Dicas Iphone

QR Code no mundos dos cosméticos

07/03/2012

Já faz algum tempinho que estou vendo esse código em forma de “monstrinho” em vários lugares. Mas que negócio é esse, meu senhor?

Depois de pesquisar um pouquinho na internet descobri o seguinte. Esse QR quer dizer “Quick Response” e as marcas estão usando o dito cujo para nos dar informações a mais sobre determinado produto ou serviço.

Para ver a coisa toda funcionar você precisa de um celular com câmera e também precisa baixar um aplicativo que leia esse código (nada é fácil nessa vida, não é mesmo?). Eu baixei gratuitamente o Bee Tagg para o iPhone, para o Android tem o QR Droid e para Blackberry tem o QR Code Scanner.

Daí é só abrir o aplicativo e apontar a câmera para o tal código. Quando o app ler o negocinho ele vai te encaminhar para algo, tipo uma email, uma página na internet ou um vídeo, por exemplo.

Eu testei por aqui na revistinha da Natura e em alguns produtos que tenho e todos eles direcionaram para a página de cada marca. Meio nhé, na verdade. Seria mais interessante se apontassem para um vídeo com dicas de como usar o produto ou para uma página com informações extras sobre ele, né?

Vou ficar no aguardo para ver se esse esquema de QR Code vai pegar mesmo com ideias mais criativas ou se vai ficar nessa coisa meio boba de apontar para o site das marcas.

você pode gostar também destes posts

33 comentários

  • responder Mari 07/03/2012 às 19:19

    E tem umas embalagens com uns qr codes tão pequenos q a camera do celular nem consegue dar foco direito… e eu fico só na curiosidade do q eles queriam mostrar com aquilo.

  • responder Sylvia Aline 07/03/2012 às 19:28

    a primeira vez que vi isso foi na latinha de Sprite

  • responder Malu Cunha 07/03/2012 às 19:53

    Sá eu tb sempre vejo os qr codes… mas como já imaginava q eles fossem direcionar pra uma página da marca nunca dei muita bola. Tb acho que seria muito mais legal se eles levassem pra páginas mais “interativas” ou vídeos… é um ótimo recurso q as empresas deveriam explorar mais!! =)

  • responder Mayara Barbosa 07/03/2012 às 20:29

    Sá, pelo que me disseram essa parada é meio velha e tal. Deve ter tipo uns três anos, mas agora que as marcas resolveram tentar fazer ‘pegar’ mesmo. Eu também acho meio bleh porque geralmente redireciona apenas pro site da marca, que não é uma coisa muito difícil. risos

  • responder Natália 07/03/2012 às 21:22

    Nunca tive muuuita curiosidade de ver, só um pouco, mas a preguiça dominava!
    Obrigada por matar minha (pequena) curiosidade.

    Mas se eu não me engano tem alguns que te redirecionam pra sites com wallpapers, imagens, etc… As revistas poderiam redirecionar para vídeos com making off e tal, né?

  • responder Neila Ribeiro 07/03/2012 às 22:08

    nunca tinha reparado nisso…hehe

  • responder Marcela 07/03/2012 às 22:43

    Oie Meninas!
    Adoro o blog de vocês….ainda mais por ser de Curitiba!!
    Não sei se vocês poderiam me ajudar….
    Minha irmã foi viajar e trouxe uma encomenda errada….uma Base Studio Fix Fluid NC35 a líquida em vez da versão powder….vocês conhecem alguém que gostaria de comprar?…. não abri e estou querendo vender a R$90,00…. em curitiba entrego em mãos…
    Tks!!!!

  • responder Daniele 07/03/2012 às 23:01

    Realmente a idéia do vídeo é muito boa! hehe, mas pra mim não faz diferença pq não tenho celular que essas coisas.. 😛
    Bjs

  • responder Alene 07/03/2012 às 23:11

    Eu já uso faz um tempo o QR Code pra baixar aplicativos pro meu android! É uma pena as empresas não investirem de verdade nessa onda. Aqui em Fortaleza tá cheio desses códigos para anúncios imobiliários pela cidade!

    Bju

  • responder Miriã Andrade 08/03/2012 às 00:57

    O app é bom, mas as empresas é que não sabem utilizar ele direito. Quem sabe isso não muda?! 😉

  • responder Mariana S. Ferrari 08/03/2012 às 07:40

    Sá nunca usei esse siatema, ms ja faz tempo q vejo nas revistas tb viu, principalmente da editora Abril 😉 #ficadica

  • responder Andrea - Toque Essencial 08/03/2012 às 07:59

    Fiz esse esqueminha umas 2 ou 3 vezes…………e achei taaao sem graça que nunca mais me deu vontade de fazer de novo.

  • responder Louise 08/03/2012 às 09:20

    Eu tentei uma vez, mas fiquei meio desapontada com o serviço que nem olho mais pra isso.

  • responder Layne Cris 08/03/2012 às 09:21

    tem cartaz de filme com QR, aí direciona para o trailer.
    O supermercado Pão de Açúcar põe nos encartes QR que direciona para vídeos de receita com o ingrediente da promoção.
    Então realmente, nada mais justo que as marcas de cosméticos invistam nessa tecnologia que é bem bacana

  • responder Letícia 08/03/2012 às 09:30

    É o óh! Pra que, eu me pergunto?
    Isto faz com que as marcas se distanciem um pouco do público que não tem celular todo cheio de nhémnhémnhém…
    Vc não acha?
    Bjos

  • responder Claudia Magalhaes 08/03/2012 às 09:49

    Esses dias eu estava me perguntando o que era isso na fila de supermercado, ai agora vc tirou minha duvida.
    Mas, fico aqui me perguntando… NÃO SERIA MAIS FÁCIL SIMPLESMENTE COLOCAR O ENDEREÇO DO SITE ESCRITO NA EMBALAGEM????
    Tipo, não tenho iphone, nem androide nem nada, ai não poderia simplesmente ter lá o site. As vezes acho que o mundo anda meio complicado d+ viu.

    • responder Mackeli 25/03/2012 às 19:12

      Todas as embalagens já constam o site da empresa. E hoje em dia, pode-se instalar o app não só do Iphone ou de algum sistema Android.

  • responder Claudia Magalhaes 08/03/2012 às 09:51

    Meninas… como é que faço para colocar a minha foto nos comentários??

  • responder Carolina Helena 08/03/2012 às 10:12

    Sá, eu só parei para prestar atenção nisso depois daquele comercial do Itaú (bem antiguinho!), que vinha mostrando como funcionava esse código…era o pai e o filho, esse ensinando o pai como usar. Sempre que vejo esses códigos fico curiosa para saber o que a empresa “preparou” para a gente. 😉

    • responder Sabrina Olivetti 08/03/2012 às 11:36

      Carol
      Eu baixei o aplicativo só agora, mas por enquanto não vi nada de muito legal.
      🙂

  • responder Claudia Magalhaes 08/03/2012 às 10:25

    Carolina Helena,
    Eu acho que não vi esse comercial, pq estava totalmente perdida essa coisa ai.
    kkkkkkkkk…
    Para mim era só pra ilustrar a embalagem (tow brincando), sabia que servia para algo, mas não sabia o que era… kkkkkkkkk… doida eu né.
    Mas agora as Divas tiraram minha dúvida!!! He hehe 😀

  • responder Thamíris Lopes 08/03/2012 às 10:28

    Ainda não aprendi a usar esse treco direito, mas acho que a idéia é bem boa!

  • responder Mariana 08/03/2012 às 13:56

    Realmente poderiam explorar mais esse recurso. Como os cartazes de filmes que direcionam para o trailer!
    Mas acho uma frescurinha desnecessária!

    bjs

  • responder Luca 08/03/2012 às 19:37

    Tô boiando aqui!

  • responder Paula 09/03/2012 às 07:50

    meninas deixa eu explicar eu moro no japao eh ja colei muito desse selinhos em pecas .ai vai o que cada peça tem um codigo diferente do outro ,e pelo celular que da pra escanear ,la vai sai a pagina do fabricante ,mas o fabricante tbm vai ser avisado que a tal peça foi escaneada pelo consumidor ..alguns tem como funçao de manual.outros tem como procedencia do produto aonde foi cultivado,produzido,se tem agrotoxico,e quem provincia foi plantado .digo isso pq aqui todos os produtos embalados tem esse codigo.e como o codigo de barra mas com funçao ao consumidor e fabricante ..ah por ali tbm da pra saber tipo teve problema ou algo nao esta correto escaneando e enviando ao fabricante ele vai saber a procedencia do produto e o que fazer .espero ter ajudado

  • responder Larissa Bernardina 09/03/2012 às 10:21

    A primeira vez que vi isso, foi num Doritos, hehehe

  • responder ju 09/03/2012 às 17:02

    nhé mesmo…

  • responder Pedro 09/03/2012 às 17:47

    Finalmente isso está chegando ao Brasil. 🙂

    Nos cosméticos japoneses faz uns bons anos que vejo isso (e em praticamente todos). É assim como a Paula descreveu, o QR Code geralmente leva a uma página com mais informações sobre os produtos – e não, em geral, apenas ao site.

  • responder Michele Bdz 11/03/2012 às 00:21

    É… a empresas precisam começar a explorar mais isso..
    D qquer forma, é uma boa ideia…

  • responder AlexiaD. 16/03/2012 às 18:44

    Valeu a dica, Sá. As marcas deviam explicar o que é isso na embalagem…

  • responder Mackeli 25/03/2012 às 19:08

    É interessante se saber usar. Aqui aonde eu moro (Jaraguá do Sul – SC) as casas noturnas já imprimem em seus flyers de festas o qr code, para você acessar maiores informações sobre os dj’s que iram se apresentar, como por exemplo, vídeos, música e tals.

    As tecnologias estão aí, é só saber usar adequadamente.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB