Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Esses dias atrás escrevi para uma coluna na Gazeta do Povo dizendo que a vida no Coisas de Diva não tinha moleza e nem glamour. E não é mentira! Claro que tem aquela parte muito bacana de receber produtos e participar de lançamentos, mas isso acontece de vez em quando. No dia-a-dia, é só trabalho. Muito trabalho.

Eu por exemplo uso de 6 a 12 horas do meu dia dedicadas exclusivamente ao blog. Seja produzindo conteúdo, seja resolvendo problemas com papelada e burocracia. Mas não estou contando isso para me lamentar, faço isso porque quero e porque esse blog faz parte da minha vida. Obviamente que ninguém me obriga a nada e faço isso com muito gosto e amor.

O problema é quando faço uma procura no Google e vejo que logo abaixo do link do Coisas de Diva aparece outro blog com conteúdo copiado daqui e que está ganhando acessos graças ao nosso trabalho. Chega a me dar uma dor no coração de desânimo.

Por muito tempo me convenci a deixar isso de lado, algumas vezes pedia para o responsável pelo conteúdo plagiado tirar o post do ar, mas em muitas outros casos, revolvia não fazer nada. Não queria me estressar. Mas ultimamente tenho lido bastante sobre blogs e direitos autorais e achei que era hora de ter uma posição sobre esse assunto.

Blogs são uma mídia relativamente nova, mas tem apoio da mesma lei de direitos autorais que qualquer outra mídia tem. Da mesma forma que é proibido copiar um livro, é proibido copiar posts de blogs (não comparo aqui o trabalho de quem escreve um livro e de quem escreve um blog, hum!). Mesmo citando fonte, mesmo dando link, se alguém copia o conteúdo de um blog sem autorização do autor, está infringindo a lei.

Sei que ler isso é chatice e o que queremos mesmo é saber de dicas de beleza, mas preciso dar o recado para as poucas pessoas que não sabem que não devem copiar nosso conteúdo. Então vamos lá!

Se você deseja copiar uma ou duas linhas do nosso texto ou usar uma foto nossa para completar um post seu, nos pergunte sobre o assunto e sempre dê o crédito com o nome do nosso blog e link. Se gostou de um post inteirinho e quer compartlhar com seus leitores, que tal em vez de copiar o texto inteiro, dar o link para que seu leitor possa ler o conteúdo no Coisas de Diva?

Este post não é dirigido a ninguém em específico, só achei que depois de tanto tempo blogando, valia a pena nos posicionar sobre este assunto.

Para você que é blogueira e teve seu conteúdo copiado, pode fazer uma denúncia para o Google que eles retiram do ar o post duplicado (para blogger e blogspot). O formulário é esse.

Se alguém quiser saber mais sobre direitos autorais na internet, recomendo estes links:

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1612/A-violacao-dos-Direitos-Autorais-na-internet

http://jus.uol.com.br/revista/texto/6365/direitos-autorais-na-internet

http://www.datavenia.net/opiniao/infjur03.html

http://doutoraresponde.blogspot.com/2008/07/direitos-autorais-na-producao-em-blogs.html

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
97 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Caroline

    Sabrinaaaa! NÃO SE PREOCUPE! O Coisas de Diva não tem comparação, vocês são demais e únicas! Me ajudam tanto, que vc nem imagina. O trabalho de vcs é ótimo, parabéns e continue com essa dedicação e carinho, que nós, as DIVAS, agradecemos! Quanto aos genéricos, eca! Nem se comparam ao original. 😉 Sou mais vcs, sempre!

  2. Juliana Reis

    Eu já tive um artigo acadêmico plagiado e sei exatamente o sentimento que vc está falando… Tb não quero comparar as situações, mas imagino que tb seja mto desagradável. No mais, parabéns pelo blog! Acesso umas 3 vezes por dia, não sei como vcs conseguem fazer tantas atualizações! Beijos

  3. É muito trágico quando isso acontece né? Nem se compara com o que aconteceu comigo o seu caso, o meu problema foi mil vezes menor: fiz uma invasão no orkut do meu namorado, coisa com sentimento e significados de casal mesmo. Duas meninas copiaram. AMBAS ERAM EX DELE. Uma que tinha “virado lésbica”, pra outra namorada, e a outra pro atual marido. Quase morri do coração, uma coisa feita com tanto amor, sendo copiada por pessoas que não tem a menor ideia do que significa aquele texto, aquela ideia.

    Mas pior ainda, é a pessoa que copia. Quando a gente produz, ainda pode ter o gosto de dizer ” Ei, foi eu que fiz e ficou lindo”. Sinto pena por essas pessoas não terem essa chance.

    ____________________________
    Sabrina parabéns pelo blog, muito sucesso, tudo de bom
    continue a ser essa blogueira maravilhosa, que enche todo mundo de vontade de se maquiar. Parabéns <3

  4. é como no tcc! se vc copia de algum livro, artigo, revista..sei la.. copiar de qq coisa, é necessario por o autor e aspas! E dps nas referencias colocar de onde vc tirou. E ainda sim tem pessoas q copiam tudo e colocam no tcc! Se acontece isso..imagina em blogs!
    Eu apenas lamento as pessoas que cpiem sem dar creditos! E adianta falar? acho q vai da consciencia e educação de cada um!
    Mas nao se limitem e nem fiquem tristes! cada blog é unico! Beijinhos

  5. Oi Sabrina.

    Você fez muito bem em abordar o tema. Muita gente desconhece a regulamentação sobre o assunto e toda informação é bem-vinda.

    O problema é que muita gente pensa que blog não tem regulamentação, porém todas as leis são aplicadas à ele, como direitos autorais, direito do consumidor e outras coisas mais. Felizmente temos respaldo legal pra tudo, ainda bem – mas que dá dor de cabeça tudo isso dá.

    O importante é que os leitores sabem que o conteúdo original é daqui 🙂 , mas entendo o quanto isso é chato.

    Um beijo e parabéns pela iniciativa.

  6. Ju

    Mandou muuiiito bem! Parabéns pelo blog, leio todos os dias, já virou um vício! Bjosss

  7. Bárbara

    Não conhecia o blog de vocês conheci através do facebook semana passada, e estou amando! Dei várias olhadas em posts anteriores. Já visitava outros blogs de moda, mas o de vocês é excelente! O grande diferencial eu acho que esteja na atenção em postar todos os dias, e sempre atualizar e mostrar mesmo os produtos, as dicas, sem muito blá blá blá! Desde já recomendo e assino embaixo! Parabéns pela dedicação e pelo blog!

  8. Alice

    Bom vc esclarecer isso, Sabrina!! Às vezes algumas blogueiras nem sabiam disso e pegavam tipo foto…

  9. Sabrina, tenho pouco tempo de blog, e isso até onde eu sei nunca aconteceu comigo.
    Queria saber que identidade tem um blog que copia ao invés de usar uma idéia e escrever com as suas palavras, até colocar o link do post que te deu inspiração, mas copiá-lo acho um pouco demais.
    Agora as fotos são mesmo um problema, porque o google as expõe né.

    Bjo
    Vivi

    • Viviane
      O Google expõe mas também mostra o link de onde a imagem está.
      bjs

  10. Certíssima!
    Uma coisa é certa: o Coisas de Diva já está consolidado e é imbatível! Para mim é o melhor blog do ramo.
    Parabéns pelo trabalho de vocês três.
    Beijos

  11. Vivianny

    Post super interessante. Vc ta mais que certa, não deve ser bom ver todo seu esforço servir de degrau para outras pessoas

  12. Muita sacanagem mesmo! Mas estou aprendendo a usar um monte de ferramentas anti-pirataria interessantes no blog da Elaine Gaspareto – Um pouco de mim – parabéns a ela por compartilhar tantas coisas úteis, como por exemplo, como impedir que pessoas façam control + copy nas suas fotos, é FANTÁSTICO, funciona mesmo – podem testar no meu blog http://www.frescasimedai.com.br

    O link da Elaine: http://www.elainegaspareto.com
    Visitem blogueiras, vale a pena!

    Beijinhos,
    Deka

  13. Oi Sabrina, aconteceu isso comigo recentemente tb, e olha que meu blog é beeem modesto, nem se compara com o CD, mas é muito chato isso… fiquei até sem saber se reclamava ou se deixava quieto. Mas acabei falando com a pessoa, que retirou o post. Acho uma tremenda falta de respeito, e depois de ler seu post vi que tomei a atitude certa. Porque se a gente não fizer nada a coisa só vai piorando… enfim, o mercado das cópias está em todo lugar, não só na net, mas o que vale é a gente fazer um bom trabalho, como vcs fazem aki! Bjos!

    • Karen
      Geralmente a pessoa tira o post do ar quando eu peço. Mas tem gente que é mal intencionada mesmo e se faz de desentendida, é nessas horas que temos que fazer a denúncia para o Google.
      bjs

  14. Eu já peguei posts aqui do Diva para o post que faço, Links da Semana. Mas eu coloco o link, nome do post original e o nome do blog tbm. Além de sempre avisar por comentário quando faço.
    Espero que isso não seja errado, só divulgo um compilado de links interessantes que vi na semana.

    • Oi Jéssica
      Mas é isso que eu defendo, você gostou do post e dá o link para que o leitor leia o conteúdo no blog onde ele tá escrito.
      Só tenho a agradecer.
      🙂

  15. EU SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELO COISAS DE DIVA!!! Não costumo comentar, mas hj sou obrigada!
    Sá, de fato essa coisa de plágio gera mto stress..é mto injusto o trabalho feito por alguém ser utilizado por outras pessoas.
    Mas, assim, o blog é tão maravilhoso que isso acontece naturalmente.
    Essa (o) infeliz que copia, coitado, não vai para frente.
    Talento, criatividade, simpatia e autenticidade não se pode copiar!
    Vcs são ímpares, e cópia é sempre uma cópia, uma réplica, fazem parecido, mas o que a gente gosta msmo é o original (uéRRRRRRR _gritinho de alegria).
    No mais, esse indíviduo que copia ficará sempre na sombra de vcs, na escuridão e vcs amadinhas só vão brilhar..a cada dia mais! adoróooooooooo

    bjão!

    • Oi Camila
      Obrigada pelo apoio.
      Mas acho injusto ter tanto trabalho e tanta dedicação para alguém simplesmente copiar tudo em 5 minutos e receber os créditos pelo nosso trabalho.
      Tem vezes que fico mais de 5 horas fazendo uma montagem no photoshop para alguém vir e copiar tudo para seu blog. É muito injusto.
      bjs

  16. Sabrina parabéns!
    Post sensacional.
    Acho bacana vc colocar a sua posição sim, pois assim quem irá fazer isso, vai pensar 2 x antes do plágio.
    Vc viu q tb dá para “denunciar” o blog copião para o google?
    Ele demora uns 15 dias, mas retira do ar
    bjs

    • Oi Amanda
      Vi sim, inclusive o processo está sendo bem mais rápido.
      No máximo em 3 dias eles deletam o post duplicado.
      bjs

  17. Thalita

    Mais que apoiada Sabrina… a pessoa tem um trabalho danado pra deixar o blog tinindo e vem alguem e simplesmente COPIA sem nem dar créditos… faz como se fosse filho próprio… recebe créditos por isso? Dae não né! Mas concordo com outra leitora ae de cima… o COISAS DE DIVA não tem comparação! ÃO ÃO ÃO!! ;D Beijosss

  18. paty

    nao se preocupem, nenhum blog eh melhor q o de vcs 😉 a gente sabe q vcs tem alem do melhor conteudo, a melhor organização e ngm consegue copiar isso

  19. Acho super importante seu posicionamento e o post em si!
    Concordo com você em tudo
    Já plagiaram meu projeto de mestrado, acreditam?

  20. essa história de cópia e plágio é complicada na internet ;/ vejo MUITAS vezes posts como mesmo titulo do meu e o texto parecidíssimo, mas não dá pra dizer que foi plágio ;//
    entendo sua revolta e adorei o post!

    beijo,
    Gabi Machado

    http://efusivamentedeselegante.blogspot.com

  21. Patricia

    Sabrina: Parabéns!!! Propriedade intelectual é a única coisa que, a princípio, ninguém deveria roubar! Faz parte de um trabalho árduo, e vc sabe bem disso! Sou professora universitária, e trabalho com ensino e pesquisa. É muito triste saber que ao mesmo tempo que vivemos um época intensa de transmissão do conhecimento, convivemos com a facilidade do copiar e colar.
    Parabéns pelo post…e muito sucesso para vocês!! As leitoras fiéis sabem o trabalho por traz do blog!!

  22. Fernanda

    Infelizmente existem pessoas que gostam de fazer um blog copiando o dos outros…
    Nesse país roubam td, até nossa inteligencia intelectual rsrsr Ta dificil!!!
    Ah! Ta rolando sorteio la no blog.. Um kit de RMC da Amend!!!

    http://etudoquestaodeestilo.wordpress.com/2011/05/17/supresinha/

    Bjs!

  23. Parabéns pelo post! Tem que deixar bem claro mesmo, mas o CD e imcomparável e confiavél, são tantas atualizações que imagino o trabalho que deve dar, e ninguém consegue a visualização igual daqui rs. Parabéns pra todas!! bjs

  24. Renata

    Oii Sabrina! Ta certissima, super apoiada em defender o seu trabalho.
    Adoro o blog de vcs! Parabéns de verdade
    venho aki todos os dias e nao me canso
    vcs sao demais!
    beeijos e muito mais sucesso!!! =)

  25. Suellen Linhares

    Certissíma Sabrina!!!!é uma grande sacanagem esse povo que não possui criatividade para escrever e saí copiando sem dar o devido crédito ao autor!Espero que essa pessoa ao ler este post tenha vergonha do que está fazendo e pare com esta atitude!!!
    Amo este blog e sou viciada nele!!!!Meninas vcs estão de parabéns pelo trabalho que desenvolvel!
    Grande beijo

    • Suellen
      Pois o problema é com quem copia tudinho. Mesmo dando a fonte, não acho certo.
      bjs

  26. Juh Marçola

    Meninas, porque vocês não utilizam aquele recurso que impede que seus textos e figuras sejam copiados? o blog ‘pimenta no teu é refresco’ utiliza, eu acho super útil. E sei como é ter seu trabalho roubado… Lametável né? Se quer usar, use, mas pelo menos dê os créditos!

  27. Oi Sabrina, acho o post MUITO VÁLIDO! É bom trocar idéias e receber alertas sobre o assunto! Eu já tive problemas com isso também enão sabia deste lance de entrar em contato com o google e pedir para eles retirarem do ar… bem bacana! beijos e obrigada pelas dicas!

    • Ju
      E funciona!
      Só é meio chato listar os posts originais e os copiados, mas vale a pena.
      bjs

  28. Parabéns Sabrina….adorei o post! muito bem explicado…
    bjs

  29. Oi Sabrina! Não conhecia seu blog e cheguei aqui meio por acaso. Olha adorei o post aobre direitos autorais; acho que tem pessoas mal intencionadas sim mas também tem várias que simplesmente nâo encaram o blog como uma produção que não pode ser copiada como no caso de livros. È uma mistura de desinformação com preguiça. Abraço!

    • Marina
      Por isso escrevi o post. Sei que para os mal intencionados não vai adiantar nada, mas para quem não sabia que não podia copiar os posts, fica sabendo.
      bjs

  30. Rafaela Rodrigues

    Você já tirou cópia de algum livro Sabrina?
    Pois saiba então, que voce se você o fez, também infrigiu a lei dos Direitos Autorais.
    Pois é, essa lei é absuuurda em muitos aspectos.
    Você baixa música na internet Sabrina?
    Creio que sim, então também estás infringindo a lei.
    Se utilizar das leis de Direitos Autorais para evitar a reprodução de matérias do seu blog é no mínimo falta de consciência critica ou hipocrisia mesmo.

    Lamentável esse seu posicionamento.

    • Simone

      Essa lei não é absurda e é para ser cumprida, pena que pessoas como vc querem sempre dar aquele “jeitinho” em tudo, a desculpa é de que as cópias são para fins lícitos e benéficos, mas se vc fosse autora de alguma coisa também estaria atrás dos seus direitos. Lamentável seu posicionamento sem respaldo nenhum.

  31. Jaque

    Lamentável é essa cara de pau. Era só o que me faltava… muito fácil copiar e colar como se fosse seu o texto de outra pessoa, não é?

  32. Sabrina, muitíssimo obrigada pelas dicas. Tenho um blog de cozinha que estou reativando. O que me preocupa muito são as cópias das fotos, acho isto uma sacanagem, afinal eu gastei dinheiro em uma máquina e a última coisa que eu gostaria de ver seria uma foto minha “rodando”pela net… Enfim, estou tentando melhorar a visualização do meu blog. Acho justo e muito justo a sua colocação! Adorei.bjs.

  33. Rosiane

    Muito bom e útil seu post! Fico impressionada com a quantidade de atualização que vocês fazem e já me perguntei várias vezes se vocês nunca tiveram problemas com plágios, até porque não lembro de ter visto as fotos de vocês com marca d’água!
    Imagino o quanto deve ser ruim ver um trabalho seu com crédito de outra pessoa. Minha irmã faz artesanatos e tem um blog há muito tempo. E, depois de tantas cópias, coloca marca d’água em tudo! Ela até fez um post a respeito disso, há mais de um ano. http://taysrocha.blogspot.com/2010/01/criacao-x-plagio-e-etica-onde-fica.html
    Enfim! Espero que as pessoas se conscientizem que isso também é crime!

    Parabéns pelo blog! Atualizo várias vezes por dia só pra ver se tem coisa nova =) Adoro muito!

    • Rosiane
      Minha bronca maior é com quem copia tudo, tudinho. Fotos, textos e até observações pessoais.
      E acredite, não é nem uma, nem duas pessoas que faz isso, são várias.
      Obrigada pelo apoio.
      bjs

  34. Renata - AJU

    Sabrina, vc está certíssima em tudo. Concordo plenamente!!
    … é chato mesmo quando alguém copia posts feitos ocm tanto sacrifício e dedicação. Também tenho um blog e sempre que vejo alguma matéria ou posts bacana e quero falar sobre tal lá no meu blog, eu indico o link pra que a pessoa que estiver lendo e sentir curiosidade de saber de onde surgiu minha idéia possa ler também. Essa sem dúvidas é a melhor conduta a ser tomada… Parabéns pelo seu blog, sou seguidora a muito tempo e adoro tudo o que leio por aqui… embora sempre leio e quase nunca comento, quero que saiba que adoro os seus posts… não desmerecendo a Marina e a Thais… mas as coisas que coloca aqui tem algo especial que ainda não consegui desvendar kkkk… Sempre venho aqui e coloco ” Sá, sou sua fã”, parece coisa de gente louca né??… mas é que, vc tem sabe conquistar querida. Até eu que, sinceramente nunca fui muito fã de maquiagem, aprendi a gostar depois que comecei a ler seus posts, até renovei meus produtinhos e passei a ter mais curiosidade em testar algumas das coisas que vc nos mostra. Ah e pra finalizar (eu sei, eu sei que falo demais) fico P… da vida quando vejo as “sabichonas” de plantão colocando aqui comentários crueis e irônicos sobre seus post (se não tem o que falar fiquem caladinhas… e se possuem inveja da Sá, dos belos olhos e simpatia dela… problema de vcs.)… não tem jeito não Sá, beleza e inteligência incomodam. Fazer o que né??… Bjos e bjos pra vc.

    • Renata
      Muito obrigada pelo carinho. Mesmo!
      Eu tenho que me lembrar que esse blog é feito para pessoas como você, gente do bem, que gosta das nossas dicas e aproveita o conteúdo para ficar mais bonita e feliz.
      Muito obrigada pelo apoio!
      <3
      bjs

  35. Olá, sigo o blog e gosto muito…tenho uma sugestão…coleque uma marca d´água com o nome do blog nas fotos, dá um trabalhinho a mais, porém, é um sinalizador de que as fotos pertecem a um blog, logo um respeito ao devido blog. Se quiserem visitar ou seguir meu blog: http://sapatinhosdadorothy.blogspot.com/
    Agradeço
    Abraço

  36. É realmente chato você pegar um blog com conteúdo seu.
    Até o meu que é “pequenininho” e nunca achei que fosse acontecer já sofreu disso, e eu meio que não soube o que fazer e deixei pra lá.
    Mas sei o que você sente e realmente bate um desânimo horrível, ver seu conteúdo copiado sem nem mesmo ter os devidos créditos.
    Seria bom se pelo menos na blogosfera o respeito entre blogueiros existisse.
    Beijos

    • Carol
      Minha bronca é com quem copia tudinho, mesmo dando a fonte, não acho certo.
      A pessoa copia até quando escrevo coisas pessoais, tipo “ganhei isso do meu irmão” ou “por causa do frio minha pele está rachada”. Fica parecendo que tudo isso é dela e aconteceu com ela. Acho um absurdo!
      bjs

  37. Cristiane

    Vc está certissima, é muito fácil para algumas blogueiras não ter nenhum trabalho e copiar post prontos.

    eu adoro o Coisas de Diva, visito todos os dias!

  38. Natércia

    Concordo plenamente contigo, Sabrina!! Vocês têm o maior trabalhão pra fazer esse blog maravilhoso do jeito que é e vem algum(a) engraçadinho(a) e copia tudo! O CDD é leitura obrigatória minha todo dia, porque sei que aqui sempre encontro uma opinião, uma ideia e me diverto horrores com o humor de vocês e dos meninos! Sem contar que também leio sempre o Jujuba! Voc~es estão de parabéns! E essas cópias só mostram que vocês são tão sucesso que querem ser imitadas – infelizmente – a todo custo!

  39. Carolina Helena

    Sá concordo com você! É um absurdo uma pessoa ganhar destaque em cima do trabalho de outra. Na internet tem espaço para todos, basta ser competente e comprometido para conseguir se destacar. Eu amo o CDD e venho aqui todos os dias, diversas vezes. Confio muito no trabalho de vocês! Não se abale com essas coisas, mas também não deixe por menos! Bjs

  40. Violeta

    Justo agora que eu estava pensando em abrir ocoisadediva!

  41. Ana

    Oi Sabrina, super apoio o seu post, afinal, acho que ninguém nem imagina o quanto dá trabalho ter um blog tão dinâmico e com bom conteúdo como o de vocês!! Por favor, não se ofenda com a minha pergunta, sou uma leitora que está aqui diariamente e gosto muito de vcs. Mas recentemente não rolou uma confusão com um brechó online, sei lá, e a garota justamente tinha pedido para copiar uma imagem? Acho que ela tinha colocado os créditos de vcs e avisado por comentário. Isso se encaixa em conceder créditos ao autor do blog, não?
    Em fim, as vezes eu vejo blogs que não permitem cópia e quer saber? Acho uma saída super válida, já que tem gente na internet que não tem vergonha na cara mesmo e copia tudo sem pestanejar hahahaha.
    Um beijo!

    • Ana
      Isso mesmo, ela seguiu o processo certinho, mas como eu tinha feito a montagem no photoshop, pedi para que tirasse do ar da mesma forma.
      bjs

  42. Totalmente apoiada Sabrina. Fico poota da vida quando vejo algumas “blogueiras” copiando o conteúdo de outras. Tem umas pirralhas que copiam qse o blog inteiro do “Eu Capricho”, elas tem a capacidade de tirar a logo que a Lu Gomes fez nas fotos. Putz, dá muita raiva disso. Quando eu não tenho o que postar no meu blog eu invento algo, mesmo que seja um monte de abobrinhas…o que não pode é o povo copiar o conteúdo de outros sites, pq simplesmente não tem capacidade de fazer uma coisa que preste! Beijão sualinda!

    • Pois é Helaine
      Sei que posso bloquear imagens e texto para cópias, mas acho que assim estaria complicando minha própria vida. AInda estou pesando os prós e contras.
      Sobre a marca d’água, também estou pensando sobre o assunto, acho que elas acabam atrapalhando a visualização das imagens que são tão importantes na hora de mostrar um produto. Mas vamos ver o que acontece, se não tiver jeito…
      bjs

  43. Sabrina, eu também sou blogueira e administro junto com uma amiga minha de Lavras-MG, este blog e um site do fã clube de um músico grego. Tanto o site quanto o blog, são protegidos pela MyFreeCopyrights.com #fikaadika. E já aconteceu com a gente de uma pessoa de dentro do fã clube, criar um outro site, praticamente igual, com os mesmos parceiros…uma puta apunhalada nas costas (desculpe o palavrão)…é de doer, pois a gente luta, trabalha, consegue as coisas, pra vir uma “chupim” e dar um copy paste de nosso trabalho. Não desanime, pois o sucesso só será alcançado por aquele se esforça para conseguí-lo.
    Quando me inspiro em algo de algum blog/matéria de revista/foto..faço questão de colocar o crédito em tudo.

    Boa sorte. Quando quiser visitar nosso blog, fique à vontade.

    Beijos
    Renata – blogueira e fã do site de vocês.

  44. Rafaela - SP

    aahhhhh Adorei isso Sabrina !!!! Vc é incrível minha querida, como diz a minha irmã (do comentário em cima REANATA- AJU)…vc tem um brilho especial, eu fico p morrrer quando leio certos comentários sobre o que vc escreve. vc realmente coloca sua “vida em risco”, chegar a ser engraçado kkkk. Super bj

  45. Mauren

    Oi sabrina!
    Quem é fã do blog sabe que vocês são únicas.
    Sou médica e já tive trabalho copiado, vc acredita?
    Quem faz isso é patético, ridículo, o ò do borogodó.
    Fala sério, sejamos originais!
    Tanta coisa nova para ser inventada..
    Beijão e bom fimdi.

  46. Eu escrevo pro Choco la Design (www.chocoladesign.com) e já aconteceu de ter gente “roubando” conteúdo meu também – e depois teve a cara de pau de se vangloriar do fato. Quer visibilidade? Larga de ser preguiçoso!!!
    Uma vez uma estudante veio pedir pra usar meu artigo pra um trabalho. Falei pra ela: toda vez que você tiver o senso ético de pedir, a resposta será positiva. Então, roubar pra quê?!

    E tem ainda aqueles sites que parecem que incitam o roubo. Sabe o tal do bymk? Claro, né, um monte de gente usa pra montar looks. No meu caso, cheguei até ele porque tinham roubado uma ilustração minha pros looks… E de quem é a culpa? Da pessoa que desconhece as regras sobre imagens alheias ou do site que permite?

    É super válido o Coisas de Diva divulgar esse tipo de atitude, porque falta educação nesse sentido. Há aqueles que não fazem por mal, é por desconhecimento mesmo, mas há aqueles que são safados e querem se aproveitar dos outros. Aproveitem a influência que vocês têm e ajudem a criar um ambiente melhor para os criadores de conteúdo 😉

  47. Nathalia

    Sabrina, você está totalmente certa. Geralmente procuramos deixar certas situações “passarem batido”, pois somos superiores a elas. Mas também é duro ter sangue de barata o tempo todo.
    Acho que os plágios realmente devem ser denunciados e tirados do ar.
    Mas, por outro lado, fique tranquila. O blog de vocês tem credibilidade e é frequentado por milhares de pessoas por todo o Brasil. O Coisas de Diva certamente é uma das poucas páginas virtuais que eu, particularemente, tenho real interesse em acompanhar diariamente. As dicas são ótimas, tenho certeza que ajuda a todas! Produtos acessíveis, menos acessíveis, agradando a todos os gostos, a forma como vocês escrevem, direta e com um certo humor.. Adoro! Longa vida ao Coisas de Diva! Beijos!

  48. Tá certo, tem mais é que protestar mesmo!

    Bjs

  49. Joane Sá

    É muito complicado mesmo. Trabalho em uma rádio que posta notícias regionais em um site e também tem blog, mas o que a gente sofre no dia-à-dia com gente incapaz, sem um pingo de criatividade, tudo pela fúria do furo, ou de “se dizer” blogueiro, e o trabalho da pesquisa, contatos…É extremamente frustante lidar com quem é desonesto. Adoro Vocês!

  50. Jake

    Sah, vc está certíssima de escrever sobre os direitos autorais do blog, afinal, o trabalho de vcs (e não é pouco, né?!) tem que ser reconhecido. Entro diariamente no blog, de três a quatro vezes ao dia, e quando eu já li todaaas as atualizações começo a fuçar no arquivo rsrs AMO o blog de vcs e indico para toda minhas amigas.

  51. Maria Eugênia Araújo

    Quando vocês colocam foto do temptalia vocês pedem autorização?

    • Maria Eugênia
      A partir do momento que pedimos para que nossas imagens não sejam usadas sem autorização o mínimo que pode-se esperar é que façamos o mesmo por aqui. Cada site/blog tem sua política de uso de imagens e não usaremos imagens de quem não autoriza, que é o caso de Temptalia e Just Jared.
      O que é certo, é certo e não temos intenção alguma de burlar as regras.
      abçs

  52. Oi Sabrina, achei mto válido o seu post sobre plágio!!!
    Principalmente para aqueles que estão começando a fazer uso dessa mídia agora, como eu.

    No meu caso, como meu trabalho é algo bem diferente do blog (sou arquiteta), não tenho tanto tempo quanto gostaria para pesquisar, preparar matérias interessantes e principalmente conhecer e testar todas as novidades no mundo da beleza…
    Blogs como o Coisas de Diva são uma GRANDE ajuda e inspiração para que eu possa começar um post, porém, sem copiar o que vocês e outros blogs escrevem!!! Afinal, como vc mesma escreveu, vcs dedicam mto do seu tempo a isto, e não é uma brincadeira… é um trabalho, e mto bem feito diga-se de passagem!

    Vamos torcer para que as pessoas se conscientizem cada vez mais sobre este assunto e essa modinha “Ctrl+C / Ctrl+V” acabe!!

  53. Sabrina
    Assim como num trabalho acadêmico temos que dar as referências bibliográficas, nada mais justo que nas mídias também citemos as fontes, não é mesmo?
    Toda vez que usei algum blog como referência, sejam nas imagens ou na matéria, coloquei referência e link. Acho justo com quem me deu a idéia ou dica para experimentar algo. Guardadas as devidas proporções, já que meu blog ainda é novo, mas ia me sentir péssima ver a matéria copiada sem NENHUMINHA referência, link ou coisa que valha…
    Apoiadíssima!!!!!!!

  54. Sara Hackbart

    Eu relatei uma cópia de um post de vocês uma vez, muito tempo atrás…era uma mulher que copiava TUDO de vários blogs e não creditava NADA. Eu não lembro mais o nome do blog dela e o fim que deu, mas fiz questão de colar para cada blogueira qual post/conteúdo/foto estava sendo copiado.

    O pior é que eu descobri o blog dela porque ela de alguma forma descobriu o meu e-mail e pediu pra eu participar de uma promoção no blog dela. CARA DE PAU!

    beijos!

  55. Eliane

    Sabrina, vc tá de parabéns por falar neste assunto. Não sou blogueira, só seguidora, mas é bem chato mesmo a situação. você corre atrás de matérias, novidades e outra pessoa vem e copia? Não, ninguém merece viu? Parabéns pelo blog, todos os dias eu visito, mas pela correria nem sempre ou quase nunca escrevo ak, mas sempre (todos os dias) eu venho ak vê os trabalhos de vcs. Bjssss e continua assim, sempre forte.

  56. Sarah

    Tenho o blog de vocês como referência, pois sei que não é CTRL V da internet. Alias, nem perco tempo com blogs com posts “chupados” ou cheios de mimimi!
    Gosto do coisas de Diva justamente pela originalidade e pela simplicidade!

  57. eu tenho muito medo disso, e eu sei o quanto a gente faz as coisas com amor.
    Já aconteceu comigo da pessoa pedir uma foto, eu conceder, mas falar que é do site da marca (o produto que ela queria usar), mas que se ela quisesse usar beleza. Bom, a dignissima copia a foto e nem coloca os créditos no blog dela. Fiquei meio assim e pedi que ela pelo menos colocasse os créditos…

    Sabe, é muita cara-de-pau e folga.
    acho que não custa nada ir atrás da fonte, produzir o conteudo.

    Ainda vocês tem uma legião de fãs que dão protegem vocês quando precisa…

    e uma coisa que não me conformo foi um outro blog que se “inspirou” em uma idéia inteira de vocês (o post dos meninos) acho que vocês concederam pelo que podia trazer de retorno, mas eu não me conformo mesmo assim… rsrsrsrs

    beijosss

  58. Flavinha Maricota

    Essa coisa de plágio, sobretudo em meio de comunicação como blog, é meio complicada mesmo. Isso porque sobre alguns temas há um “inconsciente coletivo” às e na mesma semana ou mês quem é leitor assíduo de blogs como eu lê umas vinte postagens com o mesmo tema (às vezes o mesmo título). Será que houve plágio? Acho que não necessariamente. Acontece muitas vezes de ser um evento/acontecimento da semana tipo um red carpet, de ser uma resenha de um produto que vários blogs receberam na mesma época, ou um corte/coloração de cabelo diferente de alguém famoso e por aí vai. Não é porque se falou sobre a mesma coisa que é plágio. Na verdade, confesso até que eu muitas vezes gosto de ver várias opiniões sobre o mesmo produto ou várias fotos de um look, porque me ajuda muito nas minhas escolhas. Por exemplo, há um tempão eu quero comprar a palette naked da UD e na época que eu me interessei (quando era ainda edição limitada), eu só conhecia resenhas gringas e só tinha visto a referência em um blog daqui do Brasil e nem era resenha, mas só um wishlist, mas recentemente eu vi vários blogs falarem da palette e, foi assim, inclusive, que soube que ela deixou de ser edição limitada e que dá para comprar, além de ter acesso a várias opiniões positivas, o que só reforçou meu convencimento em comprá-la. Isso eu acho muito saudável e bom para o consumidor. É que nem revista, que no mesmo mês várias vezes a gente vê referências dos mesmos produtos de beleza e maquiagem (só que nesse aspecto prefiro os blgos pq as resenhas são mais detalhadas e úteis para minha decisão). Também há o caso de um blog falar de um produto que ninguém falou antes e a gente se interessar para experimentar. às vezes, um blogueiro experimenta um produto que foi bem resenhado no outro blog e resolve falar sobre esse produto. Não acho que isso é plágio.

    Outra situação, contudo, é a que você narra. A de alguém que copia todo o conteúdo que alguém teve um trabalhão para escrever, para produzir. Isso é plágio. É querer fazer sucesso às custas do trabalho alheio. E isso deve ser combatido, sim. Tipo, se a pessoa quer resenhar o mesmo produto que o outro blog como o CD resenhou, que tal linkar para informar que existe outra resenha lá? Isso é honesto. Ou ainda, se a foto ficou ruim e existe um blog com fotos melhores, que tal pedir autorização para usá-las e dar os devidos créditos? Ou que tal procurar fotos de banco de imagens? Isso é saber trabalhar e produzir conteúdo. Entendo que algumas pessoas, mais inexperientes, não sabem direito os procedimentos adequados, até fazem referência, mas não fazem corretamente, por desconhecimento. Só que há casos de má intenção.

    Como leitora, posso dizer as pessoas leem e gostam de blogs originais e originalidade não é necessariamente falar sobre algo inusitado, é saber trazer seu ponto de vista, seu toque pessoal. Em algumas situações, aquele veículo tem uma informação que ngn tinha, mas em outras ele fala de um mesmo assunto que outros blogs já falaram, porém com um enfoque próprio que ngn falou. É isso que faz as pessoas voltarem a ler aquele blog.

    O blog que sai copiando outros, seguramente, apesar tentar fazer sucesso na esteira de outro, fica na marginalidade e alguém pode até acessá-lo, mas não vira leitor fiel. Dito isso, concordo totalmente que devem ser denunciados e aplicadas as medidas cabíveis nos casos de plágio, em especial quando se copia completamente o conteúdo alheio. Quando não há autorização, pode-se notificar o blog para retirada do conteúdo se o uso estiver indevido ou para dar devidos créditos. Bom, é isso que eu acho. Já tinha visto você falar sobre isso no twitter e achei muito oportuno trazer a discussão para o blog, que é ótimo, por sinal.

    Beijos

    Flá

    • Oi Flavinha
      Realmente posts com o mesmo tema são comuns, principalmente pelos motivos que vc falou. Mas minha bronca é de quem copia, copia tudo, texto fotos e até comentários pessoais. Mesmo dando a fonte, acho errado.
      bjs

  59. Oi Sabrina!
    Essa questão de copiar posts é uma porcaria e mostra que a pessoa que o faz é realmente sem o mínimo de decência.
    Fizeram isso comigo algumas vezes, mesmo o meu blog sendo infinitamente menor que o seu.
    Ainda bem que com o formulário que você indicou, consegui com que eles tirasse o conteúdo do ar.
    Obrigada por mais essa dica e pelos posts maravilhosos também!
    Beijão!

  60. Sabrina, imagino como isso deve ser chato, porque vc super se dedica pra uma coisa e um …… vai lá e acha que ta tudo lindo e muitas vezes só pra sacanear mesmo. Eu começei um blog esses dias (umbloggerprachmardemeu@blogspot) e morro de medo de cometer isso, não copio e colo sabe, de forma alguma, apenas leio muita coisa na internet até pra me informar mais,mas tenho super cuidado pra não dar nenhuma vazão a isso…deixo o post bem meu assim. Ta fraquinho ainda, no começo, mas se é meu ne, não tem porque pegar de outras pessoas, devagar a gente vai aprimorando o nosso.
    Mas sem comparações o blog de vcs, ele é tudo de bom, e mesmo que o povo cole nunca vai conseguir esse carisma que fica entrelinhas. Adoro demais o Coisas de Diva!!

  61. Adorei o post, acho interessante divulgar sobre plagio.. Adoro o blog de vocês.. Parabéns..

  62. vanessa

    Acompanho o CDD desde os primórdios e está entre meus preferidos EVER.
    Puta sacanagem esse negócio de plágio,ainda bem que a legião de seguidoras do CDD é imensa.

    :*

  63. Oii Sabrina, nossa que situação chata viu! :/ Vocês dão um duro danado em fazer o blog com muiito esforço e amor e vem alguém que copia ele! Falta de caráter! E essas situações estão sendo muiito comum no nosso dia-a-dia! Imagine se o Mundo fosse assim?? Todo mundo copiando todo mundo? Seria mundo sem criatividade, sem opnião! Olha, não sou apenas eu, mas TODAS as leitoras e blogueiras devem ou estão apoiando muuuito vocês!!! Vocês não estão sozinhas! Vocês são únicas!!
    Beijos

  64. Super concordo com vc Sabrina , sempre reclamo que as pessoas tem copiado muito , porque para elas é mais fácil do que ter o trabalho que temos de estudar, pesquisar e escrever um texto com as nossas palavras !!!

    Ai ”pegam” os créditos que deveriam ser nossos, isso é muito anti-ético , copiadores vão fazer o de vocês !!

  65. Adorei o comentário de vocês. Acho muito importante esse tipo de esclarecimento.
    Parabéns pela iniciativa e pelo blog, que eu sigo diariamente.
    Beijos.

  66. Oi Sabrina, esta sua preocupação é muito pertinente mesmo em se tratando de blog, plágio é plágio e não importa qual o valor do meio em que se plagiou. Um professor da USP mto conceituado foi exonerado por plagiar imagens de outra outra pesquisa. Adoro esse blog, acho que entro todos os dias para vê-lo, acredito que vcs mantém o blog mto atualizado e com informações acerca do mercado estético e de cosméticos mto bem elaborados pra quem gosta disso. Acredito também que por terem essas informações mto bem atualizadas podem servir de fonte pra outros blogs desde que sejam indicadas essas fontes, considerando o valor que vcs tem. Vcs devem mesmo denunciar qualquer forma de plágio do blog, mas também levar em conta que o prestígio que vcs têm, levam outras pessoas a utilizarem o blog como fonte de informações desde que adequadamente utilizados e evidenciados.
    Bjos e um bom dia
    Carol

  67. Eu não me incomodo muito de ter conteúdo copiado, é o lance da diferença do copirraite pro direito autoral. Todos tem direito de copiar meu trabalho para expandir seu alcance, é justo, mas deve-se citar meu nome, pois é um direito autoral, e trocar o nome do autor pra dizer que outra pessoa escreveu é puramente fraude.

  68. Grazi

    Concordo com sua indignacao e vc ten razao pra isso!
    Soh acho q dizer q gasta de 6 a 12 h por dia dedicados ao blog eh um pouco de exagero… Como vc dorme e trabalha entao se um dia tem 24h?
    Claro q alguns posts sao mais elaborados e tal e demoram mesmo mas tds os dias 6-12h?!

    • Grazi
      Eu vivo do blog e trabalho como freelancer em casa.
      Também administro o Coisas de Diva como empresa e sim, eu dedico de 6 a 12h por dia nele.
      Um post não é só sentar e escrever, tem pesquisa, tem visitas em lojas, tem fotos.
      abçs

  69. Iris

    Adorei o posts, e concordo plenamente com você! Axo isso um absurdo, falta de ética!!

  70. Ely

    Oi Sabrina, aproveitando o seu desabafo… adoooro o blog de vcs e to criando uma página para compartilhar informações úteis para as amigas que gostam de moda e maquiagem. Gostaria de saber se posso apenas compartilhar links de vcs, pois dessa forma todos os acessos serão direcionados para o blog de vcs.
    Obrigada!
    Vc pode me responder por e-mail?
    Obrigada!

  71. Bom dia!
    Que o Sol venha brilhar neste dia!
    Que a calma venha fazer bem a nossa alma!
    Que a sabedoria e a humildade
    venham nos fazer companhia!
    Que a esperança, os sonhos,a Fé, coragem e alegria
    não nos faltem!
    Que a Paz e o amor
    o sonho de toda humanidade
    prevaleçam todos os dias!