Dicas

A month in the merde – parte 1*

01/02/2010

Algumas leitoras me pediram um post off-make up pra falar sobre minha viagem… Então aqui está ele! Vou tentar resumir bem pra não ficar muito longo e chato, ok?

Então, eu e a Paula, nossa quarta mosqueteira oficial, saímos do Brasil no dia 25 de dezembro e chegamos dia 26 em Barcelona. Vai ficar clichê dizer, porque eu realmente gostei de todas as cidades por quais passei, mas Barcelona é incrível. É cheia de vida e cor, mesmo no inverno (que nem estava assim tão rigoroso lá) todo mundo tá pela rua e passeando. Fora que a cidade é uma aula prática sobre Gaudí.

Além disso, demos muita sorte de pegar dias lindos na cidade, com sol e tudo (só vi sol uma ou duas vezes nas três semanas que passei em Paris…), conseguimos ver quase tudo que queríamos e até pra praia a gente foi. Só não deu pra tirar o casaco e as botas hahaha… Ah, ficamos nas Ramblas, uma rua incrível e super agitada, cheia de gente de manhã até a noite.

Em Bruxelas ficamos pouquinho, pouco mais de um dia e meio. Isso depois de uma viagem de 19 horas de ônibus – sim, ônibus! – porque as companhias de trem na França estavam em greve (greve é tipo um esporte oficial francês) e não sabiamos se conseguiriamos chegar até a Bélgica. Mesmo assim, adorei. A cidade tem um ar mais… urbano. Parece estranho dizer isso, mas é verdade. Enquanto Barcelona é mais cheia de cores e prédios que parecem feitos de marshmallow, Bruxelas é mais cinzenta. E linda.

E tem como não gostar de um lugar que tem batata frita e waffles como comidas típicas? Acho que não… As ruas são cheias de quiosques que vendem tanto batata frita (que vem em cones de papel) quanto mil variações de waffles, aí você compra e vai comendo na rua mesmo. O difícil é equilibrar tudo tendo só duas mãos – bolsa, comida, guarda-chuva… Isso porque chove sem parar, uma chuva fininha e chata.

Ah, depois de uma tarde perdidas na estação e pegando trens errados (bem ao estilo da escola Didi Mocó de comédia pastelão), conseguimos chegar a Louvain la Neve, uma cidade universitária perto de Bruxelas, onde fica o Hergé Musée. Pra quem não conhece, o Hergé é o criador dos quadrinhos/desenho animado Tintin – adoro desde criança, agora ainda mais.

Depois disso, rumamos pra Amsterdã, onde passamos o ano novo. Amei a cidade, muito. A única coisa que atrapalhou foi o frio. É lógico que estávamos preparadas pro inverno, mas o frio de Amsterdã estava sofrível. Muita neve e vento, vento, vento… Mesmo assim, só encontramos pessoas gentis e bem humoradas.

Agora um parêntese pra uma observação pertinente: enquanto estávamos encaloradas no verão brasileiro, tivemos a brilhante idéia de ficar em um camping. Calma, não ficamos em barracas e sim numas mini-casinhas. O que é engraçado é o seguinte: nenhuma de nós se ligou de que o banheiro fica fora e toda vez tinhamos que atravessar o camping na neve/frio/vento/garoa. To tentando lembrar até agora se já tive alguma idéia pior que essa hahaha.

O ano novo é bem animado, a parte central da cidade fica lotada. Mas é difícil aguentar por muito tempo na madrugada gelada de Amsterdã…

No dia 3, Paula e eu nos separamos – eu fui pra Paris estudar francês, enquanto ela foi pra Dresden estudar alemão. Maaaas, pra esse post não virar uma Bíblia, o relato sobre minha estadia na capital francesa e todas as baguetes, croissants e macarrons que eu comi vai ficar pra outro dia… Aguardem o próximo capítulo ainda essa semana!

* O título é uma referência à série Merde, de Stephen Clarke, que conta as aventuras do britânico Paul na França. Os dois primeiros livros já podem ser encontrados em português, com os nomes de ‘Merde! Um ano em Paris’ e ‘Mais um ano na França’, embora a série já tenha mais alguns números em inglês. Os livros são muito divertidos (me fizeram rir sozinha várias vezes) e mostram os costumes mais cotidianos dos franceses. Se você gosta da França ou tem curiosidade, eu recomendo.


você pode gostar também destes posts

18 comentários

  • responder Jana 01/02/2010 às 12:46

    poxa Marina, que tudo! a cada vez que leio um post teu sobre a viagem me dá mais e mais vontade de viajar!
    .-= * Escreveu um post falando sobre Inspirações em Alice in Wonderland =-.

  • responder Karen 01/02/2010 às 14:00

    Aii, Marina! Que delícia! Não vejo a hora de me aventurar tb! Heheh! Vcs foram por iniciativa própria, foram com grupo, como foi q surgiu a idéia?! Conta tudo! hehe! Quem sabe assim nos imotiva ainda mais a viajarmos tb! ^^ Bjoos!

  • responder Thaisinha 01/02/2010 às 14:06

    Aaaaahhhh que inveja!!! hehehe
    Que delícia de viagem, guria!

    Beijinhosss
    .-= * Escreveu um post falando sobre Desespero tecnológico =-.

  • responder Jack Ribeiro 01/02/2010 às 14:32

    (Aaaaahhhh que inveja!!! hehehe
    Que delícia de viagem, guria! )³

    Muito boa a sua descrição da viagem Marina.
    Nos remete ao paraíso tbm…rs.
    Tô na espectativa do próximo post.

    Bjos
    :*

  • responder GiLi 01/02/2010 às 14:32

    Ela é linda, ela é fashion, ela é divertida, ela é mara, ela é minha amiga desde o pré 3! Essa é minha garotaaaaa, me enche de orgulho! Agora em versão croissant (é o que sei de francês para o momento)! 🙂

    =o*

  • responder mila! 01/02/2010 às 14:46

    Adorei o post! Que inveja… não vejo a hora em que eu vou me aventurar em terras estrangeiras da América do Norte.. \o/\o/ passar 2 anos por lá vai me render algumas histórias.. hahaha

    Já quero ler o próximo capítulo!!
    bjss
    ;**

  • responder Bete 01/02/2010 às 14:46

    Isso mesmo, continue contando sobre sua viagem.
    Adoro ter a versão de pessoas diferentes sobre os lugares….nunca uma “vê” exatamente igual a outra.
    Beijos.
    Bete

  • responder Marcela 01/02/2010 às 15:07

    Oie,
    Nossa, adorei o post, muito legal saber como é fora do Brasil sem ter q ir até lá..rs
    Bjaoo
    .-= * Escreveu um post falando sobre Teste Hidratante rosto e corpo Cetaphil Advanced =-.

  • responder bella 01/02/2010 às 16:01

    Amei esse post!Gosto de ler as aventuras das pessoas quando viajam…imagine,sozinhas pela Europa,fiquei curiosa pelo livro,valeu a dica!
    Vou aguardar a continuação da saga!Bjs;)

  • responder Danyla Rodrigues 01/02/2010 às 16:36

    Ai eu amo a França, quero saber tudo, eu tb fui no inverno do ano passado la, mesmo com frio e neve achei tudo DIVINO…
    Com certeza vou comprar esse livro, fiquei curiosa…
    Bjs e bom retorno…As fotos estão lindas…

    Bjs Dany
    .-= * Escreveu um post falando sobre Teste Hidratante rosto e corpo Cetaphil Advanced =-.

  • responder Marília Guimarães 01/02/2010 às 16:55

    Me interessei pelo livro…vc sabe onde compro pela internet a versão em português? Só encontrei em inglês

  • responder Violeta 01/02/2010 às 19:33

    “Belgium is a country invented by the Brittish to annoy the French”

  • responder Iara 01/02/2010 às 19:37

    q curso é esse que vc fez na França? qto custou?? Eu já falo um pouco francês, mas queria ficar fluente!Se vc passar mais infos, eu ia adorar!
    bjos, adoro o blog

  • responder paulavieira 01/02/2010 às 23:14

    Adorei o post e espero ansiosa o proximo capitulo, pois estudo frances e penso em passar uma temporada lá. Se puder, conta do curso, por qual agencia vc foi e tudo mais do intercambio.
    Bjs

  • responder Paula 01/02/2010 às 23:34

    A europa é linda demais né? eu adooorei paris! ainda não conheço barcelona, bruxelas e amsterdã, mas sei que são maravilhosas! hehehe
    adoro o blog de vocês, entro sempre ^^

    beeijos!
    .-= * Escreveu um post falando sobre esmaltes =-.

  • responder Barbara Prandina 02/02/2010 às 14:31

    OI!!!
    Lindas fotos!!! Que incrível a sua viagem!
    Tbm estou planejando minhas férias para Europa em janeiro de 2011. Gsotaria de ler mais dicas ainda, haha!!!
    Marina, agora uma pergunta super indiscreta, quanto vc cálculou para gastar por dia (incluindo hotel, comida, transporte e etc…). Queria ter uma idéia de quanto levar de $$ para uma viagem de 30 dias.
    Beijos e obrigada!

  • responder Isabella 02/02/2010 às 21:29

    Marina, tb to querendo mto estudar frances em Paris, ja andei olhando umas escolas e tal..queria saber pra qual escola tu foi, e onde tu ficou em Paris..se puder responder agradeço muitoooo..
    bjsss

  • responder Ana Luiza 03/02/2010 às 09:43

    Que lindas as fotos, Marina! Obrigada por fazer um post sobre a viagem em sí, amei!
    Quero ver cenas dos próximos capítulos… heheheheheheh

    Abraços

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB