Como lidar com as espinhas

Sabrina Olivetti POR Sabrina Olivetti
Gostou?
| Este post está dentro das categorias: CosméticosDicasMaquiagem
Curte aqui:

Ninguém merece conviver com essas malditas, não é mesmo? Eu tive uma adolescência bem problemática e senti na pele como as coisas são. Por isso o melhor conselho que posso dar é: procure um médico.

E não é conversinha não, um médico pode analisar seu problema e te indicar o melhor tratamento. Eu por exemplo, gastava rios de dinheiro em cosméticos que prometiam melhorar as espinhas mas a única coisa que realmente ajudou no meu caso foi começar a tomar anticoncepcional.

Hoje ainda existem outros remédios que podem ajudar mas que só podem ser tomados com acompanhamento profissional, então nada de arriscar!

Mas eu posso colaborar um pouquinho com alguns produtos que podem ajudar a secar as cretinas e também a escondê-las.

Nada de espremer,  o negócio é usar algo que ajuda a secar as espinhas! Eu uso o Secatriz da Dermage e acho muito bom mas aqui estão mais algumas opções que já vi algumas meninas falando bem pela internet.

Para esconder vale escolher um corretivo bem potente. Eu recomendo o Pro Longwear da MAC e o da Mary Kay. Mas acima estão mais algumas opções que podem ser uma boa ajuda para disfarçar o vermelhinho das espinhas.

Você tem alguma outra dica boa para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários!

  1. Michele Camacho 07/03/2012 | 13:37

    Nossa Sa, to vivendo um drama!!!

    Sempre, desde uns 11 anos, tenho problema com espinhas e também só melhorou com anticoncepcional, o pior é que nesse momento não estou tomando pra poder engravidar, então, imagina o caus que está minha pele!

    Estou tentando beber bastante água, usar água termal mesmo no trabalho, filtro solar e hidratante, pra ver se dá uma ajudinha, mas está difícil! :/

    Bjus

    • MIchelle 03/11/2012 | 18:58

      Nossa… também estou vivendo esse drama… Parei de tomar o remédio e estou lotada de espinhas… e o pior é saber que a síndrome do ovario policistico não tem cura…. Já pensei até em voltar a tomar o remédio, mas também estou querendo engravidar…

    • Roberta Allencar 19/02/2013 | 14:04

      Olha eu comecei a usar limão uma amiga minha me indicou ela ñ tem uma espinha então resolvir usar e melhora mesmo alem de secar as espinhas ele tira as manchas deixada por elas e ainda clarea e afina a pele deixando com uma aparência muito boa é só usar diariamente para resultados mais rápido usar mais de uma vez e deixar so ñ pode sair no sol com o rosto cheio de limão lavar bem antes tá.Modo de usar:pegar o limão e espremer em uma vasilha,mergulhar um maço de algodão no limão e passar no rosto bem passado deixar por uns 30 á 40 minutos e depois lavar bem com um sabonete (de preferência um q ajude a hidratar a pele)na primeira vez o rosto pode coçar enquanto usa é normal já q ele ta começando a limpar a pele.e lembre-se nada de sair no sol com o limão no rosto.espero ter ajudado eu usei e gostei muito ;)

    • Sabrina Olivetti 19/02/2013 | 19:14

      Não aconselhamos o uso de nada que não seja recomendado por um médico. Principalmente o limão que pode manchar a pele.

  2. Carolina Helena 07/03/2012 | 13:51

    Sá,comigo aconteceu o contrário… A minha adolescência foi tranquila, sem espinhas mas, o começo da idade adulta… Depois dos 20/21 anos, comecei a ter espinhas nas bochechas, só nelas. Comecei a fazer tratamento com a dermato, que passou alguns antibióticos tópicos e depois uns ácidos para tirar as manchinhas que ficaram. Mas, as melhores dicas são: procure um dermato, beba muita água, proteção solar sempre e controle a vontade de espremê-las, é difícil mas é mais difícil tirar as marquinhas que ficam depois! ;)

  3. Mariana 07/03/2012 | 13:58

    Nunca tive problemas com espinhas! Não problemas sérios, a ponto de ter que procurar um médico e tal…
    mas quando estava pra menstruar aparecia uma ou outra!
    Minha pele é oleosa, mas graças a Deus livre de espinhas!
    Mas acho que a melhor coisa é não espremer né?
    Beijos

  4. Andréa 07/03/2012 | 14:06

    Obrigada pelas dicas… você podia ensinar como disfarçar as marquinhas que as espinhas. É difícil escolher a maquiagem certa.

  5. Monica 07/03/2012 | 14:24

    A dica de procurar um médico é a melhor de todas! Eu também gastava rios de dinheiro com cosméticos para melhorar/acabar com as espinhas. Quando fui na dermatologista, ela constatou que as minhas espinhas eram resultado de uma alergia aos cosméticos que eu usava (isso mesmo! Os cosméticos que deveriam me livrar das espinhas acabavam causando mais espinhas). Passei a usar só sabonete e protetor solar e pronto! As espinhas sumiram!

  6. Cristina 07/03/2012 | 14:27

    O corretivo da Clinique é péssimo!! Parece argamassa, em vez de disfarçar, realça. Comprei e só usei uma única vez – jurei que nunca mais.

  7. Luciana 07/03/2012 | 14:32

    Eu-> 20 anos tomando Roacutan..parou, virou monstro!

  8. Lilian F 07/03/2012 | 14:40

    Eu tinha diversas micro espinhas que surgiam da noite pro dia, todas concentradas no meu nariz, testa e queixo. A única coisa que resolveu minhas espinhas foi começar a tomar anticoncepcional. E daqueles de baixa dosagem hormonal que são bem mais caros, mas que fazem valer o dinheiro gasto todo mês (pílula é o tipo da coisa que não vale a pena ser mão-de-vaca, pq o barato pode sair caro. É sempre bom perguntar pro seu médico qual a melhor pro seu caso e não ficar pedindo a mais em conta, como muitas meninas fazem. Fora que isso tem um impacto não só na pele, mas na saúde toda). E é claro, cuidar bem da limpeza e hidratação (pq a produção de óleo pode aumentar se a pele não estiver bem hidratada) ajuda muito a conquistar uma pele bonita.

  9. Renata 07/03/2012 | 14:54

    Problemas com espinhas são realmente péssimos..
    Até hoje depois da adolescência tenho que lidar com algumas que aparecer do nada!
    Uso Biomedic da La Roche, é super bom!
    Adorei o post!
    Bjs
    http://www.donnalella.com.br

  10. Milla 07/03/2012 | 14:59

    Ei Sabrina! Eu tbm tinha o mesmo problema que vc com as espinhas,
    e a única coisa que resolveu para mim, assim como vc, foi o anticoncepcional.. Adorei as dicas tá!
    E mudando de assunto, eu gostaria da sua opinião: o que vc acha do Novex Nutrire Óleo de Argan da Embelleze??? Ficarei grata se puder me responder…
    Beijos: Milla.

    • Sabrina Olivetti 08/03/2012 | 11:55

      Milla
      Nunca usei ele, então não tenho uma opinião para te dar.
      :(
      bjs

    • Milla 08/03/2012 | 14:22

      Ata bom.. Mas mesmo assim agradeço…
      Vou comprar e usar e depois te falo o que achei…
      Beijos

    • @NinnaGtpm 08/03/2012 | 14:43

      Oi, Milla. Eu usei aquele creme para hidratação do potão. Dividi com a minha irmã pq vem muito produto. Eu achei bom. Deixou o cabelo hidratado e bonito, mas nada de excepcional. Mas pelo preço, acho que vale. Espero ter ajudado. Bj.

  11. Nati S. 07/03/2012 | 15:08

    Eu sempre tive bastante acne entre fases de melhora e piora. Agora estou numa fase super boa! Uso já há um bom tempo a loção secativa da Adcos e não troco por nada! Além de proteger do sol, a textura é super boa (dá uma bela matificada). Uso todos os dias de manhã depois de um tônico e hidratante. Estou usando o passo 1 da Clinique para peles com acne, depois o creme diurno da linha Normaderm da Vichy e por fim o da Adcos… além de estar emagrecendo, tomando anteconcepcional e remédio para meus ovários policísticos chatos… o negócio é tratar todas as frentes! meu super combo tá dando certo ;)

  12. Joana 07/03/2012 | 15:17

    Sah, só faltou dicas de base pra pele acneica. Isso é sempre um problema, pq na hora de comprar, bate aquele medo de entupir os poros, de aumentar a oleosidade, e agravar ainda mais o problema.
    To desesperada procurando uma base nova, pq tomei Roacutan por 9 meses e minhas espinhas voltaram… alguma dica amiga pra me dar?

    • Claudia Magalhaes 07/03/2012 | 15:21

      Tbm estou precisando de uma dica dessas.

    • Mariana 07/03/2012 | 20:54

      A melhor dica que posso dar para quem quer esconder as espinhas (pq mesmo qnd se está tratando, demora um pouco e tem que dar pra sair na rua enquanto isso, né?) é a base Dermablend, da Vichy. Essa: http://tinyurl.com/6wsha2j

      Eu tive problemas com acne leve-moderada, mas persiste, durante uns dois anos (entre os 22 e os 24), e nada resolvia. PRA MIM, a melhor solução pra isso foi Peróxido de Benzoíla em gel, concentração 3%. Uma cama BEM grossa antes de dormir, massageando bem (de leve, mas por uns 3 minutos) pra pele absorver. Vale a tentativa.

      Mas, voltando à base, sempre a usei como corretivo na verdade, gosto bem mais do que o corretivo da linha, que testei numa farmácia e achei uma droga. Ela rende muuito, cobre mt bem, fica supernatural (nada de argamassa), e, com um pózinho bem aplicado por cima, dura o dia TODO. (Juro, já entrei no mar com ela, andava no calor de 40ºC de Poa o dia todo… mesmo tendo de dar uma secadinha no suor com um daqueles lencinhos de papel, dura muuuito).

      É isso, espero que as dicas ajudem!

    • Mariana 08/03/2012 | 01:39

      Ah, um detalhe IMPORTANTE sobre o hidróxido de Benzoíla: comecem usando uma camada fina, pra pele se acostumar. Depois de uma semana usando essa camadinha fininha, vão aumentando a quantidade gradualmente, até chegar nisso: http://www.acne.org/images/regimen-tube-end.jpg
      Foi desse acne.org que conheci a benzoíla, mas fiz o tratamento de forma diferente da sugerida. Eles sugerem passar de manhã e à noite, depois de lavar o rosto, e completar com uma camada de hidratante depois de alguns minutos. Fiz assim no início, mas dava mt melequeira e eu ficava com medo de sair no sol com o peróxido na pele, mesmo com o filtro solar por cima. Então, achei o melhor jeito pra mim: de manhã, ritmo normal (lavar com sabonete líquido – uso o dermotivin azulzinho, maravilhoso – e filtro solar), à noite, sabonete líquido e uma camada como essa da foto por todo o rosto (menos área dos olhos, claro).

      É isso! Pra mim, depois que descobri essa maneira à qual me adaptei melhor, em menos de duas semanas minha pele já estava 70% melhor, e agora já estou há alguns meses com ela praticamente perfeita, com uma ou outra coisinha aparecendo na tpm e só.

      Ah, o meu gel eu mando manipular, é bem tranquilo.

      bjs!

    • Cristina 08/03/2012 | 07:32

      Experimenta a base anti-blemish solutions da Clinique. Além de disfarçar muito bem, trata as borbulhas, secando-as. Eu usei e gostei muito. Mas agora estou tomando o Roacutan e não se justifica, pois estou sem borbulhas e com a pele seca. Tenho experimentado várias bases e todas têm funcionado bem – só têm que ser “oil-free”.

    • Sabrina Olivetti 08/03/2012 | 11:55

      Joana
      Eu gosto da base da Make Up For Ever, da Mary Kay e o DermaTeint da Vichy.
      bjs

  13. Claudia Magalhaes 07/03/2012 | 15:20

    Eu sempre tive muitas espinhas… mas depois que comecei a tomar anticoncepcional, percebi que elas deram realmente uma boa diminuída, mas ainda ficaram algumas e tbm tenho muitos cravos que não me deixam por nada desse mundo.
    Depois do seu post falando dos cremes que usa e os da sua mãe, criei vergonha na cara e fui pesquisar alguns cremes contra acne, já fiz o pedido do kit da mary kay, só estou aguardando chegar. Tomara que funcione.

  14. Thamíris Lopes 07/03/2012 | 15:21

    A vida toda, eu nunca tive espinhas, bastou (meu ainda noivo) me pedir em casamento, pronto, brotaram centenas… kkk comecei a usar um gel secativo, um sabonete chamado suavie, e pronto, elas desapareceram. Ah, tudo indicação da minha dermatologista tá, nada por conta própria.

  15. Mayara Barbosa 07/03/2012 | 15:29

    Eu tenho a pele oleosa e os poros um tanto mais abertos do que gostaria.rs E espinhas, apesar de serem mais tópicas. O problema é que tenho facilidade em manchar a pele. Procurei uma dermato e cara… outra vida.rs Uso protetor solar TODOS os dias da minha vida (até quando não tem sol.rs), ácido para clarear a pele e uniformizá-la e ainda ajuda na questão dos poros, um creme para tratar das espinhas quando elas aparecem. E mais umas outras coisas

  16. Mayara Barbosa 07/03/2012 | 15:30

    que não são exatamente para espinhas. (enviei o comentário sem querer. hahaha)
    beijos, meninaaas!

  17. Debora 07/03/2012 | 15:55

    Sabrina e qual o anteconcepcional que vc usou para controlar a acne? bjs

  18. Miriã Andrade 07/03/2012 | 16:10

    Tenho a pele oleosa e não tem jeito, de vez em quando aparece uma ou outra pra me enlouquecer, hehe. Acho que procurar um médico é fundamental pra nos auxiliar nesses momentos difíceis! ;)

  19. Cássia 07/03/2012 | 16:11

    Nunca tive problemas com espinhas mais é sempre bom dar uma olhada nas dicas pra fazer a coisa certa pra quando aparece uma aqui e outra ali. Muito obrigada adorei boa semana bjs!!!

  20. Sylvia Aline 07/03/2012 | 16:12

    Nossa, espinhas são um caso sério na minha vida, fiz tratamento com remédios por mais de cinco anos, depois melhorou e minha pele ficou limpa, agora tá saindo tudo denovo.

  21. Sylvia Aline 07/03/2012 | 16:13

    é bom mesmo usar secativo e corretivo, mas não podemos esquecer de um bom produto para lavar o rosto e deixar menos oleoso.

  22. Carol Pessanha 07/03/2012 | 16:26

    Fui ao demato pela 1ª vez com 8 anos pois ja estava cheia de cravos…aos 11 ja estava cheia de espinhas no rosto. Sofri a adolescencia inteira com estas malditas. Tentei milhares de remedios topicos, antibióticos por via oral e até um tal de flutamida que depois acabou sendo proibido. Tudo funcionava enquanto eu estava tomando, bastava parar pra voltarem a aparecer. Entrei no anticoncepcional que uns 6 anos depois já não fazia mais efeito.Estava cansada, com a auto estima no pé e meu rosto ja estava com várias marcas. Resolvi tomar o Roacutan, fiz vários exames e comecei o tratamento. Gente…sofri um pouquinho com o tratamento, mas hoje me arrependo de não ter tomado o Roacutan antes! Foi a única coisa que resolveu meu problema. Não é um tratamento barato e nem fácil, mas vale muito a pena. Encontre um bom dermatologista, tente uma última vez com tratamentos comuns e se não der certo, se joga – com responsabilidade – no Roacutan. Beijos meninas!

  23. Liliane 07/03/2012 | 16:38

    O detalhe é usar algo que previna o aparecimento de mais espinhas…não deixar a pele oleosa..por exemplo..eu posso recomendar dois sabonetes da Clean Clear.. pq minha pele é mto oleosa e se eu nao controlar aparecem espinhas mesmo.. os sabonetes são: http://www.jnjbrasil.com.br/apresentacao_produto_detalhe.asp?produto=68 e outro sabonete é este aqui: http://www.shes.com.br/cuide-se/clean-e-clear–sabonete-esfoliante,,,1379.html tá dada a dica ^^

  24. Natália 07/03/2012 | 17:04

    O meu caso, com 24 anos descobri que tenho ovário policístico; que aumenta a oleosidade da pele e consequentemente cravos e espinhas. Já tinha a pele oleosa, por conta dos cistos piorou drasticamente. Faço tratamento ginecológico e dermatológico (inclusive uso o secativo da Adcos), posso dizer que melhorou uns 90% já, ainda bem.
    Bjos

    • Sylvia Aline 07/03/2012 | 19:33

      estamos na mesma situação, mas nem o anticoncepcional está fazendo efeito

    • Natália 07/03/2012 | 20:03

      Sylvia Aline, tem que ir no ginecologista e mudar então, o que eu usava antes não fazia efeito, depois que troquei diminuiu bastante, é bem raro sair espinhas agora!!!

  25. janette 07/03/2012 | 17:07

    estou usando o kit para controle de acne da Mary Kay, e me surpreendi, vale muito, muito a pena… o sabonete Asepxia (extra-secante) tb recomendo !

  26. Fernanda Dias 07/03/2012 | 17:13

    oi sá…
    olha… to vivendo esse drama Sá…
    aaaaai que vontade de chorar…
    desde a minha adolescencia eu sofro com essas bandidas no meu rosto…
    a uns 3 anos atras eu fui atras de um dermato, fiz exames, o meu caso é uma disfunção hormonal… então me passou uns creminhos e tal… mas mandou eu procurar meu ginecologista… sabe qdo vc faz a locura de ir a uma farmácia e falar com o primeiro farmaceutico que aparece e pede um anticoncepcional que ajude a te livrar desses trem???? pois é… eu fiz isso.. ele me receitou um e tomei durante um ano… hj me pergunto… PORQUE… PORQUE PAREI DE TOMAR ELE…
    como comecei a estudar… fiquei com medo de engravidar e tal… sabe aquela historia de talvez esquecer um comprimidinho né…
    ai coloquei o Mirena… genti.. é tudo de bom… em partes né… vc não menstrua… é uma maravilha… mas infelizmente pra mim a não ser por isso, não valeu mto… a minha pele ta pior que era qdo nem tomava anti…minha pele ficou mto oleosa, mta espinhas, sem contar que tenho mta queda de cabelo, mas em compensação os pelos… jeeeesus… como crescem rápido… não quero desencorajar ninguem a colocar o Mirena… mas é como diz o negócio… o que é bom pra ti pode não ser bom pra mim.. e vice-versa… né verdade????
    enfim… ontem fui ao meu ginecologista e retirei o mirena… e já comecei a tomar um anticoncepcional pra ver se melhora né… pensa só… com 27 anos nas costas e com espinhas no rosto que nem adolescente :S
    mesmo usando cremes especificos, tudo certinho… e nada dessas infelizes me abandonar…
    agora.. estou só no aguardo… rsrsrs

    bjus Sá…

    • Mariana 08/03/2012 | 01:43

      Fernanda, leia o meu comentário um pouco acima do teu falando do peróxido de benzoíla. Mudou minha vida e resolveu meu problema de acne moderada, mas super persistente. Já tinha tentado um milhão de coisas (caras, receitadas por dermato), e isso foi a única que realmente ajudou. Não custa tentar!!

    • Sabrina Olivetti 08/03/2012 | 11:50

      Fernanda
      O Yasmin é bem bom pra pele, melhora muito.
      bjs

    • Fernanda Dias 08/03/2012 | 16:24

      Oi sá…
      obrigada pela dica…
      antes eu tomava o Tess (muito bom mesmo, até peso eu perdi…)
      agora meu gineco me receitou o Diclin…
      vou testar por uns 4 meses… acho que é mais ou menos o tempo que dá pra ver mudanças… qualquer coisa sigo a sua indicação…
      obrigada!!!

    • Fernanda Dias 08/03/2012 | 16:27

      oi mari… obrigada pela dica… tudo o que vir de dicas e indicações é bem vindo…
      bjuusss

  27. Elisa 07/03/2012 | 17:35

    Oi Sá!
    Tive problema de espinhas com 15-16 anos. Tinha bastante na testa e no queixo. Começei a usar o Sabonete Esfoliante Anti-Cravos da CLEAN&CLEAR e eu SUPER RECOMENDO! Uso ele até hoje, lavo o rosto de manhã e de noite com ele. O sabonete não deixa a pele seca (pelo menos a minha não fica) e é baratinho, uma maravilha! Também tem na versão sabonete líquido, mas é uns 5 reais mais caro se eu nao me engano e rende menos.
    Quem estiver tento problemas com espinha EU RECOMENDO!

  28. elaine 07/03/2012 | 17:39

    o secativo da clinique. é o melhor!!!!

  29. Gilqueli 07/03/2012 | 18:19

    Amei as dicas o produto da capricho é maravilhoso sempre uso ele..

  30. Raissa 07/03/2012 | 18:52

    Como muitas outras que comentaram por aqui,também sofro com esse problema desde a adolescência.Depois de vários géis,cremes e antibióticos,tentei o anticoncepcional,e deu certo,mas ainda surgiam várias.E pra piorar,tive uma reação alérgica a um produto com ácido salicílico,então depois disso ficou super complicado tratar as espinhas,pq quase tudo que é pra pele acnéica tem esse ácido,até os sabonetes.No final do ano passado,fiz um tratamento dermatológico,que consistiu em sessões de peeling de cristal e peeling químico.Nossa,minha pele melhorou muito,tanto as manchinhas quanto em relação ao aparecimento de espinhas,diminuiram drasticamente!Hoje em dia,uso apenas um sabonete e protetor solar,e quando alguma maldita aparece,aplico um gelzinho secante :) só de não precisar rebocar a cara,me sinto muito melhor!Nem base eu uso mais,de tão bom que tá ^^

  31. Larissa 07/03/2012 | 19:24

    Quando tinha 17 anos, meu rosto começou a ter espinha. Não eram muitas, mas me incomodavam. Meu rosto sempre foi muito oleoso. Então, em vez de ir ao médico, entupia meu rosto de maquiagem para disfarçar. Claro que não funcionava. Além de artificial, piora tudo e saía com o calor. Fui na dermato e ela me recomentou um creme chamado Epiduo. Foi o que resolveu minha vida! Hoje em dia (20 anos) minha pele é tranquila, só de vez em quando, perto da menstruação e tal, que surge uma ou duas espinhas, mas secam rapidinho =)

    • Natália 07/03/2012 | 20:33

      Eu tbm uso Epiduo, recomendação dermatológica! :)

  32. Beatriz 07/03/2012 | 20:45

    O da Adcos, é péssimo- não gosto dessa marca nacional, é cara! não funciona! Decepção! É melhor investir na Vichy.

  33. Iris 07/03/2012 | 21:11

    Nossa, eu nunca tive espinhas, cravos etc. Mas agora com 26 anos no começo da fase adulta, em passamos a usar produtos anti sinais, minha pele ta horrorosa!!! Cheia de cravos, espinha normais e internas. Logo na região T, pois a minha pele é mista. To desesperada!!! To procurando urgentemente uma dermatologista boa em Niterói – RJ.

  34. Neila Ribeiro 07/03/2012 | 22:11

    a uns quatro meses atrás comecei a ter problemas com espinhas… nunca tive na vida, e com quase 30 anos elas começaram a aparecer…
    agora estão acalmando… só aparece uma ou outra… mas tenho cuidado um pouco mais da minha pele…

  35. Michele Alves 07/03/2012 | 22:31

    Adoreei as dicas!

  36. pamela 07/03/2012 | 23:19

    sabrina, ja reparei que vc tem algumas cicatrizes de acne assim como eu! ja pesquisei muito e como amo tudo q e natural pensei em te dar essas dicaS: oleo de tamanu(tamanu oil), creme de caracol e oleo de rosa mosqueta. a promessa é de milagres com esses 3! ja comprei meu tamanu oil pela internet, assim que chegar vou comecar a experiencia! tambem ja fiz 4 sessoes de laser co2 fracionado, melhorou muuito!!!! quando vc faz vc pensa que nao fez efeito nenhum e fica meio decepcionada, mas depois de alguns(muitos) meses o colágeno se reorganiza e a pele melhora bastante. so reparei melhoras apos 1 ano que fiz a ultima sessao. olhei meu rosto no sol e falei: uau, as cicatrizes estao bem menos perceptiveis. hoje ja ta aquela coisa q so eu sei q tem, a nao ser no sol, que fica bem visivel! mas como mulher nunca ta satisfeita, nao quero so a melhora do laser, quero pele de nenem. vou tentar esses produtos naturais e te conto no q q deu. e mais uma coisa, vc ja fez algum laser, peeling, etc? oq achou? beijoss!!!

  37. Mya 07/03/2012 | 23:36

    Espinhas são mesmo um terror. Eu luto contra elas desde os 12 anos, sempre tento recaídas. Ano passado, quando estava praticamente curada, tive a pior recaída ever por casua de uma crise de estresse. Aí que meu interesse em maquiagem aumentou, pois comecei a pesquisar quais produtos eu podia usar para dar uma disfarçada. Aí, enquanto eu fazia o tratamento com remédios de uso tópico(não tomo rocutan nem se me pagarem), ia me jogando nas bases e corretivos. Usei os da contém (o verde é um amor, né?), mas depois me joguei numas opções mais amiguinhas do bolso (mas continuo amando a contém, ahha). Hoje em dia, estou com a pele praticamente linda de novo (tem uma ou outra manchinha vermelha que vou ter que tirar com tratamento), e, pra esconder/proteger a pele, uso protetor solar com cor (indicação da médica, hehe) e matefico com pó mineral. Pra sair, maquiagem mineral. Tô usando base e pó da BareMinerals e corretivo da contém, dá super certo. Curti o post, é um ótimo help pra quem tá passando por esse drama. Maquiagem ajuda mto a dar uma carinha melhor, mas realmente só vai resolver o problema 100% com um dermatologista.

  38. Carolina 08/03/2012 | 01:10

    Comecei a ter acne na fase adulta (depois dos 19) e a única coisa que realmente resolveu meu problema foi um bom dermato, que alias entende muito de tratamento contra acne. Eu fiz um tratamento com roacutan e a cada dois anos e meio preciso fazer uma manutenção tomando uma dosagem baixa. Felizmente nao tive problemas com cicatriz, só com manchinhas que melhoram com o uso do roacutan e uso de ácidos. Atualmente nao estou tomando o roacutam e utilizo tretinoina e o epiduo, intercalando com peelings de cristal e limpeza de pele. Hoje possuo a pele limpa sem manchas e cravos.

  39. Mariana 08/03/2012 | 01:45

    GENTE, LEIAM MEU COMENTÁRIO (um pouco abaixo do 10º comentário) SOBRE PERÓXIDO DE BENZÓILA!! Foi o que fez minha pele ficar ótima depois de 2 anos tentando de tudo!

  40. Louise 08/03/2012 | 09:23

    Quando eu fiz 12 anos, começou o horror, minha mãe me levou em um dermatologista e em menos de um mês minha pele estava lisinha de novo. Atualmente, eu tenho algumas espinhas ocasionais devido ao calor da cidade onde eu moro, eu lavo o rosto pela manhã e só volto à noite com a cara cheia de suor e poluição, aí adivinha, né? Então eu uso o secante da Neutrogena que é ótimo! Em 8h mais ou menos, a espinha praticamente sumiu, fica só uma marquinha mais escura, aí eu uso mais 3 dias no mesmo local e tchau espinha!

  41. Angelina 08/03/2012 | 09:46

    O secativo da Neutrogena também é super bom!

    Não esquecendo que, caso você não tenha um problema sério com acne, um bom jeito de evitar espinhas eventuais é: ter uma alimentação balanceada, com menos gordura e rica em fibras (com frutas e verduras e cereais integrais), uma boa noite de sono, limpar corretamente a pele pela manhã e à noite, removendo BEM a maquiagem, utilizar um hidratante adequado para seu tipo de pele, procurar utilizar produtos não comedogênicos, esfoliar a pele uma vez por semana, e, uma vez por mês, mais ou menos, fazer uma limpeza de pele com um profissional qualificado.

  42. Luana Mendes 08/03/2012 | 10:09

    Sá, minha dica é procurar uma boa esteticista! Estou estudando pra isso, e a gente aprende muuuuuito sobre acne e como auxiliar o cliente ;)

  43. Dani 08/03/2012 | 10:35

    Nossa Sá, o seu problema foi resolvido com anticoncepcional, pra mim nem isso adiantou, depois das 3 toneladas de cremes e géis de tudo que vc pode imaginar, ácidos e etc a médica mandou eu tomar antibiótico por um mês e também não adiantou! Aí a última alternativa foi o roacutan, porque ela disse que se eu continuasse daquele jeito ia ficar cheia de marcas e manchas, aí eu tomei roacutan por 6 meses e fiz uns 10 peelings com ácido retinóico. Só assim resolveu, mas tomar roacutan é uma tristeza pq, pra completar, eu tinha o colesterol alto e por 6 meses a coisa mais gostosa que eu podia comer era bolacha de aveia!! E tomar suco de laranja com couve pra ajudar a abaixar o colesterol. Mas valeu a pena, hoje eu nem preciso passar base nem corretivo pq minha pele tá uma beleza!! ;))

    • Sabrina Olivetti 08/03/2012 | 11:35

      Oi Dani
      Na minha época ainda não tinha Roacutan, dai me ferrei né.
      :(
      Agora to ai com o rosto todo marcado.
      bjs

  44. Angelina 08/03/2012 | 13:53

    O Yasmin realmente deve ajudar. Eu tomo já faz alguns anos, comecei a tomar por indicação da minha ginecologista, pois tinha muitas cólicas. Nunca tive problemas com acne, mas desde que comecei a tomar notei que a minha pele, que era normal, ficou um pouco mais seca, e o cabelo que era bem oleoso, ficou menos.

  45. Cynthia Germanna 08/03/2012 | 14:00

    Eu graças a Deus nunca tive grandes problemas com acne, mas sei o quanto isso deixa a auto estima de boa parte dos adolescentes abalada. Tenho dois irmãos (sou a mais velha) e o do meio teve muita acne quando era adolescente, o médico indicou o tratamento com Roacutan, que é um tratamento fortíssimo que o deixou bem abalado, não sei se isso tem relação com o remédio, mas meu irmão sofreu muito, ao ponto de não querer nem andar sem camisa na praia pois tinha vergonha de mostrar as espinhas que tinha nas costas, foi um drama mas graças a Deus hoje ele melhorou muito. Minha irmã caçula tem 11 anos e provavelmente terá os mesmos problemas que meu irmão, fico preocupada dela sofrer mais ainda por ser menina e ter a vaidade mais aflorada. Ela sempre usa esses tratamentos, mas genética é fogo. Em breve ela vai para o médico com minha mãe e ele deve indicar futuramente o tratamento. Meninas que pensam em tomar Roacutan, é complicado, o remédio é forte além das várias restrições. É preciso ter muita força de vontade.

    Enfim, acho que falei demais e até sai um pouco do conteúdo original do post, mas achei importante falar pois muitas vezes esses tratamentos que compramos em farmácias ou supermercados, são só paliativos.

    Beijos!

  46. Ana Alice 08/03/2012 | 16:36

    Oiii…
    Então, acho que todo mundo já teve sua fase de espinhas… Eu tenho o rosto todo marcado com manchinhas que as minhas queridinhas deixaram… Porque além de tudo, eu ainda cutucava as minhas… mesmo ouvindo a minha mãe dizer que as minhas unhas eram um veneno (mãe SEMPRE tem razão)!!
    Dai eu comecei a usar sabonetes líquidos específicos para a minha pele oleosa, todos os dias, religiosamente no banho, eu lavo meu rostinho e milagrosamente, as espinhas sumiram!!! Faz muito tempo que elas não aparecem!! Hoje em dia eu uso o Effaclar (Purifying Foaming Gel for Oily and Sensitive Skin) da La Roche-Posay e adorooo…
    Então fica a dia!!!
    Beijos

  47. Luca 08/03/2012 | 19:41

    Vcs tem dicas p/ evitar/eliminar cravos? Grata!

  48. Fabiola 09/03/2012 | 15:21

    O anticoncepcional Selene mudou minha vida em relação a espinha *-*

  49. ju 09/03/2012 | 17:05

    xii vivo espremendo-as vou tentar esse secatriz.

  50. Tássia 09/03/2012 | 23:19

    Oi meninas!!vocês viram, chegou o Bepantol derma liquido!!!eee e nosso cabelos vão a loucura…rsrsrs ou melhor saem dela né?1rsrs

    • Sabrina Olivetti 12/03/2012 | 12:45

      É uma beleza!!

    • AlexiaD. 16/03/2012 | 18:49

      Tássia, vi pra vender na Nissei! Já arrematei o meu, haha. Cabelo hidratado e bonito, adoooro.

  51. Michele Bdz 11/03/2012 | 00:22

    Tenho do Boticário, e olha q é uma blza de produto, viu!!

  52. […] Como lidar com as Espinhas, no Coisas De Diva: espinhas são um problema recorrente na vida de várias meninas. Ali no CDD, a Sabrina fez uma […]

  53. Andréa 11/03/2012 | 19:20

    Nunca tive acne agressiva, então nunca procurei médico para tratar. A linha antiacne da Avon sempre resolveu, até que eles mudaram a fórmula e agora dá uma alergia horrorosa. Uma pena. Hoje só o anticoncepcional dá conta e quando surge algum alien solitário no meu rosto, o secativo clean e clear dá conta do recado, é ótimo!

  54. Fran 12/03/2012 | 22:48

    Oi meninas, não é linha de make maaas que ajuda : o horroroso sabonete de enxofre.

    Em um dia a bendita espinha resseca, tem o sulfuroso, que eu não usei mas li bastante sobre seu efeito milagroso.

  55. Natália Wendy 14/03/2012 | 23:51

    Olá, tudo bem?
    Estou lendo ao blog faz apenas uns 15 dias e estou apaixonada.
    Tenho algumas dicas sobre cosméticos para espinha e pele oleosa, tenho um problema hormonal e hoje considero minha pele boa, mas surge algumas espinhas do nada, e claro que elas vem bem quando não podem rsrs
    Minha mãe sempre disse que eu sou a fã número 1 de dermatologistas, era aquele que ia em diversos e nada se resolvia até que achei uma médica ótima, e é aquela que não acha frescura espinhas, e ela está tratando a minha queda de cabelo também, alias voces podias fazer um post sobre produtos para combater esse mal rsrs
    Logo quando levanto lavo o rosto com o um sabonete que chama Actine, na hora ele já tira aquele brilho que nós combatemos e dá a pele um aspecto saudável, depois passa um creme da vichy que ele já tem proteção 15, então ela aconselhou só usar ele, e ele é translúcido, dá aquele efeito do prime. É um renovador anti-brilho e imperfeições, normaderm, não consigo ficar sem ele. A noite, lavo meu rosto novamente e um dia sim e outro não lavo com um esfoliante da neutrogena para tirar os cravinho. Depois disso, passo um da La Roche, o effclar duo que a consitencia é bem fininha, o que não deixa a pele melada e depois passo só nas espinhas uma pomadinha, que só compro com receita.
    Vale dizer também sobre adesivos que cobrem espinhas, ela me indicou só para quando tenho algo importante que surge aquela espinha amarela rs Voce poe aquilo dorme e no dia seguinte o pus já vai ter saído, assim cobre com maquiagem e não precisamos ficar loucas com aquele amarelo nojento aparecendo rs
    E passo agua termal de manha e a noite.,
    Obrigada…

    • Mariana 15/03/2012 | 19:53

      Natália, como vc está tratando sua queda de cabelo de fundo hormonal??

  56. Rosáriaa 15/03/2012 | 15:57

    Olá tenho 13 aanos e ja nao sei o que fazer, ja usei de todo o tipo de produtos…. A minha pele é bastante oleosa…A verdade é que ja tenho menos acne do que o que tinha no inicio. Se me poder dizer um nome de um creme ou hidratante agradeço…
    Bjs :)

  57. AlexiaD. 16/03/2012 | 18:47

    Sá, super sofria com espinhas… Fui em dermatologista, fiz tratamentos, gastei rios de dimheiro, mas nada! Troquei três vezes de dermatologista e fiz vários tratamentos, alguns que deixaram manchas (leves, mas ainda assim, são manchas) no meu rosto. Mas, desde que eu descobri o Sistema de Três Passos da Clinique, por indicação em um blog, isso acabou. Na minha opinião, nada melhor para se livrar das terríveis, haha

  58. AlexiaD. 16/03/2012 | 18:50

    Aaah, além do 3 Steps, uso anticoncepcional também, o Adoless, que é levinho, mas melhorou também as espinhas

  59. Natália Wendy 17/03/2012 | 01:34

    Mariana, estou tratando da parte hormonal já que tive endometriose já e sempre sofri com cistinhos e a sindrome dos ovários policisticos, eu hoje to com um cisto bem grande no ovário direito, e é ai que está a origem da queda.
    Estou tomando pilula, coisa que desde dos 13 anos tomo, embora tenha só 17, e tomo Espironolactona se ler na bula é um diuretico mas ele funciona muito bem para tirar o hormonio masculino do corpo , mas lógico deve ser tomado com supervisão médica porque ele dá uma quedinha de pressão sim. E minha dermatologista deu um shampoo e uma vitamina, um nutricosmético para crescer novos cabelinhos e o resultado mágico, estou cheio de cabelinhos novos graças a Deus.

    Shampoo: Vichy – shampoo energizante Dercos ( preço entre 60 a 70, eu passo ele antes do meu shampoo de costume, dura muito )
    Vitamina, nutricosmético: Inneov – nutricare é da Loreal e da Nestle ( sai por 105 a 115 , dura um mes)

    Espero ter ajudado!

  60. Mariana 17/03/2012 | 22:21

    Muito obrigada, Natália!! Vou falar com meu gineco sobre esse diurético, pq tinha uma pílula que estava me fazendo super bem para queda e para a pele (o Diane 35), mas estava retendo mt mt líquido, então talvez um diurético assim ajude!!

    Gostei das dicas de cabelo tbm, vou te dar uma dica que minha dermato me deu e tbm está fazendo diminuir um moonte a queda e crescer vários cabelinhos novos: minoxidil 5% manipulado. Vira uma loçãozinha pro cabelo, faz super sucesso no exterior (lá, chamam de Rogaine), e realmente ajuda mt.

    Boa sorte pra nós =)

  61. Soraia 18/03/2012 | 12:38

    Eu tenho problemas com espinhas e manchas, fiz uns tratamentos com o dermatologista durante 3 meses, usando ácidos, mas não obtive melhora, acabei desistindo, porque não aguentava mais passar aquela máscara e ter que dormir com ela, tinha que trocar a fronha todo o dia.
    Quando eu conheci os produtos Mary Kay, me apaixonei pela linha de maquiagem e tratamentos de pele, hoje faço a mascara Formula 3 (Purificante), 2 a 3 vezes por semana, notei que minha pele melhorou, ficou menos oleosa e mais uniforme. As espinhas até saem, mas melhoram rapidinho, porque também estou usando diariamente o tônico que ajuda a secar espinhas e controlar a oleosida. Um “must”, vale a pena!

  62. Gislaine 19/03/2012 | 16:53

    Comprei o da L’oreal e AMEI o secante de espinhas. chega até a dar uma ardidinha na hora mas passa rapido e o efeito é rápido tbm!
    Pena que o corretivo seja tão ruim ao ponto de não ter dó de jogar inteiro na lata de lixo!

  63. Natália Wendy 19/03/2012 | 22:47

    Mariana, obrigada pela dica também vou ver isso o mais rápido!!!!
    Eu tenho um cisto bem grande no ovário, já fiz cirurgia para outros mas pequenos e também para sangue na cavidade pelvica, a endometriose mas que graças a Deus estou bem disso, porque dá uma dor terrivel.
    Estou tomando Diane 35 talvez não esteja sentindo devido ao espironolactona, a minha barriga incha mas mas devido ao cisto. Converse com ele sobre isso, se voce tem a sindrome do ovario policistico ele ajuda bastante nessa parte também. Bjs

  64. Mariana 19/03/2012 | 22:58

    Obrigada, Natália, vou falar com meu gineco!! Não tenho ovário policístico, mas estou com algum problema hormonal (acho que causado por stress), que estava incomodando bastante. Agora tá melhor já, ainda bem, mas é bom poder trocar dicas assim, né? Já anotei o nome do diurético, fala com a sua dermato mesmo sobre o minoxidil, é mt incrível.

    bjos!

  65. Mackeli 25/03/2012 | 16:21

    Eu já tive sorte, digamos assim… uma vez ou outra dava o ar da graça alguma espinha, mas depois que comecei a tomar anticoncepcional foi uma benção!

  66. Marcela Bini 14/04/2012 | 13:10

    Trato acne desde os 12 anos; hoje tenho 25! É uma luta sem fim, hj elas estão domadas, aparece uma aqui outra ali, mas só um bom dermatologista que resolve mesmo. Ao longo dos anos ainda tive que sair variando o tratamento noturno à base de ácido e mais ácidos. Hoje trato com Retin-A, mas já usei de tudo. Ajuda muito sempre usar maquiagem para peles oleosas e dar um descanso pros poros rebeldes respiraram. Foi difícil achar um protetor solar que não deixasse minha pele puro óleo. Dei certo com o Minesol oil control.
    A minha luta agora é encontrar um hidratante bom que previna rugas, sem comprometer o tratamento para acne – oleosidade combina com acne, mas o tratamento sempre resseca a pele e fica fácil surgir ruguinhas… alguma dica?
    =)

  67. camila 16/05/2012 | 17:00

    Eu nunca tive problemas sérios com espinha durante a minha adolescência, aparecia uma ou outra de vez em quando apesar de ter a pele oleosa, mas agora com 26 anos estão surgindo várias espinhas e quando elas secam deixam a pele com manchas avermelhadas, eu não sei oque fazer me ajudem !!!

  68. Brunelly P. Z. Lorentz 21/06/2012 | 19:29

    Também tive muita espinha, mas a loção secativa da ADCOS , e a linha de acne completa, resolveram minha vida…hj não fico sem a loção secativa…ela é ótima pois age na oleosidade da pele, um dos fatores para o aparecimento das espinhas, e tb para durar a maquiagem, pois deixa a pele sequinha com efeito mate…vale a pena! (pelo menos na minha pele, oleosa, funciona perfeitamente!).
    bjs

  69. Raquel 02/10/2012 | 20:42

    Olá!!! Gostaria de saber se alguém sabe de algum médico dermatologista que receite o medicamento ROACUTAN em CURITIBA… Ouvi dizer que não são todos que indicam. Se alguém souber fico no aguardo da resposta. Obg

  70. VIK 01/11/2012 | 18:10

    aff,tenho 12 anos e já estou cheia de espinha no nariz,nao sei o que fazer alguem poder ,me dizer um prduto caseiro pois fica muito mais facil mais se nao der jeito uh nao sei o qu efazer.

    • Sabrina Olivetti 01/11/2012 | 18:36

      VIK
      A melhor forma de tratar espinhas é consultar um dermatologista.
      abçs

  71. Ana Carolina Mueller 06/11/2012 | 10:58

    Oiii Sá, tenho ovários policísticos e depois de adulta comecei a ter espinhas.. mas quando tomava anticoncepcional elas melhoraram… agora por indicação médica, estou tomando o yasmin a 1 mês e meio.. mas ainda não melhoraram.. será que existe um certo tempo pra começar a agir??? Muitos beijos

    • Fernanda Dias 06/11/2012 | 11:25

      oi Ana…
      ó… não tenho ovário policisticos mas tenho o mesmo problema… depois de adulta.. espinhas que nem adolescente…
      e o anticoncepcional leva uns 90 dias pra vc começar a ver o resultado…
      não desista pq ajuda e muito…
      só precisa ter um pouco de paciencia que tudo dá certo

      beijos e boa sorte!!!!

    • Sabrina Olivetti 06/11/2012 | 21:24

      Acredito que 3 meses mais ou menos.
      bjs

  72. Alana 27/11/2012 | 00:36

    Oi gente!essas espinhas estao me matando nao aguento mais,fiz varios tratamentos ,passei na pele varios produtos e por fim estou tomando selene por 6 meses deu uma melhorada mais ainda aparecem mts,não aguento mais.a maquiagem pode ser o motivo delas nao sumirem?sera q no meu caso e só msm o roacutan?por que acho que em 6 meses já era pra ter feito maiores resultados…bjoss

  73. Anne 03/02/2013 | 19:34

    Gente, fui a uma dermatologista MARAVILHOSA em Niterói-RJ, simplesmente resolveu todos os meus problemas! Tinha muita espinha e minha ple era muito oleosa…nada resolvia…Já tinha ido a umas 5 dermatos aqui em Niterói mas nada mudava…. Ela me prescreveu umas fórmulas divinas e uns produtos que mudaram minha pele em menos de duas semanas. Não largo mais! Suuuuper indico. O nome dela é Dra. Juliana Tepedino…. O site é http://www.julianatepedino.com
    Espero ter ajudado!!!! Bjssss Anne

  74. Larissa 29/05/2013 | 19:01

    Gente, eu tava quase entrando em depressao por usar tantos produtas para acne e nada resolvia, gastava uma forrtuna e melhorava por um tempo mas depois voltada em dobro.Foi ai que uma amiga minha ao ver o meu desespero me recomendou um dermatologista abençoado, e os meus problemas acabarm.
    Por isso o melhor conselho que posso dar é que nao gaste dinheiro com produtos que prometem melhorar sa pele, procure logo um dermatologista e resolva esse problema.

    bjos……

  75. stella 20/09/2013 | 11:36

    Oi . então eu gostaria de saber si vs tem alguma dica ‘- de como tirar manchas da pele . pq tipo teve um tempo atras q eu fui tira uma espinha i fico uma macha enorme no meu nariz dai depois eu fui passa um remedio O.o i acabo piorando .-. i eu não sei mais uke fazer com isso ..

  76. Camilla 20/11/2013 | 00:23

    Li alguns comentarios e eles me encorajaram a procurar um dermatologista. Tô num momento em que olham fixamente pra minhas espinhas e é oque mais chama atençãp em mim hoje em dia, ta osso sinceramente. Esse tempo é o pior .

  77. tayna 31/12/2013 | 09:01

    Oi gente!essas espinhas estao me matando nao aguento mais,fiz varios tratamentos ,passei na pele varios produtos e por fim estou tomando selene por 6 meses deu uma melhorada mais ainda aparecem mts,não aguento mais.a maquiagem pode ser o motivo delas nao sumirem?sera q no meu caso e só msm o roacutan?por que acho que em 6 meses já era pra ter feito maiores resultados…bjoss :) :)

  78. wanderley 11/04/2014 | 15:59

    Eu tbm ja usei muoiiitoos mdicamentos mas nao adiantaram parece q piorou mais ainda agora sto indo procurar um dematologista

  79. Taise 02/07/2014 | 16:10

    Visitem este site acne.org de tudo que ja usei e o que esta fazendo milagre na minha pele.

  80. Bruna 20/07/2014 | 11:33

    Oiiee Sabrina,, tenho 11 anos de idade e estou com muitas espinhas só na bochecha e marcas delas e quero fazer de tudo para que elas acabem . Me ajuda e me diz o que é bom pra mim ! E tenho uma dúvida , será que eu posso passar sangue de menstruação no rosto ? E se puder tem que deixar agir por quantos minutos ? Quanto mais rápido responder melhor .. E obrigada pelas dicas vou ver como posso fazer :)

  81. Monnara 13/08/2014 | 20:57

    Oi gente, meu caso, nunca fui de dar espinhas apesar de ter a pele e cabelo um pouco oliosos, tinha uma ou outra. Tomava O Diani que era bom pra pele, ficava perfeita, porém ouvia falar um pouco mal dele, então pedi pra minha médica trocar. Foi eu parar de tomar e comecei dar muitas espinhas na parte de baixo do queixo e na testa, muita msm. Fiquei dois meses sem tomar nenhum anti. Agora comecei a tomar YAs mas não parou ainda, não sei se volto tomar o Diani ou se continuo tentando.

  82. jaque 04/09/2014 | 12:36

    Tomei roacutan por 6 meses em dose alta recomendado por dermatologista, mas minha queixa nao era de espinhas e sim uma oleosidade excessiva da pele. Antes do roacutan eu tinha poucas espinhas e depois que eu parei de tomar… jesus … to sofrendo viiu… minha pele da pra fritar um ovo e agora tenho espinhas que parecem tumor de tao grandes e inflamadas… como o roacutan nao resolvel meu problema, apenas piorou, eu tomei muitos anticoncepcionais, na verdade eu troco todo mes se nao vejo efeito. Tomei femina, yasmim, diane, elane etc… mais um monte e nenhum melhorou minha pele. Recentemente eu estava a ponto de ter um colapso nervoso e depressivo por causa da minha pele horrorosa de oleosidade e espinhas… foi quando ganhei uma amostra gratis do anticoncepcional tess. Estou tomando ele a 4 dias e eu lamento nao ter conhecido ele antes, pois minha pele esta bem melhor … bem melhor mesmo nem se compara. E outro problema é que quero engravidar e não posso. Ou engravido e fico com a cara do frankstein ou não engravido e fico com a pele bonita… dificil decisão. :(
    Em fim meninas…cuidado com roacutan pois quando esta tomando é uma maravilha a pele fica parecendo de bebê. .. mas quando para de tomar volta tudo 30x pior.
    E o que esta me ajudando é o anticoncepcional tess.

  83. Rafaela 20/09/2014 | 21:37

    Sempre tive espinhas mtass só que com o tempo foi melhorando bastante mais do nd comecou a surgir mtas delas e reparava isso ao acordar o estranho q menos de uma semana antes comprei a base da mary kay agr estou com o rosto todo pipicado de espinhas ,esta saindo casquinhas e minha pele ta mto seca o que faço????

Deixe o seu comentário...