalmente as coisas de pele e as cremosas, mas ainda tem o batom e um duo de sombras.

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 21:57

      Boa pergunta essa que você fez! Eu acho que tem a ver com o sistema brasileiro mesmo. Aqui devem ser mais cautelosos com a validade dos produtos do que na Europa.

    • responder Thais Marques 05/10/2012 às 12:19

      Mari, olha que legal a explicação da Marcela:

      Marcela Bini 05/10/2012
      Olha, atire a primeira pedra quem nunca usou aquela maquiagem da mãe velha e com cheiro de talco ou usou aquele blush maravilhoso que venceu há 3 meses pq ele é lindo e á perfeito ainda? rs
      Seguinte (Marcela Farmacêutica falando! rs): Aqui no Brasil, a Anvisa adota o critério de estabelecer data de validade pelo primeiro componente que perde seu prazo de validade (o que acho uma bobagem!). Pode ser que esse componente seja um aditivo que não compromete a função ou estabilidade do produto – mas se ele é o primeiro da fórmula a vencer… o produto todo vence. É seguro que seja assim, mas é meio “preguiçoso” da parte da legislação pq não considera nada da estabilidade e segurança geral do produto.
      Acho muito mais interessando a ideia de depois de aberto (PAO), pq uma vez exposto à luz, calor, umidade, dedinhos, pincéis e tudo mais, a deterioração do produto muda completamente de um fechadinho e fica muito mais rápida. Faz muito mais sentido!
      Eu adoto mais o critério da avaliação crítica da cor, textura e cheiro mesmo. Já joguei batom e lápis fora antes de vencer e já usei coisinhas vencidas. Hehe. Faz parte né?
      =)

  • responder Beny 04/10/2012 às 17:16

    Super educativo o post, apesar de que quando a gente vai nas lojas fisicas do O Boticario a recomendação das vendedoras é outra. Passo sempre nas lojas pelo menos uma vez por semana e quando vejo estojinhos das maquiagens em promoção e eu gostei das cores a primeira coisa que é olho é a data de validade, sempre está pra vencer, tipo uns seis meses, nem querendo muito eu uso um estojo de sombras todo em seis meses. E ai vem a vendedora e fala: – Ah pode comprar ele dura mesmo depois da validade lalala… Todos que eu tenho de lá que comprei com a validade normal, tipo demoraria pra vencer, usei usei e as sombras não acabaram antes da validade, ai eu compro o refil se gostei muito das cores e anoto no fundo do estojinho a nova validade com retroprojetor. Então uma dica pro Tiago Martinello, é fazer um curso geral com as vendedoras e avisar elas que produto fora da validade tá fora da jogada e pra elas não tentar empurrar uma venda, eu não compro, mas sei que muita gente cai na labia delas.

    Agora um ps: Eu acabo mesmo assim usando um ou outro produto fora da validade, não porque sei, mas porque esqueço de dar uma olhada, mas quando vejo eu jogo fora e troco por outro parecido ou igual kkkkk não gosto de sentir que minha coleção ficou desfalcada kkkk

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 21:54

      Nossa, realmente! As vendedoras precisam priorizar o bem-estar das clientes em detrimento da venda pura e simples. Boa observação!

  • responder Rafaela 04/10/2012 às 18:41

    Nossa eu tenho um grande defeito, muitos produtos de maquiagem que eu uso o prazo de validade vem na caixinha do produto, que geralmente eu jogo fora, então não sei até quando é pra durar, erro grave né, vou prestar mais atenção nisso.

  • responder Larissa Rehem 04/10/2012 às 18:48

    Geeeente que post tudo de bom!!
    Não sabia dessa diferença das datas de validades do Brasil para o exterior…
    Muito interessante! Deve ser por isso que uns produtos ficam esquisitos depois (já passado algum bom tempo) que a gente abre, né? Ele entra em contato com o ar e tudo o mais… daí modifica a fórmula e a gente tem que se desfazer do produto… Provavelmente o local de armazenamento também influencia nisso…
    Amei o post!!

    Beijinhos Thais!

  • responder Jeh Manzim 04/10/2012 às 18:51

    Thais está tãao cultaa! hahaah
    Adorei o post!

  • responder Marina 04/10/2012 às 19:57

    Gente, que organizada. Tudo parece intacto, novinho!!
    da onde é essa caixa de florzinha? #morri

  • responder Tati Martenetz 04/10/2012 às 20:56

    Bom se todos os produto durassem pra sempre… aí dava pra investir sem medo. hahahahahaha

    Thais, olha, eu acho que te vejo na academia sempre… mas não tenho ctz e morro de vergonha de falar com você (se for mesmo) :(((( hahahahaha

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 21:49

      Pare! Venha falar comigo sim! Não sou nem um pouco diva lá, só espero não te assustar! hahahaha

  • responder Talita Costa 04/10/2012 às 20:57

    Sabe o que me surpreendeu? A Thais parece ter pouca make, não é? O que vc faz com toda make que vc ganha, menina?

    • responder Thais Marques 04/10/2012 às 21:48

      Eu mantenho pouca coisa mesmo, mas essas fotos são só de uma parte. Fica tudo meio espalhado pelo meu quarto! Uma vez por ano, passo bastante coisa para a frente. Não há ser humano que dê conta de usar tudo!

  • responder Julia Reis 04/10/2012 às 20:59

    Esclarecedor… adorei o post!

    sim, 27! | http://simvintesete.blogspot.com.br/2012/10/chapeu-eu-quero.html

  • responder Andrea 04/10/2012 às 21:59

    Adorei o post sobre a maquiagem da sua mãe, ri muito! Mãe é assim mesmo, eu também dou uma faxina nas coisas da minha de vez em quando.

  • responder Rachel Boucher 04/10/2012 às 23:02

    Hoje que eu pude ler o post da sua mamis, ri horrores pq lembrei de mim mesma. Eu também sei dizer a época e o motivo de ter comprado a maioria das minhas coisas… Até uns dias atrás guardava alguns itens só para não ter “desfalque” na coleção, como disse uma das leitoras. Mas, essa semana, empombei e joguei muita coisa fora, aí veio uma feliz surpresa, encontrei itens novos que eu nem lembrava que faziam parte da minha coleção. Ou seja, não houve desfalque, mas descobertas.

  • responder Mel 05/10/2012 às 00:35

    Muito bom ver sobre as da sua mae… Eu tinha umas coisas que guardava de recordacao, agora só sobrou os princeis reliquias… Eu vou muito pelo cheiro cor e odor tbm… Eu nunca tive alergias e olha que no geral sou bem alergica… Hj to bem, quando era novinha nem sabia que pincel precisava lavar… =P

  • responder Miriã Andrade 05/10/2012 às 01:26

    O post com as makes da mamãe foi ótimo mesmo, hehe! É sempre bom ficar atenta na validade dos produtos pela nossa saúde, super importante!

  • responder Tatiana Querino 05/10/2012 às 09:22

    Ótimo! Não podemos esquecer que esses produtos, por mais amados que sejam, vencem! Por isso, tento não comprar 10 milhões de coisas ao mesmo tempo pq vc nunca usa tudo antes de vencer! Isso é fato! Sempre dou um garimpada nas minhas maquiagens pra ver o que tá vencido, o que eu não to usando… Minhas sobrinhas adoram esse momento pq sempre passo alguma coisa pra elas! Dentro do prazo de validade, claro! 😉

  • responder Marcela Bini 05/10/2012 às 09:45

    Olha, atire a primeira pedra quem nunca usou aquela maquiagem da mãe velha e com cheiro de talco ou usou aquele blush maravilhoso que venceu há 3 meses pq ele é lindo e á perfeito ainda? rs

    Seguinte (Marcela Farmacêutica falando! rs): Aqui no Brasil, a Anvisa adota o critério de estabelecer data de validade pelo primeiro componente que perde seu prazo de validade (o que acho uma bobagem!). Pode ser que esse componente seja um aditivo que não compromete a função ou estabilidade do produto – mas se ele é o primeiro da fórmula a vencer… o produto todo vence. É seguro que seja assim, mas é meio “preguiçoso” da parte da legislação pq não considera nada da estabilidade e segurança geral do produto.
    Acho muito mais interessando a ideia de depois de aberto (PAO), pq uma vez exposto à luz, calor, umidade, dedinhos, pincéis e tudo mais, a deterioração do produto muda completamente de um fechadinho e fica muito mais rápida. Faz muito mais sentido!

    Eu adoto mais o critério da avaliação crítica da cor, textura e cheiro mesmo. Já joguei batom e lápis fora antes de vencer e já usei coisinhas vencidas. Hehe. Faz parte né?
    =)

    • responder Thais Marques 05/10/2012 às 12:18

      Que interessante, Marcela!

      Obrigada por compartilhar essa explicação com a gente. 🙂

    • responder Rachel Boucher 05/10/2012 às 20:01

      Achei excelente essa explicação. Mesmo com produtos nacionais, eu considero a validade a partir do momento que passo a usá-los. E até um pouco depois, na verdade, mas isso varia, pq hidratantes faciais, bases e outros produtos para o rosto é difícil arriscar, né?!

    • responder Marcela Bini 06/10/2012 às 16:39

      Imagina, Thaís, às ordens! Precisando, estamos na área! 😉

  • responder Caroline Trajano 05/10/2012 às 12:18

    Aproveitando a tag, gostaria de saber, aonde vejo a validade dos produtos da mac? Já procurei em tudo que é lugar na caixinha, e nunca acho

  • responder Michele Bdz 09/10/2012 às 16:11

    Eu tinha um monte de makes e cremes vencidos.. com medo d pegar alguma alergia, resolvi jogar fora..

    Com dor no coração.. mas joguei.. rs

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB