Dicas

Experiência capilar (ou testar é tudo nessa vida)

25/07/2009

Oi, meninas!

Antes de mais nada, preciso contar pra vocês a eficiência das minhas companheiras de blog. Esse post foi escrito no domingo à noite, mas só está entrando hoje porque Marina e Sabrina programaram coisinhas pra semana toda! Gente, elas são um orgulho, sério (nem parecem eu, hahaha)! (:

Bom, mas vamos ao assunto do meu post de hoje: num fim de semana desses, resolvi fazer a máscara pimpada de tratamento para cabelos que a Kerou ensinou no blog dela, o E-Glam.

Ingredientes

Misturei os ingredientes numa tigela com a ajuda de um palitinho desses de comida japonesa. Depois, coloquei o creme num potinho (a quantidade da “receita” dela dá para mais de uma aplicação).

Lavei normalmente os cabelos, sem usar condicionador, e apliquei a máscara com os fios úmidos. Fiz um coque, coloquei uma touca térmica e deixei agir por uns 10 minutos, mais ou menos. Em seguida, enxaguei bem. Na hora, já senti que estavam mais macios!

Depois de pentear um pouco os cabelos (não ficaram embaraçados!), usei o secador sem escova, só esfregando o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Conforme os fiozinhos iam secando, minha curiosidade pra ver o resultado do meu tratamento caseiro ia só aumentando.

Pois bem, quando  finalmente vi como tudo ficou meio que me decepcionei: parecia que os fios estavam elétricos, com frizz. Além disso, não senti de novo a maciez que tinha percebido ao enxaguá-los no banho e achei que, apesar de leves, ficaram mais grossos que o normal (deu pra entender? hahahaha). Vejam na foto:

Aspecto 1Pensei que a culpa talvez fosse do secador e desencanei. Mas, ao me olhar no espelho naquele mesmo dia, constatei que nada havia mudado. Então, resolvi pesquisar mais sobre a queratina na internet, pois já tinha usado uma linha de produtos com essa substância e os resultados não tinham sido lá essas coisas.

Descobri que cada um dos fios que nascem na nossa cabeça são basicamente constituídos de queratina. Como essa é uma proteína naturalmente presente nos cabelos, só irá fazer falta (deixando os fiozinhos sem força, quebradiços e sem brilho) com a ação de química – relaxamento, tintura, permanente, etc. Para quem passa por esses processos, a queratina se faz muito necessária para manter o cabelo imune às agressões externas como atrito, sol ou ventos.

Aí é que está a questão: meu cabelo é virgem e liso natural, ou seja, nunca fiz nada agressivo com sua estrutura. Isso me fez pensar que, talvez, eu simplesmente não tivesse a necessidade de usar essa bentida proteína nos meus fios. E foi isso que confirmei ao ler essa matéria aqui, da qual separei um pedacinho muito explicativo:

A queratina tem a função de fortificar os cabelos e não de proporcionar um toque sedoso. Os fios podem até ficar um pouco ásperos e endurecidos, já que a substância preenche os espaços entre as escamas. É fundamental complementar o processo de reconstrução da fibra capilar com tratamentos nutritivos, feitos no salão e em casa, para garantir flexibilidade. Se o fio estiver saudável ou apenas ressecado, o tratamento pode dar um efeito contrário, deixando o cabelo endurecido demais, com possibilidade de partir. Por isso, essa terapia de choque é indicada apenas para cabelos realmente fragilizados pela ação da química ou para os extremamente longos e que não são cortados há muito tempo.

Viram só? Depois de aprender tudo isso, comecei a pensar que nem sempre sabemos a real necessidade e muito menos a quantidade que devemos usar de determinado produto. Então, minha dica é a seguinte: antes de sair por aí passando aquela misturinha milagrosa que viu na internet (como eu fiz), faça um teste primeiro num pedacinho do cabelo! Desse jeito, você pode ir vendo como seus fios reagem à carga que está usando e ao produto em si.

No fim das contas, a queratina não deixou meus cabelos como aqueles de propaganda de shampoo, mas, no dia seguinte à aplicação, senti que estavam mais bonitos! Não sei exatamente o que aconteceu, mas juro que senti diferença. Deem uma olhadinha:

Aspecto 2Pois é, minha gente! Acho que tudo isso aconteceu só pra me lembrar que o que dá certo pra umas, não dá certo pra outras, e fim de história. Beijos pra vocês!

você pode gostar também destes posts

31 comentários

  • responder Fernanda 25/07/2009 às 12:52

    Já aconteceu isso comigo… comprei um desses tubinhos de queratina e passei no cabelo… resultado… meu cabelo ficou parecendo uma vassoura… hehehehehhhehe… detalhe meu cabelo tbm era virgem…
    Se vc passar só o creme de tratamento com o bepantol liquido vai dar certinho… o cabelo fica bem macio… é o que eu faço…

    bjus

  • responder Letícia 25/07/2009 às 13:48

    É queratina é complicado pq ela deixa o cabelo meio pesado meio aspero + na segunda lavada fica bom.. bom pelo menos o q eu faço no salão.. tenho q fazer um sempre antes do relaxamento pq se não o hair não aguenta!!!!…rs
    bjs,

  • responder Camila 25/07/2009 às 13:51

    Nossa, parece que esse post foi pra mim! Hahaha..
    Já fiz isso várias vezes, tenho meu bepantol aqui e a queratina também mas nunca entendi pq não ficava tãooo bonito. Assim como o seu, meu cabelo é liso e sem química nenhuma. Me arrisco a dizer que ele é normal, claro que depois de um dia ele fica um pouco oleoso mas só eu percebo, não é visível e como amo um bainho e o cheirinho de shampoo gostoso lavo praticamente todos os dias! Fico na dúvida na hora de comprar shampoos, fico tentada a experimentar tudo inclusivo o que talvez não seja indicado pro meu cabelo.
    E vc bela? Qual shampoo usa? =)

    Beijocas!

  • responder Nathi Bilibio 25/07/2009 às 13:58

    Oiii!
    Sabe que comigo já aconteceu algo parecido…. Eu tenho tintura, escova progressiva e tal…. Mas meu cabelo não é seco, até pq, ao contrário do que mtos dizem, o que realmente resseca os cabelos é quando eles são descoloridos, só pintar não estraga muito. Enfim, eu começei a usar muita queratina líquida….. Nio início ficava lindo, de repente meu cabelo começou a ficar terrível, arrepiado e nada resolvia. E eu usava mais queratina, achando que ia resolver! ahaha…. Mas só piorava…. Eis que eu comento isso com meu cabelereiro e ele me disse exatamente isso, queratina só deve ser usada quando está em falta no cabelo. E no meu, mesmo tendo química não faltava, pq eu cuido bem dos cabelinhos…. hehe…. No fim meus cabelos ficaram com excesso de queratina! Pode?! E queratina demais faz tão mal quanto queratina de menos! hehehe…. Acabei tendo que fazer progressiva de novo (já que antes de começar é utilizado um shampoo antí-resíduos bem forte). Nunca mais usei queratina, e meus cabelos estão lindos novamente!
    Tenta usar só o Bepantol!
    Beijinhos!!!

  • responder thaismarques 25/07/2009 às 14:32

    Camila, ultimamente tenho variado de shampoo. Andei usando o Elsève Nutri Gloss, depois o Citrus CR (para cabelos normais que ficam oleosos ao longo do dia, talvez seja bom para você!) e agora voltei para meu querido e amado Pantene Liso Extremo!

    Beijos, meninas!

  • responder Paty 25/07/2009 às 14:39

    Tira a queratinaaaa !!! 🙂
    Usa só uma vez a cada 40 dias, dois meses… mais do que isso fica duro mesmo !
    Eu uso quimica, corro no vento… aí preciso uma vez a cada 20 dias, por aí…
    Tira a queratina desse creme, e usa só o bepantol com o creme de tratamento ! De preferencia deixa pra misturar na hora, eu percebi que funciona mais do que deixar misturado já… ou então usa o bepantol diluido em um pouco de agua, como leave-in… é óóóóótimo, eu uso direto no cabelo as vezes, antes de dormir ! Vira um ‘noctogenist’ hahahahahahaha

    Beijos

  • responder Andréia 25/07/2009 às 15:22

    Já usei aquelas ampolas de queratina liquida e meu cabelo ficou muito feio! Aí parei de usar…
    Vou tentar essa máscara aí… estou usando as ampolas Power Repair B que são ótimas, mas 12,00 cada ninguém merece!
    Adoro o blog!!
    Até!

  • responder Mariana 25/07/2009 às 16:05

    É, eu parei de usar queratina pois não uso mais nenhuma química, nem tintura.

  • responder Carla 25/07/2009 às 17:34

    Nós como beauty addicts temos esse incrível desejo de experimentar tudo que é novo, e tudo que nossa amiga fala que é bom, né? uahuiaui Mas a realidade é que, neste caso tratando-se de cabelo, cada um tem um diferente certo?
    Realmente a queratina só age bacaninha quando o cabelo está com a falta dela!
    Ah! Meu cabeleleiro uma vez me disse que sempre que fizermos estas hidratações, é bacana utilizar dpois um pouco de condicionador, pra terminar de selar os fios, evitando o frizz, pois o creme hidrata e o condicionador sela :o)
    =*

  • responder Carla 25/07/2009 às 18:08

    Pelamordeus, vc tbm colocou 1/2 bisnaga de queratina!
    Próxima vez coloca menos, mas bem menos!

  • responder thaismarques 25/07/2009 às 18:14

    Carla, na “receita” vai meia bisnaga, mas é claro que não passei tudo no cabelo, né? Sobrou creme pra mais umas três aplicações!

  • responder Brenda 25/07/2009 às 19:05

    É uma boa mascara capilar, mas sem dúvida é perigosa pra cabelos que não são agredidos diariamente. O fato de ter ficado meio duro foi porque você colocou calor e a queratina fixa mais quando aquecida, logo se torna mais poderosa. Pra cabelos dadivosos como o seu, de 3 em 3 meses essa mascara que, por sinal, é fraca em relação as outras é uma boa opção pra reforçar a vitalidade dos fios.

    No mais, o cheirinho da pomada de queratina é gostosinho, né?!

    beijocas

  • responder Camila 25/07/2009 às 19:09

    Thais… tbm amo o pantene liso extremo, mas tbm adoro testar shampoos novos. O ultimo que comprei foi o fructis, mas não gosto do cheiro dele. Eu usava muito o elsave pra cabelos normais, tô pensando em comprar de novo, meu cabelo fica com o brilho muito bom e tem um cheirinho muito bom.
    No final sempre sobre condicionador, o shampoo vai rapidinho… Os fabricantes deviam ter tamanhos diferente de shampoo/condicionador.

  • responder Má. 25/07/2009 às 19:58

    Primeira vez que visito o blog de vocês e adorei.
    excelente as dicas, make, …

    vou indicar uma usuária do youtube ( Marina Viiixxxen )
    http://www.youtube.com/user/viiixxxen
    é interessante vocês derem uma passadinha lá.
    Ela dá algumas dicas de makes, algumas make de celebridades ..

  • responder Paula 25/07/2009 às 20:38

    comprei esse creme da elseve hj…….espero q faça efeito em mim… SNif!

  • responder Dine 25/07/2009 às 20:55

    É verdade… eu tenho ouvido bastante falar do Bepantol misturado com a máscara de hidratação que temos em casa, tanto que comprei um desses ontem. Vou testar amanhã para ver o que este remedinho faz, mas sei que ele promete brilho. Meu cabelo era cacheado, mas muito sedoso e a mais de um ano resolvi viciar na escova inteligente. Como sempre pintei de váaaarias cores, dei uma estagnada e pintei de castanho escuro para voltar à cor natural…. acho que como eu uso duas químicas, seria bom usar a queratina de vez em qdo. Eu te aconselho a usar sua máscara com o bepantol… tem gente que passa ele por ultimo para dar brilho. Bjim

    Tô viciada no blog!!!

  • responder Kerou 25/07/2009 às 20:58

    Tadiiiiiiinha thais!! Que droga que não deu certo no seu cabelo. Deve ser pq se cabelon eh bem hidratado e mais grosso, entao a queratina deixa ele ainda mais grosso ne?? Sorry flor, indiquei pq no meu cabelo deu suuuuper certo e uso esse creminho uma vez por mes e adoro.

    Flor, te vi quinta no mercado municipal, so q vc passou correndo nem deu tempo de eu t dar oi.
    Beijinhus

  • responder Laura 25/07/2009 às 21:03

    Olá 😉
    Meninas, tenho acompanhado o blog há algum tempo, acho ele divino, sempre atualizado e com muita coisa bacana! Estão de parabéns. Porém nunca comentei, portanto esse é o primeiro (claro!) heheh
    Meu cabelo é misto (raizes oleosas e pontas secas), isso piora um pouco pq sempre fiz luzes :S então sempre procurei ‘coisas’ pra deixar as pontas mais macias… queratina liquida nunca usei, uso um definidor de cachos em creme que tem queratina, só. Fiquei curiosa pra testar a mistura, vou ver se faço a experiencia.
    Além disso queria aproveitar, pra perguntar uma coisa… Hoje fui numa loja de cosméticos disposta a comprar um produto da Viscaya (Hidra Care), que alias, vi por aqui, mas não tinha, só tinha a mascara de tratamento, a moça (da loja) me ofereceu uma outra mascara e disse que é muito boa da marca Sillage, eu na minha humilde ignorancia ainda não tinha ouvido falar, muito menos usei nada da marca, será que alguém aí conhece e pode me dizer algo sobre? hehe
    Beijão 😉

  • responder Nadja 25/07/2009 às 23:07

    Ficou lindo mesmo mas tb c esse cabelo neh!!! td fica lindo… rsss

    vou testar em mim, ja q tenoh o cabelo relaxado e c escova de laranja

    bjss

  • responder Gabriela 25/07/2009 às 23:42

    Parabéns pelo blog! Sempre dou uma passadinha aqui para saber das novidades e de dicas.

    Gostaria de “levantar uma bandeira”: Vamos usar cosméticos em vasilhas ecologicamente corretas, respeitar o meio-ambiente, a natureza. Plástico ta por fora! Consumo consciente e sustentável. Meninas vamos unir os blogs nesta marcha.

    Adoro cosméticos e acabo comprando muito, e com isso jogando muito plástico na natureza, tudo indo para o lixo, inclusive o meu rico $, que com certeza esta incluso em cada centavo dos cosméticos que compro.

    PS.: TEM ALGUM CANAL PARA MANDAR DICAS QUE NÃO SEJAM COMENTARIOS DE MENSAGEM???

    BEIJOS

    Vejam: http://embalagemsustentavel.wordpress.com/2009/07/17/ecopak/

  • responder Camila 25/07/2009 às 23:43

    Eu entendo bem o que é isso..mas essa máscara…hum,acho que vou testar!Meu cabelo era liso,quando era mais nova,mas ele se esqueceu disso, e agora tenho que ter um cuidado extra com ele!XD

  • responder Danielinha 26/07/2009 às 16:43

    Eu ainda não testei essa receitinha da Kerou, mas já usei a queratina e tb acho que ela encorpa mais os fios, no meu caso que o fio é bem fininho, até não acho ruim, mas ele deixa com um aspecto meio pegajoso, não sei exatemente se é essa expressão mais correta. E também já percebi que não dá pra usar sempre, deve ser isso mesmo que a maioria falou, queratina só cai bem quando os cabelos estão com falta dela e isso deve demorar pra acontecer.

  • responder by faby 04/08/2009 às 18:46

    A receitinha da Kerou foi como um milagre no meu cabelo! Ficou maravilhoso….

    Super recomendo para cabelos com luzes! Uma pena não ter dado certo no seu, e olha que usei a mesma mascara que você da Loreal!

    Acho que no seu caso uma hidratação apenas é o suficiente por serem virgens. Já experimentou a ampola da Kerastase?

    Beijos
    Faby

  • responder Bia 13/08/2009 às 01:41

    Só voltei aqui hoje pra dizer que testei a mistureba no final de semana passado e tchantchantchan… meu cabelo ficou super macio, com um super brilho e ainda, achei que ficou até mais liso do que o comum.

    Usei bepantol em creme mesmo, pois era o que tinha na 1ª farmácia que passei e com a ansiedade que estava nem fui em outra. Fiz a misturinha somente para usar naquela hora, lavei com o shampoo Elsevé Reparação Total – o mesmo do máscara – e deixei uns 20 minutos na touca térmica, mas depois que enxaguei fiz a besteira de deixá-los secar naturalmente… Acho que se tivesse secado com secador e ainda passada a chapinha teria selado melhor a cutícula dos fios e hidratado mais as madeixas, ou não! Hehe, vai saber!

    Bjos!

  • responder Tweets that mention Experiência capilar (ou testar é tudo nessa vida) » CoisasDeDiva - -- Topsy.com 12/05/2010 às 15:53

    […] This post was mentioned on Twitter by Ana Timm Soares. Ana Timm Soares said: @manualgordinha @Belezaecabelos Sei de uma dica ótima, mas não se passa puro: https://www.coisasdediva.com.br/2009/07/experiencia-capilar/ […]

  • responder Coisas De Diva » Arquivos » Uma ode ao Bepantol 24/05/2011 às 18:04

    […] versão líquida dele pode ser usada para fazer a máscara capilar de queratina que a Thais mostrou aqui. Eu também costumo misturar um pouco no creme de hidratação normal mesmo, que costumo usar uma […]

  • responder Patrícia 24/10/2011 às 01:10

    Uso queratina achando que estou fazendo um bem para meu cabelo, mas hoje descobri que não. Por isto é sempre bom compartilhar informação. obg. beeijos

  • responder The Beauty Geek » Blog Archive » Queratinização: O Milagre em forma liquida. 08/06/2012 às 09:29

    […] esta sendo avisada: QUERATINA EM EXCESSO, ESTRAGA AO INVÉS DE ARRUMAR O ESTRAGO. No blog coisas de diva tem a prova disso. Então, cuidado […]

  • responder Renata 17/03/2013 às 12:13

    Eu faço esta mesma máscara só que com glicerina líquida no lugar da queratina…fica ótimo!

  • responder Julianna Melo 02/05/2015 às 07:30

    Nossa, eu usei a queratina ontem e ficou meio estranho, não gostei muito do resultado, ele ficou meio grudento, não sei explicar rs já minha sobrinha amou o resultado no dela

  • responder Keyth 25/06/2016 às 15:32

    Sempre que você fizer uma hidratação, após tirar a hidratação use condicionador , depois tire e finalize com um pouco de creme de pentear isso faz toda diferença no resultado final. Acredite já aconteceu isso comigo.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB